[Tópico oficial] Dell G Series

Բしᗋɱ૯ȠᎶᑌ¡ઽƬᗋ

Usuário que manda em tudo aqui
Registrado
Meu notebook voltou a apresentar temperaturas altas... depois de tanto tempo.

Jogando Gears 5 tá batendo uns 90 graus volta e meia. Bem estranho. Ajustei mais o undervolt e baixei mais o clock, mas a CPU tá fritando mesmo assim (até sem querer mexi num tal de ICCMax, mas não lembro o valor original e não alterou nada).

Não entendi.
Não tá com as entradas de ar tampadas em baixo?
Tá levantando com apoio ou base cooler?
 

Maico Rian

New Member
Registrado
É impressão minha, ou nos notebooks da Dell de hoje os drivers de gráficos da Intel só funcionam os homologados pela Dell? Tento atualizar o driver e não consigo.

EDIT: Resolvido, já consegui atualizar o driver de vídeo.
 
Última edição:

JuniorF

New Member
Registrado
pessoal tenho um g5, 8gb, 1660ti, estou precisando aumentar para 16gb
me indiquem memorias boas e de preferencia que vcs ja testaram por favor

e se puderem checar essa e me dar opniao


ajuda ai pessoal
 

diogenesvow

New Member
Registrado
pessoal tenho um g5, 8gb, 1660ti, estou precisando aumentar para 16gb
me indiquem memorias boas e de preferencia que vcs ja testaram por favor

e se puderem checar essa e me dar opniao


ajuda ai pessoal
Bom dia.
Eu uso as originais que vieram com a Dell (2x 8gb ddr4 2666mhz)
Acredito que essas ai da corsair são boas sim. 2666mhz é a freq. que esses notes suportam, mais que isso tbm não vai trabalhar na frequencia maior.
 

lucas_soma

Ninguém...
Registrado
Tem algo bem estranho ai, se o clock estiver a 3.2GHZ, 3.4 no máximo, jamais deveria chegar nesta temperatura, embora a solução térmica do G3 não seja tanta robusta, mas ainda sim deveria estar rodando bem mais baixo.
Sim, bem estranho. Comecei a me preocupar. O clock tava em 3.2 agora baixei pra 3.0, tá indo pra 82 graus. E curiosamente, nunca fiz o undevolt da GPU, pois essa tem funcionado bem... ela nunca passa dos 70 e poucos. Já a CPU. Tá difícil.
EPP 64, CPU Core e CPU Cache -.140, Intel GPU -70, System Agent -60, clock pra jogo a 3.0.

Chegou meu ssd nvme e tá chegando ssd sata... vou trocar, formatar, reinstalar... vamos ver se melhora.

Não tá com as entradas de ar tampadas em baixo?
Tá levantando com apoio ou base cooler?
Foi a primeira coisa que pensei... mas sempre que vou jogar levanto a base do notebook e ligo os coolers dela, são fracos, mas percebi que baixa ao menos um ou dois graus. Já olhei e não entrou nada tampando as entradas no notebook.
 

koallakiller

New Member
Registrado
Galera não sei se é permitido postar promo aqui ou deve ser em algum tópico específico, mas achei essa promo da loja que explode bem interessante:


Um dos menos preços que vi, ainda assim é possível encontrar vez ou outra preço mais baixo no ml
 

LFK

The Keller.
Registrado
Galera não sei se é permitido postar promo aqui ou deve ser em algum tópico específico, mas achei essa promo da loja que explode bem interessante:


Um dos menos preços que vi, ainda assim é possível encontrar vez ou outra preço mais baixo no ml

Eu paguei R$ 340,00 em dois módulos desse + frete na própria Kabum. Foi naqueles dias de pós-black-fraude/cyber-monday. Acho que dei sorte.
Estão voando baixo no meu G3. Recomendo.
 

wojcikh

New Member
Registrado
Bom dia glr sou novo aqui e bem ignorante nao entendo muito sobre configuracoes de PC, mas segue as especificacoes do meu note:
  • Intel® Core™ i7-9750H (2.6 GHz até 4.5 GHz, cache de 12MB, hexa-core, 9ª geração)
  • Windows 10 Home Single Language, de 64 bits - em Português (Brasil)
  • Placa de vídeo dedicada NVIDIA® GeForce® GTX 1660 Ti Max-Q com 6GB de GDDR6
  • Memória de 8GB (2x4GB), DDR4, 2666MHz
  • HD de 1TB (5400 RPM) SATA 2,5" + SSD de 128GB PCIe NVMe M.2
Eu comprei ele apos ver varias reviews dele rodando jogos no ultra a 60 FPS> , e quando estou utilizando ele o maximo que ele alcanca é 40 FPS em jogos como the witcher 3, AC origins, por exemplo...
Ja tentei de tudo instalei os drivers e os krl a 4 configurei pro modo de jogo, troquei as opcoes de energia e nada ate agora, 40 FPS é jogavel ate e é bom, mas nao foi por isso que paguei...
Outro ponto é que quando eu vejo o quadro de desempenho dele pelo gerenciador de tarefas durante os jogos, a GPU 0 (Intel UHD Graphics 630) beira no maximo 20% enquanto a GPU 1 ( NVidia Geforce GTX 1660 Ti with Max-Q) fica em 100% mostrando a utilizacao maxima de um e quase minima de outro. Me ajudem ai quem souber glr pfvr...
Voce está jogando com a fonte conectada ? Pq comprei um i5 + 1050 3gb e se não tiver conectado na tomada os jogos ficam com ~30 fps
 

