• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Turbo Boost sendo ativado sem necessidade

Sulake13

Member
Registrado
Fala pessoal do Adrenaline!

Eu estou com a seguinte situação, possuo um Ryzen 5 2600 que nunca fiz nenhum tipo de alteração na BIOS, nem pelo aplicativo do Ryzen Master, porém, o turbo boost dele é de 3.9ghz, ele chegava somente em 3.7ghz até início da semana, porém eu fiz um upgrade e coloquei mais 1 pente de ram de 8gb no pc, totalizando 16 gb ( 2400 mhz), a partir daí, meu processador começou a chegar em 3.9ghz, conforme acompanhei pelo HwinFO, porém creio que para mim esse turbo boost seja perigoso, pois envolve essas questões de temperatura de VRM, temperatura do próprio processador ( que conforme observei não passa de 70 graus, mesmo em jogos mais pesados, que é o meu foco ). Eu não entendo NADA sobre o que descrevi acima, alguém poderia me dar um auxílio para que eu não acabe me prejudicando? Vou postar minha config completa aqui em baixo para caso ajude na análise.

Obs : essa questão do Turbo Boost, as vezes usando navegador, abrindo pastas do pc, o processador bate picos de 3.9, foi quando notei que talvez pudesse ter algo de errado.

b450 Prime Gaming BR ( o meu maior medo sobre a situação acima, por conta de falarem que não tem dissipador nos vrm e etc )
ryzen 5 2600 ( usando o cooler box )
2x 8 gb hyperx 2400mhz
fonte corsair 550w
gtx 1660 galax
hd 1 tb wd
 
Está tudo perfeitamente certo, pode ficar tranquilo.
 
Pode usar o pc sem medo, pelo jeito o terrorismo do pessoal com os vrm's sem dissipação funcionou bem.
 
Cara, o processador foi projetado pra ser usado dessa maneira, se os VRM's estiverem muito quentes automaticamente vai dar throttling e abaixar o clock do seu processador, se não for o caso (e não é) o processador vai trabalhar normalmente. Tira essa paranóia da cabeça colega.
 
Pode usar o pc sem medo, pelo jeito o terrorismo do pessoal com os vrm's sem dissipação funcionou bem.
Pois é. Pessoal acha que os fabricantes projetam cpu e placa-mãe para pegar fogo propositalmente mesmo se usados em stock.
 
Pode usar o pc sem medo, pelo jeito o terrorismo do pessoal com os vrm's sem dissipação funcionou bem.
Ouvi esse terrorismo depois de comprar a minha placa mãe. Mas cara setei meu 3600 + Cooler Box em 3.8Ghz e ele não passa dos 60ºC jogando. Quando rodo o Cinebench é que chega na faixa dos 75ºC.

Essa placa mãe, para o meu uso, foi um excelente Custo x Benefício. Mas fizeram um terrorismo tão grande quanto aos VRM's que quase não fiquei com o conjunto!!

Mas hoje posso dizer que me atende SUPER bem nos jogos, renderizações, edição, Windows, Linux, tudo excelente!!
 
Pode usar o pc sem medo, pelo jeito o terrorismo do pessoal com os vrm's sem dissipação funcionou bem.

Exatamente, a placa mae sem dissipação no VRM so e problematico em CPU's com alta contagem de nucleos ou tpd alto, mas 2600 com tpd de 65W, fora que esses 65W e carga maxima que geralmente e alcançado em testes de stress ou cargas AVX

Ouvi esse terrorismo depois de comprar a minha placa mãe. Mas cara setei meu 3600 + Cooler Box em 3.8Ghz e ele não passa dos 60ºC jogando. Quando rodo o Cinebench é que chega na faixa dos 75ºC.

Essa placa mãe, para o meu uso, foi um excelente Custo x Benefício. Mas fizeram um terrorismo tão grande quanto aos VRM's que quase não fiquei com o conjunto!!

Mas hoje posso dizer que me atende SUPER bem nos jogos, renderizações, edição, Windows, Linux, tudo excelente!!

Media de potencia do 3600 em stock fica beirando os 40W tipicos, povo faz muito alarde
 
Ouvi esse terrorismo depois de comprar a minha placa mãe. Mas cara setei meu 3600 + Cooler Box em 3.8Ghz e ele não passa dos 60ºC jogando. Quando rodo o Cinebench é que chega na faixa dos 75ºC.

Essa placa mãe, para o meu uso, foi um excelente Custo x Benefício. Mas fizeram um terrorismo tão grande quanto aos VRM's que quase não fiquei com o conjunto!!

