[WORKLOG] Projeto Phantom 410 White @ WC Custom

markoov

"Say my name"

.: WORKLOG Phantom 410 White :.

AdrenaMIGOS,

Retomando um projeto que esta adormecido há alguns anos, desde que adquiri meu NZXT Phantom 410 White e também matando a vontade de montar um water cooler custom, vamos à introdução.

Obs.: Vale a pena ressaltar que não sou usuário “high-end”.

Meu setup foi sendo construído durante um tempo relativamente grande (02 anos).
O processador comprei seminovo de um user aqui do Adrena, e na mesma semana achei uma promoção da placa mãe em uma loja no facebook e acabei fechando o negócio.
As outras peças fui comprando avulso conforme surgiam as oportunidades.

Fiquei por muitos anos adiando a compra de uma placa de vídeo, até pq não tinha muito tempo para jogar devido a faculdade, mas até que esse ano tive a oportunidade de pegar do meu colega do trabalho uma GTX 780 Poseidon ROG da Asus (SPOILER), por um preço bem camarada.

A build tem como cor de predominância o BRANCO, com detalhes no DOURADO e algumas partes em PRETO.
Por consequência do fan que vem junto com o Phantom, o gabinete tem uma “luz” azul interna.
O que não me incomodou em nada até agora, até acho bonito. Porém a intenção é instalar fans com LEDS brancos.
Para o airflow, a preferência é pelos fans Cougar CFD120 White. Porém está difícil achar um lugar que tenha disponível.

Como ainda não comprei os fans, aceito recomendações. Dou preferência pra fans que tenham led BRANCO.

Vamos às peças...

Hardware (Inicial):

• Processador........: i5 4670k (c/ cooler stock Intel)
  • Placa mãe...........: asRock z97m OC Formula
  • Memórias...........: 8GB (2x 4GB) Corsair Vengeance Pro Gold (CL9)
  • HDD.................: 1 Seagate Barracura 1TB + 1 Samsung 500GB.
  • Fonte...............: Corsair CX 430
  • Case................: NZXT Phantom 410 White
  • Fans................: 1x 140mm NZXT Blue LED / 2x 120mm NZXT
  • Placa de vídeo....: Nenhuma, a princípio.
Demais componentes:
  • Monitor 1...........: LG LED LCD 3D 23” (d2342p-3D)
  • Monitor 2...........: LG SMART TV 39” (39LN5700)
  • Teclado.............: Microsoft Wireless 2000
  • Mouse..............: Microsoft Wireless 2000
  • Pad.................: Um da “Razer” do Aliexpress, rsrs.. Muito bom por sinal.
Watercooler custom (Componentes definidos a partir de 10/2017, com atualização em 06/2018):
  • Block CPU................: 1x HOF Multron (Cobre) Adicionado 06/06/2018
  • Pasta térmica............: Artic MX-4
  • Bomba....................: 1x Sc600 500L/h
  • Bomba....................: 1x D5 Bykski 1100L/h (B-PMS5-NX) Adicionado 06/06/2018
  • Reservatório.............: 1x STW 140mm (Que já veio junto com a Sc600)
  • Radiador.................: 1x Bykski 240mm Cobre (272*120*28mm) 30CFM (B-240RD-M) 16FPI
  • Válvula de dreno........: 1x Barrow Mini Valve With Aluminium Handle (TLQFS-V1)
  • Compression fittings....: 8x Barrow G1/4 Black (THKN38B03)
  • Stop fittings..............: 2x Barrow G1/4 Black (TLCDTV1)
  • Male x male..............: 2x Barrow G1/4 Black (TB2DMINI01)
  • Angular fittings 90°.....: 3x Barrow G1/4 Black (TWT90V25)
  • Angular fittings 45°.....: 2x Barrow G1/4 Black (TWT45B01)
  • Extension fittings.......: 1x Barrow G1/4 Black 40mm (TNYZG40V2)
  • Extensor 3-way “Y”.....: 1x Barrow G1/4 Black (TX3TA01)
  • Indicador temperatura.: 1x Barrow G1/4 Black (TCWDV1)
  • Indicador fluxo..........: 1x Bykski G1/4 Black 3Way (B-FMpa-X) Adicionado 06/06/2018
  • Fluido.....................: Água bidestilada de bateria de carro + algicida p/ aquário.
  • Mangueiras..............: Mangueira Cristal Atóxica 3/8" x 2 mm

A intenção era comprar os fittings GOLD da Barrow ou da Bykski, mas os vendedores não tinham todos os tipos que eu precisava, então decidi comprar os fittings pretos, todos da Barrow.

Da parte das peças do watercooler, ja tenho apenas o bloco do CPU em mãos, mas todas as mencionadas acima, exceto mangueiras e fluido, já estão em trânsito.
Algumas já deram entrada no Brasil, outras estão bem próximo disso (espero eu).

Ah sim, comprei todos os itens no Aliexpress.
Recomendo para quem está começando a comprar peças de watercooler, podem comprar sem medo.
Basta dar aquela boa “garimpada” nas lojas e produtos, que consegue achar coisas de ótima qualidade.
Infelizmente comprar peças de watercooler aqui no Brasil, digamos que é um pouco EXPANSIVE :money: rsrs, além de achar poucas opções. Além de que, acredito que a grande parte dos componentes de watercooler vendidos no mundo, são fabricados na “China”.

Então porque não comprar direto com eles?!

Recomendo as lojas abaixo:
https://pt.aliexpress.com/store/3002061
https://pt.aliexpress.com/store/933148
https://pt.aliexpress.com/store/431286
https://pt.aliexpress.com/store/1394909

Agradeço ao @Lucas.Fraga.RS, que ano passado tirou mts dúvidas sobre montagem e indicou mts lojas e peças de watercooler. O projeto acabou sendo adiado, mas esse ano sai!
Vlw tbm ao pessoal da área de Refrigeração de Componentes.. @N3SSO E @Makpsy que tiraram outras duvidas.:bat:

Na data da criação deste tópico, vários upgrades já foram feitos.
Entretanto, nao estou com mt tempo disponível devido final de ano, e por isso vou, assim que possível, ir postando os up's.

Abaixo, seguem algumas fotos de quando o projeto iniciou.....

Abraço galera e obg a quem for acompanhando. :mr2:
__________________________________________________________________________________________
ESPAÇO RESERVADO PARA INFOS DE UPGRADES:

CAPÍTULO I - Atualizado com Memória RAM em 11/07/2017....: 8GB (2x 4GB) Corsair Vengeance Pro Silver
CAPÍTULO II - Atualizado com Placa de vídeo em 23/09/2017..: GTX 780 Poseidon Platinum ROG Asus
CAPÍTULO III - Atualizado com Suporte Phantom 26/09/2017...: Suporte MDF para o gabinete
CAPÍTULO IV - Atualizado com Lateral acrílica em 29/09/2017....: Lateral custom de acrílico transparente

CAPÍTULO V - Atualizado com Watercooler em 28/10/2017.......: Watercooler Deepcool Maelstorm 240t Blue
CAPÍTULO VI - Atualizado com Cover p/ fonte em 21/11/2017....: Custom de acrílico branco

CAPÍTULO VII - Atualizado com Placa de vídeo em 27/11/2017....: GTX 970 G1 Gaming Gigabyte

CAPÍTULO VIII - Atualizado com Fonte em 13/12/2017.................: EVGA 750 BQ
CAPÍTULO IX - Atualizado com Placa de vídeo em 14/12/2017....: GTX 980ti HOF 6GB WC Limited Edition GALAX @ Bitspower

__________________________________________________________________________________________

Última edição:

Lucas.Fraga.RS

Meu RS, Minha Pátria!
Que seja um projeto de muito sucesso!
Aguardarei ansioso por cada novidade!

markoov

"Say my name"
brenopapito

Member

N3SSO

Sem tempo irmão

Boa sorte brother! :joia:

Makpsy

New Member
Quero as fotos.
Pode comprar uma mangueira atoxica em lojas de mangueira achei a mesma coisa, tenho uma de marca e uma padrão BR, não vi diferença rs.
2 Metros saiu a 15 reais kk.

markoov

"Say my name"
Valeu @brenopapito !!!
:nothing:
Acompanhando essa bagaça! :fovhappy:

