[DÚVIDA] Temperatura Chipset X570 (Asus TUF Gaming PLUS) Devo me preocupar?

kintosh

New Member

Estou há uma semana com o novo setup da minha assinatura.

Instalei o HWiNFO64 e vi que a temperatura do meu Chipset (X570 Asus TUF Gaming PLUS) fica o tempo todo em 71.3º (mínima de 45º, sei lá quando isso ocorreu e máxima de 72º), ou seja, a temperatura está fixa no máximo registrado.

__Estou com a bios mais atual;
__Usando o plano de enegia AMD Ryzen High Performance. Mudei para o "Balanced", mas não alterou em nada a temperatura do Chipset.

O cooler do Chipset está funcionando (achei que poderia estar desligado), porém não sei a qual rotação.
A GPU fica bem em cima dela (também desacreditei disso... colocaram o Slot PCIe 16x bem na frente do Cooler... poderiam ter invertido como li que algumas MSI's fazem...

Eu devo me preocupar? :confused:

Se puderem compartilhar a temperatura dos seus Chipsets X570, especialmente se algum colega também tiver essa mesma minha placa-mãe, acho que seria massa para outros colegas terem essa info.

Alguém tem alguma dica?

Muito obrigado pelo seu tempo,

Última edição:

Bruno Talis

Be a simple man. --~,~Engenharia Civil~,~
Sei que não responde sua pergunta, mas te dou uma dica, as Aorus Elite contam com as melhores construções em seus componentes... E conseguem de longe as melhores temperaturas contra as concorrentes, se tiver como trocar seria muito válida esta escolha...

kintosh

New Member
Sei que não responde sua pergunta, mas te dou uma dica, as Aorus Elite contam com as melhores construções em seus componentes... E conseguem de longe as melhores temperaturas contra as concorrentes, se tiver como trocar seria muito válida esta escolha...
Fala Bruno, obrigado pela colaboração. Infelizmente, trocar agora está fora de cogitação (eu nem conseguiria, porque já estou usando a placa há 1 semana).
Eu tinha ficado ressabiado com as bios da Aorus, pra ser sincero (vi pessoas falando das bios delas dando problema).

Agradeço a contribuição, de qualquer modo :)

kintosh

New Member
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Galera, algo de errado não está certo com o fluxo de ar do meu gabinete??? rs :mdr2:

É o Sharkoon TG5 original, apenas adicionei 2 em cima. Na hora de filmar fechei a janela, desliguei o ventilador do escritório e fiquei sem respirar kkkk: https://www.kabum.com.br/produto/55847/cooler-fan-deepcool-wind-blade-120-12x12cm-super-silent-big-airflow-blue-led-dp-fled-wb120

Existe como estes 2 coolers de cima terem sido instalados do "lado" errado? Tá puxando ar pra dentro ao invés de ser um "exaustor" de ar, não? rs

Última edição:

Warlust

Member

Galera, algo de errado não está certo com o fluxo de ar do meu gabinete??? rs :mdr2:

É o Sharkoon TG5 original, apenas adicionei 2 em cima. Na hora de filmar fechei a janela, desliguei o ventilador do escritório e fiquei sem respirar kkkk: https://www.kabum.com.br/produto/55847/cooler-fan-deepcool-wind-blade-120-12x12cm-super-silent-big-airflow-blue-led-dp-fled-wb120

Existe como estes 2 coolers de cima terem sido instalados do "lado" errado? Tá puxando ar pra dentro ao invés de ser um "exaustor" de ar, não? rs

Também há a possibilidade do cabo estar ligado com polaridade errada na placa mãe. Se não me engano, tem um conector de fan do gabinete nessa placa mãe que não tem indicação de positivo e negativo.
Sobre a temperatura do chipset, pelo que lembro, o meu não fica quente assim não. Mesmo com a 1070 colada nele. Mas, como não estou em casa, é chute. Depois vejo novamente e dou retorno.
Vendo seu vídeo me pareceu que os coolers de cima estão puxando ar mesmo. Aí vira uma estufa. Acho que, no seu caso, é só inverter a posição das fans que vai resolver.

Última edição:

farbus

Banido
Tenho a tuf gaming x570-plus, e to achando bem alto isso daí. Não acho que isso seja normal em nenhum chipset...

Não posso fazer testes agora porqu3 estou fora de casa, mas o meu nunca passou de 45. Se chegasse a 50 eu iria ficar super preocupado.

No entanto, lembro de ter monitorado só algumas vezes durante alguns jogos, e como n vi nada anormal em relaçao a nenhum dos meus componentes, parei de olhar.

Ps. Uso WC no CPU (corsair H80i), tenho uma vega64 (devil) praticamente colada no chipset, que fica a 70 C no fullload, além de 3 coolers puxando ar da frente e 1 + 2 (1 atras e no 2 topo) tirando o ar quente.

Última edição:

undrtkr

sou do contra
ja verificou se não é erro de leitura? descartaria essa possibilidade antes de partir para outra coisa....

_EagleMan_

Goodbye, My Old Friend...
Aqui na minha Asus X570-E a temperatura já bateu os 70°C, isso na bancada de testes (ainda não testei dentro do meu case). A VGA fica mesmo em cima da entrada de ar, o que com certeza atrapalha a ventilação, mas infelizmente não estou mais com minha VGA quebra-galho, que tem o comprimento do slot PCI-E, pra ver se isso altera alguma coisa.

Notei também que a refrigeração da VGA ajuda a reduzir a temperatura do chipset, mas como ela fica com o cooler desligado até atingir 60°C, o jeito vai ser deixar o chipset "torrar" mesmo. Do ponto de vista de instabilidade, não tive problemas relacionados à essa alta temperatura, pelo menos por enquanto.

ja verificou se não é erro de leitura? descartaria essa possibilidade antes de partir para outra coisa....
Não é erro de leitura, o chipset X570 é esquentado mesmo.

Falouws :cool:

halliuser2000

New Member
Notei também que a refrigeração da VGA ajuda a reduzir a temperatura do chipset, mas como ela fica com o cooler desligado até atingir 60°C, o jeito vai ser deixar o chipset "torrar" mesmo. Do ponto de vista de instabilidade, não tive problemas relacionados à essa alta temperatura, pelo menos por enquanto.
A minha placa de vídeo tb só liga as ventoinhas depois dos 60°C.
A solução que encontrei para isso foi usar o programa MSI Afterburner. Com ele você pode ligar as ventoinhas da placa de vídeo.
Eu coloco elas em 25%. cai bastante a temperatura.

Mas lembre-se de tirar esse ajuste qdo for jogar, deixando em "auto". Senao a placa vai esquentar e a rotação não vai passar de 25% do que ela pode girar..rsrs

_EagleMan_

A minha placa de vídeo tb só liga as ventoinhas depois dos 60°C.
A solução que encontrei para isso foi usar o programa MSI Afterburner. Com ele você pode ligar as ventoinhas da placa de vídeo.
Eu coloco elas em 25%. cai bastante a temperatura.

Mas lembre-se de tirar esse ajuste qdo for jogar, deixando em "auto". Senao a placa vai esquentar e a rotação não vai passar de 25% do que ela pode girar..rsrs
A minha só rotaciona o cooler acima de 33% e eu cheguei a testar ela em 100% pra ver até onde isso ajudava na temperatura do chipset. Pois bem, nesse estado o chipset ficou em 57.5°C senão me falhe à memória, enquanto que nesse exato momento, com as fans da VGA desligadas, ele tá batendo 67,8°C. Apesar de achar esse valor alto, considerando que o PC não está instável, vou deixar como está.

Warlust

Member
Aqui o Hwinfo marca 58º. Como está tudo completamente normal desde que o setup foi montado há quase um mês atrás (inclusive jogando com uma temperatura de 31 graus dentro do quarto em um dos surtos de calor de Curitiba) nem me preocupo.

kintosh

New Member
:much: Obrigado de coração a cada um de vocês pela participação no meu tópico:

@Warlust @farbus @undrtkr @_EagleMan_ @halliuser2000

Tive pelo menos algum progresso... pouco, mas tive rs

__Inverti o lado das 2 fans superiores, para funcionarem como exaustores, que é o correto (elas estavam puxando ar para dentro mesmo, rs);
__Instalei os conectores de 2 das 3 fans frontais nos conectores da placa-mãe (pois estava direto na PSU/fonte) (a 3ª ventoinha acabei ligando direto na fonte, mas vou conectar na entrada AIO Pump disponível, depois);
__Instalei os conectores das 2 fans superiores direto na fonte, pra ficarem o tempo todo no máximo;
__Instalei o conector da ventoinha traseira na placa mãe (estava direto na PSU/fonte);

Com isso, a temp do meu chiptset caiu de 75º para 69º. Ontem e hoje está a mesma temperatura aqui (29º);

Ainda é uma temp bem alta, né?

Fui investigar mais a fundo e, como agora liguei a maioria das fans direto na placa-mãe, fiz o seguinte:

__Limitei o desempenho máximo do plano de energia "Ryzen High Performance" em até 99%, com isso, o clock ficou travado em 3,49 GHz;
Pelo "AI Suite 3" da Asus:
__Fixei a rotação do cooler do CPU em 80%;
__Desliguei todas as fans do gabinete (exceto as 2 superiores de saída de ar e 1 das 3 frontais de entrada de ar porque eu liguei-as direto na psu/fonte;
__Resultado: temperatura do CPU e Chipset praticamente intactos;

Ou seja, isso me diz que as 3 fans frontais e a ventoinha traseira do Sharkoon TG5 são só enfeite, mesmo, rs.

(Os conectores de todos as fans do case não eram muito bem sinalizados em relação ao negativo, mas como só 1 dos cabinhos era cinzinha, pressupus que eles eram o negativo)

Se o meu raciocínio estiver correto,

1)__Seria interessante tirar as 3 fans frontais originais de 120mm (p/ entrada de ar) e e colocar 2 fans de 140mm com bom CFM no lugar?
2)__Seria interessante tirar as 2 fans superiores (Deep Cool 120mm supostamente c/ até 65 CFM) (para saída de ar) e colocar 2 fans de 140mm com bom CFM no lugar?
3)__A fan traseira do gabinete é beeeeeem furrequinha também. Trocar ela por uma mais forte? (só cabe de 120mm ali).
Ou melhor ter só 2 de 140mm para entrada de ar e 2 de 140mm para saída de ar, para ter um fluxo de ar neutro, teoricamente???

@Warlust: você possui fans para entrada e saída de ar do seu gabinete? Se sim, poderia me dizer quais, por gentileza? Que sonho, seu chipset supostamente idêntico ao meu e @ 58º apenas rs

Posso tentar forçar a ligação dos 2 coolers da GTX 1060 que está em cima do chipset.
4) Vocês recomendam algum programa específico pra isso?

Caros, mais uma vez, muito obrigado pelo tempo de cada um de vocês, aqui! :')

Última edição:

iNeSiNhA

New Member
Cara, vou responder aqui agora, já que criou esse tópico :)

1 - O seu gabinete é todo fechado pelo vidro temperado na frente ou tem aberturas? Gabinete todo fechado na frente sofre um pouco.

2 - Coloca as fans que puxam o ar pro gabinete no máximo em RPM, assim como a traseira, e testa as temperaturas! Essas fans são comuns como quaisquer outras, gastar mais dinheiro em fan do que com o gabinete em 99% dos casos não faz sentido, ainda mais se rodar tudo em stock.

3 - 3 fans de 120mm geram aprox. o mesmo fluxo de ar que 2 fans de 140mm! Aqui no meu SPEC-01 que te disse que tô vendendo eu usava 2x140mm, sendo que 1 o fluxo de ar ficava todo "tapado" pelos HD's! No entanto usava em rotação máxima, assim como a de exaustão de trás. A do topo era no auto mesmo.

4 - Configura direitinho as tuas fans na placa mãe! É possível que elas estejam todas no modo automático, e as temperaturas que a placa-mãe controla muitas vezes são em um alto valor. Exemplo: aqui na MSI que eu tinha as fans só rodavam em 70% se a CPU atingisse 75°, o que é muito! Então eu configurei pra que elas rodassem 100% nos 75º, entendeu?

kintosh

New Member

1 - O seu gabinete é todo fechado pelo vidro temperado na frente ou tem aberturas? Gabinete todo fechado na frente sofre um pouco.
Tem entradas de ar nas laterais:

2 - Coloca as fans que puxam o ar pro gabinete no máximo em RPM, assim como a traseira, e testa as temperaturas! Essas fans são comuns como quaisquer outras, gastar mais dinheiro em fan do que com o gabinete em 99% dos casos não faz sentido, ainda mais se rodar tudo em stock.
O teste que mencionei foi com elas no máximo já, acredita? :okay: 1100 RPM cada, segundo o "AI Suite 3", porém sei lá se as pás delas são bem desenhadas pra serem eficientes.

3 - 3 fans de 120mm geram aprox. o mesmo fluxo de ar que 2 fans de 140mm! Aqui no meu SPEC-01 que te disse que tô vendendo eu usava 2x140mm, sendo que 1 o fluxo de ar ficava todo "tapado" pelos HD's! No entanto usava em rotação máxima, assim como a de exaustão de trás. A do topo era no auto mesmo.
Triste saber disso. Achei que 2 de 140mm botavam mais ar pra dentro do que 3 de 120mm;

O fato é, como relatei ali, as fans rodando no máximo Vs fans desligadas não alteraram as temps do CPU nem do chipset, rsrs :chan:

4 - Configura direitinho as tuas fans na placa mãe! É possível que elas estejam todas no modo automático, e as temperaturas que a placa-mãe controla muitas vezes são em um alto valor. Exemplo: aqui na MSI que eu tinha as fans só rodavam em 70% se a CPU atingisse 75°, o que é muito! Então eu configurei pra que elas rodassem 100% nos 75º, entendeu?
Então, como eu disse, no teste eu já tinha deixando todas elas no máximo, exceto o Cooler do CPU (eu eu tinha deixado em 80%, mas agora já deixei no "Smart mode"):

O que fazer agora? risos (de nervouser)

Devo fazer essa "gabiarra" inteligente aqui eu o colega @Peter_ fez...
Tirar o vidro frontal e colocar uma tela mosquiteira pra segurar um pouco do pó..............
Alguém tem mais ideias? kkkkkk

Outra info que vi aqui no AI Suite 3 agora: o cooler do meu chipset fica em 3100 RPM, o mesmo assim está 68º agora....

Última edição:

iNeSiNhA

New Member
Provável que as fans realmente não sejam boas, mas trocar de fans vai te fazer gastar uma grana, um kit com 3 Cooler Masters A-RGB não deve sair por menos de R$ 200...

O pior que você vai perder bastante em estética se fizer isso do mesh na frente, mas... E esse cooler aí do chipset infelizmente é uma piada pelo que tô pesquisando aqui, a placa deveria ter um heatskink decente.

Meu próximo gabinete também é assim com vidro temperado (Deepcool Maxtrexx ADD), só que cabem 3 fans de 140mm na frente e, como eu acho bem feio na real esses coolers RGB cada parecendo um olho, encomendei as 3 fans comuns de 140mm pra não sofrer muito com temperaturas...

Panda

impeckable
Membro Honorário
X570 não é exatamente frio. Aqui pega essas temps também. Não acho que precise se preocupar, não é nada estratosférico.

Warlust

Member
@kintosh meu gabinete tem uma ventoinha de 140, na parte frontal, jogando ar frio, uma na parte traseira de 120 e outra de 120 na parte de cima, ambas como exaustor.
São ventoinhas da cougar, mesma marca do gabinete.

andre.antunes

New Member
Esse chipset bate em 70 com rotação baixa da fan, creio que apesar de ser alto, é uma temperatura "normal" para ele. Mas se você colocar a rotação mais alta, segura bem em 50 graus. Vai na Bios e deixa no máximo, ele é esquentado mesmo. Seu gabinete com esse vidro na frente parece ser mais quente, tem pouco espaço para circular ar. Faça um teste sem essa tampa da frente.

Arthur Fileti Fiorette

twitch.tv/hazork_
Faz o seguinte, eu também tenho esse gabinete, (fui oque te mostrou que ele valia a pena) e a minha configuração de fan ficou o seguinte, 1 atras puxando para fora, 3 em cima para fora e 3 na frente para dentro, e em testes de stress extremos por mais de 3hrs o chipset da minha mobo n sobe muito. olhe como eu fiz no meu pc, volte a colocar os fans da sharkoon na fonte, eles ficam todos zoados na placa mãe, se eu fosse voce, colocava somente as 2 fans de cima na placa mae e se tiver controle de rotação, coloque para controlar apartir das termperaturas da placa mãe, pois as merdas de ventoinhas da sharkoon nem isso fazem. https://prnt.sc/plxx8r (ficou virado a foto)

kintosh

New Member
Provável que as fans realmente não sejam boas, mas trocar de fans vai te fazer gastar uma grana, um kit com 3 Cooler Masters A-RGB não deve sair por menos de R$ 200...

O pior que você vai perder bastante em estética se fizer isso do mesh na frente, mas... E esse cooler aí do chipset infelizmente é uma piada pelo que tô pesquisando aqui, a placa deveria ter um heatskink decente.

Meu próximo gabinete também é assim com vidro temperado (Deepcool Maxtrexx ADD), só que cabem 3 fans de 140mm na frente e, como eu acho bem feio na real esses coolers RGB cada parecendo um olho, encomendei as 3 fans comuns de 140mm pra não sofrer muito com temperaturas...
Oiee! :D

Pra ser sincero, eu não ligaria de investir estes R$ 150 - R$ 200 nestes 3 Cooler Masters A-RGB ou similares (apesar de eu não ligar muito pra RGB.

Poderia me dizer quais fans você encomendou, por gentileza? ^^ #MandaLinks rs

Sim, o sistema de resfriamento do Chipset X570 dessa Asus TUF Gaming Plus deixa a desejar, mesmo :/ (apesar de que um colega aqui no tópico tem a mesma placa com o chipset a 58º, então o fluxo de ar do gabinete deve estar influenciando bastante)

X570 não é exatamente frio. Aqui pega essas temps também. Não acho que precise se preocupar, não é nada estratosférico.
Pois é. quando ouvi o Linus (Tech Tips) falando sobre isso eu não tinha dado muita bola, até ser proprietário de uma placa dessas haha
Só vou me certificar de fazer o melhor que eu puder em termos de refrigeração / fluxo de ar do gabinete.

@kintosh meu gabinete tem uma ventoinha de 140, na parte frontal, jogando ar frio, uma na parte traseira de 120 e outra de 120 na parte de cima, ambas como exaustor.
São ventoinhas da cougar, mesma marca do gabinete.
Obrigado, @Warlust. Curitiba geralmente é mais frio que Sorocaba-SP pelo que sei, mesmo assim, o fluxo de ar do seu gabinete deve estar bem melhor que o meu. Pra ser justo hoje o termômetro que tenho aqui na mesa está marcando 22º e o HWiNFO64 está falando que o Chipset está 62.3º (liguei o PC tem uns 20 minutos).

Você poderia dizer quais são estes modelos da Cougar que colocou, por gentileza?

Esse chipset bate em 70 com rotação baixa da fan, creio que apesar de ser alto, é uma temperatura "normal" para ele. Mas se você colocar a rotação mais alta, segura bem em 50 graus. Vai na Bios e deixa no máximo, ele é esquentado mesmo. Seu gabinete com esse vidro na frente parece ser mais quente, tem pouco espaço para circular ar. Faça um teste sem essa tampa da frente.
@andre.antunes beleza, cara? Cara, tentei encontrar isso na minha bios. até procurei por "PCH Fan" que é o termo do cooler do chipset pelo que pesquisei, mas não encontrei como alterar isso na TUF Gaming X570-PLUS :/ Agora a rotação do cooler do chipset está em +- 2700 RPM, temperatura ambiente de 22º e marcando 62º de temperatura do Chipset (bem melhor que os 75º antes de eu arrumar as ventoinhas de cima do gabinete, que depois reduziu as temps do chipset para 69º).

Você já conseguiu alterar a RPM da fan do chipt em placas Asus X570? Obrigado

Faz o seguinte, eu também tenho esse gabinete, (fui oque te mostrou que ele valia a pena) e a minha configuração de fan ficou o seguinte, 1 atras puxando para fora, 3 em cima para fora e 3 na frente para dentro, e em testes de stress extremos por mais de 3hrs o chipset da minha mobo n sobe muito. olhe como eu fiz no meu pc, volte a colocar os fans da sharkoon na fonte, eles ficam todos zoados na placa mãe, se eu fosse voce, colocava somente as 2 fans de cima na placa mae e se tiver controle de rotação, coloque para controlar apartir das termperaturas da placa mãe, pois as merdas de ventoinhas da sharkoon nem isso fazem. https://prnt.sc/plxx8r (ficou virado a foto)
Hey, @Arthur Fileti Fiorette! Vou testar isso, mas sinceramente creio que não irá alterar muito pois elas já estavam todas ligadas direto na fonte antes e as temps estavam bem altas antes. Pelo jeito o chip da sua placa é bem menos esquentado que os chipsets X570 hehe

hallucinog3n

Member
Aqui na X570 Ace o máximo que já vi foi 62º C, isso com a temperatura infernal que faz aqui em Goiânia nos últimos 2 meses (entre 36 e 39ºC), o fluxo de ar do meu gabinete é até bom, mas realmente os X570 são esquentadinhos mesmo.

kintosh

New Member
Aqui na X570 Ace o máximo que já vi foi 62º C, isso com a temperatura infernal que faz aqui em Goiânia nos últimos 2 meses (entre 36 e 39ºC), o fluxo de ar do meu gabinete é até bom, mas realmente os X570 são esquentadinhos mesmo.
Fui até pesquisar... que placa massa, hein? E que heatsink lindo ela tem para o chipset, wow!

Meu chipset se estivesse nessa temperatura que comentou, talvez bateria 80-85º rs

_EagleMan_

Isso depende muito da temperatura ambiente. Aqui onde resido a temperatura dele bate 70°C mesmo com a rotação acima de 3000 RPM. Ao menos ela não faz barulho que chegue a incomodar, mas a temperatura ao meu ver deveria ser algo para se preocupar. Entretanto, como não tive qualquer tipo de instabilidade em virtude do chipset, vou deixar pra lá, pra não me estressar mais...

Warlust

Member

Cougar Turbine de 140mm na parte frontal e, como exaustores, Cougar hb cfd12 (120mm).
Essas ventoinhas são velhas, mas estão funcionando perfeitamente aqui. Tem umas resenhas do pessoal falando que o turbine é meio barulhento, mas não acho.

aconeto

New Member
Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)