Mas hoje posso dizer que me atende SUPER bem nos jogos, renderizações, edição, Windows, Linux, tudo excelente!!
Eu quase larguei de pegar essa placa mãe pra pegar alguma outra com dissipador nos VRM'S, mas iria gastar mais 300 reais em um dissipador e ainda perder as portas satas adicionais que essa Asus tem.

Dissipadores esses que comprei por 5 reais um lote de 10 pçs no aliexpress, :vish:
 
Pessoal, vocês basicamente disseram sobre tudo que passei na época que peguei essa placa mãe. O tanto de gente que falou que eu tinha que tomar o MÁXIMO de cuidado com temperatura, voltagem, etc não tá escrito no papel. Acabou ficando na cabeça esse medo que me colocaram.

Também falaram que eu possivelmente teria que usar water cooler por ser AMD e pela placa mãe não possuir os tais dos dissipadores no vrm que eu teria que tomar máxima cautela com isso ... Mas meu objetivo é usar o processador em stock mesmo, mas quando vi ele chegando a 3.9 no turbo me preocupei por conta de todo esse medo que me colocaram na época que fui buscar minha configuração ideal.

Também tanto li em fóruns, quanto em vídeos rodas essas informações acima, oq reforçou ainda mais essa idéia.

Mas obrigado pela ajuda de todos! Abraço.
 
Pois é. Pessoal acha que os fabricantes projetam cpu e placa-mãe para pegar fogo propositalmente mesmo se usados em stock.
Mas isso é que vejo DIRETO na internet e incluindo aqui mesmo nesse fórum.
Esses dias eu vi em um canal do YT que acompanho o maluco fazendo delid em um I5 3570 pois achava um absurdo 75ºC em Full Load stock com cooler vagabundo aí fez um tutorial usando pasta térmica convencional entre o die e o ihs, eu só falei que não tinha nada errado com o processador e dos riscos do delid e que era pra usar metal líquido pois a pasta térmica iria vazar conforme o tempo e o maluco teria que trocar a todo mês, aí me aparece um idiota baixo e rasteiro só com ataque pessoal e quer saber? Eu apago os comentários e que se dane esse pessoal.
Aqui mesmo direto você vê gente recomendando mobo overkill com dissipador e várias fase no VRM pra quem vai usar CPU 65W em stock, ou watercooler pra cpu stock (era muito comum na época dos I5 4C/4T locked).

O pessoal não acredita nem a pau no engenheiro formado no MIT com 30 anos de experiência que projeta essas coisas, acreditam sim no muleque bostejando em vídeo do YT.
Nem se bootar no Windows em um processador moderno SEM cooler vocês vão conseguir queimar o processador, simplesmente vai desligar muito antes de danificar.
Vida útil? Um CPU desses batendo 75ºC nesses usos full load esporádico deve durar mais que vocês, tem 486DX2 com mais de 30 anos funcionando até hoje!
 
Última edição:
Mas isso é que vejo DIRETO na internet e incluindo aqui mesmo nesse fórum.
Esses dias eu vi em um canal do YT que acompanho o maluco fazendo delid em um I5 3570 pois achava um absurdo 75ºC em Full Load stock com cooler vagabundo aí fez um tutorial usando pasta térmica convencional entre o die e o ihs, eu só falei que não tinha nada errado com o processador e dos riscos do delid e que era pra usar metal líquido pois a pasta térmica iria vazar conforme o tempo e o maluco teria que trocar a todo mês, aí me aparece um idiota baixo e rasteiro só com ataque pessoal e quer saber? Eu apago os comentários e que se dane esse pessoal.
Aqui mesmo direto você vê gente recomendando mobo overkill com dissipador e várias fase no VRM pra quem vai usar CPU 65W em stock, ou watercooler pra cpu stock (era muito comum na época dos I5 4C/4T locked).

O pessoal não acredita nem a pau no engenheiro formado no MIT com 30 anos de experiência que projeta essas coisas, acreditam sim no muleque bostejando em vídeo do YT.
Nem se bootar no Windows em um processador moderno SEM cooler vocês vão conseguir queimar o processador, simplesmente vai desligar muito antes de danificar.
Vida útil? Um CPU desses batendo 75ºC nesses usos full load esporádico deve durar mais que vocês, tem 486DX2 com mais de 30 anos funcionando até hoje!


É complicado, infelizmente se você não tem um canal no YouTube com uma média boa de inscritos, você não tem moral nenhuma hj em dia ...

