• IMPORTANTE: No dia 01/02/2020 ficamos 100% independentes em relação a nossa estrutura de servidores. Para você usuário o mais importante é alterar links de favoritos, removendo o ".UOL" de todas as URLs do site e fórum Adrenaline.

Essas URLs irão parar de funcionar em breve, sendo assim é importante fazer essa alteração para evitar problemas e ajudar no processo de migração.

Equipe Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Qualidade das câmeras dos celulares

joaorosini

PC Enthusiast!

Visita a uma fazenda no Kansas em Novembro do ano passado:

O conselho dos papai-noeis, decoração de Natal:

Manutenção que fiz num tocador/gravador de fita de rolo:

Qual aparelho seria? Achei algumas bem desfocadas, mas a qualidade no geral é boa.

lucianovfelipe

Bagual Tchê Barbaridade
Hoje peguei mais pesado com as fotos do Mi 9t pro nativa vs gcam (Ambas Stock), choveu dia todo aqui, tirei fotos agora de tardezinha inicio da noite, achei que a gcam se mostrou bastante superior.

Nativa:

Gcam 7.2:

Nativa:

Gcam 7.2:

Nativa:

Gcam 7.2:

Edit: 2 noturnas, só abrindo o app e tirando a foto, sem tripé nem nada, foto rapida... E esta com neblina agora pós chuva...

Nativa:

Gcam7.2:

Última edição:

pjshakes

Active Member
Depois de um longo período sumido fórum, vou voltar a postar umas fotos, sai de um note 10+ para um iPhone XS Max, e por incrível que pareça to gostando mais das fotos do iphone
Não gosto de pós processamento pesado, as fotos do iPhone são muito naturais e preservam melhor os detalhes, ainda que a custa de ruído, q particularmente gosto
Rpz, toda vez que mexo nos Iphones dos amigos para tirar fotos (o pessoal sempre me pede só porque sou mais interessado nas cameras de celular) fico com um pouco de inveja. Sempre gosto dos resultados.

Um amigo comprou um iphone 11 pro max e viajou para Europa com ele. As fotos saíram absurdamente boas. E os vídeos? Puta que pariu!

Acho que algumas pessoas torcem o nariz porque fotos noturnas não são especialidade dos iPhones, mas para mim que não ligo para foto noturna, a maioria das fotos que tiro não são a noite ou em ambientes escuros, o iPhone é o mais top.

É tirar a foto e correr pro abraço.

Para edição nem se fala.

----
Ps: de toda discussão que rolou aí umas páginas atrás, a única coisa que sinto vontade de opinar é sobre a forma de avaliação que algumas pessoas tem com relação a qualidade das câmeras, e achar que só se mede hoje em dia pelo nível de nitidez e pelas fotos noturnas. Eu discordo totalmente.
Acho que o que interessa é justamente o contrário. A qualidade nas fotos no dia a dia, em situações reais que o usuário vai utilizar o celular para fotos. E tem sim muita variação de qualidade.
Não existe isso de que qualquer aparelho atual tira fotos boas de dia.

Para que eu vou ficar me preocupando se o meu celular transforma um cenário noturno em dia? Quando na real eu praticamente não vou usar para isso? Ou que a foto mostra os poros de minha cara ao máximo ou os pelos do meu cachorro?
Quero é fotos que não tenha aberrações cromáticas, perda de definição nas bordas, lens flare sem sentido, vegetação borrada, exposição estourada, com bom hdr. Etc.

Última edição:

DaviF

Active Member
acho que é o @alcapao com o nokia 808 dele.
Massa, acho que era esse Nokia 808 mesmo, as fotos dele eram fenomenais!

Hoje peguei mais pesado com as fotos do Mi 9t pro nativa vs gcam (Ambas Stock), choveu dia todo aqui, tirei fotos agora de tardezinha inicio da noite, achei que a gcam se mostrou bastante superior.

