[review]teclado - cougar 200k

Grimwynn

/lsilvatti0 < steam

(sim, eu adoro imagenzinhas e coisinhas bonitinhas, aliás, os textos encontrados nessa review no mesmo estilo que esse são
apenas comentários pessoais, não influem na matéria como um todo)

Antes de tudo, gostaria de deixar claro algumas coisas que farei na Review:
Evitarei colocar vídeos, eles te puxam para outras páginas e o foco é perdido.
Explicarei as coisas como se você não soubesse nada sobre todos os mecanismos usados no periférico.
Tentarei atender todas as críticas e recomendações.
Obrigado por ler.

Muito bem, para começarmos, vou começar falando um pouco da marca.
A Cougar, apesar de soar um pouco desconhecida (acho que é mesmo, no entanto, tem se mostrado de grande destaque) é uma marca alemã e foi fundada em 2007 e está ativa desde então.Conta com produtos na área de periféricos (Mousepads, Teclados e Mouses) e também com algumas peças de Hardware, como Fontes, Gabinetes e FANs.

Agora que eu já falei da marca, podemos começar a Review em si.
Esse é o teclado:

Agora, vamos para as características dele:

• Teclas baixas com Scissor-Switch
  • 19 Teclas Anti-Ghosting
  • Retro iluminação com 7 cores diferentes e "modo Respiração"(luzes *u*)
  • Aceleração da taxa de repetição (1x/2x)
  • Tecla FN e teclas multimídia
  • Bloqueio da tecla do Windows
  • Troca do AWSD pelas setas e vice-versa

Tá, você leu tudo isso em cima... e por acaso, entendeu alguma coisa?(caso já seja "expert" aqui no fórum, por favor, não me zoe ou afins por causa disso)
Não? Então vou explicar cada uma das coisas que eu escrevi.

Scissor Switch e ergonomia do teclado

Essa é uma switch conhecida pelo pessoal que usa notebook (um inferno de colocar de volta caso ela saia ou você tire).Teclados que usam essa Switch normalmente são confortáveis, não fazem muito barulho, não precisam de muita força para serem abaixadas e diminuem consideravelmente o tempo de resposta se comparadas a um teclado de membrana. o único problema mesmo é se elas saírem ou quebrarem, porque você vai ter um trabalho do tinhoso pra botar de volta, sério.
Aqui temos um gif que exemplifica o funcionamento dessas teclas:

(bem da hora, quando estão funcionando)

A ergonomia do teclado... bom, não posso dizer que é péssimo, mas se você usava um teclado com disposição das teclas que ajudasse ergonomicamente, como aqueles em onda, vai ter que se acostumar, porque esse é uma tábua. E é bem baixo.

Anti-Ghosting e as 19 teclas abençoadas
Ghosting, ou efeito da tecla fantasma acontece por diversos motivos que eu não preciso explicar aqui. No entanto, você precisa saber o que é e porque há toda essas preocupação em evitar isso.
Então, se imagine jogando aquela partida de Counter Strike, ou qualquer outro FPS ou jogo onde você aperta 50528948² teclas.
Um teclado convencional, só vai reconhecer 4 (normalmente as 4 que foram apertadas primeiro, ou vai ficar confuso caso você aperte todas ao mesmo tempo) o que fará que todas as outras teclas que você apertou não tenham o seu comando enviado para o computador, fazendo com que elas virem literalmente... fantasmas. O Anti-Ghosting evita que isso aconteça, fazendo com que todos os comandos sejam recebidos pelo programa.

Teclados mais caros contam com TODAS as teclas com essa tecnologia, mas aqui, no 200K temos apenas 19, e na minha opinião, basta (As teclas são: TAB, Q, W, E, A, S, D, LShift, LCtrl, Alt, Z, X, C, Espaço, B e as Direcionais).

Iluminação
Aquela parte que todo procura, aquela parte que DEFINE se você é GAMER ou NÃO, é, essa mesma, leds e mais leds, corezinhas e tudo mais.
O Cougar 200K é lindo, não posso negar, peguei ele e quando liguei, fiquei seduzido por tanta cor e piscadas que o modo de respiração dá.
Mas vamos focar no técnico, afinal, iluminação não serve só pra mostrar que você adora jogar.
Minha primeira intenção não era comprar um teclado iluminado, mas acabei juntando o útil ao agradável. O Teclado conta com 7 cores de iluminação, sendo elas: Laranja, Azul, Verde, Lilás, Aqua, Verde limão e Eu devo ser daltônico, porque essa ultima cor é um azul, mas na caixa indica branco (a cor do led é aquela da letra, não tô brincando).
A luz não é tão irritante aos olhos e pode também ser desligada ou ter sua intensidade diminuída em 3 níveis até apagar.
Além disso há o modo Respiração, que alterna entre fades as "7" cores. Tenho que admitir, é bem legal.

Aceleração de repetição, aquilo que eu fiquei pensando "PRA QUE TER ISSO?"
Não sério, vou mostrar pra vocês primeiro, já que provavelmente não dá pra entender direito(eu não entendi quando li)

Acho que agora dá pra entender... basicamente, eu segurei a tecla A do teclado e gravei usando as duas taxas de repetição. É bem visível que o 2X preenche mais rápido o espaço (e não, não foi editado), mas eu não sei pra que isso. Quer dizer, joguei Terraria e ativei o 2X e o meu personagem nem se mexia, mas tudo bem, não vou julgar o teclado por isso.
Aliás, esse por ser um teclado "barato", tem taxas de 1X (original) e 2X, mas já vi teclados mais caros com taxas de 8X.
Sério, pra que?

Tecla FN e Multimídia
Mais uma conhecida da Microsoft e de teclados de notebook, a tecla Função ou FN para os íntimos. A Tecla é a porta pra que você ative as funções multimídia do teclado, que incluem os comandos de som como aumentar, diminuir ou mutar, comandos de música como play, pause e passar para frente ou para trás e até a tecla pra abrir a calculadora do Windows.
Ao total, são 11 teclas multimídia como essas que eu citei e uma tecla que bloqueia o acesso a essas teclas (por exemplo, se você bloquear e tentar aumentar o som, não vai conseguir)

Além disso, a tecla FN é usada para mudar a taxa de repetição, o brilho do teclado, e a frequência do modo respiração. E não para por aí, é por essa tecla mágica que as próximas duas funções são acessadas.

Bloqueio do Windows e Troca do AWSD-Direcionais
As duas funções mais legais do teclado.
Sabe quando você tá lá jogando e aí do nada, puff, você aperta a tecla do Windows, seu jogo minimiza e você demora 3 anos pra
voltar pra ele e quando volta já perdeu 5 jogos seguidos (e só entrou em 1)? Então, apertando FN + Tecla do Windows você bloqueia essa maldita, assim, quando você apertá-la, nada, eu disse NADA acontece. E ainda tem direito a sinalização por led que essa função está ativada!

Além disso,pra você que curte jogar o jogo nas direcionais e ele só funciona no AWSD é possível intercambear os dois apenas com FN + W. Feito isso, seus direcionais sobem e o AWSD desce! É muito louco, mas sem sinal visual dessa vez :\

-/-

Bom, com isso, praticamente descrevi o teclado inteiro pra vocês, agora vamos para os Prós e Contras do teclado.

• Anti-ghosting, o qual ajuda nos jogos onde se tem que apertar várias teclas ao mesmo tempo. 19 Teclas
  • Scissor-Switchs, macias e rápidas, fazem um intermédio entre membrana e mecânico.
  • Aceleração da taxa de repetição, um recurso encontrado em teclados mais caros.
  • Teclas multimídias, função bloqueio da tecla do windows e troca rápida entre as teclas AWSD-Direcionais.
  • Boa retro iluminação e construção do produto, sendo o mesmo resistente e com um bonito acabamento final.
  • Pézinhos para inclinar o teclado emborrachados
  • ABNT2!

• Ergonomia baixa com teclas baixas. Pra quem mudou de um teclado mais alto vai demorar um pouco para se acostumar.
  • Swiches boas, porém difíceis de consertar.

O Cougar 200K é um bom teclado para sua faixa de preço, totalmente confortável para teclar, com algumas falhas ergonômicas apenas. As poucas teclas Anti-Ghosting são justificáveis pela sua faixa de preço, já que essa tecnologia é um pouco cara. Fora isso, ele surpreende e é com certeza um produto recomendável.

O Teclado foi comprado no Megamamute por R$154,00.

Essa foi minha primeira Review.
Espero que tenham gostado e já estou planejando minha próxima (Logitech G300) Obrigado por lerem até aqui!
Até mais.

Última edição:

lNeml

Antigo Nem1
Queria comprar um desse, é muito bonito, infelizmente, o preço disparou.
Fica pra próxima e ótimo review!

Grimwynn

/lsilvatti0 < steam
Nem tanto cara, no Megamamute dava pra pegar por 136 a vista!
Obrigado!

wetto

Dissecador de Periféricos

Porem, nas características tem "Padrão do Teclado: Inglês"

É ABNT, ABNT2 ou Inglês mesmo? :hmm:
Descrição errada. É ABNT2, com Ç, enter botinha e ALT GR (diferencial do ABNT2).

Enfim, daqui alguns meses vou lançar a minha review também deste teclado, da forma como sempre faço para todos os periféricos (dissecando ele).

Gigih

New Member

tbm tenho essa dúvida.. No site da kabum diz q ele é ABNT .. mas vi review brasileiros e diz q vem em ABTN2! eu nao entendo.. alguém já comprou lá e sabe informar?

wetto

tbm tenho essa dúvida.. No site da kabum diz q ele é ABNT .. mas vi review brasileiros e diz q vem em ABTN2! eu nao entendo.. alguém já comprou lá e sabe informar?
- Layout 107 teclas com Enter ISO
- Presença do ALT GR
- Ç e tudo mais

Sim é ABNT2.

tiimxd

New Member

Realmente, era o site que estava errado, o teclado é ABNT2.

vinniebr

Yougling da Master Race
(sim, eu adoro imagenzinhas e coisinhas bonitinhas, aliás, os textos encontrados nessa review no mesmo estilo que esse são
apenas comentários pessoais, não influem na matéria como um todo)

http://i.imgur.com/txPOwDx.png
interessante a Review Grim, mesmo não dissecando ele, da pra ter uma boa noção de como ele é.Só essa nota que achei meio alta demais, mas acho que é porque to acostumado com os 8.5 do Wetto :haha:

Mesmo assim tu foi honesto na review não querendo inventar nada.Mas faltou a caixa :coolface:

qualificado :bat:

esaraiva

...
De todos os que eu vi até agora, esse teclado foi o que eu mais gostei!

Tem tudo o que eu queria, exatamente do jeito que eu queria! Tem iluminação total e ajustável, teclas baixas e silenciosas, teclas de atalhos, é ABNT, não tem aqueles formatos extravagantes e feios que outros modelos games tem...

Somente fico com receio com relação a esse tipo de tecla, se é durável e se não vai apagar também a tinta das teclas futuramente. :hmm: Tive um notebook da Acer uma vez que tinha essas mesmas teclas e eram boas, porém me passavam a impressão de serem frágeis, embora eu não tive nenhum problema... mas se saísse do lugar pra colocar seria um inferno pra voltar... tive esse problema com o Dell da minha irmã que era a mesma tecla e soltou...

Outro problema é que eu não estou achando em lugar algum pra comprar... na verdade eu até acho, mas o pessoal está metendo a mão, querendo arrancar os meus dois olhos de uma vez só!

Última edição:

Grimwynn

/lsilvatti0 < steam
Eu até faria que nem o wetto, mas tenho medo de não montar, e e esse é o unico teclado... :trollfail:
mas mesmo assim, tnx

yodogg

New Member
Galera, não entendi uma coisa: esse teclado vem de fábrica ABNT2 ou ABNT? No site da Kabum! ele está numa configuração diferente das fotos aqui, com acento agudo e til no lugar das aspas e algumas diferenças mais... Onde encontro ele no formato padrão dos teclados atuais? (acho que é abnt2, igual do tiimxd)

wetto

Galera, não entendi uma coisa: esse teclado vem de fábrica ABNT2 ou ABNT? No site da Kabum! ele está numa configuração diferente das fotos aqui, com acento agudo e til no lugar das aspas e algumas diferenças mais... Onde encontro ele no formato padrão dos teclados atuais? (acho que é abnt2, igual do tiimxd)
A Kabum usa imagens ilustrativas, ou seja, pegam a primeira foto que acham no Google para ilustrar o produto, a qual sempre vai ser de um teclado americano.

Nenhuma, nenhuma, nenhuma loja abre uma embalagem do teclado e tira fotos de estúdio do produto para mostrar que ele é ABNT2 ou seja qual padrão for.

yodogg

New Member
Não sei se pode postar link de loja mas lá diz ABNT. Por isso fiquei em dúvida. Afinal, além da foto ser diferente, na descrição tb fala ser um modelo diferente. E não consigo encontrar esse teclado pra comprar em outro lugar confiável que não seja a kabum.

wetto

Não sei se pode postar link de loja mas lá diz ABNT. Por isso fiquei em dúvida. Afinal, além da foto ser diferente, na descrição tb fala ser um modelo diferente. E não consigo encontrar esse teclado pra comprar em outro lugar confiável que não seja a kabum.
Veja os posts acima... :poker:

SaJo

New Member
Kd Wetto? To esperando a dissecada desse camarada aí pq acho que vou nele mesmo. Enquanto a Kabum! não reabastece o estoque espero que venha a dissecada pra eu tirar de vez minhas dúvidas hehehe

kurosaki-37

New Member
não recomendo de jeito nenhum, em 1 ano já perdi 3 teclas e até agora não vi nenhuma forma de repor ou conserta-lo além do uso do superbond (e a experiência fica horrível já que não há fixação total da tecla e só tem como prender a tecla na borrachinha, que por sinal é super flexível). Pela minha experiência de uso eu recomendaria qualquer outro além desse :\

aloems

New Member
Tava cogitando justamente esse teclado...

WorldWithoutWar

New Member
Para quem usa linux não compre o mesmo duplica a keycode das teclas :; e /?, fora isso funciona perfeito no windows, muito bom teclado pelo preço.

NoIdea

n00bTeam
Ainda compensa pegar esse teclado por 200R$ (preço médio atual) ? Ou é possível achar coisa melhor na mesma faixa de preço?
Com esse dola a 4 dilmas?!?! Eu diria q compensa...

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)