Refente a essa questão da pasta térmica também quase que gastei uma grana comprando uma de boa qualidade, mas instalei com a própria pasta que vem no cooler box e adivinha? Jogando jogos no ultra, chega estourando em 72° graus.

E foi meu primeiro Pc que montei, que pesquisei as peças, as compatibilidades , que eu mesmo montei fisicamente, então imagina a situação com um monte de informação duvidosa e o medo que não fiquei de estar fazendo besteira.
 
Pois é, vocês dois sintetizaram bem a situação de hoje em dia. O pessoal coloca um medo excessivo nas pessoas que vão utilizar o PC para tarefas relativamente simples. O meu Cooler Box, mesmo jogando, não é possível ser notado.

Mas o c@gaço que fiquei depois que montei e comecei a ler as indicações foi feroz d+!! Mas pude comprovar e ver que o Kit comprado esta funcionando excelentemente bem, tudo nos conformes...até porque eu acredito que a Pichau, Terabyte e mais algumas lojas não venderiam o Kit que eu comprei se realmente não aguentasse. Já imaginou vender milhares de kit, e todo mundo devolvendo e querendo garantia pois o processador, placa mãe e memória não aguentam o tranco.

Agora é juntar grana pra trocar a GPU!!
 
Fala pessoal do Adrenaline!

Eu estou com a seguinte situação, possuo um Ryzen 5 2600 que nunca fiz nenhum tipo de alteração na BIOS, nem pelo aplicativo do Ryzen Master, porém, o turbo boost dele é de 3.9ghz, ele chegava somente em 3.7ghz até início da semana, porém eu fiz um upgrade e coloquei mais 1 pente de ram de 8gb no pc, totalizando 16 gb ( 2400 mhz), a partir daí, meu processador começou a chegar em 3.9ghz, conforme acompanhei pelo HwinFO, porém creio que para mim esse turbo boost seja perigoso, pois envolve essas questões de temperatura de VRM, temperatura do próprio processador ( que conforme observei não passa de 70 graus, mesmo em jogos mais pesados, que é o meu foco ). Eu não entendo NADA sobre o que descrevi acima, alguém poderia me dar um auxílio para que eu não acabe me prejudicando? Vou postar minha config completa aqui em baixo para caso ajude na análise.

Obs : essa questão do Turbo Boost, as vezes usando navegador, abrindo pastas do pc, o processador bate picos de 3.9, foi quando notei que talvez pudesse ter algo de errado.

b450 Prime Gaming BR ( o meu maior medo sobre a situação acima, por conta de falarem que não tem dissipador nos vrm e etc )
ryzen 5 2600 ( usando o cooler box )
2x 8 gb hyperx 2400mhz
fonte corsair 550w
gtx 1660 galax
hd 1 tb wd
se o VRM fica sobrecarregado duas coisas irão apontar isso pra vc:

1 - os clocks do processador não irão subir
2 - em jogos ou aplicacoes que demandem do uso do processador os clocks apos um tempo irão reduzir
3 - em ultima caso, seu PC irá travar ou desligar em casos extremos!

VRM tem auto proteção, se ele esquentar demais ou sobrecarregar ele lhe dará os indicios acima (1 e 2) de que as coisas não estão corretas, e em caso extremo ele desliga!

Ta preocupado com bobagem, usa o PC e seja feliz!
 
Fiz dois testes hoje, vou tentar explicar. O primeiro é compactar um arquivo SQL, com pouco menos de 700 MB com o 7-Zip e o outro é o teste Multithread do Cinebench 20. Monitorei com o HWiNFO a temperatura e o consumo do processador.

Vamos aos números:

Ryzen 5 3600 @ 4.0 GHz
7-Zip: 60.5ºC - 49.50W
Cinebench: 88.0ºC - 81.52W - 3616 Pts

Ryzen 5 3600 @ 3.8 GHz
7-Zip: 55.9ºC - 45.65W
Cinebench: 71.8ºC - 63.68W - 3443 Pts

Ryzen 5 3600 @ 3.6 GHz
7-Zip: 52.0ºC - 39.125W
Cinebench: 65.8ºC - 53.80W - 3263 Pts

Sem fazer nada, após um boot...apenas abrindo o HWiNFO e deixando por 30 minutos monitorando, a temperatura média fica em 45ºC e o consumo em 26W.

Para o jogo que jogo em 99% do tempo Assetto Corsa Competizione o Ryzen 5 3600 + GTX 970 tanto faz o processador a 3.6 ou 4.0 GHz, a GTX gargala ele...então tenho deixado para o dia a dia na faixa dos 3.8 GHz e fica um desempenho bem equilibrado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo