Review Radeon HD 4850 X2

upking

Active Member

Tópico oficial Radeon HD 4850 X2

Eu espero que gostem desse review, eu tentarei especificar ao máximo como ele foi feito e se tiverem alguma sugestão ou críticas construtivas elas serão muito bem aceitas, se quiserem o teste com algum game em especial me peçam, eu pretendo atualizar este review daqui a um tempo com novos games e overclock no processador e placa de vídeo

O sistema utilizado foi o seguinte:

QuadCore Intel Core 2 Quad Q9550, @ 3.612Ghz (8.5 x 425)
Asus P5Q
G Skill F2-8500CL5-2GBPI (2x2GB DDR 1066 5-5-5-15) (4GB total)
Sapphire Radeon HD 4850 X2
Corsair TX650
CoolerMaster CM 690 + 6 Fans (3x Coolermaster R4-L2R-20CK-GP + 3 que vem com ele)
Windows Vista Home Premium 64 bits
Catalyst Driver 9.2
Fotos da 4850 X2 e sistema:
NOVAS FOTOS:

4 anos depois da compra, ela está firme e forte!

Caixa Frente:

Caixa verso:

Caixa dentro:

Placa:

Dentro do sistema:

Acessórios:

Sistema completo:

Especificações da placa:
• I/O Output: Dual DL-DVI-I x 4 +HDTV
• Core Clock: 625 MHz & Stream Processors: 2 x 800
• Memory Clock: 993 MHz, 1986 Mbps
• PCI Express 2.0 x16 bus interface
• 2x 1024MB /2x256bit GDDR3 memory interface
• Dual Slot Dual Fan Active Cooler with Fan Speed Control
• HDMI compliant via dongle
• 7.1 Audio Channel Support
• Microsoft® DirectX® 10.1 support
• Shader Model 4.1 support

GPU/CPU-Z:

Apresentado o sistema e a placa, vamos dar continuidade ao review...

Como foram feitos os testes?
Com um programa especial para benchmark específico do jogo ou pelo FRAPS

Qual a resolução usada nos testes?
1680x1050, não houve a necessidade de reduzir a resolução em nenhum jogo, teoricamente em resoluções mais baixas teremos então mais FPS, porém isso é teoria, nem sempre foi assim (Crysis)

Filtros?
Quando aplicados eu irei avisar

Qualidade da imagem do game?
Tudo no máximo, quando algo for reduzido eu avisarei

Temperaturas?
Varia muito de dia para dia, varia com a temperatura ambiente, mas eu posso te dizer:
Minima: 45ºC
Máxima 70ºC
Não vi passar de 70 nenhuma vez, o que é muito bom, podendo deixar uma boa margem de overclock
Teste:

Overclock?
Sim eu tentei, fui bem sucedido em 690/1188 porém em 700/1200 começaram a aparecer pequenos artefatos...
PS: 690/1188 foi obtido via auto-ajuste do catalyst

Então.... VAMOS AOS BENCHMARKS!!!!!! =D
3D Mark Vantage:

3D Mark 06

Burnout Paradise:
Novo, lindo, leve e muito amassado, gostei muito da performance nele, vale lembrar que ele é travado em 61 FPS mesmo desligando o V-Sync
Tudo no máximo com AA 4x/ 16x AF
Fraps:
Mínimo: 56
Máximo: 61
Média: 60
Fotos:
Fotos:

Devil May Cry 4
Apesar de nos testes o FPS serem altos, “ingame” eles são travados em 120FPS, achei bem interessante os testes com filtros praticamente a mesma performance do que sem
Sem AA:

Com 8x MSAA:

Far Cry 2
Certo dia eu aumentei o clock do CPU para 3.8Ghz, absurdo o ganho neste jogo, porém acredito que não haja necessidade de continuar com isso já que temos ótimos frames
Sem AA:

8x AA:

Sem AA vs 8x AA:

Race Driver GRID
Tudo no máximo com 8x MSAA
Fraps:
Mínimo: 49
Máximo: 138
Médio: 100

Need For Speed Undercover
Fraps:
Mínimo: 42
Máximo: 139
Médio: 74

Crysis:

Chegamos aonde todo mundo sente medo de colocar no Veryhigh e ver os FPS caírem num precipício, vamos lá...

Ordem:
High sem filtros
High 8x filtros
VeryHigh sem filtros
VeryHigh 8x filtros

Eu não consegui atualizar o jogo então ele está “cru” sem patches, o que poderia ter melhorado a performance se tivessem sidos instalados

EDIT___

CRYSIS COM Catalyst 9.6
Com este último driver a performance do Crysis ficou bem parecida com a do Crysis WarHead:

Processador a 3.2Ghz e VGA 700/1850

Crysis Warhead:
Ordem:

Enthusiast sem filtros
Enthusiast 8x filtros

Fotos:

Street Fighter IV (Catalyst 9.7 e processador a 3.2Ghz)
1680x1050 - 8x AA 16x AF
Média: 136.40 FPS
SCORE: 10337

Bem com isso eu acredito ter encerrado meu review, espero que tenham gostado, deu trabalho ^_^
Qualquer game que vocês queiram ver rodando nela, é só pedir que eu vou ver o que posso fazer

ATUALIZAÇÃO:
4850 X2 vs 4870 X2 por japamd:

mais detalhes visitem este post: Clique aqui

//Upking

Atualizado DIA 21 de Fevereiro de 2009, todos os testes refeitos com o processador em 3.6Ghz e com o Catalyst 9.
Outras atualizações feitas também mais recentemente
24/07/2009 adicionado teste com Street Fighter IV processador em 3.2 Ghz

RESPOSTAS AS PERGUNTAS E SUGESTÕES

Muito Showw !!!
uma sugestão deixa as imagens em 1024x768 ai... uma embaixo da outra...
O pessoal não tem muita paciência de ficar clicando em cada tubnail..
Abraços !
Acontece que são tamanhos diferentes a maioria é 1680x1050 que são as screens dos jogos, imagina isso em 1024x768, ficaria feio não acha? vai perder muita qualidade

Bom review! Parabéns pela placa!

Agora, me dizuma coisa: Esses coolers ai operam silenciosos ou fazem mto barulho? Estão setados a quantos % pra deixar as temperaturas assim?
Abraço! :yes:
eles estão no automático, enquanto estou no windows 12% quando eu jogo ele aumenta de acordo com a temperatura da VGA, enquanto estão em 12% são silenciosos (visto que não os escuto pois tenho 6 fans no gabinete), mas jogando da pra escutar bem eles... claro se desligar o som...

Bom review! Parabéns pela placa!

Agora, me dizuma coisa: Esses coolers ai operam silenciosos ou fazem mto barulho? Estão setados a quantos % pra deixar as temperaturas assim?

Excelente reviews, uma pergunta, como vc conseguiu abilitar o crossfire interno da vga card, pois a minha HD3870x2 só fica desabilitada.
Valeu!
vai no catalyst, CrossfireX, Configure, marque a opção: Ativar CrossFireX
apenas isso ^^

Bacana iniciativa dos teste, mas quanto custou HD4850X2??
R$ 1740,00, superfaturadinha, mas foi em loja física, pela internet você consegue achar por R$1500

Um bom review parabens, mas to intrigado com o over que vc fez com esse vcore baixo. Ta estavel ????
Olha, não testei stress system nem nada, mas eu fiz todos os testes sem problemas, acho que esta estável né...

Agora sim, valeu upking :yes:

Rodei o vantage, crysis e crysis warhead em 3.6 Ghz, se o autor quiser posso postar, só dar um toque.

[]'s
Po seria bem legal, posta os resultados ai

Última edição:

Dj_Beramar

New Member
uma sugestão deixa as imagens em 1024x768 ai... uma embaixo da outra...
O pessoal não tem muita paciência de ficar clicando em cada tubnail..

Abraços !

torrentman

Member
Banido
Show de bola a placa, cão mesmo!

tipo, coloca as fotos em 1024x768 pq clicando nas miniaturas tem q clicar denovo la no imageshack, ta um saco aquilo lá.

Parabéns pelo topico e pela placa! :D

erictigre

Banido
Banido
gargalo monstro aí né?

poe essa cpu a 3.6 no minimo pra sentir a força da sua vga
xD

ta com msm score da minha 4850 single

EVILZAO

"Coca-Cola, sometimes WAR"
parabens, para mm esta eh a placa mais linda do mercado atual, se tivesse grana compraria sem medo

DES7ROYER

BLACK EDI7ION

Kalckmam

New Member
Excelente reviews, uma pergunta, como vc conseguiu abilitar o crossfire interno da vga card, pois a minha HD3870x2 só fica desabilitada.
Valeu!

nvkx

Active Member
No burnout paradise procura nas opções de graficos e ativa o Ambient Oclusion.
Na minha GTX 280 ficava 60 cravados. Qdo liguei isso (q da um efeito bem reallista) caiu p média de 35. :(
Vou rodar os benchs na GTX280 pra comparar. ;)
Elas competem na faixa de preço não?

New Life

Banido
Banido
HD 4850 X2 coolers sempre em 100%...pelo menos tava assim hehe

darksector

Banido
Banido
Bacana iniciativa dos teste, mas quanto custou HD4850X2??

darksector

Banido
Banido
Ué NilBad...PQ tu apagou a voltagem ae??? pra ninguem ver é??? :slap::slap::slap::slap:
pra dah um ar de mistério, conhecendo nilbad oQ6600 go dele pega 3.4ghz com 1.14Vcore, como ninguém iria acreditar, ele fez esse discreto photoshop no cpu-z huuhsahuauhsuahhsuhahuhs..............:lol:

Xtreme_HD

Banido
Banido
pra dah um ar de mistério, conhecendo nilbad oQ6600 go dele pega 3.4ghz com 1.14Vcore, como ninguém iria acreditar, ele fez esse discreto photoshop no cpu-z huuhsahuauhsuahhsuhahuhs..............:lol:

1,14v ?? :boring: :boring: ....

Só se o Q6600 dele dor 45nm...:wacko: :wacko: :wacko:

:lol:

japa

Ecologicamente correto
Membro Honorário
Por favor coloque o processador pelo menos em 3.4 (400 x 8.5) pra não ficar essa dúvida sobre o gargalo do Q9550 stock.

[]'s

EVILZAO

"Coca-Cola, sometimes WAR"
Atualizado, testes com o processador a 3.6Ghz e com o Catalyst 9.2, algumas imagens foram tiradas as Thumbnail como pedido
Agora sim, alem de linda eh muito forte a VGA

Japa podia postar uns testes com o processador em 3.6 tambem pra dar uma comparada :)

lbassa

LoboSolitário®
Parabéns pela aquisição vga excelente, e obrigado por compartilhar conosco aki do Adrenaline :)

darksector

Banido
Banido
1740,00 R$ por uma vga de 320$ salgado é pouco, mas é assim msm lója fisica no brasil com garantia, eles metem a mão no nosso bolso.......husahushashuashs!!!

honest

Keep on Rising
Um bom review parabens, mas to intrigado com o over que vc fez com esse vcore baixo. Ta estavel ????

japa

Ecologicamente correto
Membro Honorário
Agora sim, valeu upking :yes:

Japa podia postar uns testes com o processador em 3.6 tambem pra dar uma comparada :)
Rodei o vantage, crysis e crysis warhead em 3.6 Ghz, se o autor quiser posso postar, só dar um toque.

[]'s

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)