Nativa:

Gcam 7.2:

Nativa:

Gcam 7.2:

Nativa:

Gcam 7.2:

Edit: 2 noturnas, só abrindo o app e tirando a foto, sem tripé nem nada, foto rapida... E esta com neblina agora pós chuva...

Nativa:

Gcam7.2:
Aqui, PARA MIM, estão para umas nativas outras gcam... fora que a melhoria não é tão gritante assim quando a gcam leva.
PARA MIM a única que mostra uma diferença é na segunda foto, onde da para ver mais detalhes nas arvores sem perder o HDR com as nuvens e tals.

Mate 20 Pro.

Auto, auto, noturno.

Ficou muito boas essas fotos, a segunda principalmente.

Zxf95

Faço programa e também desenvolvo
Sparcow

New Member
O que eu observei até agora nos testes que fiz comparando o app nativo da Xiaomi com a Gcam 7.2:

A melhora da Gcam com relação ao app nativo dos Xiaomi pelo menos vai um tanto do gosto da pessoa, a Gcam tende a ser mais realista nas cores e dá bastante definição, enquanto a Xiaomi dá aquele boost na saturação e aquela suavizada nas texturas que deixa tudo mais "soft", pra selfie a mulherada adora pq tira muito defeito da pele, mas em outras fotos tbm ajuda pq deixa tudo "perfeitinho", muito defeito pequeno, pequenas sujeiras, às vezes são suprimidos ou suavizados.

No modo noturno há um contraste, quando a foto é à noite mas com alguma iluminação (tipo as fotos de ruas e bares à noite, com os postes e letreiros iluminados) vejo que a Xiaomi trabalha melhor, como um tipo de "HDR noturno", ilumina muito bem o que está escuro e não deixa estourar os pontos claros. Já a Gcam dá um up na iluminação, mantém a grande definição de tudo, mas acaba estourando onde está bem iluminado, o que entrega um resultado menos artificial, mas nem sempre é o que se busca nessas fotos.

Já no breu, com quase nada de luz, nem tem o que comparar, a Gcam tira luz do ar só pode, enquanto a Xiaomi te entrega um borrão cinza, a Gcam parece que acendeu o flash.

lucianovfelipe

Bagual Tchê Barbaridade
O que eu observei até agora nos testes que fiz comparando o app nativo da Xiaomi com a Gcam 7.2:

A melhora da Gcam com relação ao app nativo dos Xiaomi pelo menos vai um tanto do gosto da pessoa, a Gcam tende a ser mais realista nas cores e dá bastante definição, enquanto a Xiaomi dá aquele boost na saturação e aquela suavizada nas texturas que deixa tudo mais "soft", pra selfie a mulherada adora pq tira muito defeito da pele, mas em outras fotos tbm ajuda pq deixa tudo "perfeitinho", muito defeito pequeno, pequenas sujeiras, às vezes são suprimidos ou suavizados.

No modo noturno há um contraste, quando a foto é à noite mas com alguma iluminação (tipo as fotos de ruas e bares à noite, com os postes e letreiros iluminados) vejo que a Xiaomi trabalha melhor, como um tipo de "HDR noturno", ilumina muito bem o que está escuro e não deixa estourar os pontos claros. Já a Gcam dá um up na iluminação, mantém a grande definição de tudo, mas acaba estourando onde está bem iluminado, o que entrega um resultado menos artificial, mas nem sempre é o que se busca nessas fotos.

Já no breu, com quase nada de luz, nem tem o que comparar, a Gcam tira luz do ar só pode, enquanto a Xiaomi te entrega um borrão cinza, a Gcam parece que acendeu o flash.
Excelente definição, acho que para quem usa o software da xiomi, não tem taaaanta necessidade de instalar gcam, ja tem resultados bem bons no app nativo, minha namorada por exemplo odeia quando tiro selfie com a gcam, por causa disso, disse que aparece demais as rugas hahaha..

Eu dando zoom e tal até gosto mais da gcam por causa da definição, mas sinceramente, o app nativo tem mais opções e roda melhor, então sei la, cada um tem seus pros e contras mas não é uma revolução para quem ja usa o app nativo da xiomi...

Quanto ao breu totalmente realmente, a gcam faz milagre, não entendo como consegue tirar tanta luz de onde não existe, é realmente bem interessante o resultado, só vai de ver quantas vezes você tira foto assim, sem ser somente para testes mesmo, qual a necessidade e tal, mas para brincar e tal é legal.

Zxf95

A primeira no auto, zoom 1x (tirei de qualquer jeito só pra mostrar o que tá na próxima). A segunda no macro com zoom 3x.

akahaze

New Member

A primeira no auto, zoom 1x (tirei de qualquer jeito só pra mostrar o que tá na próxima). A segunda no macro com zoom 3x.

O Mate 20 Pro é um celular que hora faz fotos incríveis e hora faz fotos horríveis. Já vi várias fotos que você postou aqui, algumas ficaram ótimas, e outras (no mesmo cenário) ficaram horríveis, opacadas, sem cor e nitidez...

Zxf95

O Mate 20 Pro é um celular que hora faz fotos incríveis e hora faz fotos horríveis. Já vi várias fotos que você postou aqui, algumas ficaram ótimas, e outras (no mesmo cenário) ficaram horríveis, opacadas, sem cor e nitidez...
E isso é exclusividade do Mate/Huawei?

Talvez você pense que os outros celulares não tem essa diferença de qualidade de uma foto pra outra, ou seja, todas são boas, porque o pessoal só posta as excepcionalmente boas aqui.

Última edição:

DaviF

Active Member

Essa segunda foto ficou muito legal, quem não não ver a primeira foto, nem imaginaria o que seria

Zxf95

Não, não é. Sou meio cínico com fotos de android, estou habituado com as fotos do iPhone onde eles granulam tudo para compensar a falta de nitidez e deixar a foto menos opaca...
Saquei. De qualquer jeito, eu gosto bastante das fotos do iPhone. Pena que quase não tem iPhone nesse tópico.

DaviF

Active Member
Eu to conseguindo mudar isso. Depois que usei o Galaxy S10 do meu amigo eu pensei, caralh# meu celular é uma M e que câmera TOP! Tinha um pensamento muito errado sobre android antigamente, hoje vejo eles ultrapassando a Apple :melior4: e acabei comprando um Mi 9
Brother.... uahuahua rindo muito!!
Contudo, por preço, eu pensei em ir de Mi 9, aí fui rever reviews... depois vi o S10e... cara ele é "fodinha" mesmo eu hoje com o Note 10 (normal) (comprei na ciber monday)
Se não fosse a promoção eu acho que iria de S10e.
Vejo muitas pessoas falando que ele é bem "balanceado", além de ter IP68.
A OneUI tem muito a evoluir, mas já está muito boa....

Uma coisa que "pago pau" para a SSG é quando faço Wi-Di com televisão.
Desde quando tive meu galaxy Alpha, quando eu fazia Wi-Di ele para economizar bateria, escurecia a tela... Cara isso é fenomenal!
Além de nunca ter dado bug com o pareamento.

Depois do Alpha tive um RN 4x, depois o Honor 8x (puta celular, ótima câmera) e agora o Galaxy Note 10
Todos eles (fora o galaxy) davam problemas de pareamento, ou com muito atraso na imagem ou caía a conexão com a tv... as telas ficavam ligadas...
Enfim, é uma coisa que eu pago pau demais para a SSG

lucianovfelipe

Bagual Tchê Barbaridade
Poisé, galera da Apple podia participar mais desse tópico né, porque acho que temos bastante representantes da maçã por aqui...

Zxf95

Poisé, galera da Apple podia participar mais desse tópico né, porque acho que temos bastante representantes da maçã por aqui...
Acho que estão esperando sair gcam pra iPhone.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 1, Guests: 3)