• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Após muitas dúvidas sobre qual versão da linha G escolher,
peguei um G3 i7 +1660ti (branco).

O notebook estava na oferta relâmpago por 5.699,00, usei o cupom da Meliuz que gerou mais um desconto de 270 reais. O PC saiu por 5.479 (tem mais 50 reais por conta da cor branca).

Sem contar que Meliuz devolve 2,5% da compra = 116 reais
E tem 172 reais no Dell Advantage.
Vou usar esse valor para comprar a mochila.

Fiquei feliz demais com a minha compra, porque foi o melhor custo-benefício que encontrei.

Espero não ter problemas com o meu pc.
 
Após muitas dúvidas sobre qual versão da linha G escolher,
peguei um G3 i7 +1660ti (branco).

O notebook estava na oferta relâmpago por 5.699,00, usei o cupom da Meliuz que gerou mais um desconto de 270 reais. O PC saiu por 5.479 (tem mais 50 reais por conta da cor branca).

Sem contar que Meliuz devolve 2,5% da compra = 116 reais
E tem 172 reais no Dell Advantage.
Vou usar esse valor para comprar a mochila.

Fiquei feliz demais com a minha compra, porque foi o melhor custo-benefício que encontrei.

Espero não ter problemas com o meu pc.

comprei o mesmo PC, chegou semana passada!
quando chegar, ja faz o Undervolt (usei -165mv na CPU) e usa o Throttlestop para limitar a CPU (limitei em 3.2Ghz em jogo, 3.8Ghz para uso normal), esse i7 9a ger é um tiro de bazuka em formiga, muito processador!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa que esqueci de falar, se a sua tela é de 60hz, usa o vsync, travando a 60fps a queda de temperatura é drástica pois o uso de cpu vai ser bem menor do que se o sistema ficar tentando entregar o máximo em fps acima dos 60.

voce usa o Vsync mesmo? como esse jogo tem muita flutuacao de FPS (ambiente baixa iluminacao X alta iluminacao) nao sofre com Stuttering?
 
comprei o mesmo PC, chegou semana passada!
quando chegar, ja faz o Undervolt (usei -165mv na CPU) e usa o Throttlestop para limitar a CPU (limitei em 3.2Ghz em jogo, 3.8Ghz para uso normal), esse i7 9a ger é um tiro de bazuka em formiga, muito processador!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



voce usa o Vsync mesmo? como esse jogo tem muita flutuacao de FPS (ambiente baixa iluminacao X alta iluminacao) nao sofre com Stuttering?

Eu uso vsync na maioria dos games, tipo se você não joga profissional para que ficar forçando, até agora (BF1, Battlefront, Apex) não tive problemas, fps até cai vez ou outra, mas não dá nenhuma travada ou prejudica, é vantagem , se o game for mais leve então nem se fala, Grid Autosport roda aqui a menos de 55 graus na CPU, GPU fica a 49, coolers rodando a 2900RPM por ai.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Após muitas dúvidas sobre qual versão da linha G escolher,
peguei um G3 i7 +1660ti (branco).

O notebook estava na oferta relâmpago por 5.699,00, usei o cupom da Meliuz que gerou mais um desconto de 270 reais. O PC saiu por 5.479 (tem mais 50 reais por conta da cor branca).

Sem contar que Meliuz devolve 2,5% da compra = 116 reais
E tem 172 reais no Dell Advantage.
Vou usar esse valor para comprar a mochila.

Fiquei feliz demais com a minha compra, porque foi o melhor custo-benefício que encontrei.

Espero não ter problemas com o meu pc.

Só lembra que você só pode usar metade do valor do Dell Advantage na compra, se a mochila custa 180, você só vai poder usar 90.
 
comprei o mesmo PC, chegou semana passada!
quando chegar, ja faz o Undervolt (usei -165mv na CPU) e usa o Throttlestop para limitar a CPU (limitei em 3.2Ghz em jogo, 3.8Ghz para uso normal), esse i7 9a ger é um tiro de bazuka em formiga, muito processador!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim, primeira coisa que vou fazer - undervolt e limitar a CPU. =)

Vou seguir o tutorial do GeekZilla.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só lembra que você só pode usar metade do valor do Dell Advantage na compra, se a mochila custa 180, você só vai poder usar 90.
[/QUOTE]

Sim, já fiz as constas para isso. A mochilaé 270 - logo vou usar 135, mais o benefício da Meliuz - a mochila vai custar R$ 19,00 - hehe- valeu a pena esperar um promoção legal do G3.
 
Boa noite Pessoal, esses dias vim percebendo que toda vez que eu ligava o notebook aparecia uma tela de erro nos coolers, porem eles estão funcionando normal , entrei em contato com a dell sobre isso, eles olharam falaram que era um falso positivo, porem logo depois deixei meu notebook ligado e fui almoçar na casa vizinha , quando eu cheguei o notebook estava em modo suspensão e bem quente mesmo, quando abri o sistema ele ativou os coolers, o marcador do TP estava a 100°C a CPU e a GPU 85°C , será que danificou alguma coisa por está a essa temperatura? não sei se passou muito tempo, fiz um segundo teste agora a noite, ele fica esquentando quando entra em modo suspensão o de vocês está assim? tirei o sistema de suspender ele, fico no aguardo de alguma novidade de vocês, mandei email para a dell relatando, outro notebook da minha mulher que é igual o meu com RTX 2060 está com travamento no autocad, já aconteceu 3 vezes com ela, tentei contato eles fizeram os testes porém falaram que era software e não hardware.
 
Boa noite Pessoal, esses dias vim percebendo que toda vez que eu ligava o notebook aparecia uma tela de erro nos coolers, porem eles estão funcionando normal , entrei em contato com a dell sobre isso, eles olharam falaram que era um falso positivo, porem logo depois deixei meu notebook ligado e fui almoçar na casa vizinha , quando eu cheguei o notebook estava em modo suspensão e bem quente mesmo, quando abri o sistema ele ativou os coolers, o marcador do TP estava a 100°C a CPU e a GPU 85°C , será que danificou alguma coisa por está a essa temperatura? não sei se passou muito tempo, fiz um segundo teste agora a noite, ele fica esquentando quando entra em modo suspensão o de vocês está assim? tirei o sistema de suspender ele, fico no aguardo de alguma novidade de vocês, mandei email para a dell relatando, outro notebook da minha mulher que é igual o meu com RTX 2060 está com travamento no autocad, já aconteceu 3 vezes com ela, tentei contato eles fizeram os testes porém falaram que era software e não hardware.

Da forma que você colocou fica meio vago e díficil te ajudar, forneça mais algumas informações

1- Config do Note (e qual modelo)
2- Versão da Bios
3- Versão do Windows 10
4- Está com undervolt/underclock na CPU ?
5- Você está deixando algo ligado na porta USB que tem o powershare?

O problema dos coolers está inclusive no banco de dados de suporte da Dell, senão me engano a bios mais recente resolveu o problema. Se em modo de espera ele está esquentando então ele não está em modo de espera, só com a tela apagada.
 
Da forma que você colocou fica meio vago e díficil te ajudar, forneça mais algumas informações

1- Config do Note (e qual modelo)
2- Versão da Bios
3- Versão do Windows 10
4- Está com undervolt/underclock na CPU ?
5- Você está deixando algo ligado na porta USB que tem o powershare?

O problema dos coolers está inclusive no banco de dados de suporte da Dell, senão me engano a bios mais recente resolveu o problema. Se em modo de espera ele está esquentando então ele não está em modo de espera, só com a tela apagada.

1- Meu dois notebooks são com a RTX 2060
2- Bios 1.10 22/08
3- Versão 10 Home
4- Yes
5- Yes

o Técnico que atendeu disse que estava sem problema, pórem, ele desliga tudo , até o botão power apaga, ai eu aperto qualquer tecla , ele liga de volta.
Fiquei preocupado pela temperatura.

Você acha que danificou algum componente por ter ficado em 100°C a CPU?
 
1- Meu dois notebooks são com a RTX 2060
2- Bios 1.10 22/08
3- Versão 10 Home
4- Yes
5- Yes

o Técnico que atendeu disse que estava sem problema, pórem, ele desliga tudo , até o botão power apaga, ai eu aperto qualquer tecla , ele liga de volta.
Fiquei preocupado pela temperatura.

Você acha que danificou algum componente por ter ficado em 100°C a CPU?

A CPU foi feita para aguentar até 100°C, mas isso gera desgaste, possível expansão de componentes, é sempre um risco, mas a proteção térmica desligaria o note se tivesse passado do limite. É normal ligar quando aperta alguma tecla, mas não é normal estar quente, a não ser que o que você esteja deixando na USB possa estar mantendo o note ligado.

Tenta em primeiro lugar desconectar tudo que está ligado nele, no undervolt, você fez o teste do TS Bench do próprio ThrottleStop para verificar se está apresentando erros?
 
Última edição:
O estranho é ele não ter ligado as ventoinhas, fiz o teste no TS Bench, está sem erro, deve ser a situação do USB Ligado.
 
comprei o mesmo PC, chegou semana passada!
quando chegar, ja faz o Undervolt (usei -165mv na CPU) e usa o Throttlestop para limitar a CPU (limitei em 3.2Ghz em jogo, 3.8Ghz para uso normal), esse i7 9a ger é um tiro de bazuka em formiga, muito processador!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu já sou menos agressivo. Consegui uma boa performance com o undervolt em -0,145V e com o clock limitado à 3,6 GHz pelo ThrottleStop passado pelo Geekzilla. E claro, só jogo com a base refrigerada. Comprei uma Multilaser Warrior que tem cinco fans (uma central maior e quatro laterais menores). Dá pra jogar tranquilo. Fica em torno de 66~78 graus a temperatura do processador nos jogos na performance máxima.
 
Repararam que a 1660TI no Dell 5590 funciona com PCI-E 8x? tem algum lugar que podemos mudar isso?
 
Eu já sou menos agressivo. Consegui uma boa performance com o undervolt em -0,145V e com o clock limitado à 3,6 GHz pelo ThrottleStop passado pelo Geekzilla. E claro, só jogo com a base refrigerada. Comprei uma Multilaser Warrior que tem cinco fans (uma central maior e quatro laterais menores). Dá pra jogar tranquilo. Fica em torno de 66~78 graus a temperatura do processador nos jogos na performance máxima.

Interessante. Voce deixa o note na posicao vertical e usa outro teclado ou deixa ele em cima da base? estou conseguindo 83C max no processador.
o que fiz foi colocar dois apoios na traseira para subir uns 1 CM a mais de altura, isso abaixou em uns 5C as temps maximas.

mas como o Geekzilla falou, travar a CPU em 3.2GHz para o jogo que estava demandando bastante GPU nao gerou nenhum problema.
 
Acabei de fazer o ThrottleStop no meu notebook.
Primeiro, agradeço ao @GeekZilla pelo tutorial!

Então, aqui os números não foram tão fortes quanto de algumas pessoas, mas consegui diminuir 22 graus.
Para o perfil game ficou algo em torno de -140mV nas principais e -60mV nas outras duas opções. Deixei o TurboBoost em 3.2. Speedshift marcado e em 32.

Para Performance (uso em geral) deixei -125mV e -40mV. TurboBoost em 3.2. Speedshift marcado e padrão que veio, 128.

Game atingiu picos de 78 graus nos testes de estresse. Performance atingiu picos de 81 graus.
Tentei forçar um pouco mais mas não consegui em Game, começou a dar erro no TS Bench. Agora vou fazer o teste da GPU.
 
