• AVISO IMPORTANTE: O fórum "Bazar do Usuário" vai ser descontinuado e deixará de funcionar.

No dia 19/02/2020 iremos desativar DEFINITIVAMENTE o fórum "Bazar do Usuário". O motivo é que ele gera muitos problemas relacionados as partes envolvidas em negociações, onde o Adrenaline não tem nenhum conhecimento e envolvimento. RECOMENDAMOS NÃO FAZER MAIS ANÚNCIOS PORQUE NÃO SERÁ POSSÍVEL PUBLICAR MENSAGENS A PARTIR DO DIA 19/02/2020.

Equipe Adrenaline

Review Alienware 17 R4

SkyHakuu

Active Member
Eu estou fortemente tentado a achar, que o técnico que fez a troca da minha primeira mobo, a qual tinha dado problema em slot de memoria, por pico de luz, não tinha aplicado a pasta termica corretamente.
O note antes estava insuportável, agora que fiz a troca pra nova mobo e vi o tecnico aplicando direitinho.
As temps estão absurdamente boas, não sobe de 80 graus nunca no cpu praticamente, o maximo que vi foi bf5, chegar a 85, mas isso sem reduzir clock e com uso do cpu a basicamente quase 100%, no resto dos jogos nem compara, com clocks padrões e -65 só.
Uma dica, que diminui quase 10 graus no pico maximo de calor, elevar a bunda dele alguns centímetros, não precisa usar base toska etc, só elevar já da uma puta diferença, comprei esse par no ML, mas serve qq coisa, o note com as temps controladas, fica insanamente bom, bem satisfeito com ele agora.
testem.

--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Fala pessoal, bom dia!

Estou um tempo sem postar nada aqui neste post. Quase completando 2 anos com o 17R4 e posso dizer que apesar das falhas deste modelo, estou bastante satisfeito.

Logicamente, quem tem este modelo (principalmente com o processador 7820HK) tem que se instruir bastante com relação aos possíveis problemas térmicos que podem acontecer (foi o que eu fiz, gastei horas e horas entendendo sobre o sistema de refrigeração, possíveis causas e possíveis soluções).
Creio que este tempo gasto não foi despediçado porque conhecimento é conhecimento, ainda mais sendo fã de tecnologia e eletrônica.

Posso dizer que a chave para ter satisfação pra mim foi parar de querer empurrar o notebook até o talo só pra ganhar ali +5FPS nos games. Hoje eu utilizo o notebook com um undervolt -.125/130 e dou uma capada na energia do processador para 98%/99%.

Se eu perco performance? Lógico que eu perco, mas evita que meu notebook passe de 85ºC nos momentos de pico de temperatura e isso pra mim já é o suficiente. De qualquer maneira, jogo horas e horas e o notebook não cede!

Se é um notebook perfeito? Não, não é. Ainda assim, é muito bom (acima da média). Levei estes tempos na minha pós e ninguém conseguia tirar o olho.

Minha garantia termina em janeiro de 2021 e ainda não sei o que vou fazer.

Abraço a todos!

A minha estendida de 2 anos, acaba em abril.
me cobraram 1300 por + 1 ano e 2k por 2 anos, da mesma, complete care, danos etc.
tem a intermediaria que cobre todo hardware, menos danos acidentais, ficando 800 1 ano e 1300 dois anos.
O note não vale mais tanto, e com as temperaturas controladas, estou fortemente tentado a não mais estender ela.
Até porq quando quebrar, nunca mais compro um note high end, dinheiro jogado fora, sempre seguirei com desktop high end, + note bem mid end agora, no max 5-6k, só para jogos casuais e viagens mesmo.

Última edição:

MichelWWW

New Member
Eu estou fortemente tentado a achar, que o técnico que fez a troca da minha primeira mobo, a qual tinha dado problema em slot de memoria, por pico de luz, não tinha aplicado a pasta termica corretamente.
O note antes estava insuportável, agora que fiz a troca pra nova mobo e vi o tecnico aplicando direitinho.
As temps estão absurdamente boas, não sobe de 80 graus nunca no cpu praticamente, o maximo que vi foi bf5, chegar a 85, mas isso sem reduzir clock e com uso do cpu a basicamente quase 100%, no resto dos jogos nem compara, com clocks padrões e -65 só.
Uma dica, que diminui quase 10 graus no pico maximo de calor, elevar a bunda dele alguns centímetros, não precisa usar base toska etc, só elevar já da uma puta diferença, comprei esse par no ML, mas serve qq coisa, o note com as temps controladas, fica insanamente bom, bem satisfeito com ele agora.
testem.

A minha estendida de 2 anos, acaba em abril.
me cobraram 1300 por + 1 ano e 2k por 2 anos, da mesma, complete care, danos etc.
tem a intermediaria que cobre todo hardware, menos danos acidentais, ficando 800 1 ano e 1300 dois anos.
O note não vale mais tanto, e com as temperaturas controladas, estou fortemente tentado a não mais estender ela.
Até porq quando quebrar, nunca mais compro um note high end, dinheiro jogado fora, sempre seguirei com desktop high end, + note bem mid end agora, no max 5-6k, só para jogos casuais e viagens mesmo.
Este será meu último notebook, pretendo fazer durar e depois montar um desktop também.
Só sei que será difícil vender o 17R4 por um preço bom.

SkyHakuu

Active Member
Este será meu último notebook, pretendo fazer durar e depois montar um desktop também.
Só sei que será difícil vender o 17R4 por um preço bom.

O meu com 1070, 16gb, 256 nvme+1tb, 120hz e blablabla, tinha comprador por 7,500, isso que estado de 0km, ainda na garantia, skin de proteção etc.
Nem compensa vender pra pegar outro, pois performance por performance, mesmo os novos, não compensam, ainda mais pela dif de valor.
Por isso realmente, notebook caro não vale a pena, não poder fazer upgrade, medo de estragar, calor, etc.
um note de 5k hoje, roda tudo ''bem'' e te deixa mais tranquilo se der problema.
investimento caro agora, só desktop forever kkkk.

MichelWWW

New Member
O meu com 1070, 16gb, 256 nvme+1tb, 120hz e blablabla, tinha comprador por 7,500, isso que estado de 0km, ainda na garantia, skin de proteção etc.
Nem compensa vender pra pegar outro, pois performance por performance, mesmo os novos, não compensam, ainda mais pela dif de valor.
Por isso realmente, notebook caro não vale a pena, não poder fazer upgrade, medo de estragar, calor, etc.
um note de 5k hoje, roda tudo ''bem'' e te deixa mais tranquilo se der problema.
investimento caro agora, só desktop forever kkkk.
Isso que mata né cara? No Brasil quem tem condição para comprar um note 10k+ geralmente não quer comprar usado. Não acredito que dê pra conseguir algo além disto mesmo (7,5-8k).

Será que nos EUA compram por um preço melhor? Penso que talvez valha mais a pena tentar vender lá.

SkyHakuu

Active Member
Isso que mata né cara? No Brasil quem tem condição para comprar um note 10k+ geralmente não quer comprar usado. Não acredito que dê pra conseguir algo além disto mesmo (7,5-8k).

Será que nos EUA compram por um preço melhor? Penso que talvez valha mais a pena tentar vender lá.

Pior que não, la desvaloriza muito tbm.
A unica coisa que não desvaloriza é mac mesmo, igual iphone na area de celulares.
Se o kra usa mais pra trabalho, vale mesmo a pena um mac, se for pensando em upgrades sempre, pois perde-se muito pouco.
note gamer windows é igual android, tem q comprar pra usar até o talo mesmo, se for pensar em revenda pra upgrade, tem que engolir a perca de valor monstra.
Na real, um note de +de 10k como alienware, dps de ter o 17 r4, afirmo é perca de tempo.
Por mais que seja o top dos tops, nenhum note chega perto da modularidade, calor, tranquilidade e conforto que um desktop te da, por mais que o kra fale a mas uso pra trabalho etc e preciso de mobilidade, a conclusão é, desktop top, e notebook mid end pra mobilidade e tranquilidade de quebrar não te dar um preju monstra.
Fui atendido 5x com esse alienware, vc acaba ficando preso a garantia com um produto tão caro, e isso é tremendamente chato, por mais que ele seja muito bom de se usar funcionando perfeitamente.

Lucas GFBPA

New Member
Meu alienware tá gargalando pro rainbow six no médio kkkkkkkkkkk, n tem nem sentido
maior arrependimento.. tá tudo ok, temperaturas ok, nada aberto, tudo atualizado..

alguem ta com problema ai?

MichelWWW

New Member
Meu alienware tá gargalando pro rainbow six no médio kkkkkkkkkkk, n tem nem sentido
maior arrependimento.. tá tudo ok, temperaturas ok, nada aberto, tudo atualizado..

alguem ta com problema ai?
Qual as specs do seu note?

Realmente não é comum. Baixa o HWinfo64 e verifica se está dando IA PROCHOT (Throttling).

Se puder, manda o print do HWinfo64 aqui depois de um tempo jogando.

Lucas GFBPA

New Member

Realmente não é comum. Baixa o HWinfo64 e verifica se está dando IA PROCHOT (Throttling).

é um i7 7700hq 2.80, 16gb ram.. mando sim mano, quer só os prints das temperaturas? vou tentar aqui

esses tempos tive problema assim no rainbow, ai falei com o suporte, reinstalei todas as bibliotecas e tirei o notebook do modo alienware e deixei no equilibrado, ai deu certo. Mexi no painel nvidia tb e deixei na opção ''deixar que o aplicativo 3d decida''. Só agora deu problema.

Qual as specs do seu note?

pior q deu isso man.. só nao consigo por o print aqui, nao sei como upa.. deu 3 sim.

Última edição:

MichelWWW

New Member
é um i7 7700hq 2.80, 16gb ram.. mando sim mano, quer só os prints das temperaturas? vou tentar aqui

esses tempos tive problema assim no rainbow, ai falei com o suporte, reinstalei todas as bibliotecas e tirei o notebook do modo alienware e deixei no equilibrado, ai deu certo. Mexi no painel nvidia tb e deixei na opção ''deixar que o aplicativo 3d decida''. Só agora deu problema.

pior q deu isso man.. só nao consigo por o print aqui, nao sei como upa.. deu 3 sim.
O modelo do 17R4 com o 7700HQ não deveria ter tantos problemas de temperatura como o 7820HK. Se você alterou perfil de energia do notebook pra operar em modo equilibrado, o que acontece é que o notebook quando atinge o limite, ele mesmo estrangula o processador para abaixar o seu clock (mesmo sem temperaturas altas).

Evite as instruções de limitação que estes técnicos da Dell fornecem (muitos deles não tem nem propriedade pra falar da linha alienware ou tentam minimizar o impacto de consumidores insatisfeitos pra evitar acionamento de garantia).

O que eu faria: resetaria as configurações de bios, energia e etc para padrão de fábrica. Realizaria um teste de benchmark básico pelo userbenchmark.com e analisaria os resultados. Se o processador estiver dando throttling, vai acusar lá.

Qualquer coisa tenta postar os resultados no imgur e manda o link.

Depois eu preciso relatar aqui o que aconteceu com meu Alienware (praticamente fui do céu ao inferno com ele em duas semanas).

Lucas GFBPA

New Member
O modelo do 17R4 com o 7700HQ não deveria ter tantos problemas de temperatura como o 7820HK. Se você alterou perfil de energia do notebook pra operar em modo equilibrado, o que acontece é que o notebook quando atinge o limite, ele mesmo estrangula o processador para abaixar o seu clock (mesmo sem temperaturas altas).

Evite as instruções de limitação que estes técnicos da Dell fornecem (muitos deles não tem nem propriedade pra falar da linha alienware ou tentam minimizar o impacto de consumidores insatisfeitos pra evitar acionamento de garantia).

O que eu faria: resetaria as configurações de bios, energia e etc para padrão de fábrica. Realizaria um teste de benchmark básico pelo userbenchmark.com e analisaria os resultados. Se o processador estiver dando throttling, vai acusar lá.

Qualquer coisa tenta postar os resultados no imgur e manda o link.

Depois eu preciso relatar aqui o que aconteceu com meu Alienware (praticamente fui do céu ao inferno com ele em duas semanas).

ta aqui
isso ai deu uns 15 min
ele nem fica tao quente quando vc coloca a mao sabe, nada q incomode.. acho bizarro isso.. jogo numa plataformazinha pra not ainda.

MichelWWW

New Member
ta aqui
isso ai deu uns 15 min
ele nem fica tao quente quando vc coloca a mao sabe, nada q incomode.. acho bizarro isso.. jogo numa plataformazinha pra not ainda.
Throttling devido altas temps mesmo. Minha aposta: a heatsink do seu notebook já não tá mais realizando seu devido trabalho, pode ser pela pasta térmica (necessita de troca) ou por algum vão de contato entre ela e o processador devido má colocação da mesma. O pacote do seu processador está atingindo 104 graus celsius e o limite de fábrica da Intel é 100 graus pra este processador, ou seja, seu processador pode sofrer danos irreversíveis.

Acione a garantia já.
Durante o contato, peca para realizar o teste jogando e mostre as temps no HWinfo64 para o técnico. Provavelmente ele vai falar que é normal essas temps ou que você tá forçando demais o notebook (piada de mal gosto) mas não acredite!

Boa sorte

Lucas GFBPA

New Member
Throttling devido altas temps mesmo. Minha aposta: a heatsink do seu notebook já não tá mais realizando seu devido trabalho, pode ser pela pasta térmica (necessita de troca) ou por algum vão de contato entre ela e o processador devido má colocação da mesma. O pacote do seu processador está atingindo 104 graus celsius e o limite de fábrica da Intel é 100 graus pra este processador, ou seja, seu processador pode sofrer danos irreversíveis.

Acione a garantia já.
Durante o contato, peca para realizar o teste jogando e mostre as temps no HWinfo64 para o técnico. Provavelmente ele vai falar que é normal essas temps ou que você tá forçando demais o notebook (piada de mal gosto) mas não acredite!

Boa sorte
bah mano meu not [e de 2017, tem garantia nao.. haha..

MichelWWW

New Member
bah mano meu not [e de 2017, tem garantia nao.. haha..
Neste caso, há algumas coisas que você pode fazer para tentar minimizar:

- Nas opções avançadas de energia, limite o estado mínimo e máximo da energia do processador (lembrando que o estado mínimo tem que ser menor ou igual ao estado máximo, tanto na bateria como na fonte). Sugiro inicialmente 98%, se não funcionar, 97%.

- Baixe o intel XTU e mude a voltage offset para -.100, realizando um undervolt do processador.

Não mais importante mas mais arriscado, assistir vídeos e estudar um passo a passo de como trocar sua pasta térmica. Sugiro a pasta MX-4 da Artic (boa e barata).

No mais, a outra opção é tentar estender sua garantia.

Abrçs

Lucas GFBPA

New Member

- Nas opções avançadas de energia, limite o estado mínimo e máximo da energia do processador (lembrando que o estado mínimo tem que ser menor ou igual ao estado máximo, tanto na bateria como na fonte). Sugiro inicialmente 98%, se não funcionar, 97%.

- Baixe o intel XTU e mude a voltage offset para -.100, realizando um undervolt do processador.

Não mais importante mas mais arriscado, assistir vídeos e estudar um passo a passo de como trocar sua pasta térmica. Sugiro a pasta MX-4 da Artic (boa e barata).

Abrçs
Tentarei.. valeu man
Comprei meu not fora do Brasil em 2017.. no site da Dell só me redirecionam pro eua

Cara vou tentar mandar trocar em uma empresa mesmo.. foda q moro no interior do interior. Farei 120km pra levar essa joça arrumar e depois vou tentar vender.. se isso n solucionar aí vou vender bem abaixo do preço.

GeekZilla

GeekZilla
Comprei meu not fora do Brasil em 2017.. no site da Dell só me redirecionam pro eua

Cara vou tentar mandar trocar em uma empresa mesmo.. foda q moro no interior do interior. Farei 120km pra levar essa joça arrumar e depois vou tentar vender.. se isso n solucionar aí vou vender bem abaixo do preço.
Segue o tutorial de undervolt da CPU e GPU abaixo na minha assinatura, , não precisa alterar nada no gerenciamento de energia do windows, baixar para 99% etc, significa desativar o turbo boost, só isso. Quanto a valores, o offset da voltagem deve ser feito em incrementos até chegar no ponto ideal.

E além do undervolt, vocÊ vai fazer o underclock, que é reduzir a velocidade do turbo boost. Com isto vc vai conseguir uma considerável redução de temperaturas.

Infelizmente o 7700hq é terrível em termos de aquecimento, pessoal já sofria com ele no 7567.

* O ThrottleStop é mais prático do que o XTU para undervolt, além ficar no tray e ter seletor de perfis para cada situação.

Lucas GFBPA

New Member

Abrçs
cara, fiz a primeira parte (de deixar em 97%) hj e testei a tarde, uma hora e pouco de jogo no rainbow e não acusou muita coisa nao, já deu uma melhorada ótima.. infelizmente nao vou conseguir ir até a outra cidade trocar a pasta termica pq disseram q demorariam 1 dia (mesmo eu falando q sou de fora e nao consigo ir e ficar um dia a mais la)

(img nao ta upando aqui, da uma olhada ai)

MichelWWW

New Member
cara, fiz a primeira parte (de deixar em 97%) hj e testei a tarde, uma hora e pouco de jogo no rainbow e não acusou muita coisa nao, já deu uma melhorada ótima.. infelizmente nao vou conseguir ir até a outra cidade trocar a pasta termica pq disseram q demorariam 1 dia (mesmo eu falando q sou de fora e nao consigo ir e ficar um dia a mais la)

(img nao ta upando aqui, da uma olhada ai)
Realmente a pasta térmica venceu pois com essa limitação não era pra passar de 90 graus celsius.

Porém já é uma melhora considerável. Vai perder um pouco de performance mas realmente é pouco perceptível. Faz o undervolt que te falei e provavelmente vai estabilizar em 85-88 graus celsius. (Core voltage offset -0.100)

Lucas GFBPA

New Member
Realmente a pasta térmica venceu pois com essa limitação não era pra passar de 90 graus celsius.

Porém já é uma melhora considerável. Vai perder um pouco de performance mas realmente é pouco perceptível. Faz o undervolt que te falei e provavelmente vai estabilizar em 85-88 graus celsius. (Core voltage offset -0.100)

pior que não adiantou kkk, troquei a pasta la, mandei dar uma limpada no notebook tambem.. chegou aqui, voltei na configuração original la de 100% na bateria, fui jogar um jogo que nem é pesado (lol) e deu isso ai.

SkyHakuu

Active Member
pior que não adiantou kkk, troquei a pasta la, mandei dar uma limpada no notebook tambem.. chegou aqui, voltei na configuração original la de 100% na bateria, fui jogar um jogo que nem é pesado (lol) e deu isso ai.

Levanta a bunda dele, como mostrei na foto acima.
Aqui ta dando absurdos 10-15 graus de diferença em alguns jogos.

Lucas GFBPA

New Member
jogo numa plataformazinha pra notebook.
Acho bizarro, agora voltei na configuração de 97% da bateria como disseram acima, fica de boa.

MichelWWW

New Member
Devemos considerar outros fatores também:

- Mal contato da Heatsink com o processador
- Thermal pads desgastados

O meu também está capado em 98% porque ele passa de 90 graus celsius a 99-100%. 98% ele estabiliza lindamente em média 75 graus celsius.

Porém é triste ter um notebook deste padrão e ter que capar o processador para poder utilizá-lo.

O que você está utilizando para levantar o notebook? Já procurei algumas soluções mas ainda não tive coragem de testar. É tão grotesco assim a diferença?

SkyHakuu

Active Member

O meu também está capado em 98% porque ele passa de 90 graus celsius a 99-100%. 98% ele estabiliza lindamente em média 75 graus celsius.

Porém é triste ter um notebook deste padrão e ter que capar o processador para poder utilizá-lo.

O que você está utilizando para levantar o notebook? Já procurei algumas soluções mas ainda não tive coragem de testar. É tão grotesco assim a diferença?

A diferença é bizarra e imagino que valha pra qualquer note.

Uso essas, nem aparece mais na lista de compras do ML, pois tem tempo q comprei, mas vc pode colocar qualquer coisa que apoie levantando a traseira.

Jogando default, com ele sem undervolt e sem levantar, o cpu bate 93 graus no BF5, que é o que mais faz ele esquentar de tudo e isso com o clock variando entre 3.3 e 3.5ghz automaticamente.

Com undervolt de -125, clocks travados default, 3.9ghetz (1 core), 3.7 (2 cores), 3.5 ( 3 e 4 cores ativos), ele não passa de 78 graus. estado de energia maxima 100% mesmo.

Diferença absurda de 15 graus !
Só com undervolt, to com preguiça de testar, lembro que não passa de 85-88, mas mesmo assim bem longe de levantar a bunda junto.

Última edição:

Lucas GFBPA

New Member

Sim cara.. gastei 7400 nele, era melhor ter comprado um pc.. foda q n tem como vender assim pq quem vai querer comprar um notebook q tá com "falha" pra jogo? Complicado
Valeu pela atenção mano!!

jf_race

Member
Sim cara.. gastei 7400 nele, era melhor ter comprado um pc.. foda q n tem como vender assim pq quem vai querer comprar um notebook q tá com "falha" pra jogo? Complicado
Valeu pela atenção mano!!
Irmão, faz um PSA Test na máquina. De repente tem algum componente com avaria, possivelmente um fan. Caso não acuse nada eu aposto que o suposto "técnico" só passou um pincel. O desmonte pra trocar a pasta é meio complexo e por se tratar de um aparelho caro muita gente tem medo de mexer.

Pra realizar o teste:
Durante o início do boot vc pressiona F12 e no menu escolhe a opção de diagnóstico, vai pedir algumas confirmações e o teste pode demorar um pouco. No final vc tem um relatório completo.

Durante o teste ele vai testar os coolers separadamente, presta atenção se ambos vão "soprar" forte.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)