Vale a pena trocar um i7 7700k por Ryzen 7 3700x?

MarcBH

New Member

Tenho um PC aqui com um i7 7700k e uma Asus Maximus IX code (z270). Compensa trocar por um ryzen 7 3700x com uma placa mão mediana tipo uma Biostar x470?

Tenho 16gb 2666 (2x8) nesse PC. A VGA é uma GTX 1080 ti, e o uso deste PC é jogos e VR (ligado em um HTC vive).

Compensa essa troca com o objetivo principal de jogar e para VR?

Não devo desembolsar muita coisa não para trocar esse combo.

Rogerio Ottoni

New Member
Sinceramente acredito que não , como vc mesmo diz o uso do pc é jogos e ja tem dois itens bons q são o intel 7700k e uma GTX1080 ti isso ja é 90% do que vc precisa . espere um pouco mais , tem a geração 10 da intel pra chegar e um futuro amd 4000 . A gtx1080 ti é placa pra mais 2 anos no minimo em 1080p .

brdtoledo

12 anos de Adrena!
No uso geral como manipulação de arquivos compactados, editores de fotos e vídeos, streaming, máquinas virtuais, programação, banco de dados e etc, o 3700X é consideravelmente superior.

Em jogos eu acredito que os dois devam desempenhar bem próximos. As vezes um fica a frente, as vezes o outro, a depender dos jogos analisados, mas é o tipo de coisa que só é perceptível analisando os números. Convém procurar benchmarks específicos dos jogos que vc mais joga.

Em alguns jogos mais modernos os threads a mais do Ryzen tem mostrado resultados melhores nos 1% e 0.1%, mas isso ainda não é uma regra. Eu acredito que num futuro próximo teremos mais resultados favoráveis ao Ryzen, mas isso é pura especulação da minha parte.

Se o PC for mais voltado para jogos, eu não acho que vale a pena a troca, até mesmo pra evitar uma possível dor de cabeça que possa surgir no setup novo. É correr um risco desnecessário para ter uma vantagem imperceptível. A não ser que vc seja do tipo que gosta de mexer com hardware e queira experimentar as últimas novidades da AMD.

Se o PC for mais para uso misto, aí eu já acho que a troca vale sim muito a pena, porque o ganho de desempenho será muito mais notável. Só tenha em mente que a plataforma AMD é totalmente diferente do que vc está acostumado, então haverá uma curva de aprendizado ai.

Rogerio Ottoni

New Member
Passei quase 20 anos em intel , e agora pela primeira vez estou indo pra AMD , porque AMD é totalmente diferente do intel ? pode citar 2 exemplos por favor ?
Ou então citar uma boa leitura sobre o assunto , eu gostaria de tornar essa curva de aprendizagem , menor .

marcelocruz

R52600+RX470OC

Tenho um PC aqui com um i7 7700k e uma Asus Maximus IX code (z270). Compensa trocar por um ryzen 7 3700x com uma placa mão mediana tipo uma Biostar x470?

Tenho 16gb 2666 (2x8) nesse PC. A VGA é uma GTX 1080 ti, e o uso deste PC é jogos e VR (ligado em um HTC vive).

HTC Vive utiliza resolução de 2160x1200. É uma resolução que, para o seu caso, uma 1080TI, pode ser considerada relativamente baixa. Essa placa de vídeo ainda sobra nela. Certamente a maioria dos jogos você roda com alguma subutilização de placa de vídeo devido a resolução. Coisa de 10% a 20% chuto eu, dependendo do jogo. O que isso quer dizer? Bem, processadores mais rápidos, com mais núcleos, tendem a melhorar a distribuição do workload e torná-la mais rápida, reduzindo sim essa subutilização e entregando mais frames.

Então, resumidamente, é verdadeira a afirmação que você deve ganhar alguns bons frames nessa troca sim.

Agora se vale a pena? Creio que esse campo tenha muito a se discutir. Você está com problemas pra rodar algum jogo? Quanto você espera ganhar em relação a frames e em quais jogos? É uma questão de aproveitar uma oportunidade ou momento? Por exemplo enquanto os 7700k estão super valorizados?

MarcBH

New Member

Eu tinha pensando em trocar por agora, justamente porque o 7700k ainda é muito valorizado no mercado de usados. Mas dei uma pesquisada e vi que não vai ter ganhos quase nenhum na troca por um 3700x, para o uso com jogos. Acho que vou esperar a nova geração intel ou os ryzen 4000 para dar um up nessa máquina.

Gseffrin

New Member
Passei quase 20 anos em intel , e agora pela primeira vez estou indo pra AMD , porque AMD é totalmente diferente do intel ? pode citar 2 exemplos por favor ?
Ou então citar uma boa leitura sobre o assunto , eu gostaria de tornar essa curva de aprendizagem , menor .
As diferenças mais significantes que eu vejo são em relação ao IPC, que a intel é muito melhor que a AMD ( É a comunicação entre processos, exemplo: entre o CPU e a RAM, quanto menor o IPC, mais rápido a comunicação, apesar que a cada geração a AMD reduz essa diferença).

O Ryzen trabalha melhor com memorias de frequências mais altas, a intel devido ao IPC mais aprimorado exige menos que a AMD nesse quesito, essa diferença fica em até 2666Mhz, nos 3000 pra cima iguala eu acho.

A AMD tem hoje ótimos processadores, mas ainda estão passando por instabilidades pontuais. A Intel é mais madura, as vezes com menor desempenho, porém mais estável.

Em Overclock, os Ryzem são todos desbloqueados, mas a margem de manobra é pequena, ja os da intel, so alguns são desbloqueados, mas a margem de overclock é maior.

Enfim, são alguns pontos na minha opinião. Hoje se eu fosse comprar um novo, seria AMD devido a quantidade de núcleos, mas não trocaria o meu i5 8400 (equivalente ao seu 7700K) por essa geração, visando jogos, ainda não vale o upgrade. Eu vou esperar o proximo soquet Am5.

Ixpai

Member

Eu tinha pensando em trocar por agora, justamente porque o 7700k ainda é muito valorizado no mercado de usados. Mas dei uma pesquisada e vi que não vai ter ganhos quase nenhum na troca por um 3700x, para o uso com jogos. Acho que vou esperar a nova geração intel ou os ryzen 4000 para dar um up nessa máquina.
Eu sai de um i7 6700k @ 4.5ghz para um ryzen 3700x.
Sinceramente, troquei apenas porque botei apenas R$ 400 conto na troca.
Fps máximo, se manteve praticamente o mesmo. Agora no fps mínimo melhorou demais no PUBG e no METROX EXODUS. A variação de fps diminui bastante também. E o uso da placa de vídeo aumentou. Só troquei porque vendi o meu i7 por um bom preço.

brdtoledo

12 anos de Adrena!
O IPC do Ryzen é superior ao da Intel, acontece que os clocks do Intel são maiores e devido a particularidades da arquitetura e a hegemonia de mercado nessa última década os jogos geralmente se saem melhor neles. Como eu disse antes, parece que isso está mudando, especialmente nós 1% e 0.1%, como disse o colega aí em cima.

Quando eu falo de curva de aprendizado eu digo que você vai ver diferença na BIOS, vai procurar memórias ultra rápidas e pode ser que encontre alguma incompatibilidade. Tem a questão das temperaturas, a variação dos clocks, enfim, é outro mundo. Não é certeza que terá problemas, mas é uma possibilidade, como sempre há quando montamos um PC novo.

Rogerio Ottoni

New Member
Talvez o grande trunfo dos ryzen seja ter aquela reserva de processamento que o intel não tem , o jogo pode ate rodar melhor no intel, mas se abrir mais coisas junto ele começa a cai o fps enquanto nos amd existe mais sobra pra fazer essas tarefas auxiliares sem que o jogo perca muito no fps .

naxneri

New Member
As diferenças mais significantes que eu vejo são em relação ao IPC, que a intel é muito melhor que a AMD ( É a comunicação entre processos, exemplo: entre o CPU e a RAM, quanto menor o IPC, mais rápido a comunicação, apesar que a cada geração a AMD reduz essa diferença).

O Ryzen trabalha melhor com memorias de frequências mais altas, a intel devido ao IPC mais aprimorado exige menos que a AMD nesse quesito, essa diferença fica em até 2666Mhz, nos 3000 pra cima iguala eu acho.

A AMD tem hoje ótimos processadores, mas ainda estão passando por instabilidades pontuais. A Intel é mais madura, as vezes com menor desempenho, porém mais estável.

Em Overclock, os Ryzem são todos desbloqueados, mas a margem de manobra é pequena, ja os da intel, so alguns são desbloqueados, mas a margem de overclock é maior.

Enfim, são alguns pontos na minha opinião. Hoje se eu fosse comprar um novo, seria AMD devido a quantidade de núcleos, mas não trocaria o meu i5 8400 (equivalente ao seu 7700K) por essa geração, visando jogos, ainda não vale o upgrade. Eu vou esperar o proximo soquet Am5.
O IPC dos Ryzen é levemente superior ao da Intel, porem a Intel tem menor latência no controlador da memoria e na comunicação entre os núcleos e também maior clock por ter muitos anos de refinamento na arquitetura atual.

Olá pessoal,

Na AMD você melhora os limitadores que a Intel é superior adicionando uma boa ddr4 e fazendo overclocks tanto no processador quanto na ram e reduzindo timings dela, se você não é o tipo de pessoa que gosta de fuçar nessas coisas e usa o pc só para jogos, não recomendo a troca no momento e você pode pular direto para os zen 3.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Você melhorando os limitadores do Ryzen segue uma comparação do meu setup contra um 9900k random que peguei

Meu setup

Setup com um 9900k

considerando que o 9900k está uns 2.7k e eu paguei 1.7k no meu 3800x ele no presente momento é um ótimo CxB

Última edição:

dvsv

Well-Known Member
O 3700X é MUITO mais processador que o 7700K e em jogos isso vai ficar bem mais óbvio daqui uns ~2 anos, porém eu sou um dos poucos que ainda pensam que só vale trocar quando o PC atual não está mais satisfazendo e isso só vc pode responder.

MarcBH

New Member
Como o uso deste PC é jogos mesmo, acho que vou esperar um pouco para ver o que por aí. Porém se aparecer alguma promoção boa dos Ryzen atuais, pode ser que eu pegue um.

Nivio

New Member

7700K tem ipc, clock e latência muito boas, ainda cospe bastante FPS. Tens possibilidade de fazer um overclock ainda.
Eu sai de um 7700K para um R5 [email protected] Troquei "6" por "Meia dúzia"

_CP_

The Trooper

7700K tem ipc, clock e latência muito boas, ainda cospe bastante FPS. Tens possibilidade de fazer um overclock ainda.
Eu sai de um 7700K para um R5 [email protected] Troquei "6" por "Meia dúzia"
Idem aqui. Saí do 7700K para um 3600.

Apesar de ter gostado bastante do Ryzen e ele trabalhar mais folgado, por ter núcleos a mais, nos jogos a diferença foi mínima.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)