Boa sorte brother! :joia:
Boa @N3SSO.
Vou precisar! E aguarde que ctz que duvidas surgirão.... kkkk

Boa sorte amigo, projeto maneiro.
Quero as fotos.
Pode comprar uma mangueira atoxica em lojas de mangueira achei a mesma coisa, tenho uma de marca e uma padrão BR, não vi diferença rs.
2 Metros saiu a 15 reais kk.
As fotenhas vao sair bro, pode ter ctz.
Pois é, foi oq eu pensei. Não consegui ver mt lógica em importar mangueiras, a nao ser por pagar pela marca etc...
Assim que chegar os fittings, vou atas dessa mangueira.

No mais, hoje atualizaram no rastreio 2 itens que foram listados no espaço reservado para upgrades (que acabei nao falando, mas é meio que uma "lista-spoiler" do que vai acontecer nesse WORKLOG.

Chegando em casa eu atualizo aqui !

Abs rapaziada.

Makpsy

New Member
Não achei logica também não kkk, mesma coisa, depois posto a foto do meu Custom para você ver as mangueiras
Abs.

markoov

"Say my name"

Hoje retirei 2 itens da lista de UPGRADES, mas ainda nao tive tempo de abrir as caixas:

À noite tem fotos e continuação (retroativa) da saga.

:mr2:

luky22

Member

markoov

"Say my name"
Boooa, valeu amigo!

CAPÍTULO I, pera...
CAPÍTULO II (Spoiler divulgado)
"Não ia ter VGA, mas..."

Como citei no hardware inicial, eu não estava na busca de uma VGA por enquanto, mas em um belo dia, trocando ideia com um cara que trabalha comigo, ele me disse que na viagem que tinha feito para os EUA, tinha feito um upgrade de VGA e pego uma 1070 Gaming X.

Logo me veio em mente que ele tinha comprado na outra viagem, uma 780 Poseidon Platinum ROG + fittings.

Dito e feito, já “xavequei” ele pra me passar a danada.
Sem muito saber preço, ele me ofereceu vender por R$ 350,00 a vista. Disse que não tinha ideia de quanto estaria valendo a placa.
Nem quis pesquisar. Achei uma boa oportunidade e já fechei o negócio.

Instalei os drivers, lembrei que já tinha BF4 instalado no HD, e resolvi testar a placa.

Para minha felicidade, só alegria. Placa muito parruda, gráficos todos no máximo... E para quem nunca tinha usado uma VGA decente (a única e ultima que tive foi uma XFX HD5670 1GB), o negócio foi bem POSITIVO.

Único contra é que, como eu ainda não tinha (tenho) o sistema de watercooler, precisei usar ela somente no ar, e o ar quente que saia do gabinete era uma coisa assustadora.

Seguem fotos de quando peguei a VGA:

Continua....

brenopapito

Member

CAPÍTULO I, pera...
CAPÍTULO II (Spoiler divulgado)
"Não ia ter VGA, mas..."

Como citei no hardware inicial, eu não estava na busca de uma VGA por enquanto, mas em um belo dia, trocando ideia com um cara que trabalha comigo, ele me disse que na viagem que tinha feito para os EUA, tinha feito um upgrade de VGA e pego uma 1070 Gaming X.

Logo me veio em mente que ele tinha comprado na outra viagem, uma 780 Poseidon Platinum ROG + fittings.

Dito e feito, já “xavequei” ele pra me passar a danada.
Sem muito saber preço, ele me ofereceu vender por R$ 350,00 a vista. Disse que não tinha ideia de quanto estaria valendo a placa.
Nem quis pesquisar. Achei uma boa oportunidade e já fechei o negócio.

Instalei os drivers, lembrei que já tinha BF4 instalado no HD, e resolvi testar a placa.

Para minha felicidade, só alegria. Placa muito parruda, gráficos todos no máximo... E para quem nunca tinha usado uma VGA decente (a única e ultima que tive foi uma XFX HD5670 1GB), o negócio foi bem POSITIVO.

Único contra é que, como eu ainda não tinha (tenho) o sistema de watercooler, precisei usar ela somente no ar, e o ar quente que saia do gabinete era uma coisa assustadora.

