[DÚVIDA] SSD antigo + Kit novo - Formatar ou não?

GilbertoJunior

Active Member
Pessoal estou montando um novo PC, com mobo, memorias, processador, gabinete e fonte novos. Mas vou reaproveitar o SSD que uso no meu PC atual no novo kit (ambos na assinatura). A dúvida é se vale a pena eu deixar ele sem formatar, Apenas reativando o windows, pois com a plca mãe nova o windows vai pedir pra ativar novamente. Vi em em outro fórum um user que só fez isso, como se fosse normal. Será que não teria problemas com isso? Drivers, configurações, etc?

É por preguiça de arrumar um pendrive com windows 10, formatar, atualizar e baixar/instalar tudo novamente mesmo, já terei o trabalho todo de montar o PC do zero.

Última edição:

ruantr01

New Member
O certo é formatar, pois você vai estar trocando de placa mãe e todos os drivers vão ser diferentes. Vai dar conflito quando você tentar ligar o sistema com os drivers e configurações da mobo antiga, sem falar que, se ligar, pode causar lentidões e erros.

NeoConker

Unregistered User
Ainda mais agora com o Windows 10 que tem essa opção no menu de configurações.

Reinstalei aqui só pra tirar com certeza o Java que foi necessário para o programa do IPRF.

Ano que vem eu subo uma virtual machine...

Angra_EXPERT

Membro
sempre que comprar hardware novo é recomendável sim dar uma formatada mano :vish:

rlopes

Active Member
Pessoal estou montando um novo PC, com mobo, memorias, processador, gabinete e fonte novos. Mas vou reaproveitar o SSD que uso no meu PC atual no novo kit (ambos na assinatura). A dúvida é se vale a pena eu deixar ele sem formatar, Apenas reativando o windows, pois com a plca mãe nova o windows vai pedir pra ativar novamente. Vi em em outro fórum um user que só fez isso, como se fosse normal. Será que não teria problemas com isso? Drivers, configurações, etc?

É por preguiça de arrumar um pendrive com windows 10, formatar, atualizar e baixar/instalar tudo novamente mesmo, já terei o trabalho todo de montar o PC do zero.

Vou dizer o que eu faço, até hoje não deu errado em nenhuma máquina, kkkkk

- Instalo o SSD no kit novo, e no primeiro boot eu entro no modo de segurança;

- Abro o gerenciador de dispositivos e mando exibir os dispositivos ocultos;

- clico botão direito do mouse e mando desinstalar TODOS os ocultos, se tiver a caixinha de excluir o driver marco também;

- Rodo CCleaner no modo de segurança mesmo;

- Reinicio a máquina, dá boot normal, instalo os drivers novos normalmente e pronto, tudo 100%.

Quando "desenvolvi esta técnica", parti do princípio da lógica de que boa parte dos ocultos são dispositivos que estavam lá, mas agora não estão mais, ou seja, partes do kit antigo. Algumas coisas não estão incluídas nesse caso, mas desinstalo mesmo assim pois os que não era pra desinstalar, se instalam automaticamente no primeiro boot (você vai notar que ele será um pouco mais demorado que o normal).

torrentman

Member
Banido
Eu as vezes que troquei de placa mãe e tal sempre formatei, coloquei os drivers recentes no Windows limpo, sempre me deram bons resultados..

O sistema com drivers mais antigos mal desinstalados e tal deixam poluído, o ideal é fazer um backup de tudo, instalar do zero o Windows e instalar tudo os drivers e programas atualizados e corretos.

William Lincoln

New Member
Para evitar possíveis bugs no Windows, recomendo formatar, sem sombra de dúvidas.

GilbertoJunior

Active Member
É acho que vou formatar mesmo, não quero ter dor de cabeça depois. E meu Ruindows já ta bugado mesmo, 2 anos sem formatar. O Rivatuner não funciona mais nele, já desinstalei tudo, atualizei e nada... Vou precisar desse monitoramento pra checar o hardware novo. Alias tem outra opção pra monitorar temperaturas e % de uso em jogos?

torrentman

Member
Banido
É acho que vou formatar mesmo, não quero ter dor de cabeça depois. E meu Ruindows já ta bugado mesmo, 2 anos sem formatar. O Rivatuner não funciona mais nele, já desinstalei tudo, atualizei e nada... Vou precisar desse monitoramento pra checar o hardware novo. Alias tem outra opção pra monitorar temperaturas e % de uso em jogos?
MSI afterburner...

https://www.msi.com/page/afterburner

Geral usa ele pra monitorar temperaturas, clocks, etc in-game.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)