Precisei sair e não consegui fazer o undervolt da GPU... Fiquei me batendo no MSI e Riva :nooo:

Mas testei The Witcher 3. É o único jogo que tenho pra PC. No perfil Game: coloquei tudo no ultra (gráficos, pós, etc). Rodou com média de 60 fps; CPU chegou a uns 30% de uso e máximo de 71 graus; GPU ficou em torno de 70 graus também, com uso em uns 90%.

Gostei. Joguei a vida inteira em consoles, não ligo muito pra gráfico. Depois farei o teste GPU undervolt.
 
Olá galera. Note da assinatura, ainda não formatei. Baixei o ThrottleStop do Geek Zilla pré configurado. Estou conseguindo cpu cache e cpu core -155 em 3.2 que é o perfil BF1 com temperatura na maioria dos games de 72 a 78 graus mas no BF1 tem picos de 82. No perfil que está BF5 está com -153 à 3.5 (baixei de 3.7 a 3.5 pois não senti diferença), as temperaturas seguem 72 a 78 graus mas no BF1 tem picos de 83, pouca diferença. Acham que formatar vai melhorar algo ? Na Gpu mesmo no BF1 não passa de 72 graus, não alterei pois seguindo o tutorial a minha curva de tensão já está no limite. O Note deu tela azul umas 4 vezes com erro de storage, achei estranho mas não sei se tem a ver com a voltagem. Estou com o note à uns 40 dias. Na dúvida se formato.
 
Interessante. Voce deixa o note na posicao vertical e usa outro teclado ou deixa ele em cima da base? estou conseguindo 83C max no processador.
o que fiz foi colocar dois apoios na traseira para subir uns 1 CM a mais de altura, isso abaixou em uns 5C as temps maximas.

mas como o Geekzilla falou, travar a CPU em 3.2GHz para o jogo que estava demandando bastante GPU nao gerou nenhum problema.

Eu inclinei sim, e ponho as ventoinhas no máximo, pra ajudar na refrigeração.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá galera. Note da assinatura, ainda não formatei. Baixei o ThrottleStop do Geek Zilla pré configurado. Estou conseguindo cpu cache e cpu core -155 em 3.2 que é o perfil BF1 com temperatura na maioria dos games de 72 a 78 graus mas no BF1 tem picos de 82. No perfil que está BF5 está com -153 à 3.5 (baixei de 3.7 a 3.5 pois não senti diferença), as temperaturas seguem 72 a 78 graus mas no BF1 tem picos de 83, pouca diferença. Acham que formatar vai melhorar algo ? Na Gpu mesmo no BF1 não passa de 72 graus, não alterei pois seguindo o tutorial a minha curva de tensão já está no limite. O Note deu tela azul umas 4 vezes com erro de storage, achei estranho mas não sei se tem a ver com a voltagem. Estou com o note à uns 40 dias. Na dúvida se formato.

O meu deu esse erro também. Passei o SFC Scannow e o DISM e detectou erros no Windows, vindos de fábrica da Dell, tem que ser dito. Fiz a correção e o erro parou.
 
Última edição:
Eu inclinei sim, e ponho as ventoinhas no máximo, pra ajudar na refrigeração.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O meu deu esse erro também. Passei o SFC Scannow e o DISM e detectou erros no Windows, vindos de fábrica da Dell, tem que ser dito. Fiz a correção e o erro parou.
Tentei aqui e nao executa, nem como administrador, vou formatar esse fim de semana.
 
Boa tarde pessoal! Podem me ajudar ou dar opiniões? Note DELL G5 5590 com I7 9750h e GTX1660TI 16GB RAM DDR4 2666 SSD+HD

Seguinte, primeiro no undervolt. Estou usando o IntelXTU e usando as configs abaixo:
Core Voltage Offset -0,120V
Turbo Boost Power Max 50W (padrão é 60)

Não queria limitar a velocidade do clock porque gosto de jogar no ultra as vezes em 2.5k
Com esta config consigo uns 82/85 graus no CPU com fan a 100% e a GPU fica em 72 graus.

- Podem me recomendar uma pasta térmica mais top que tem? não importa o valor. (E se acham que vale a pena fazer isso). Outra coisa, tem como por este undervolt automático toda vez que reinicia o PC?

- Fiz o undervolt pelos locais certo dentro do aplicativo da Intel ou preciso mexer em mais alguma config lá além destas duas? (Voltage Offset e Turbo Boost Power Max)

Fora isso estou incomodado com um erro que tem acontecido depois de umas horas de jogo...
- Out of video Memory..... Ai manda verificar se a placa atende os requisitos do jogo e baixar a resolução e tals... Sendo que no Pubg onde ocorre o erro a memoria de video não chega a 4gb com graficos no ultra utilização de 72% da GPU a 60fps travados pelo V-Sync. Vi na internet que pode ser memoria virtual do windows, o que acham? eu travava ela a 1GB apenas.

Valeu Pessoal!
 
Repararam que a 1660TI no Dell 5590 funciona com PCI-E 8x? tem algum lugar que podemos mudar isso?
Sim, e é assim em muitos outros (acredito até que em todos) da linha Dell atualmente, até mesmo no G7 com a RTX 2070 e no Alienware Area 51m com RTX 2080. Na teoria, o PCI-e x8 3.0 tem a mesma largura de banda de um PCI-e x16 2.0. Não vejo isso como problema, afinal na prática não está afetando a performance nem das placas mais tops, quem dirá das nossas humildes GTX.

edit: teste interessante de x8 3.0 vs x16 3.0: https://www.gamersnexus.net/guides/2488-pci-e-3-x8-vs-x16-performance-impact-on-gpus

Fora isso estou incomodado com um erro que tem acontecido depois de umas horas de jogo...
- Out of video Memory..... Ai manda verificar se a placa atende os requisitos do jogo e baixar a resolução e tals... Sendo que no Pubg onde ocorre o erro a memoria de video não chega a 4gb com graficos no ultra utilização de 72% da GPU a 60fps travados pelo V-Sync. Vi na internet que pode ser memoria virtual do windows, o que acham? eu travava ela a 1GB apenas.

Valeu Pessoal!
Não tenho o PUBG pra testar, mas nunca tive esse problema com nenhum jogo, parece que é bug do PUBG mesmo pelo que pesquisei. Vê se te ajuda: https://windowsreport.com/pubg-video-memory-error-fix/
 
Última edição:
Sim, e é assim em muitos outros (acredito até que em todos) da linha Dell atualmente, até mesmo no G7 com a RTX 2070 e no Alienware Area 51m com RTX 2080. Na teoria, o PCI-e x8 3.0 tem a mesma largura de banda de um PCI-e x16 2.0. Não vejo isso como problema, afinal na prática não está afetando a performance nem das placas mais tops, quem dirá das nossas humildes GTX.

edit: teste interessante de x8 3.0 vs x16 3.0: https://www.gamersnexus.net/guides/2488-pci-e-3-x8-vs-x16-performance-impact-on-gpus


Não tenho o PUBG pra testar, mas nunca tive esse problema com nenhum jogo, parece que é bug do PUBG mesmo pelo que pesquisei. Vê se te ajuda: https://windowsreport.com/pubg-video-memory-error-fix/

Antigo G7 também era x8, como você falou parece ser o padrão atualmente e o teste do pessoal do gamernexus mostra que não faz diferença x8 ou x16 para a geração de placas que temos atualmente.
 
Pessoal estou tendo erro de tela azul em quanto jogo o PUBG apenas (Não estou com undervolt nem overclock nem nada). O erro é "UNEXPECTED_STORE_EXCEPTION" Alguem sabe o que pode ser? apenas no PUBG, já no CONTROL ou Shadow of Tomb Raider nada acontece.
 
Vamos lá. Estou bem decepcionado com o grave defeito de construção deste note no que diz respeito a temperatura! Péssimo.
O problema de out of memory eu resolvi voltando para um driver anterior (depois voltei pro mais novo e confirmei que ele quem faz apresentar este defeito).
Depois começaram os erros de tela azul ao jogar PUBG e congelamento geral do note ao jogar Shadow of Tomb Raider. Este defeito corrigi da seguinte forma:
- Eu sempre usei em todos meus notes o padrão ALTO DESEMPENHO nas configurações de bateria mas este aqui não aguenta devido o problema de aquecimento !! neste modo o processador
funciona sempre em 3.988mhz e temperaturas de 88 / 90 graus e causa os congelamentos mesmo com os fans setados no 100% como eu estou usando. Ao colocar o modo Equilibrado de desempenho pararam os congelamentos mas com isso minha linha de frame time fica muito instavel pois o processador começa a alterar os clocks como louco caindo para 1.2, 2.4 e alterando ate uns 3,6ghz.... mesmo assim continua na casa dos 80 graus pois a utilização sobe para uns 30% do processador que quando esta no plano alto desempenho fica em uns 11%.... Mas pelo menos parou de congelar e dar erro.

Tudo se resume ao péssimo dimensionamento do sistema de refrigeração deste note. Meu Acer anterior com I7 de setima funcionava a 80 graus com GPU a 88 graus e nunca travou !! ainda usava over nele. Agora este da Dell que é uma marca muito superior me decepcionou.

Vou essa semana procurar a melhor pasta termica que o dinheiro pode comprar e ver se acho uns fans especiais para comprar e tentar substituir...

A eu estou usando o Note com a traseira levantada pra caramba, fans a 100%.... a Placa de video fica até que em uma temperatura boa (68 / 72 graus). Modelo 5590 com GTX1660TI e I7 9750h

Valeu pessoal, caso alguém tenha alguma dica aceito!
 
Vamos lá. Estou bem decepcionado com o grave defeito de construção deste note no que diz respeito a temperatura! Péssimo.
O problema de out of memory eu resolvi voltando para um driver anterior (depois voltei pro mais novo e confirmei que ele quem faz apresentar este defeito).
Depois começaram os erros de tela azul ao jogar PUBG e congelamento geral do note ao jogar Shadow of Tomb Raider. Este defeito corrigi da seguinte forma:
- Eu sempre usei em todos meus notes o padrão ALTO DESEMPENHO nas configurações de bateria mas este aqui não aguenta devido o problema de aquecimento !! neste modo o processador
funciona sempre em 3.988mhz e temperaturas de 88 / 90 graus e causa os congelamentos mesmo com os fans setados no 100% como eu estou usando. Ao colocar o modo Equilibrado de desempenho pararam os congelamentos mas com isso minha linha de frame time fica muito instavel pois o processador começa a alterar os clocks como louco caindo para 1.2, 2.4 e alterando ate uns 3,6ghz.... mesmo assim continua na casa dos 80 graus pois a utilização sobe para uns 30% do processador que quando esta no plano alto desempenho fica em uns 11%.... Mas pelo menos parou de congelar e dar erro.

Tudo se resume ao péssimo dimensionamento do sistema de refrigeração deste note. Meu Acer anterior com I7 de setima funcionava a 80 graus com GPU a 88 graus e nunca travou !! ainda usava over nele. Agora este da Dell que é uma marca muito superior me decepcionou.

Vou essa semana procurar a melhor pasta termica que o dinheiro pode comprar e ver se acho uns fans especiais para comprar e tentar substituir...

A eu estou usando o Note com a traseira levantada pra caramba, fans a 100%.... a Placa de video fica até que em uma temperatura boa (68 / 72 graus). Modelo 5590 com GTX1660TI e I7 9750h

Valeu pessoal, caso alguém tenha alguma dica aceito!
Cara, não tem pra onde correr, baixa o ThrottleStop, segue o tutorial do @GeekZilla e seja feliz. Tenho exatamente o mesmo modelo que o seu, estou aqui com uma temperatura ambiente de mais de 30 graus e o note não chega nem nos 80 jogando BFV com tudo no máximo, inclusive jogando online, com o processador limitado a 3.4GHz. Mas infelizmente do jeito que vem de fábrica não dá pra ficar. E se você colocar um Speed Shift mais baixo, tipo 32 (de novo, segue direitinho o tutorial do GeekZilla), a frequência fica cravada a 3390MHz durante o gameplay.
 
