• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[REVIEW] Acer Aspire F5-573-51LJ

M0rk4m

Active Member
Registrado
Boa tarde pessoal.

Eu estava em busca de um notebook para substituir meu Dell Vostro, que após uma queda (vacilo) veio a falecer :~~

Após pesquisar bastante, semana passada fiz a compra de um notebook Acer modelo F5-573-51LJ. Atualmente meu foco é trabalhar com desenvolvimento de sistema e aplicativos e por isso esse modelo me chamou atenção por 2 fatores: Preço baixo e possibilidade de upgrades.

Após usar alguns dias, resolvi fazer esse review para aqueles que tenham qualquer dúvida referente a ele, pois como se trata de um modelo "recente", existe pouca informação dele na internet.

Configuração de fábrica:
  • Core i5 7200U;
  • 8gb ram DDR4 2133mhz;
  • HD 1tb 5400rpm;
  • Tela 15,5" HD;
  • Valor pago 1.980,00;
Pontos positivos:
  • Acabamento da tampa superior e Base do teclado em alumínio escovado;
  • Extremamente silencioso;
  • Possui slot M.2 PCIe;
  • Memória expansível até 32gb 2133mhz;
  • Excelente duração de bateria (com a configuração de fábrica chega a durar 5h de uso normal);
  • Possui fácil acesso ao HD/Memoria;
  • E ele NÃO esquenta! Não importa que eu esteja fazendo/jogando.
Pontos negativos:
  • O fundo do notebook é todo em plástico e possui rebarbas;
  • O teclado não é retro iluminado;
  • O HD original é meio lento;
  • Tela com resolução HD;
Em resumo, na configuração original ele possui um desempenho mediano mas devido as minhas necessidades, fiz algumas alterações de hardware que renderam bons resultados e atualmente ele se encontra com os seguinte upgrades:
  • SSD Samsung 960 EVO NVMe M.2 250GB;
  • + 8gb de ram Kingston HyperX Impact 2133mhz;
Gastei aproximadamente 900,00 e como esperado o desempenho mudou da água para o vinho. Contudo devido a falta de informação (e experiência), a taxa de transferência do SSD trabalha capado em 1,5gb devido a PCIe só suportar "2x" de velocidade. Neste ponto eu poderia ter economizado comprando um equivalente. Li alguns relatos de que atualizando a bios a porta iria liberar "4x", mas até agora não tive resultado.

Não só o desempenho melhorou, como a bateria melhorou ainda mais. Após o sistema rodar dentro do SSD ele chega a durar entre 7/8h de uso normal e 4h em jogos leves (cheguei a cogitar o modelo F5-573-51KS que possui uma placa Gforce 940MX, mas não sou muito de jogar no pc).

No geral o valor total gasto foi de aproximadamente 2.880,00. Uma configuração que por esse preço não tem nada perto no mercado, contudo para quem não quer investir tanto recomendo pelo menos um SSD Sata, pois o HD convencional é irritante e mata o real desempenho que o notebook possui.
 
Boa tarde pessoal.

Eu estava em busca de um notebook para substituir meu Dell Vostro, que após uma queda (vacilo) veio a falecer :~~

Após pesquisar bastante, semana passada fiz a compra de um notebook Acer modelo F5-573-51LJ. Atualmente meu foco é trabalhar com desenvolvimento de sistema e aplicativos e por isso esse modelo me chamou atenção por 2 fatores: Preço baixo e possibilidade de upgrades.

Após usar alguns dias, resolvi fazer esse review para aqueles que tenham qualquer dúvida referente a ele, pois como se trata de um modelo "recente", existe pouca informação dele na internet.

Configuração de fábrica:
  • Core i5 7200U;
  • 8gb ram DDR4 2133mhz;
  • HD 1tb 5400rpm;
  • Tela 15,5" HD;
  • Valor pago 1.980,00;
Pontos positivos:
  • Acabamento da tampa superior e Base do teclado em alumínio escovado;
  • Extremamente silencioso;
  • Possui slot M.2 PCIe;
  • Memória expansível até 32gb 2133mhz;
  • Excelente duração de bateria (com a configuração de fábrica chega a durar 5h de uso normal);
  • Possui fácil acesso ao HD/Memoria;
  • E ele NÃO esquenta! Não importa que eu esteja fazendo/jogando.
Pontos negativos:
  • O fundo do notebook é todo em plástico e possui rebarbas;
  • O teclado não é retro iluminado;
  • O HD original é meio lento;
  • Tela com resolução HD;
Em resumo, na configuração original ele possui um desempenho mediano mas devido as minhas necessidades, fiz algumas alterações de hardware que renderam bons resultados e atualmente ele se encontra com os seguinte upgrades:
  • SSD Samsung 960 EVO NVMe M.2 250GB;
  • + 8gb de ram Kingston HyperX Impact 2133mhz;
Gastei aproximadamente 900,00 e como esperado o desempenho mudou da água para o vinho. Contudo devido a falta de informação (e experiência), a taxa de transferência do SSD trabalha capado em 1,5gb devido a PCIe só suportar "2x" de velocidade. Neste ponto eu poderia ter economizado comprando um equivalente. Li alguns relatos de que atualizando a bios a porta iria liberar "4x", mas até agora não tive resultado.

Não só o desempenho melhorou, como a bateria melhorou ainda mais. Após o sistema rodar dentro do SSD ele chega a durar entre 7/8h de uso normal e 4h em jogos leves (cheguei a cogitar o modelo F5-573-51KS que possui uma placa Gforce 940MX, mas não sou muito de jogar no pc).

No geral o valor total gasto foi de aproximadamente 2.880,00. Uma configuração que por esse preço não tem nada perto no mercado, contudo para quem não quer investir tanto recomendo pelo menos um SSD Sata, pois o HD convencional é irritante e mata o real desempenho que o notebook possui.

Boa tarde colega.

Acabei de adquirir o mesmo notebook. Precisei comprar um note correndo para trabalhar e fui nesse aí pois gostei das specs e o preço parecia OK.

Já imaginei que iria colocar um SSD mais pra frente pra rodar o sistema.

Eu nunca precisei mexer em notebook, portanto não sei bem como funciona essa parte. É fácil colocar um SSD nele? Mexer nisso enquanto está na garantia não faz perdê-la?
 
Boa tarde colega.

Acabei de adquirir o mesmo notebook. Precisei comprar um note correndo para trabalhar e fui nesse aí pois gostei das specs e o preço parecia OK.

Já imaginei que iria colocar um SSD mais pra frente pra rodar o sistema.

Eu nunca precisei mexer em notebook, portanto não sei bem como funciona essa parte. É fácil colocar um SSD nele? Mexer nisso enquanto está na garantia não faz perdê-la?
Sim, é fácil colocar o SSD nele, porem requer atenção e cuidado.

Você tem 3 opções:
  1. Colocar o SSD no local original do HD. Basicamente você vai trocar um pelo outro. Se não me engano a altura do HD é de 9mm (consulte antes de comprar);
  2. Ou comprar um Caddy e instalar no lugar do drive de CD/DVD. Nesta situação você vai perder o driver de CD/DVD e colocar um suporte (caddy) no lugar. Pelo que eu vi o caddy tem que ser de 9,5mm e o SSD de 7mm (consulte antes de comprar);
  3. Ou comprar um SSD M.2 PCIe e instalar no slot que vem na placa mãe. Nesta situação você mantem todas as peças originais, porem é um pouco mais caro.
Referente a garantia acredito que não tenha nenhum problema. No meu caso não tinha nenhum lacre na tampa de acesso. Então eu subentendi que a Acer permita que seus usuários façam upgrades nas peças "visíveis".
 
Sim, é fácil colocar o SSD nele, porem requer atenção e cuidado.

Você tem 3 opções:
  1. Colocar o SSD no local original do HD. Basicamente você vai trocar um pelo outro. Se não me engano a altura do HD é de 9mm (consulte antes de comprar);
  2. Ou comprar um Caddy e instalar no lugar do drive de CD/DVD. Nesta situação você vai perder o driver de CD/DVD e colocar um suporte (caddy) no lugar. Pelo que eu vi o caddy tem que ser de 9,5mm e o SSD de 7mm (consulte antes de comprar);
  3. Ou comprar um SSD M.2 PCIe e instalar no slot que vem na placa mãe. Nesta situação você mantem todas as peças originais, porem é um pouco mais caro.
Referente a garantia acredito que não tenha nenhum problema. No meu caso não tinha nenhum lacre na tampa de acesso. Então eu subentendi que a Acer permita que seus usuários façam upgrades nas peças "visíveis".

Entendi.

Quando chegar vou ver quais são minhas impressões dele.
Se achar que já preciso por um SSD vou pesquisar mais sobre essas opções.

Esse Windows 10 que vem nele é a versão free que a microsoft disponibiliza? É 64 bits?
 
Entendi.

Quando chegar vou ver quais são minhas impressões dele.
Se achar que já preciso por um SSD vou pesquisar mais sobre essas opções.

Esse Windows 10 que vem nele é a versão free que a microsoft disponibiliza? É 64 bits?
Sim, é 64 bits Windows 10 Single Language.
 
Eu comprei a versão F5-573G-50KS porem adicionei o SDD no lugar do HD e removi o gravador de DVD para recolocar o HD original.
Ja mudou da agua do vinho, pena que agora terei que vender o notebook com menos de um mes de uso :(
 
Sim, é 64 bits Windows 10 Single Language.

O meu chegou hoje.

Estou ligando ele aqui pela primeira vez. Rapaz vem muita tranqueira... norton, app do ebay, e mais outras coisas instaladas.

Vou ter que fazer uma limpa
 
O meu chegou hoje.

Estou ligando ele aqui pela primeira vez. Rapaz vem muita tranqueira... norton, app do ebay, e mais outras coisas instaladas.

Vou ter que fazer uma limpa
Sim, vem muita coisa mesmo. O ideal é formatar logo pra ficar com o sistema mais puro.
 
Sim, vem muita coisa mesmo. O ideal é formatar logo pra ficar com o sistema mais puro.
Fiz justamente isso ao trocar o HD pelo SSD, sem chance de usar ele com aquele monte de tranqueira
 
Sim, vem muita coisa mesmo. O ideal é formatar logo pra ficar com o sistema mais puro.

Fiz justamente isso ao trocar o HD pelo SSD, sem chance de usar ele com aquele monte de tranqueira

Já estou pesquisando aqui um SSD pra colocar nele e fazer um format do zero.

Vcs que formataram, é preciso pegar os drivers todos lá do site da acer, pro modelo certinho do note, ou o windows acha os drivers automaticamente? (som, vídeo, rede, etc)

Eu já estava até me adiantando aqui procurando os drivers dele lá no site da acer mas não consegui encontrar pra esse exato modelo até o momento.

E vcs tiveram alguma dificuldade pra mexer na BIOS dele na hora que foram formatar? Li uns comentários que BIOS nesses notebooks costumam ser muito limitadas e às vezes não permitem certas modificações.
 
Já estou pesquisando aqui um SSD pra colocar nele e fazer um format do zero.

Vcs que formataram, é preciso pegar os drivers todos lá do site da acer, pro modelo certinho do note, ou o windows acha os drivers automaticamente? (som, vídeo, rede, etc)

Eu já estava até me adiantando aqui procurando os drivers dele lá no site da acer mas não consegui encontrar pra esse exato modelo até o momento.

E vcs tiveram alguma dificuldade pra mexer na BIOS dele na hora que foram formatar? Li uns comentários que BIOS nesses notebooks costumam ser muito limitadas e às vezes não permitem certas modificações.

A Bios dele é livre, leve e solta.
E aqui o windows 10 achou tudo, literalmente. Instalei algumas coisas do site da Acer só pra completar e atualizei a placa de video.
 
Já estou pesquisando aqui um SSD pra colocar nele e fazer um format do zero.

Vcs que formataram, é preciso pegar os drivers todos lá do site da acer, pro modelo certinho do note, ou o windows acha os drivers automaticamente? (som, vídeo, rede, etc)

Eu já estava até me adiantando aqui procurando os drivers dele lá no site da acer mas não consegui encontrar pra esse exato modelo até o momento.

E vcs tiveram alguma dificuldade pra mexer na BIOS dele na hora que foram formatar? Li uns comentários que BIOS nesses notebooks costumam ser muito limitadas e às vezes não permitem certas modificações.
Referente a formação o Windows 10 instala a maioria dos drivers (genéricos). Contudo é recomendado que instale os drivers mais atuais pelo link abaixo:
https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/6738?b=1

Obs: o link contém os drivers referente ao modelo Acer Aspire F5-573-xxxx

Referente a BIOS, ela é bastante capada sim. Só permite alterações pontuais na ordem do boot e alguns outros itens.
 
Referente a formação o Windows 10 instala a maioria dos drivers (genéricos). Contudo é recomendado que instale os drivers mais atuais pelo link abaixo:
https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/6738?b=1

Obs: o link contém os drivers referente ao modelo Acer Aspire F5-573-xxxx

Referente a BIOS, ela é bastante capada sim. Só permite alterações pontuais na ordem do boot e alguns outros itens.

Valeu amigo.

To vendo ali nos drivers que muitos possuem duas opções. Kabylake e normal. Nosso processador é kabylake né?
 
Olha que beleza... usei meu notebook hj de manhã aqui no escritório normalmente... chegando do almoço, fui ligar ele, ele começou a ligar e pufff, morreu...

Não religava, não acendia nenhum led, nem com carregador plugado...

Fiz todos os procedimentos que me indicaram de reset de bateria e etc, e nada... o contato da acer já me mandou a autorização pra postagem, pra enviar pra Barueri pra reparo...

pqp viu... eu não dou uma dentro...

Não confio em reparos... vou ficar desconfiado do aparelho o resto da vida quando ele voltar do reparo
 
Pessoal, alguém tem como confirmar ou se possível abrir a tampa para olhar, se o slot para SSD é SATA ou PCIe?
Pois vi na primeira mensagem ser PCIe, mas vi em vários outros locais e foruns que é SATA, comprei um, estou esperando chegar e já queria comprar um SSD M.2, mas queria comprar tendo a certeza, agradeço muito se alguém puder ajudar ou tiver a resposta, abs...
 
Pessoal, alguém tem como confirmar ou se possível abrir a tampa para olhar, se o slot para SSD é SATA ou PCIe?
Pois vi na primeira mensagem ser PCIe, mas vi em vários outros locais e foruns que é SATA, comprei um, estou esperando chegar e já queria comprar um SSD M.2, mas queria comprar tendo a certeza, agradeço muito se alguém puder ajudar ou tiver a resposta, abs...
O modelo que eu instalei é idêntico a esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/...sung-960-evo-250gb-nvme-leitura-3200-mbps-_JM

Até onde eu entendo, é PCIe. Espero ter ajudado!
 
Poxa, mercado de notebook tá triste. Esse tava perfeito pelo preço que tão oferecendo e minhas necessidades. Já vem até com usb padrão novo. Ruim que já sou desconfiado com Acer e já tem relatos de problema até aqui. Fico numa indecisão doida.
 
Poxa, mercado de notebook tá triste. Esse tava perfeito pelo preço que tão oferecendo e minhas necessidades. Já vem até com usb padrão novo. Ruim que já sou desconfiado com Acer e já tem relatos de problema até aqui. Fico numa indecisão doida.
Até o presente momento nada a reclamar. Qualquer dúvida estou a disposição.
 
Até o presente momento nada a reclamar. Qualquer dúvida estou a disposição.
Veio muita porcaria pré instalada no sistema? A ponto de precisar fazer uma instalação limpa?
As alças que fixam a tela ao corpo são de metal? Aquele ponto ali é muito bom pra falhar se for material de baixa resistencia.
Meu objetivo pra notebook não é esse mas em caso de necessidade, será que dá pra rodar um csgo ou civilization no gráfico integrado tranquilo?
 
Veio muita porcaria pré instalada no sistema? A ponto de precisar fazer uma instalação limpa?
Sim, vem alguns programas inúteis. É recomendável que faça uma instalação limpa para obter o melhor resultado.

As alças que fixam a tela ao corpo são de metal? Aquele ponto ali é muito bom pra falhar se for material de baixa resistencia.
Não são de metal. Só para efeito de comparação, meu antigo Dell também não era de metal e não tive nenhum problema nessa região. Acredito que venha a ser o modo de uso de cada usuário. A abertura da tampa deve ser feita de modo "centralizada" para distribuir a força por igual em ambos os lados.

Meu objetivo pra notebook não é esse mas em caso de necessidade, será que dá pra rodar um csgo ou civilization no gráfico integrado tranquilo?
No CS, vi relatos que a placa integrada consegue obter 59 fps jogando no low. Já o outro jogo citado eu não conheço. Caso você realmente goste de jogar, dê uma olhada no modelo Acer F5 573 50KS. Ele é igual ao meu, com exceção que possui uma GForce 940Mx, contudo custa em média 2.600,00 a vista.
 
Também to com o esse modelo e quero colocar um SSD M.2.

Vi todo tipo de comentário sobre a interface suportada: uns instalaram SATA III e outros PCIe. Teve um cara, inclusive, que entrou em contato com o suporte da Acer ela deu essa resposta (modelo dele é F5-573G-50KS): "Informamos que a placa mãe deste equipamento dispõe da conexão M.2 para colocar um Flash Disk SSD. O conector M.2 para SATA III deste modelo utiliza até dois canais PCI Express (PCIe × 2), que também pode ser denominado como configuração Socket 2 (B & M key)."

Levando em consideração que realmente aceita PCIe x 2, vale mais a pena colocar um M.2 SATA III ou o PCIe mesmo? Vi um SSD M.2 PCIe 3.0 x 4 Intel 120GB por R$340 no Mercado Livre (leitura até 770 MB/s e escrita até 450 MB/s), mas tenho medo de perder eficiência e ficar abaixo de um SSD SATA, uma vez que o slot seria SATA III com PCIe x 2.
 
Última edição:
Também to com o esse modelo e quero colocar um SSD M.2.

Vi todo tipo de comentário sobre a interface suportada: uns instalaram SATA III e outros PCIe. Teve um cara, inclusive, que entrou em contato com o suporte da Acer ela deu essa resposta (modelo dele é F5-573G-50KS): "Informamos que a placa mãe deste equipamento dispõe da conexão M.2 para colocar um Flash Disk SSD. O conector M.2 para SATA III deste modelo utiliza até dois canais PCI Express (PCIe × 2), que também pode ser denominado como configuração Socket 2 (B & M key)."

Levando em consideração que realmente aceita PCIe x 2, vale mais a pena colocar um M.2 SATA III ou o PCIe mesmo? Vi um SSD M.2 PCIe 3.0 x 4 Intel 120GB por R$340 no Mercado Livre (leitura até 770 MB/s e escrita até 450 MB/s), mas tenho medo de perder eficiência e ficar abaixo de um SSD SATA, uma vez que o slot seria SATA III com PCIe x 2.
A porta M.2 dele possui uma taxa máxima de 1600MB/s de leitura e se eu não me engano 900MB/s de escrita (posso fazer novamente o teste mais tarde).

Infelizmente descobrir essa limitação depois que instalei o SSD Samsung 960 EVO.
 
Cara, os SSDs não são rápidos pela velocidade de leitura/gravação, mas sim pela quantidade de IOPs...
HD mecânicos tem 200 IOPS, já os SSDs possuem mais de 100,000 !!!

Para poder utilizar toda a performance do SSD, basta ter a BIOS atualiza, Firmware do SSD atualizado e ter feito uma instalação limpa do Windows 10 15063 em modo UEFI

se não tiver em modo UEFI, vc não terá todo o potencial dele
 
A porta M.2 dele possui uma taxa máxima de 1600MB/s de leitura e se eu não me engano 900MB/s de escrita (posso fazer novamente o teste mais tarde).

Infelizmente descobrir essa limitação depois que instalei o SSD Samsung 960 EVO.

Nesse caso, esse SSD da Intel vai funcionar normal? Beleza, valeu!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo