• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Acer Aspire Nitro 5

Depois de muito tempo voltei ao tópico e me ajudou demais o undervolt na GPU. Na verdade, resolveu meu problema em definitivo com a temperatura que não baixava os 95 graus e agora está controlada em 86 graus. Fiz meu undervolt na CPU em -140 e segui o tutorial do undervolt na GPU, colocando 0,9v para 1,8 GHz. Perfeito! Hoje vou realizar a troca da pasta térmica para melhorar ainda mais.

Fazia um tempo que eu estava bem desanimado com o note, pois o thermal throttling acontecia a todo momento. No PUBG, por exemplo, quando acontecia o TT o jogo trava de forma tal que o personagem continua andando e qd o notebook "volta" do travamento o personagem já tá lá na PQP hahahaha. Após ajustar o undervolt da CPU e aplicar o da GPU isso acabou. Nice demais!
 
Fala galera, acabei de ler todas as páginas do tópico. Até suei, kkk.

Parabéns ao criador e a todos que participaram contribuindo com informações, relatos e soluções de problemas.

Eu peguei semana passada um Nitro 5, versão i5 com GTX1050. Estou impressionado com o notebook como um todo, qualidade, construção, tela e desempenho, mesmo sem ter colocado um SSD ou ter feito uma instalação limpa ainda. Estou esperando meu Crucial P1 chegar pra instalar tudo limpo.

Apesar de pouco tempo de uso, eu estou com algumas dúvidas, seguem elas:
1 - Instalei o MSI Afterburner para monitoramento geral durante jogos e para poder fazer o undervolt, porém eu reparei que ele não consegue ler os dados da placa de vídeo com perfeição, ele exibe a temperatura em pulsos, marca a temperatura e depois marca 0, depois a temperatura e depois 0, e assim vai. Reparei que se eu reduzir o tempo de atualização desses dados ele atualiza mais rápido, mas mesmo assim em pulsos e não de forma constante. Isso acontece apenas na interface do MSI e na barra de tarefas (eu coloco para ver lá também). Durante jogos os dados funcionam corretamente, mostrados pelo Riva que é instalado junto. Alguém já pegou isso? Eu já desisnstalei o MSI e instalei de novo e continua com o mesmo problema. Alguma dica?

2 - Vi o pessoal falando sobre ativar ou não o CoolBoost, porém no meu eu não encontrei nada do tipo, com qual nome o CoolBoost vem instalado? Ou onde eu consigo ativar ele?

3 - Desativar o DVR melhora o desempenho em jogos?

4 - Comprei um SSD Crucial m.2 P1, ele é NVMe, eu vou conseguir utilizar toda a capacidade desse SSD no Nitro 5?

5 - Após uma instalação limpa do windows, onde eu consigo baixar os aplicativos da Acer para instalar novamente? Como o DolbyAtmos e o Coolboost?
 
Boa tarde, Filipe.
Não vou conseguir responder tudo, mas o que sei sobre posso ajudar:
2 - O CoolBoost faz parte do programa Acer Quick Access. Execute esse programa que a opção estará lá.
5 - No site da Acer vc consegue logar e inserir o serial do notebook, então serão mostrados os drivers e softwares. Baixe o Acer Quick Access somente, eu particularmente não instalo os outros. O DolbyAtmos instala junto com o driver de audio.
 
1 - Instalei o MSI Afterburner para monitoramento geral durante jogos e para poder fazer o undervolt, porém eu reparei que ele não consegue ler os dados da placa de vídeo com perfeição, ele exibe a temperatura em pulsos, marca a temperatura e depois marca 0, depois a temperatura e depois 0, e assim vai. Reparei que se eu reduzir o tempo de atualização desses dados ele atualiza mais rápido, mas mesmo assim em pulsos e não de forma constante. Isso acontece apenas na interface do MSI e na barra de tarefas (eu coloco para ver lá também). Durante jogos os dados funcionam corretamente, mostrados pelo Riva que é instalado junto. Alguém já pegou isso? Eu já desisnstalei o MSI e instalei de novo e continua com o mesmo problema. Alguma dica?
Só uso os dados do OSD em jogos, então não posso ajudar com a leitura do afterburner.
Mas não dá pra fazer undervolt no MSI afterburner, pelo menos na GTX 1050 normal, mas também não precisa nesse modelo porque ela não é tão quente. O que dá pra fazer é um overzinho básico de +200MHz no boost que já ajuda na performance, leva a 1050 a mais de 1900MHz em jogos e praticamente não muda as temps.
O undervolt no processador faz muita diferença, mesmo no i5.
 
Boa tarde, Filipe.
Não vou conseguir responder tudo, mas o que sei sobre posso ajudar:
2 - O CoolBoost faz parte do programa Acer Quick Access. Execute esse programa que a opção estará lá.
5 - No site da Acer vc consegue logar e inserir o serial do notebook, então serão mostrados os drivers e softwares. Baixe o Acer Quick Access somente, eu particularmente não instalo os outros. O DolbyAtmos instala junto com o driver de audio.

Show!! Não futriquei direito no Acer Quick Access, vou olhar melhor.
Valeu cara!!

Só uso os dados do OSD em jogos, então não posso ajudar com a leitura do afterburner.
Mas não dá pra fazer undervolt no MSI afterburner, pelo menos na GTX 1050 normal, mas também não precisa nesse modelo porque ela não é tão quente. O que dá pra fazer é um overzinho básico de +200MHz no boost que já ajuda na performance, leva a 1050 a mais de 1900MHz em jogos e praticamente não muda as temps.
O undervolt no processador faz muita diferença, mesmo no i5.

Poxa, não sabia que não dava pra fazer undervolt nela pelo MSI, que pena, vou procurar outra forma então.
As temperaturas dela são ótimas, muito fria msm.
Fiz undervolt no CPU e agora não chega nem a 80 graus, show demais!!!
Mas valeu cara!!!
 
Acabei de efetuar a troca da minha pasta térmica e uma limpeza nos exaustores. Agora ficou perfeito!
Inclusive, já permiti o notebook a usar o Turbo Boost, que estava desativado há tempos, e a temperatura não passa dos 80.

Atualmente estou com undervolt na CPU de -140, undervolt na GPU com 0.9v para 1.8 GHz, nova pasta térmica (Ceramique 2) e limpeza dos exaustores. Fazer isso tudo diminuiu a temperatura do notebook de 96 graus para 80. Antes eu tinha apenas undervolt na CPU.

Aconselho demais a fazerem isso, pois agora tô utilizando o note na capacidade máxima e sem thermal throttling. o/
 
Última edição:
Acabei de efetuar a troca da minha pasta térmica e uma limpeza nos exaustores. Agora ficou perfeito!
Inclusive, já permiti o notebook a usar o Turbo Boost, que estava desativado há tempos, e a temperatura não passa dos 80.

Atualmente estou com undervolt na CPU de -140, undervolt na GPU com 0.9v para 1.8 GHz, nova pasta térmica (Ceramique 2) e limpeza dos exaustores. Fazer isso tudo diminuiu a temperatura do notebook de 96 graus para 80. Antes eu tinha apenas undervolt na CPU.

Aconselho demais a fazerem isso, pois agora tô utilizando o note na capacidade máxima e sem thermal throttling. o/

Top demais cara!!!!
Qual programa vc usou para fazer o undervolt na gpu? Vc seguiu aquele tutorial aqui do fórum msm?
Chegando meu M.2 eu vou aproveitar pra trocar a pasta térmica, tenho uma mx-4 e como vou ter que abrir ele mesmo vou aproveitar.
 
Fala nada, mano. Eu estava desanimado demais com o notebook por conta da falta de controle da temperatura. Agora tô feliz demais! Hahahaha.
Usei o MSI Afterburn com tutorial do canal do Dan Ferreira () e deu certinho pra mim.
Eu abri o meu e não imaginei que abaixo da fita que prende as ventoinhas e o dissipador estaria tão sujo e com pelos (tenho dois gatos uiashs). Foi bom ter observado isso. E um M.2 é bom demais nesse note, eu usava um SSD sata, tirei o HD e fiquei usando ele numa case. Aí achei um M.2 de 240GB numa promo e peguei, aí agora voltei com o HD e coloquei o M.2. Ficou top!
 
Pessoal, atualizando... Ainda não pude comprar o SSD. Porém o Note esta filé... Desativei algumas funções do windows 10 que pesavam muito, como a Cortana e notificações e o HD não esta dando 100%. Por enquanto rsrs'
Porém, notei uma coisa. Como falei, comprei o note mais pra edição e tudo mais. Porém no after effects, observei que o programa não esta usando nem 10% da GPU. Já configurei o software para dar preferência ao uso da GPU, mas mesmo assim persiste o problema. Já atualizei os drivers, BIOS e tudo mais. Porém continua do mesmo jeito... Oque eu faço Brasil???? kkkkkkk
 
[CC Submarino] Notebook Gamer Aspire AN515-51-50U2 Core 7 I5 8GB (GeForce GTX 1050 4GB) 1TB 15,6" Acer | R$2.879


vale a pena?
 
Pessoal, atualizando... Ainda não pude comprar o SSD. Porém o Note esta filé... Desativei algumas funções do windows 10 que pesavam muito, como a Cortana e notificações e o HD não esta dando 100%. Por enquanto rsrs'
Porém, notei uma coisa. Como falei, comprei o note mais pra edição e tudo mais. Porém no after effects, observei que o programa não esta usando nem 10% da GPU. Já configurei o software para dar preferência ao uso da GPU, mas mesmo assim persiste o problema. Já atualizei os drivers, BIOS e tudo mais. Porém continua do mesmo jeito... Oque eu faço Brasil???? kkkkkkk

Mas você sente o After Effects engasgando por isso?
 
Mas você sente o After Effects engasgando por isso?

Outra coisa que reparei é uso do processador que fica lá no alto junto ao uso de RAM. Sei que o consumo do software é elevado, mas ele pode otimizar o uso com a GPU pra não ficar forçando processador e memória RAM
 
Outra coisa que reparei é uso do processador que fica lá no alto junto ao uso de RAM. Sei que o consumo do software é elevado, mas ele pode otimizar o uso com a GPU pra não ficar forçando processador e memória RAM
Rapaz, muito engraçado, porque ultimamente, o que eu tenho lido sobre uso excessivo de CPU e Disco no windows 10 foi corrigido com a adição de um SSD.

Talvez você esteja passando por isso.

No mais, eu atualizaria o windows para a versão mais recente (1903, caso não já esteja.)
 
Rapaz, muito engraçado, porque ultimamente, o que eu tenho lido sobre uso excessivo de CPU e Disco no windows 10 foi corrigido com a adição de um SSD.

Talvez você esteja passando por isso.

No mais, eu atualizaria o windows para a versão mais recente (1903, caso não já esteja.)

O Windows foi atualizado ontem, e mesmo assim o problema persisti. Já fui em todas as confugurações da Adobe pra usar a GPU, e ativei as mesmas, porém o uso elevado da CPU ainda persiste. Segue um print de um render de video no Premiere .

Pode conferir o Print aqui.
https://1drv.ms/u/s!AiZGHgdSzN1mga5I8IjS9l8q-BfyQQ?e=N3rjUr

Como podem notar não usa nem 10% da GPU, e além do excesso de uso de CPU , poderia dividir o uso da RAM com a VRAM.
 
O Windows foi atualizado ontem, e mesmo assim o problema persisti. Já fui em todas as confugurações da Adobe pra usar a GPU, e ativei as mesmas, porém o uso elevado da CPU ainda persiste. Segue um print de um render de video no Premiere .

Pode conferir o Print aqui.
https://1drv.ms/u/s!AiZGHgdSzN1mga5I8IjS9l8q-BfyQQ?e=N3rjUr

Como podem notar não usa nem 10% da GPU, e além do excesso de uso de CPU , poderia dividir o uso da RAM com a VRAM.
Já tentou esse procedimento?



Leia a descrição do video.
 
Eae pessoal blz?
Tenho meu acer há uns 4 meses e vou fazer os procedimentos de undervolt na cpu e gpu. Minha dúvida é a seguinte: na GPU tem alguma perda de performace?
E também estive pensando em comprar aquelas bases com coolers, será que é muito eficiente pra resfriar quando o note estiver rodando um AAA por exemplo ?
 
Eae pessoal blz?
Tenho meu acer há uns 4 meses e vou fazer os procedimentos de undervolt na cpu e gpu. Minha dúvida é a seguinte: na GPU tem alguma perda de performace?
E também estive pensando em comprar aquelas bases com coolers, será que é muito eficiente pra resfriar quando o note estiver rodando um AAA por exemplo ?
Só vai haver perda de desempenho com undervolt se você baixar os clocks, se baixa apenas a tensão, não muda nada, apenas a temperatura.

Cara, melhor que a base seria você ter alguma coisa pra suspender o notebook da mesa, um apoio já resolve, digo por experiência própria e também por testes com essas bases.
 
Sobre SSD

Esse M2 da Kingston é bom?
vale mais pegar um Corsair ou um Samsung Evo??
Qual a diferença entre eles em questão de velocidade? É muito visível?
 
Só vai haver perda de desempenho com undervolt se você baixar os clocks, se baixa apenas a tensão, não muda nada, apenas a temperatura.

Cara, melhor que a base seria você ter alguma coisa pra suspender o notebook da mesa, um apoio já resolve, digo por experiência própria e também por testes com essas bases.
Entendi, sobre o undervolt, vou fazer quando eu chegar em casa.

No caso do apoio, a itenção seria deixar um espaço vago debaixo do notebook?
Sobre SSD

Esse M2 da Kingston é bom?
vale mais pegar um Corsair ou um Samsung Evo??
Qual a diferença entre eles em questão de velocidade? É muito visível?

Comprei um SSD da Corsair e cara, o desempenho do meu notebook melhorou muito, não sei em relação aos outros, mas não me arrependo hora nenhuma de ter escolhido o Corsair

Uma dica: Pelo menos comigo, o SO começou a ficar muito lento depois de uns 3 meses de uso, não sei o porque, então formatei o notebook do 0, dei um clean no HD, comprei o ssd e instalei uma build recente do win 10, instalei programas como Photoshop, Ableton, Premiere, tudo no SSD, até agora não tive nenhum problema trabalhando nele, seja nos programas de foto/vídeo ou nos de produção musical, tudo está rodando perfeitamente. Eu recomendaria fazer o mesmo
 
Entendi, sobre o undervolt, vou fazer quando eu chegar em casa.

No caso do apoio, a itenção seria deixar um espaço vago debaixo do notebook?

Sim, a entrada de ar desse notebook é pela parte de baixo, se puder suspender a traseira dele o suficiente para uma largura de uns 2 dedos já fica legal.

Em vez de comprar um suporte com cooler, compra um sem mesmo.
 
Sim, a entrada de ar desse notebook é pela parte de baixo, se puder suspender a traseira dele o suficiente para uma largura de uns 2 dedos já fica legal.

Em vez de comprar um suporte com cooler, compra um sem mesmo.
Certo, vou fazer isso, muito obrigado pela ajuda!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo