Problemas GF3

Chacal

defiance

vê se me ajudam,
o negocio eh o seguinte...
tenho uma GeForce 3 Ti500 (ASUS) e de uns dias pra ka qdo estou jogando há muito tempo, a parte de cima da tela fica com uma faixa preta de espessura de uns 3 dedos. Ela é intermitente, as vezes aparece fica um bom tempo e some, as vezes aparece um pouco some, aparece de novo., e assim vai...
serah pau na placa de video mesmo????
se alguem tem alguma sugestaum, to aceitando.

Valew...
:D

DekerBSB

Registered User

em todas as resoluções isso acontece????

DekerBSB

Registered User
ja vi um problema semelhante com uma Voodoo 5........
mas era por causa de OC...........
.........
arruma outra placa pra ver se não é do monitor o problema......pq se não for acho que é sua placa que esta com defeito...
:( :(

OldMan

Congelado
Se começa normalmente e depois de um tempo aparece pode ser mesmo da placa. O computador fica bem ventilado? A CPU não está overclocada? (isso pode sobrecarregar o controlador de memória)

Chacal

defiance
No gabinete tem dois fan, um jogando pra dentro e outro pra fora... o cooler é um VULCANO 7200RPM. A temperatura do proc fica em torno de 50C, a placa de video fica em torno de 50C, a motherboard em torno de 35C.
Nada em overclock.
O problema dá depois de muito tempo jogando e se sair do jogo, o problema dá tb na tela do windows...
Não eh bem uma faixa preta, eh como se fosse uma parte da tela que ficasse fora de frequência. uns 3 dedos. Essa falha de "frequencia" dá as vezes, naum eh o tempo todo... pode ocorrer agora e parar e alguns segundos de novo e assim por diante.

OldMan

Congelado
Tem cara de ser algo na memória. Isso se não for um driver corrompido.. já exprimentou reinstalar? Já aconteceu isso de drivers serem corrompidos quando eu tinha uma savage 2000

Chacal

defiance
Pensei na memória compartilhada do micro, pode ser??? Eu aumentei a memória pra AGP pra 128mb, dai começou a ocorrer isso...

Vou tentar reinstalar o driver de video e dimimuir a qtd de memória AGP.
Qual eh a frequencia padrão da memória da GeForce 3 Ti500 ASUS?

DekerBSB

Registered User

OldMan

Congelado
O AGP aperture vc pode reduzir pra 64MB.. ter maior aperture que memória não adianta de nada. Teria uns testes pra ver se é memória, mas como a falaha é no topo da tela (sria começo do frame buffer) os testes não funcionam... vou dar uma pensada depois respondo.

Mas um aperture muito elevado com uma bruta placa dessas pode matar um chipset de placa ma~e não muito bom. MAs esse não é seu caso... mas pensando bem já li algo sobre um bug do KT266A com placas da NVIDIA.. exatamanet sobre o aperture do AGP.. coloca ele em 64 MB.. e se precisao deslliga o fast write.

DekerBSB

Registered User
existem alguns procedimentos básicos em caso de problemas com placa de video:
1-reduzir o aperture size
2-desligar o fast-write
3-desligar o sideband caso a placa tenha e esteja ligado
5-botar o AGP em 1x ou 2x
6-ultimo caso, mudar o AGP DRIVER STRENGH VALUE.......

Chacal

defiance
Eu tinha habilitado o fast write e aumentado a aperture AGP (o q eh isso exatamente, acho q tenho a noção errada de sua funcionalidade).
Depois desabilitei, vou fazer estes testes assim q chegar em casa...

Por enquanto, agradeço a força sua e do DekerBSB, sabia q podia contar com vcs.

DekerBSB

Registered User
naum vai achando que foi de gratis naum mano......
é 100 reau mais o dinheiro do buzão....
........
:p :p :p
hummm.....
é nois na fita
....
:p :p

DekerBSB

Registered User
pode pagar tudo em ficha de fliper.....
:p :p :p

50 pra mim e 50 pro Old......assim nois termina de zera o street fighter....
:D :D

AnThRaX

Ah.. Ehh...
Eu tenho uma GF2 MX400, que dava um erro tipo esse teu ai mais era na tela toda, ela ficava meio embaralhada, dai eu peguei o driver atual da placa, dai o problema acabo, tenta isso,
viu eu também posso ajudar as pessoas, naum soh o Deker e o Old...

Sephirot

New Member

kerendo roubar as fichas de fliper do Deker e do Old :D

Chacal

defiance
Desliguei tudo e parece que naum deu mais o problema... AGP aperture 64MB e desabilitei todas as opções pra AGP... tah bom agora, mas ficou mais lento...
qual seria a config ideal???

ah, a temperatura em full loading é de 67C, alta naum??? ou tah aceitavel?

DekerBSB

Registered User
agora vai ligando uma por uma as opções do agp e testando pra ver onde era o problema.......
tem chances de ser o sideband.......que sempre traz mais prejuizo do que vantagen.......

caldas

Kenai

Ja que a placa e da ASUS e caso vc ja tenha tentado todas as opcoes do pessoal, pode ser necessario atualizar a BIOS da placa mae ou ate a da placa de Video ja que o suporte da ASUS e muito bom ( eu acho )
vc ja vez alguma atualizacao de BIOS ?

Chacal

defiance
atualização do BIOS da placa de video acho q naum tem...
mas acho q descobri... era a AGP aperture... liguei tudo e deixei a em 64mb... naum deu nenhum problema... joguei RTCW umas 4 hrs seguidas, sem problemas e rapidinho... voltou ficar mais rápido.

Acho q o problema tah resolvido!!!!
Mas me digam uma coisa, pra q serve exatamente este AGP aperture???

Valew galera... Esse forum eh demais!!!

OldMan

Congelado
Eu não disse que era o bug da aperture na KT266A ? Esse chipset dá pau se vc colocar a aperture muito alta. Eu tinha visto isso pq esse chipset não é recomendado para estações de trabalho profissionais extamente porquê as wildcat precisam de 128 de aperture.

caldas

Kenai

Nao sabia desse bug no KT266a, minha A7V133 usa o KT133a e ao passar o aperture de 64 para 256 tive ganho no 3Dmark sem bugs apatentes.
Nao estou certo mais acho que a funcao do AGP aperture seria para o programa ( jogos, 3D ou CAD ) quando fosse carregar alguma imagen ou objeto com grande texturas e que nao dessem na memoria da placa de video, seria realocada na memoria RAM do micro, mais lenta que a de video, mais pelomenos vc podia carregar esse aplicativo.
Mais acho que essa funcao ainda nao foi muito explorada, pois o usuario tem que ter muita RAM no micro e a configuracao do AGP aperture e sempre a metade, tipo ...
quando vc coloca na BIOS AGP aperture 128 vc esta realocando 64Mb para a placa de video eventualmente usar com texturas, mais como estao saindo placas graficas com 64 e agora 128Mb.

alguem pode me dizer se estou certo ? :)

DekerBSB

Registered User
é isso mesmo caldas.......o aperture é uma parte da memoria ram do CPU que pode ficar disponivel para a placa de video caso a memoria da placa esteja sobrecarregada........
na verdade eu nao vejo diferença nenhuma em usar 64 quanto 256 no aperture size...........
uma vez eu botei 3 pentes de 256mb e botei 512no aperture...só diminuiu meus benchmarks......

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)