• IMPORTANTE: No dia 01/02/2020 ficamos 100% independentes em relação a nossa estrutura de servidores. Para você usuário o mais importante é alterar links de favoritos, removendo o ".UOL" de todas as URLs do site e fórum Adrenaline.

Essas URLs irão parar de funcionar em breve, sendo assim é importante fazer essa alteração para evitar problemas e ajudar no processo de migração.

Equipe Adrenaline

[DÚVIDA] Vale a pena pegar um i7 3a geração?

paulomello2006

Active Member
yagozlh

Old Member
Sou usuário de um 2600K desde 2012, comprei com uma maximus iv gene-z e 2x4 corsair @1600mhz. Atualmente uso a @4.6Ghz com um Corsair H100i v2 e uma GTX960 2GB. Posso afirmar que para a maioria das coisas a placa de vídeo é quem gargala, mas algumas coisas específicas, que utilizam single core, ele dá uma engasgada. Embora tenha desempenho geral bom, é um processador defasado, instruções antigas e single core baixo para os dias atuais.
@ediT: Esqueci de dar a opinião, eu iria de 3770, sem o S, que enfraquece um bocado. É mais esquentadinho que o 2600, mas é mais recente. Vale lembrar que não rola com o cooler box, de forma alguma.

alanvictorjp

New Member
Pois é galera, como la atrás eu montei uma plataforma solida pra over, não acho que seria um bom negócio eu trocar toda a plataforma agora. A Maximus V Formula tem muito potencial pra over aí da dó trocar tudo..

A idéia então era trocar cpu pra i7 3770k e subir ele pra uns 4.5Ghz. Mais pra frente up na GPU. Uma 1060 / 1660 / RX 580 iria gargalar nessa cpu ?

Ja dei uma olhada nos Xeons tbm, o preço do e3 1230 v2 ta até legal no Ali, o problema é que eles nao são "K" (multiplicador destravado), aí inviabiliza o over que pra mim vai ser fundamental.
Vale lembrar que os 3770k estão com as pastas térmicas internas ressecadas pelo tempo que esses processadores estão funcionando. Se tu pretende pegar um para levantar no overclock, aconselho a fazer delid. Troquei recentemente meu 2500k por um 3770k, o ganho de desempenho no bf1 foi absurdo, mesmo em stock. Para fazer overclock precisei fazer delid, ganhei em media - 20c usando gelid no delid! e mesmo assim o processador ainda é quente, quando eu peguei ele batia 80c em 4.2ghz no bf1, depois do delid bate 55 ~ 60c em 4.2ghz com wc custom, atualmente estou a 4.5ghz batendo 64 ~ 68c no bf1.

sorum

New Member
Vale lembrar que os 3770k estão com as pastas térmicas internas ressecadas pelo tempo que esses processadores estão funcionando. Se tu pretende pegar um para levantar no overclock, aconselho a fazer delid. Troquei recentemente meu 2500k por um 3770k, o ganho de desempenho no bf1 foi absurdo, mesmo em stock. Para fazer overclock precisei fazer delid, ganhei em media - 20c usando gelid no delid! e mesmo assim o processador ainda é quente, quando eu peguei ele batia 80c em 4.2ghz no bf1, depois do delid bate 55 ~ 60c em 4.2ghz com wc custom, atualmente estou a 4.5ghz batendo 64 ~ 68c no bf1.
Amigo, não faço ideia do que seja "fazer delid". Poderia me indicar algum video ou tuto para entender melhor e fazer futuramente ?

Qual GPU está usando aí com o [email protected] ?

Edit: To vendo no ali 3770k por 550,00 e 2600k por 350,00 to quase comprando um dos dois mas não consigo decidir qual. :s

alanvictorjp

New Member
Amigo, não faço ideia do que seja "fazer delid". Poderia me indicar algum video ou tuto para entender melhor e fazer futuramente ?

Qual GPU está usando aí com o [email protected] ?

Edit: To vendo no ali 3770k por 550,00 e 2600k por 350,00 to quase comprando um dos dois mas não consigo decidir qual. :s
Estou atualmente com uma rx570 da gigabyte.

Cara, antes de eu pegar esse 3770k, pesquisei bastante entre 2600k e 3770k, eu tinha preferencia pelo 2600k por ter praticamente o mesmo desempenho e o die/ihs serem soldados, amenizando muito as temperaturas comparado com o 3770k e logo uma margem muito melhor para overclock pelas temperaturas e geração. Por ex, esse meu 3770k não vai alem de 4.5ghz nem rezando! coisa que os 2600k sobrem muito fácil.

Optei pelo 3770k porque achei no olx na minha cidade e troquei no meu 2500k e dei uma volta R$.

Delid é arrancar a chapa de ferro/cobre/ihs do processador e trocar a pasta térmica interna que fica entre o "cristal/die/nucleo" e a "chapa/cobre/ihs"

Vai de 2600k mesmo, a diferença de desempenho entre os dois é praticamente imperceptível, e o 2600k tem a vantagem de ser soldado, esquentando menos e subindo muito no overclock!

Vale lembrar que todo delid tem um risco, principalmente em processadores velhos, onde a cola e a pasta térmica estão muito dura e ressecada.

Esse e outros videos, mostram que a diferença entre os dois processadores é ridícula...

marcelocruz

R52600+RX470OC
o i7 3770 ta saindo por 430 no ali, nao to querendo migrar pra um ryzen pq comprei agr os componentes, e outra hardware é um dor de cabeça vender, vi que os xeon é mais para servidor e que usam uma ram diferente, e que pra jogo o i7 sai ganhando

sem condiçoes pegar por la, compensa no ali, esperar um tempo pra chegar mas pelo preço compensa

e o i7 aguenta bem ainda com as placa de video mais parruda, pq o unico up que vou poder dar nessa geraçao é a de place de video, e to pensando em pegar 16 de ram, a sua experiencia valeu a pena passa pra 16 ?

entao vi que o i7 em jogos, que é mais a minha area, supera o xeon, e falam que ele é mais para servidor, mais pra frente penso em pega uma 1060
É o mesmo processador, amigo. i7 e esse Xeon que ofereci é o mesm processador e usam a mesma RAM.

paulomello2006

Active Member
sorum

New Member
Estou atualmente com uma rx570 da gigabyte.

Cara, antes de eu pegar esse 3770k, pesquisei bastante entre 2600k e 3770k, eu tinha preferencia pelo 2600k por ter praticamente o mesmo desempenho e o die/ihs serem soldados, amenizando muito as temperaturas comparado com o 3770k e logo uma margem muito melhor para overclock pelas temperaturas e geração. Por ex, esse meu 3770k não vai alem de 4.5ghz nem rezando! coisa que os 2600k sobrem muito fácil.

Optei pelo 3770k porque achei no olx na minha cidade e troquei no meu 2500k e dei uma volta R$.

Delid é arrancar a chapa de ferro/cobre/ihs do processador e trocar a pasta térmica interna que fica entre o "cristal/die/nucleo" e a "chapa/cobre/ihs"

Vai de 2600k mesmo, a diferença de desempenho entre os dois é praticamente imperceptível, e o 2600k tem a vantagem de ser soldado, esquentando menos e subindo muito no overclock!

Vale lembrar que todo delid tem um risco, principalmente em processadores velhos, onde a cola e a pasta térmica estão muito dura e ressecada.

Esse e outros videos, mostram que a diferença entre os dois processadores é ridícula...
Ahh pode crer, pesquisei uns videos sobre e entendi o que é. Valeu pela dica.

Sobre o 2600k / 3770k: Realmente a diferença entre os dois é muito pouca, porém o que esqueci é que os SandyB. não suportam DDR3 2400MHz, que são as que tenho no meu setup (G.SKILL Trident X 2400). Só IvyB. pra usar elas em 2400mhz. Aí acredito q nao compensa usar meus 8GB em underclock. Será???????

marcelocruz

R52600+RX470OC
Ahh pode crer, pesquisei uns videos sobre e entendi o que é. Valeu pela dica.

Sobre o 2600k / 3770k: Realmente a diferença entre os dois é muito pouca, porém o que esqueci é que os SandyB. não suportam DDR3 2400MHz, que são as que tenho no meu setup (G.SKILL Trident X 2400). Só IvyB. pra usar elas em 2400mhz. Aí acredito q nao compensa usar meus 8GB em underclock. Será???????
2600k suporta 2133Mhz. E, de fato, estará subutilizando a memória, que já sabemos ser FUNDAMENTAL em jogos, com ganhos que passam dos 10% ou 15% a cada ciclo de incremento no 1% Low.

sorum

New Member
2600k suporta 2133Mhz. E, de fato, estará subutilizando a memória, que já sabemos ser FUNDAMENTAL em jogos, com ganhos que passam dos 10% ou 15% a cada ciclo de incremento no 1% Low.
Interessante sua informação. Antigamente na epoca do DDR3 nao era tão importante assim memorias de alta frequência, certo? Hoje pelo visto a cena mudou..

E também tem a questão do PCI-Ex 2.0 nos sandy e 3.0 Ivy né

alanvictorjp

New Member
Interessante sua informação. Antigamente na época do DDR3 nao era tão importante assim memorias de alta frequência, certo? Hoje pelo visto a cena mudou..

O amigo marcelocruz tem razão, de fato eu não atentei as suas confs relacionada a memórias.
Sobre a questão do pci-e 2.0 e 3.0, para isso se tornar um gargalo, tem que ser uma vga muito forte... coisa que um i7 3770k será limitado muito antes do pci-e 2.0 se tornar um gargalo.

Sobre suas memórias, realmente seria interessante ir de 3770k mesmo. Não quero incentivar ninguém a fazer delid, pois existe um risco, mas se servir de feedback, o meu foi sussa demais! fiz com uma ferramenta barata que vende no ML, segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1022492805-ferramenta-delid-intel-lga-115x-8700k-7700k-4790k-xeon-todos-_JM?quantity=1

marcelocruz

R52600+RX470OC
Cara, foca no Xeon E3 1240. Tá baratinho no Aliexpress. É um 3770 renomeado (non-k). Tá 57 dólares. Overclock de CPU não é algo tão relevante. Se achar um K baratinho, beleza, mas tá difícil, então vai no Xeon mesmo. Você pode usar memória DDR3 normal com ele.

Interessante sua informação. Antigamente na epoca do DDR3 nao era tão importante assim memorias de alta frequência, certo? Hoje pelo visto a cena mudou..

Isso, tem essa diferença também, que por si só já gera, de acordo com testes, até 10% de diferença para placas de alta performance. Não sei como fica para placas menos brutas, com poder computacional menor.

Sim, frequência de memória, seja DDR3 ou DDR4, é muito importante. Tem vários vídeos demonstrando isso. Aqui quando sai de 1333Mhz e 2133Mhz, foi da água pro vinho em jogos como Hitman 2. Frames médios sobem pouco, mas os frames mais baixam escalam absurdamente. Mesmo de 1866Mhz pra 2133Mhz é possível notar melhoria naqueles engasguinhos que esses jogos acabam gerando em processadores com 4 núcleos físicos e totalmentr ultrapassados em arquitetura e instruções.

sorum

New Member
O que acham do conjunto i7 [email protected]+RTX 2060 ou GTX 1070 ou as 1660 ?

Visando longo prazo preferiria pegar uma RTX 2060 pra no futuro ficar tranquilo quanto a GPU, mas também não sei se o i7 vai segurar MUITO ela.

Skyline8

meça suas palavras, parsa
Tenho um i5 3570k a 4.5Ghz, nada a reclamar.. mas não sei como em 2019 alguém pode recomendar essa plataforma.

Vocês tem noção que tão pagando o valor de um kit novo, B450, R5 1600, DDR4... em um produto com 5-6 anos de uso? Sem possibilidade de upgrade.. sem DDR4, sem M2 sem nada..

Logo logo vou fazer um upgrade, e fico feliz em ver que tem gente que paga mais de 400-500 reais em um i5 de terceira geração

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)