[TÓPICO DEDICADO] Throttlestop (Undervolt), o que é, para que serve e tutorial completo de como usar este programa

GeekZilla

GeekZilla
Registrado


* Para facilitar um pouco, estamos postando aqui no forum também o Tutorial do ThrottleStop, post original também pode ser acessado em https://www.geekzilla.com.br/throttlestop-o-que-e-para-que-serve-e-tutorial-completo-de-como-usar-este-programa/


Como você deve ter lido em nosso tutorial sobre Undervolting o ThrottleStop é uma das principais (senão a principal) ferramenta para realizar o undervolt do seu processador, mas ele requer uma atenção especial devido as suas muitas opção e capacidade também de alterar valores que possam danificar o seu processador, então todo o cuidado é pouco, procure não desviar do tutorial e tenha sempre em mente que é melhor perder um pouco de desempenho e rodar sua CPU “a frio” do que chegar a 90 graus para ganhar 5 fps em um game.

Falando mais especificamente na maioria dos notes atuais se você quer trabalhar abaixo de 80 graus, você precisa abrir mão de um pouco da performance, mas não desativando o turbo boost e sim reduzindo-o.

IMPORTANTE: Tudo o que você fizer neste tutorial é por sua conta e risco, saiba que você estará alterando configurações potencialmente nocivas para o seu computador, podendo causar travamentos ou até mesmo a queima se você aumentar a voltagem ao invés de reduzi-la. Tendo dito isto, até hoje não vimos nenhum relato de queimas de processador ao realizar undervolt, o máximo que geralmente acontece é o travamento ao exagerar na redução de voltagem.

Update 31/12/2019

Para quem prefere em video segue o tutorial neste formato, mostrando na prática a configuração, a intenção é que este video sirva de apoio para o tutorial abaixo que onde você encontra mais detalhes.


BAIXANDO O TS



Para baixar o TS basta ir no site do TechPowerUp e selecionar o local de download.

Depois que você fizer o download, descompacte a pasta dentro de Arquivos de Programas no seu drive C: por exemplo.

EXPLICANDO A TELA INICIAL



Aqui você tem uma série de opções que podem fazer a diferença especialmente se você está com problemas de throttling (redução do clock da CPU devido a limitações de temperatura), iremos explicar apenas as que realmente interessam:

1- Clock Modulation (Marque também caso ainda esteja com Throttling) : Utilizada em processadores mais antigos que trabalhavam com porcentagens para determinar o seu clock/variação, deixe marcado e o valor em 100% se ainda sim você tiver algum tipo de throttling.

2- Speed Shitft EPP (Importante marcar esta caixa) – Recurso dos processadores mais modernos (sétima e oitava geração) Variação de clock permitida ao processador, quando maior o valor maior a variação, para um perfil de uso normal você pode usar um valor como 132 ou maior, para games de 1 a 32 para uma variação minima. Para mudar o valor basta clicar em cima do número.

O speedshift é basicamente o sucessor do speedstep com a diferença que o processador não depende mais do sistema operacional como acontecia com o speedstep, tornando as mudanças de clock mais rápidas e sem causar engasgos.

3- C1E (recomendado deixar marcado) – Desligar esta opção irá evitar que o turbo boost desligue os núcleos do processador automaticamente. Quando desmarcada, os clocks devem ficar perto do máximo e a CPU irá usar mais energia. Alguns usuários de processamento de música em tempo real afirmam que desabilitar o C1E ajuda com a latência, mas a maioria dos usuários devem deixar esta opção marcada, já que ela pode levar a um aquecimento e consumo maior de energia.

ANTES DE CONTINUAR O MENU OPTIONS



Antes de continuar com a configuração a tela options tem algumas opções interessantes, no alto no canto direito, você irá encontrar a configuração dos perfis padrões para quando você está na tomada ou bateria, basta configura o número do perfil de acordo com a ordem vista no lado esquerdo em “Profile Names”.

Em Notification Area você pode escolher os ícones que irão aparecer na barra de tarefa, o que irá permitir que você (quando fora do jogo) continua a monitorar as temperaturas do seu notebook.

FIVR, ONDE TUDO ACONTECE



Aqui é onde você irá realmente mudar as configurações e fazer o undervolt do seu processador. Também podemos aqui ajustar o ratio do turbo boost. Mas vamos por partes:

1 – Na parte central da tela acima você tem o FIVR Control, iremos fazer o undervolt do CPU, CPU Cache, Intel GPU e System Agent, cada um deles deve ser feito manualmente e em cada um você deve marcar a opção “Unlock Adjustable Voltage”

1B- Lembre de no canto direito inferior marcar “Ok- Save voltages Immediately”, para que as alterações sejam feitas em tempo real.

2- Após fazer isto em offset voltage você deverá colocar um valor negativo, comece em -100 e em seguida rode um teste como o do Passmark (apenas o teste de CPU) se o seu computador não travar então você pode aumentar um pouco mais o valor, geralmente até -125 a maioria dos processadores aceita tranquilo, acima disso é tentativa e erro.

  • Importante, em Range embaixo de offset, clique no valor 250mV.
3- Repita o passo 2 para o CPU e CPU Cache , o Intel GPU e System Agent pedem valores menores, algo como -40 a -60, não muito mais que isso ou o seu sistema pode se tornar instável.

Observação! : Para cada valor de turbo boost pode ser necessário configurar um undervolt diferente por exemplo:

Turbo Boost 3.2 : Undervolt de -150

Turbo Boost 3.6 : Undervolt de -130

Importante:De volta a tela inicial você tem um botão chamado TS BENCH (Embaixo do FIVR e TPL) que irá abrir a tela abaixo:




Clique em Start para iniciar o teste e se aparecer a mensagem ‘errors” ao lado de progress é porque você forçou demais o undervolt, a vantagem em relação ao teste do passmark é que este é mais rápido e não irá travar o seu note.

TPL ( ao lado do botão FIVR)

Pessoal como surgiram dúvidas nos comentários e alguns notes estão com a opção SpeedShift desabilitada, é necessária clicar aqui apenas para habilitar a opção do speedshift (direita na tela Enable Speed Shift whenThrottleStop Starts). (na maioria dos casos já vai estar habilitado).




TURBO BOOST



Na esquerda desta tela você deve ter notado que existe um item chamado Turbo Ratio Limits, aqui você pode limitar o turbo do seu processador conseguindo baixar ainda mais as temperaturas. Exemplo

Depois de alguns testes, tanto com o i5 8300H quanto o i7 8750H, chegamos a conclusão de que um Ratio de 32 (32 é o equivalente a 3.2 GHZ) já é o suficiente para rodar o game Battlefield 1 (que usamos de base para os testes) sem problemas, aumentar o ratio além de 32 não fez diferença alguma no FPS, apenas gerou mais aquecimento, com este ratio fomos capazes de obter temperaturas entre 65 e 71 graus . Com o ratio em 36 as temperaturas ficam nos 70-75 com picos de 77.

É importante lembrar que você deve refazer todas as configurações para cada perfil utilizado e também marcar a opção “SpeedShift EPP” na tela inicial do programa.

Se você seguir os passos a cima você irá conseguir uma redução provável de 10 a 15 graus nas temperaturas do seu processador, no próximo tutorial estaremos mostrando como fazer o undervolt da sua GPU também.

Importante: O ThrottleStop precisa iniciar com o Windows para que após o desligamento as configurações sejam aplicadas, a melhor forma de fazer isto é adicionar uma nova tarefa no Agendador de Tarefas (Task Scheduler) * No video você confere como colocar o TS para inicializar usando o Agendador de Tarefas.


E mais uma vez vamos reforçar, o ThrottleStop funciona e se você seguir os passos de forma correta, você não terá problemas, mas use-o por sua conta e risco, aqui temos utilizado ele e o undervolt sem problemas, basta não cair na tentação de mexer onde não deve ou tentar fazer overclock em outros componentes.

Bonus: Segue arquivo com o TS já configurado, mas você terá que ajustar o undervolt para o seu processador, não tente usar sem fazer este ajuste pois as chances da sua máquina travar são grandes.

Para baixar o ThrottleStop já configurado basta acessar o https://www.geekzilla.com.br/throttlestop-o-que-e-para-que-serve-e-tutorial-completo-de-como-usar-este-programa/, o arquivo está ao final do post.
 

brottorlorder

New Member
Registrado
Perfeito cara!! Seu tutorial ajudou demais!! Parabéns!
 

brottorlorder

New Member
Registrado
Um sugestão é fixar este tópico no topo da sessão notebooks. fica bacana e não se perde.
 

TENSO-77

New Member
Registrado
"Importante: O ThrottleStop precisa iniciar com o Windows para que após o desligamento as configurações sejam aplicadas, a melhor forma de fazer isto é adicionar uma nova tarefa no Agendador de Tarefas (Task Scheduler) * No video você confere como colocar o TS para inicializar usando o Agendador de Tarefas. "

Minha duvida era exatamente essa ...vou conferir ! Muito Obrigado!
 

rmontroni

New Member
Registrado
@GeekZilla
Eu tenho bastante experiencia com o TS. Uma coisa que notei aqui nos dois notes que já tive (um acer com 7700 HQ e outro Lenovo com 9750H) é que não habilitando o Speed Shitft EPP, mas deixando apenas o SpeedStep marcado na tela inicial o consumo do notebook é menor. Você também verificou isso?
 

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
@GeekZilla
Eu tenho bastante experiencia com o TS. Uma coisa que notei aqui nos dois notes que já tive (um acer com 7700 HQ e outro Lenovo com 9750H) é que não habilitando o Speed Shitft EPP, mas deixando apenas o SpeedStep marcado na tela inicial o consumo do notebook é menor. Você também verificou isso?
Então, consumo vc fala em termos de temperatura ou consumo de bateria? Eu testei com algumas máquinas diferentes, Dell com i5 8300H, 9300H, 8750H, 9750H e Odyssey com 9300H nestes casos desabilitando o speedstep e deixando o speedshift, as temperaturas ficaram menores, o 9750H por exemplo aqui fica em 37-40 graus em idle e mesmo navegando fica nesta faixa. Já consumo de bateria teria que testar para por a prova. Mas se os dois conseguem reduzir os clocks para baixo de 1ghz rapidamente, a diferença não deve ser grande.

Para games é também interessante porque o speedshift é bem superior ao speedstep na variação de clock, tempo de resposta, tanto que games como Fortnite, PUBG Lite dá para deixar o epp mais alto e o clock variando, não dá aquela queda de fps tão brusca quanto ocorreria com o speedstep não sei se você já fez este teste.

Mas é até uma idéia interessante de se testar mais a fundo, deixar só o speedstep e verificar o comportamento do sistema.
 

rmontroni

New Member
Registrado
Então, consumo vc fala em termos de temperatura ou consumo de bateria? Eu testei com algumas máquinas diferentes, Dell com i5 8300H, 9300H, 8750H, 9750H e Odyssey com 9300H nestes casos desabilitando o speedstep e deixando o speedshift, as temperaturas ficaram menores, o 9750H por exemplo aqui fica em 37-40 graus em idle e mesmo navegando fica nesta faixa. Já consumo de bateria teria que testar para por a prova. Mas se os dois conseguem reduzir os clocks para baixo de 1ghz rapidamente, a diferença não deve ser grande.

Para games é também interessante porque o speedshift é bem superior ao speedstep na variação de clock, tempo de resposta, tanto que games como Fortnite, PUBG Lite dá para deixar o epp mais alto e o clock variando, não dá aquela queda de fps tão brusca quanto ocorreria com o speedstep não sei se você já fez este teste.

Mas é até uma idéia interessante de se testar mais a fundo, deixar só o speedstep e verificar o comportamento do sistema.
O consumo em Watts que aparece na tela inicial
 

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
O consumo em Watts que aparece na tela inicial
Nesse ponto não notei diferença, mas não testei o suficiente para fazer uma comparação adequada. Mas se você for pela teoria o speedshift deveria ser superior e o consumo em watts o mesmo, em tarefas de curta duração também existem ganhos em performance/tempo para completar tarefas etc. Não vejo bem o porque de não aproveitar uma tecnologia mais recente, pelo menos nos últimos anos tenho utilizado o speedshift com bons resultados.

Consumo em idle fica em 1.7w no i7 9750H
 
Última edição:

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
* Realmente só para dar continuidade a questão do consumo de energia speedstep x speedshift, em testes preliminares não vi diferença visível. Mas continua a recomendação de usar o speedshift, pelo fato desta tecnologia permitir maior velocidade nas mudanças de clock, além de outros benefícios que podemos discutir mais a frente.
 

r_nicolino

New Member
Registrado
Boa noite galera, fiz o undervolting usando TS seguindo este tutorial, deixei em -125, porém ao executar um stress test pelo intel xtu eu me deparei com uma "mensagem" oscilando para yes no Current\edp limit throttling, não sei o que significa e nem o porque. Isto é ruim? ou é normal?

No TS ao clicar em em Limits o mesmo mostra EDP OTHER na coluna RING, o que significa?
 

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
Boa noite galera, fiz o undervolting usando TS seguindo este tutorial, deixei em -125, porém ao executar um stress test pelo intel xtu eu me deparei com uma "mensagem" oscilando para yes no Current\edp limit throttling, não sei o que significa e nem o porque. Isto é ruim? ou é normal?

No TS ao clicar em em Limits o mesmo mostra EDP OTHER na coluna RING, o que significa?
EDP significa Electrical Design Point , quer dizer que a frequencia é reduzida abaixo do que foi solicitado pelo S.O devido a limitações no de energia/design do sistema (o consumo máximo elétrico , de acordo com a definição da Intel)

É normal, especialmente em notebooks.
 

r_nicolino

New Member
Registrado
EDP significa Electrical Design Point , quer dizer que a frequencia é reduzida abaixo do que foi solicitado pelo S.O devido a limitações no de energia/design do sistema (o consumo máximo elétrico , de acordo com a definição da Intel)

É normal, especialmente em notebooks.
Baixei o TS que vocÊ já deixou configurado e as mensagens em amarelo não apareceram mais. Tem algo a mais que você fez que resolve o problema, só não sei o que kkkkkkkkkkkkk não precisei mexer em nada, funcionou do jeito que disponibilizou os undervolting

vlwwww
 

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
Baixei o TS que vocÊ já deixou configurado e as mensagens em amarelo não apareceram mais. Tem algo a mais que você fez que resolve o problema, só não sei o que kkkkkkkkkkkkk não precisei mexer em nada, funcionou do jeito que disponibilizou os undervolting

vlwwww
Provável que foi a frequencia menor da CPU, usando assim menos energia, importante é que resolveu!
 

Protoman!!!

Member
Registrado
uma pergunta, tenho um lenovo Y540, teoricamente a lenovo permitiu o notebook a puxar 60W quando colocado no modo desempenho do software deles, porém desde que formatei o notebook ele só puxa 45W na CPU independente em qual modo ta setado

é possível forçar via throttlestop pra permitir que suba até 60W? é um i7-9750h
 

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
O TS tem a opção TPL onde você pode configurar os limites do Turbo Boost, mas forçar, ai teria que analisar porque ocorreu essa mudança depois da formatação, se é algum driver ou software de controle que está faltando. De qualquer forma o TDP máximo deveria ser 45 (o de longa duração) no 9750H. Se você quer reduzir as temperaturas, menor TDP, menor calor gerado. Rodando em 3.2GHZ o 9750, ele não vai usar mais de 25W praticamente.

Qualquer coisa confere no tópico dedicado do Y540, que o pessoal que tem esse note também pode te dar uma luz.
 
Última edição:

diogenesvow

New Member
Registrado
Boa noite pessoal sou novo no forum aqui.
@GeekZilla aprendi com seu tutorial a fazer undervolt e underclock, ja melhorou muito pra jogar no note sem ferver.
Comprei fim do ano fora do brasil o G7 7590 i7 9750h.

Sabes qual melhor configuração de undervolt para esse processador, tenho duvidas tbm ao limitar no TPL, no momento deixei 45.
Meu undervolt ta -250 cpu core e -135 cpu cache com clock a 3.2 para jogar.

Caso to fazendo besteira nessa configuração me avisa ai, se puder tbm passa uma conf boa para esse processador nao fever mais eu tbm nao perder desempenho.

Agradeço desde ja pela ajuda até aqui.
Obrigado
 

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
Boa noite pessoal sou novo no forum aqui.
@GeekZilla aprendi com seu tutorial a fazer undervolt e underclock, ja melhorou muito pra jogar no note sem ferver.
Comprei fim do ano fora do brasil o G7 7590 i7 9750h.

Sabes qual melhor configuração de undervolt para esse processador, tenho duvidas tbm ao limitar no TPL, no momento deixei 45.
Meu undervolt ta -250 cpu core e -135 cpu cache com clock a 3.2 para jogar.

Caso to fazendo besteira nessa configuração me avisa ai, se puder tbm passa uma conf boa para esse processador nao fever mais eu tbm nao perder desempenho.

Agradeço desde ja pela ajuda até aqui.
Obrigado
Bem, não existe melhor configuração de forma geral ou valor universal de undervolt. É algo que tem que ser adaptado para cada caso, você vai testando quais valores funcionam para a tua CPU e GPU.

Se deu certo com este valor (que ficou bem alto por sinal, no core, embora o cache ficou com grande diferença, mas é o segundo caso que vejo aqui no forum) e se não travou nem apresentou erros no TS Bench ou Passmark então é isso mesmo, agora é só aproveitar! 3.2GHZ é o que considero o ponto ideal para usar essas cpus. Só que for algo que demande muito processamento para aumentar. Mas games como BFV rodam traquilo, com vsync 60 fps com esse clock.
 

diogenesvow

New Member
Registrado
Bem, não existe melhor configuração de forma geral ou valor universal de undervolt. É algo que tem que ser adaptado para cada caso, você vai testando quais valores funcionam para a tua CPU e GPU.

Se deu certo com este valor (que ficou bem alto por sinal, no core, embora o cache ficou com grande diferença, mas é o segundo caso que vejo aqui no forum) e se não travou nem apresentou erros no TS Bench ou Passmark então é isso mesmo, agora é só aproveitar! 3.2GHZ é o que considero o ponto ideal para usar essas cpus. Só que for algo que demande muito processamento para aumentar. Mas games como BFV rodam traquilo, com vsync 60 fps com esse clock.
E ai obrigado pela ajuda
Então no meu G7 com processador i7 9750h to usando cpu core -250 e cpu chace -145 no offset. esse to fazendo testes de stress com o AIDA64 e ta rolando sem nenhuma falha.
Processador em 100% usando 32.8v e temperatura maxima a 75 graus. Clock no maximo 3.2 e EPP 128
Tu acha que se nao der nenhuma falha posso usar esse perfil normalmente?

Vou usar esse perfil para jogar e ver como se comporta.
 

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
E ai obrigado pela ajuda
Então no meu G7 com processador i7 9750h to usando cpu core -250 e cpu chace -145 no offset. esse to fazendo testes de stress com o AIDA64 e ta rolando sem nenhuma falha.
Processador em 100% usando 32.8v e temperatura maxima a 75 graus. Clock no maximo 3.2 e EPP 128
Tu acha que se nao der nenhuma falha posso usar esse perfil normalmente?

Vou usar esse perfil para jogar e ver como se comporta.
Se não apresentou nenhuma falha, acredito ser tranquilo, sempre estranho um undervolt tão alto na CPU e geralmente no deixo o mesmo do cache, mas dá para usar assim também. Você pode rodar o teste do Passmark também, que faz bench usando vários recursos da CPU, para ter certeza se está tudo ok.

Outra dica é você usar o VSYNC a 60FPS, vai reduzir ainda mais as temperaturas. Qual a tua GPU? Chegou a fazer undervolt nela também?
 

diogenesvow

New Member
Registrado
Se não apresentou nenhuma falha, acredito ser tranquilo, sempre estranho um undervolt tão alto na CPU e geralmente no deixo o mesmo do cache, mas dá para usar assim também. Você pode rodar o teste do Passmark também, que faz bench usando vários recursos da CPU, para ter certeza se está tudo ok.

Outra dica é você usar o VSYNC a 60FPS, vai reduzir ainda mais as temperaturas. Qual a tua GPU? Chegou a fazer undervolt nela também?
Boa tarde.
Vou testar essa questão do VSYNC. Quanto a GPU o meu veio com a RTX 2060.
Onde faço o undervolt dela? E qual valor começa aplicando para testar?

Obrigado
 

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
Boa tarde.
Vou testar essa questão do VSYNC. Quanto a GPU o meu veio com a RTX 2060.
Onde faço o undervolt dela? E qual valor começa aplicando para testar?

Obrigado
Só seguir o tutorial da minha assinatura, ali tem todos os passos, com video também, você vai usar o MSI Afterburner. O valor você vai obter rodando um teste inicialmente para ver quanto de energia a sua placa está usando. Depois é reduzir gradativamente, mas de forma bem menos agressiva do que é feito com a CPU. É precisar analisar para encontrar o ponto ideal entre desempenho e temperaturas baixas.
 

jf_race

Member
Registrado
Amigão, só passando pra agradecer e parabenizar pelo tópico, consegui resultados excelentes com ele. Sempre usei o XTU mas as novas Bios da Dell são extremamente travadas a ponto de não conseguir bons resultados com ele e o Throttestop resolveu perfeitamente automatizando os perfis com maestria. Já usava os tweaks do MSI Afterburner e recomendo tb.
 

GeekZilla

GeekZilla
Registrado
Amigão, só passando pra agradecer e parabenizar pelo tópico, consegui resultados excelentes com ele. Sempre usei o XTU mas as novas Bios da Dell são extremamente travadas a ponto de não conseguir bons resultados com ele e o Throttestop resolveu perfeitamente automatizando os perfis com maestria. Já usava os tweaks do MSI Afterburner e recomendo tb.
Vlw jf_Race! Qualquer coisa estamos ai!
 

diogenescorrea

New Member
Registrado
@GeekZilla boa tarde. cara agora endoidei de vez.
No meu G7 com I7 9750H, tava fazendo uns testes de doido hoje depois que coloquei a pasta termica nova thermal grizzly kryonaut.
Dai fui no Throttlestop e meu CPU Core tava -250 e CPU Cache -140. Isso rodando blz jogos como RDR2 etc pesados.
Dai comecei a fazer mais agressivo o undervolt no CPU Core. Chegando até o valor máximo de -1000.0. que é o maximo dele.
Cara executei testes com o Burnintest no processador, teste de exaustao nele e nenhum erro. Ou seja to com CPU Core -1000 e cpu cache -140 e clock no maximo 3.2ghz pra jogos.
Cara como isso é possivel? Até hoje nao entendi a diferença entre cpu core e cpu cache. 1ª Coisa que pensei foi - Acho que essa barra do cpu core nao ta mudando nada. Mais nos testes de stress com a barra zerada o processador esquenta beeeem mais, batedo 87º. Quando coloco cpu core em -1000 ele nao passa de 61º. Ou seja ta mudando algum fato ai.
Consegues dar uma direção nisso? vai interferir em algo no meu uso se eu deixar em -1000 o cpu core?
Ja o cpu cache se eu jogo em -150 ta tela azul entao deixei em -140
 

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)

Topo