Seguem fotos de quando peguei a VGA:

Continua....
tive uma 980 poseidon, uma delícia! recomendo abril-lá e trocar a pastar térmica, deve estar bem seca já.

markoov

"Say my name"
Velho, é mt linda mesmo. O blackplate dela é um dos mais bonitos que ja vi...

Na minha opnião, só perde para o "whiteplate" da VGA que me chegou ontem. Mas isso é papo pros proximos capítulos rsrs

tive uma 980 poseidon, uma delícia! recomendo abril-lá e trocar a pastar térmica, deve estar bem seca já.
Opa, vou fazer isso sim, na proxima manutençao. Aproveitar que ainda estou usando ela, antes de vendê-la. Vlw bro!

markoov

"Say my name"
“Mais memória RAM? Sim...”

Muita gente diz que 8GB de RAM são mais que suficientes, mas chegou um momento que eu estava sentindo uma falta de ter um pouco mais de velocidade de processamento.

Foi quando estava fuçando em um fórum de MAC, e acabei achando um anúncio de um cara vendendo 16GB (4 x 4) Corsair Vengeance Pro Silver, por R$ 400,00 e me interessei por 8GB (2 x 4), no valor de R$ 200,00 (Quando comprei o pack de 8GB Gold, paguei cerca de R$ 430,00).

Bingo, comprei.

Chegou em 3 dias, com SEDEX.
Apesar de não ser o Gold, achei que o Silver dava um contraste legal no setup.

Memórias instaladas, sem problemas de incompatibilidade, e lá estavam 16GB de RAM. Notei muita diferença, principalmente pois costumo ficar com várias janelas abertas ao mesmo tempo, e com 8GB tinha hora que a coisa enchia o saco.
:nooo:

Seguem fotos:

Continua....

Última edição:

markoov

"Say my name"
markoov

"Say my name"

Bora tirar atraso, e tem novidade vindo..

CAPÍTULO III
“Suporte para o Phantom”.

Não se trata de hardware, mas foi um update que melhorou totalmente a disposição do gabinete, que até então, ficava em cima do amplificador, no chão....

Prateleira de MDF: R$ 29,00
Meia hora de trampo, e “vualá”

Aproveitei, coloquei o amplificador num suporte em baixo da mesa tbm!

[URL='https://i.imgur.com/77xd6OR.jpg?1%5b/img']https://i.imgur.com/77xd6OR.jpg?1[/img[/URL]]
[/spoiler]

[FONT=Times New Roman][SIZE=6][SIZE=6][B][I]Continua.... agora mesmo.[/I][/B][/SIZE][B][/B][/SIZE][/FONT]

CAPÍTULO IV
“O primeiro MOD: Lateral FULLWINDOW”

Uma das principais coisas que eu queria fazer, era o mod no gabinete tornando a lateral “FULL WINDOW”, mas sem ter que cortar a lateral original do Phantom, para que caso um dia eu pretender vendê-lo, teria a lateral zerada/original.

Procurando na net, vi até laterais prontas específicas para o Phantom feitas por empresas “X”, mas que passavam do orçamento que eu estava disposto a investir (achava laterais a um valor mínimo de R$ 80,00).

Foi quando descobri um lugar aqui na cidade que trabalha com acrílico.

Passei as medidas para o cara e ele me deu um orçamento de FUCKING R$ 10,00 para a chapa lateral em acrílico transparente.

E ficou exatamente o que eu queria.

Seguem fotos:

Como eu já tinha visto em alguns fóruns, a adaptação para “prender” a chapa na lateral do Phantom, foi bem simples: Adesivo 3M e imãs.

Não consegui achar aqui na cidade os imãs que eu queria (Neodímio), mas achei um modelo que serviu bem até.

Como o gabinete é de "ferro", para prender basta aproximar a placa da lateral que ela “gruda” e pronto. Simples e eficiente. Fica muito bom também para dar manutenção/limpeza dentro do case, além de deixar o visual bacana.

GG pra nois! \o :ninja:

Continua....

Lucas.Fraga.RS

Meu RS, Minha Pátria!
Amigo @markoov , não acha que o teto do case ficou muito próximo da parte inferior da mesa? :hmm:
Isso pode influenciar no fluxo de ar do WC Custom.

markoov

"Say my name"
Amigo @markoov , não acha que o teto do case ficou muito próximo da parte inferior da mesa? :hmm:
Isso pode influenciar no fluxo de ar do WC Custom.
De fato Lucas, ficou bem perto. A medição falhou um pouco.
Mas irei resolver descendo um pouco, qd for montar o wc.

Enquanto isso, ficamos na espera dos CUrreios =(

Ventura2099

Member
Ia comentar isso tambem, ficou mto perto, mas na pratica nao deve influencia tanto assim...talvez 1ºc ?

De qualquer maneira, melhor que deixar perto do chao ne, pega muita poeira.

markoov

"Say my name"
Amigos, antes de ter que furar a parede novamente, fiz um teste básico aqui com um suporte, deixando o gabinete mais pra baixo durante 24horas.

E realmente @Ventura2099 , a diferença foi mínima, tanto em idle como em full.
Em idle chegou a bater apenas 1° de diferença.
Em full, apesar do calor que é gerado, deu uma diferença de 2 a 3º, apenas.

Mas mesmo assim, agradeço a opinião dos Srs.

Para continuar, segue a epopeia.

CAPÍTULO V
“Tava muito quente, então: Watercooler selado”

No meio do processo de montar o wc custom, acabou surgindo uma “oportunidade” de comprar um wc selado, e como estava vendo muitas recomendações sobre o mesmo, e a temperatura não tava lá das mais tranquilas, acabei adquirindo-o.

Sem muita mágica para instalar, e gostei do resultado (provisório).

Considerações:
Acredito que atualmente no mercado, o Maelstorm 240t é um excelente watercooler, visando qualidade dos materiais, preço e desempenho.
Temperaturas em idle: Entre 33 e 37º (Meu quarto é demasiadamente quente)
Temperaturas em full: Entre 55 e 69º (Depende muito do game/recurso requisitado)
Ele acompanha 2 fans de 120mm, consideravelmente silenciosos, e de bonita aparência, e um hub com suporte para 4 entradas 3 pinos de fans.
Acompanha também os plates para suporte AMD e Intel, como de costume...
Paguei cerca de R$ 230,00 em uma promoção da Pic***. Porém acredito que até uns R$ 280,00 está muito bem pago.
Recomendo caso procuram um wc selado, com ótimo CxB.

Aproveitando, para sacar da baia dos HD's, para tentar acomodar o radiador do wc.

E deu certo... =D

Continua....

CAPÍTULO VI
“O segundo MOD: Cover custom para fonte”.

Quando peguei a placa da lateral, perguntei para o cara se ele fazia dobra de acrílico também, pois queria fazer uma peça em “L” (que seria o cover para a fonte).

Ele disse que sim, e passei as medidas, inclusive, que peguei aqui no fórum.
(Créditos para o user @Yamanka: postado neste link ).

Pro meu azar, dessa vez o cara me deu uma canseira. Disse que estava com vários projetos para entregar e que ainda não tinha conseguido fazer a minha peça.

Acho que demoraram cerca de 6 semanas para ele me falar que a peça estava pronta. Como eu não estava com pressa, já tinha até esquecido.

Mais uma vez, fiquei de cara com o orçamento. R$ 10,00 FUCKING reais, na peça branca e ainda envelopada com um branco brilhante, para ficar mais semelhante ao branco do case.

Seguem fotos:

Continua....

Última edição:

Npzinho

New Member
Cara, vou te falar, você teve os 350 reais mais bem gastos das sua vida.
Uma GTX 780 passa fácil uma 1050 de 500 reais pra cima e por ser Poseidon, deveria encarecer ainda mais.|
Top, bem top.
Acompanhando...

markoov

"Say my name"
Cara, vou te falar, você teve os 350 reais mais bem gastos das sua vida.
Uma GTX 780 passa fácil uma 1050 de 500 reais pra cima e por ser Poseidon, deveria encarecer ainda mais.|
Top, bem top.
Acompanhando...
Pois é, preço das VGA's estão nas alturas!!!!

Mas aguarde, a 780 nao é mais integrante do meu setup, rs.
Em breve atualizo vocês.

Acompanhando!
Boaaa, vlw man!

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)