koallakiller

New Member
Registrado
Eu paguei R$ 340,00 em dois módulos desse + frete na própria Kabum. Foi naqueles dias de pós-black-fraude/cyber-monday. Acho que dei sorte.
Estão voando baixo no meu G3. Recomendo.
Oloco :D
Estou esperando baixar um pouco o preço da 16gb pra pegar uma e no futuro dar upgrade pra 32gb
 

zJoey

New Member
Registrado
Boa noite rapaziada, tudo bem com vocês ?
Me tirem uma dúvida por gentileza ?

Bem... eu comprei um Dell G5 5590 versão m40p, com RTX, i7 9gen... enfim.

Liguei a primeira vez, subiu todo o OS da Dell, mas como não gosto do Windows que vem de Fábrica, eu formatei... para uma versão do W10 Pro.
Antes de formatar eu fiz alguns testes, e o de Som me fez curtir bastante.. pelos controles que temos diretamente pelo Alienware Command Center, e etc. Até mesmo ao conectar um fone ao PC o Windows perguntava oque eu conectei, se era fone ou fone com Microfone e etc..
Mas a questão em si, seria porque após a formatação parece que estou sentindo uma caída na qualidade do áudio, e instalei todos os drivers normalmente, instalei o Alienware Command Center, driver de áudio realtek atualizado pelo site Dell..
Eu queria saber se com vocês ocorreu o mesmo ou se por acaso eu fiz algo errado.

Obrigado desde já pela atenção !
 

ejoty

New Member
Registrado
Boa noite rapaziada, tudo bem com vocês ?
Me tirem uma dúvida por gentileza ?

Bem... eu comprei um Dell G5 5590 versão m40p, com RTX, i7 9gen... enfim.

Liguei a primeira vez, subiu todo o OS da Dell, mas como não gosto do Windows que vem de Fábrica, eu formatei... para uma versão do W10 Pro.
Antes de formatar eu fiz alguns testes, e o de Som me fez curtir bastante.. pelos controles que temos diretamente pelo Alienware Command Center, e etc. Até mesmo ao conectar um fone ao PC o Windows perguntava oque eu conectei, se era fone ou fone com Microfone e etc..
Mas a questão em si, seria porque após a formatação parece que estou sentindo uma caída na qualidade do áudio, e instalei todos os drivers normalmente, instalei o Alienware Command Center, driver de áudio realtek atualizado pelo site Dell..
Eu queria saber se com vocês ocorreu o mesmo ou se por acaso eu fiz algo errado.

Obrigado desde já pela atenção !
To com um problema com o áudio, pq parece que trava as vezes (quando recebo msg na steam, quando mais programas estão abertos e os sons se misturam).

Lembro que um user falou algo dos drivers, mas não achei. Quem puder ajudar, agradeço também.
 

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
Boa noite rapaziada, tudo bem com vocês ?
Me tirem uma dúvida por gentileza ?

Bem... eu comprei um Dell G5 5590 versão m40p, com RTX, i7 9gen... enfim.

Liguei a primeira vez, subiu todo o OS da Dell, mas como não gosto do Windows que vem de Fábrica, eu formatei... para uma versão do W10 Pro.
Antes de formatar eu fiz alguns testes, e o de Som me fez curtir bastante.. pelos controles que temos diretamente pelo Alienware Command Center, e etc. Até mesmo ao conectar um fone ao PC o Windows perguntava oque eu conectei, se era fone ou fone com Microfone e etc..
Mas a questão em si, seria porque após a formatação parece que estou sentindo uma caída na qualidade do áudio, e instalei todos os drivers normalmente, instalei o Alienware Command Center, driver de áudio realtek atualizado pelo site Dell..
Eu queria saber se com vocês ocorreu o mesmo ou se por acaso eu fiz algo errado.

Obrigado desde já pela atenção !
Já deu uma olhada na equalização no Realtek Audio Console?
 

ejoty

New Member
Registrado
Galera,

Vale mais eu trocar as 2x4gb por 2x8gb ou comprar um de 16gb+4gb e ficar com 20gb?

Digo isso por desempenho em si, se o dual-channel faz tanta diferença.
 

Բしᗋɱ૯ȠᎶᑌ¡ઽƬᗋ

Usuário que manda em tudo aqui
Registrado
Disserte mais jovem, só pra eu entender
em dual channel dobra a largura de dados no barramento.
mas o seu 2x4gb já está em dual channel.
se colocar 16gb + 4gb o dual fica limitado ao tamanho do canal de menor memória. o excedente fica em single.
de todo modo, melhor deixar logo em 16+4. daqui a um tempo compra outra de 16gb e fica 32gb.
 
Última edição:

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
Galera,

Vale mais eu trocar as 2x4gb por 2x8gb ou comprar um de 16gb+4gb e ficar com 20gb?

Digo isso por desempenho em si, se o dual-channel faz tanta diferença.
Se você não pretende aumentar de 16 para 32, o melhor seria 2X8. Do contrário como o colega falou acima pode ir de 16+4 também, ele vai funcionar em dual channel assincrono.
 

StalkerEnd

Só mais um qualquer..
Registrado
Pessoal, realizei todo o procedimento de undervolt no meu G3, com undervolt -100 e clock de 3.8 em todos os nucleos.
Mas notei que após alguns minutos, o clock trava a 3GHz e as vezes da uma queda pra 1GHz mesmo jogando o que me gera queda de frames, alguem sabe o que pode ser?
 

StalkerEnd

Só mais um qualquer..
Registrado

Բしᗋɱ૯ȠᎶᑌ¡ઽƬᗋ

Usuário que manda em tudo aqui
Registrado
Pensei nisso, mas parece que fiz tudo equilibrado.
Esta pegando 70°c o processador
Se tá tudo OK com a temperatura em stress, faz um teste. Cria um perfil de energia pra Jogo. Toda vez q for jogar tu ativa ele. Daí, nas propriedades de Energia avançadas desse perfil, vc coloca as configurações semelhantes às do Alto desempenho pra fazer a seguinte alteração:
Em estado de desempenho mínimo do processador NA TOMADA vc coloca 80%, estado de desempenho máximo deixa em 100%, salva, aplica e vai jogar pra testar monitorando as temperaturas e vendo se continua a queda de frames.

Por padrão o Windows deixa o estado de desempenho mínimo em 5%, por isso o throttling é violento.
 

StalkerEnd

Só mais um qualquer..
Registrado
Se tá tudo OK com a temperatura em stress, faz um teste. Cria um perfil de energia pra Jogo. Toda vez q for jogar tu ativa ele. Daí, nas propriedades de Energia avançadas desse perfil, vc coloca as configurações semelhantes às do Alto desempenho pra fazer a seguinte alteração:
Em estado de desempenho mínimo do processador NA TOMADA vc coloca 80%, estado de desempenho máximo deixa em 100%, salva, aplica e vai jogar pra testar monitorando as temperaturas e vendo se continua a queda de frames.

Por padrão o Windows deixa o estado de desempenho mínimo em 5%, por isso o throttling é violento.
Blz, vou testar.
Outra coisa importante que esqueci, mesmo desligando o perfil ou fechando o throttlestop os clocks continuam bugado, não sei se é normal ou bug do software.
 

Rockeiro

New Member
Registrado
Caros, alguém sabe se o Thunderbolt do G5 RTX2060 suporta eGPU ? Pelo que pesquisei esse recurso permite utilizar um dock com uma placa de vídeo externa. Se funcionar, esse recurso poderá ser bastante útil.
 
Última edição:

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
Caros, alguém sabe se o Thunderbolt do G5 RTX2060 suporta eGPU ? Pelo que pesquisei esse recurso permite utilizar um dock com uma placa de vídeo externa. Se funcionar, esse recurso poderá ser bastante útil.
Sim funciona. Se vc verificar o diag da TB3 ele mostra suporte a EGPU. Também é possível ligar uma GPU externa usando o slot M.2 (Tem que adaptar etc) que em alguns testes que vi se provou mais rápido.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Pessoal, realizei todo o procedimento de undervolt no meu G3, com undervolt -100 e clock de 3.8 em todos os nucleos.
Mas notei que após alguns minutos, o clock trava a 3GHz e as vezes da uma queda pra 1GHz mesmo jogando o que me gera queda de frames, alguem sabe o que pode ser?
Thermal Throttling parece ser o caso provavelmente, 3.8 ainda é alto e sem necessidade (especialmente no G3 que tem uma solução térmica não tão robusta, reduz o clock para 3.2 ou 3.0, você seguiu o tutorial do ThrottleStop? Qualquer coisa baixa o arquivo já configurado. Não mexe nas configurações de energia do Windows, vai interferir com o controle de clock do ThrottleStop, quando você reduz o desempenho máximo você simplesmente está desativando o turbo boost e depois reduzindo o desempenho da CPU ainda mais.

* No tutorial fique atento em especial ao Speedshift EPP (e certamente você consegue um undervolt maior nesta CPU, segue o tutorial da minha assinatura que não tem erro).
 

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 3, Guests: 4)

Topo