Vamos lá. Estou bem decepcionado com o grave defeito de construção deste note no que diz respeito a temperatura! Péssimo.
O problema de out of memory eu resolvi voltando para um driver anterior (depois voltei pro mais novo e confirmei que ele quem faz apresentar este defeito).
Depois começaram os erros de tela azul ao jogar PUBG e congelamento geral do note ao jogar Shadow of Tomb Raider. Este defeito corrigi da seguinte forma:
- Eu sempre usei em todos meus notes o padrão ALTO DESEMPENHO nas configurações de bateria mas este aqui não aguenta devido o problema de aquecimento !! neste modo o processador
funciona sempre em 3.988mhz e temperaturas de 88 / 90 graus e causa os congelamentos mesmo com os fans setados no 100% como eu estou usando. Ao colocar o modo Equilibrado de desempenho pararam os congelamentos mas com isso minha linha de frame time fica muito instavel pois o processador começa a alterar os clocks como louco caindo para 1.2, 2.4 e alterando ate uns 3,6ghz.... mesmo assim continua na casa dos 80 graus pois a utilização sobe para uns 30% do processador que quando esta no plano alto desempenho fica em uns 11%.... Mas pelo menos parou de congelar e dar erro.

Tudo se resume ao péssimo dimensionamento do sistema de refrigeração deste note. Meu Acer anterior com I7 de setima funcionava a 80 graus com GPU a 88 graus e nunca travou !! ainda usava over nele. Agora este da Dell que é uma marca muito superior me decepcionou.

Vou essa semana procurar a melhor pasta termica que o dinheiro pode comprar e ver se acho uns fans especiais para comprar e tentar substituir...

A eu estou usando o Note com a traseira levantada pra caramba, fans a 100%.... a Placa de video fica até que em uma temperatura boa (68 / 72 graus). Modelo 5590 com GTX1660TI e I7 9750h

Valeu pessoal, caso alguém tenha alguma dica aceito!

Segue o que o @gussen falou e não mexe nos coolers e nem na pasta térmica. Já vi vários casos de repaste de Dell que mudou 1 grau e olhe lá. TODOS, os notebooks gamers atuais, ouso dizer, tem problemas com aquecimento (que na visão do Fabricante está dentro da temperatura de operação normal que é até 100 graus) então não adianta pasta mais cara, etc e afins.

Você vai ter que reduzir o clock e fazer undervolt. Enfase no reduzir clock, tem muita gente que acha normal rodar a mais de 80 graus, mas o desgaste de componentes vai ser maior, então vale a pena a redução.

Hoje mesmo rodando Battlefield V, vi que o clock de 3.2 (Com o i5 9300H) foi mais que suficiente para empurrar a máquina, 60 fps praticamente constantes no HIGH, alterei para 3.4 e 3.6 por algum tempo e a única coisa que aumentou foi a temperatura.

Vale dizer que em alguns casos realmente aumentar o clock dá uma diferença, mas as vezes ela só é vista em benchmarks, a partir de certo ponto. No i5 por exemplo a vantagem é que a CPU nunca usa mais de 20W, as vezes usando 12, 14. Joguei durante mais de uma hora hoje sem passar dos 65 graus na CPU, GPU a menos de 60, PCH a 63 no máximo.
 
Fiz isso, travei a 3.4 com -100,4 e ficou em 80 graus jogando PUBG que usa bastante o processador. (Com todos os perfis do note em Ultra desempenho quando na tomada).
Com 3.6ghz ficou em 85 e vou testar com 3.5 agora e -110
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo