• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] Por que os AMD FX's tem fama ruim?

lucas-ssb

Desinformado
Registrado
Então galera, vasculhando a internet, encontrei o FX-8300 por R$ 299,90. Um ótimo preço por um processador antigo que segundo as especificações, aparenta ser bom. Porém sempre ouvi falar mal dessa linha de processadores e gostaria de saber o por quê, e também se ainda vale a pena comprar.
 
Última edição:
Consumo alto, temperatura alta, cooler box ruim, desempenho single-core baixo (conta muito para jogos). Se você pegar comparativo de FX 8300 (Octa-Core) x Pentium G4560 (Dual-Core com HyperThreading), o Pentium ainda leva vantagem em jogos. Agora se vale a pena comprar, depende muito do seu orçamento, compensaria mais você ir de Ryzen 3 1200, processador de entrada, mas que ainda leva vantagem em jogos. Mas se o uso for para aplicação MultiThread, o FX se sobressai um pouco por causa dos 8 núcleos. É só questão de analisar orçamento x uso do PC.
 
Os fatores são os listados pelo colega acima. Contudo, por esse preço, talvez até valha a pena considerar a compra dele.
 
Pelo preço, vale bastante a pena caso você já tenha uma boa base na plataforma, como 16GB RAM e uma placa mãe boa, porém com um FX 6100 da vida por exemplo. Agora pra montar do zero, como já disseram até o R3 1200 compensa muito mais.
 
O principal problema dele é o IPC baixo, até pouco tempo atrás os jogos nem usavam 4 núcleos direito, aí matava seu desempenho (não que todos agora façam ... ), e estar num socket morto. Esse modelo específico não tem consumo nem dissipação excessivas, e o cooler box da AMD é melhor do que da Intel (porém faz mais barulho tbm).

O melhor cenário para sua compra é se já possuir uma placa AM3, ou o orçamento for muito limitado e pretender "morrer" na plataforma sem perspectivas de upgrade por um bom tempo.
 
Se for montar do zero, não vale a pena. Como o colega citou um G4560 já equivale a ele e em alguns casos se sai melhor. Se for pegar pra iniciar uma configuração vá de Ryzen (modelos de entrada) que irão lhe atender bem.
 
Se for montar uma maquina nova compensa mais o rysen pela plataforma am4 com memoria ddr4 e suporte com lançamentos de novos processadores am4 por alguns anos.

Os fx são plataforma que está saindo de linha, ddr3 ainda.
 
Barato ele está, o problema mesmo é que essa linha não das mais queridas. Eu mesmo, na época, queria muito continuar na plataforma AMD pois já tinha o Phenom II x4 945 e a placa mãe para ele, porém o desempenho não era la grandes coisas e o preço era mais caro que um Core i5 da época e ele sofria até para ganhar de um Core i3 em games. Se vai montar uma plataforma completa, vá de Intel ou mesmo os AMD Phenom II ou parta logo para a atual geração. Mas ai você cai no dilema: é melhor esperar a Serie 8xxx da Intel ou ir para os AM4 (Ryzen e ZEN) da AMD.
 
Pente ddr4 8gb ta 500 reaisss Jesusssss:mas::sqn::brain::cuti:
 
Além disso tinha o problema das mobos. Eu me lembro que na época que comprei meu i5 tinha a opção de um FX-8120 por praticamente o mesmo preço (ainda não tinha chegado o FX-8300 na loja que comprei o computador). O problema era a placa mãe, que tinha que ser de 125W, o que encarecia muito o kit completo. Esse lance do TDP e do IPC foi só parcialmente resolvido com os FX-83xx/FX-63xx, mas já era tarde demais.

Mas sendo sincero, vi MUITA gente comprando FX-6300 e aproveitando a CPU por um longo tempo. Eu mesmo na época que comprei o meu computador tive a opção de comprar um FX-6300 um pouco mais barato do que o i5-3330 e tenho certeza que não teria me arrependido de compra-ló ao invés do i5 (principalmente por que hoje poderia fazer um up fácil para o FX-8300).
 
O FX6300 reinou como o melhor CPU "barato" por muitos anos, só foi desbancado recentemente pelo G4560, pena que o FX8300 não foi lançada junto aos outros Vishera, ele apareceu só mais tarde.

Engraçado como a percepção sobre a linha FX mudou com o passar do tempo, na época ele foi considerado como a bosta do cavalo do bandido. Hoje os jogos estão exigindo mais núcleos e finalmente os jogos estão se beneficiando de CPUs com mais threads, é um CPU que envelheceu muito bem. Tem testes do FX8300 no YT no canal do peperaio / lock gamer e ele ainda aguenta empurrar uma GTX 1060 em jogos cpu bound com uma taxa razoável, o FX ainda pode ser uma opção viável desde que vc já tenha o hardware p/ ele (motherboard AM3+ / ddr3)

A Intel gosta de trocar de plataforma o tempo todo e ferrar os usuários, um amigo meu está querendo fazer um upgrade no Haswell 4590 dele, mas não tem opção viável p/ upgrade, os i7 antigos tem o preço bem inflado no mercado de usados. Ele provavelmente vai acabar trocando todas as peças, uma maquina que não tem 2 anos.
Levando em consideração que a Intel acabou de "matar" a linha Kaby Lake fica muito difícil recomendar uma plataforma com bons upgrades p/ o futuro, atualmente é melhor guardar a grana no bolso e esperar 2018.
 
8350 ainda da caldoo....
 
Respondendo diretamente a pergunta do tópico:

Porque foi prometido algo mágico e no final não se concretizou Eu costumo defender que os FX eles estavam além do seu tempo.
 
o que mata é pra quem tem tudo da plataforma antiga como eu ir pro ryzem no momento me faz mudar tudo kkkk ai sai caro. mas boa escolha vai de ryzem 5 1600x é esse que quero em curto periodo de tempo.
 
Fui na casa de um amigo que tinha esse processador ,4 meses depois de laçar esse FX 8300/8350.
Vi que o gabinete estava aberto, sentei na cadeira do lado do computador pra jogar GTA5 , joguei 15 min só pra ele me mostrar.
Não consegui jogar mais que 15 min porque sai de lá com as pernas fervendo !!
Chuto uns 80/90 graus mais brincando mesmo..........
 
Kkk olokoo antes com o coolerbox era um avião ruido mas no maximo 69 graus. Acho ke depende as vezes gabinete mais fechado e tal
 
Então galera, vasculhando a internet, encontrei o FX-8300 por R$ 299,90. Um ótimo preço por um processador antigo que segundo as especificações, aparenta ser bom. Porém sempre ouvi falar mal dessa linha de processadores e gostaria de saber o por quê e também se ainda vale a pena comprar.
fama ruim? o bagulho é tipo meu jesus cristo pessoal.... 95w ... muito frio em 3.3ghz para tarefas simples.... com uma placa mae 990fx e um bom water chega a 4.7 suave.....roda qlker jogo .... e esquenta mesmo... igual motor de carro ... de moto .. barco... aviao.... ... so por 300 reais? se bem q é geraçao passada vale mais a pena investir em coisa nova ....nao que seja ruim.. é apenas ultrapassado ... mas o custo beneficio é insano
 
Tenho um Fx8320 e com cooler box nunca vi o processador passar de 60ºc.
Ao contrário do que alguns desinformados dizem, o cooler box dos FX é bem melhor que os da Intel, sendo que o problema fica por conta do ruído que, de fato, é alto.
A má fama dos FXs se deve ao fato de o seu IPC ser inferior ao dos processadores da Intel, o que faz os FXs apresentarem baixo desempenho em programas e jogos que não utilizam muitos núcleos/threads, além do consumo ser maior também.
Atualmente, pra quem já tem placa mãe e memória compatível, um FX8300 por R$ 300,00 ou FX6300 por R$ 200,00 não é uma má opção, sendo que nessa faixa de preço não vejo nada com desempenho significantemente superior.
 
Última edição:
Para quem já tem uma placa AM3+ o melhor up que se pode dar é ir para um FX-8300. Ainda acho que ele tem uns 2 anos de sobrevida com um overclock.
Hoje com qualquer 100 conto tu compra um Cooler bom para fazer um overzinho no FX.
 
tem gente q fala coisas sem saber de uma real situaçao, nao to aqui defendo os fxs , uso um q e um processador q ficou devendo pelo q foi prometido , mas me poupe ne, vim dizer q ficou do lado do pc e saiu fervendo, se fosse pelo menos um serie fx9xxx ate vai mas as series fx8300 8320e 8370e e ate mesmo o 8350 , mesmo sendo 125w seu cooler box ate segura pelos clocks padrao de fabrica, se quer overclokar entao troca o cooler isso e um fato ate mesmo pros intel , nao vamos radicalizar assim como amd tem seus cpus problematicos a intel tambem tem , e hoje como foi dito por questao de jogos mais atuais estarem fazendo mais uso de nucleos um simples problematico fx8300 tem se dado melhor do q a propria febre intel g4xxxx , ,

se vai montar um pc do zero vai de plataforma atual seja amd ou intel , mas se ja tem mobo e memoria para uma soket am3 um fx8300 nao faz nada feio
 
tem gente q fala coisas sem saber de uma real situaçao, nao to aqui defendo os fxs , uso um q e um processador q ficou devendo pelo q foi prometido , mas me poupe ne, vim dizer q ficou do lado do pc e saiu fervendo, se fosse pelo menos um serie fx9xxx ate vai mas as series fx8300 8320e 8370e e ate mesmo o 8350 , mesmo sendo 125w seu cooler box ate segura pelos clocks padrao de fabrica, se quer overclokar entao troca o cooler isso e um fato ate mesmo pros intel , nao vamos radicalizar assim como amd tem seus cpus problematicos a intel tambem tem , e hoje como foi dito por questao de jogos mais atuais estarem fazendo mais uso de nucleos um simples problematico fx8300 tem se dado melhor do q a propria febre intel g4xxxx , ,

se vai montar um pc do zero vai de plataforma atual seja amd ou intel , mas se ja tem mobo e memoria para uma soket am3 um fx8300 nao faz nada feio
 
:bat:
 
No passado a Intel estava no auge em fama com os Pentium, então vieram os Athlon e a AMD participou desse auge, com os Phenom a AMD foi criticada e a Intel beneficiada nos comentários com a linha Core 2, surgiram os Phenom II e a imagem melhorou pra AMD, surgiram os FX e falaram mal e agora os Ryzen são considerados os melhores. Eu usei Athlon X2, Phenom X4, Phenom II X2 e Phenom II X6, ótimas épocas, usei i3 (primeira geração) e i7 (quarta geração) em desktops e i5 (primeira geração) e i7 (quarta geração) em notebooks. Usei Intel Core 2 Duo com um MacBook Pro 2009 (Mid) usado e agora uso 2 Intel Xeon no Mac Pro. Complicado...

A AMD na época dos Phenom X4 eu achava que estava no auge, mesmo o povo criticando. CPU bom demais! Phenom II foi melhor, mas o início da saga da AMD no sucesso começou nos Athlon e se intensificou nos Phenom (opinião minha). Eu nunca usei opções da concorrente na época dos Phenom, mas dizem que eram melhores. Embora falem dos Ryzen, eu acho eles bons apenas, porque eles não rodam em todos os tipos de computadores e PC não é a melhor opção para todos os tipos de trabalhos (tipo música).

Se a AMD foi criticada nos Phenom e hoje é considerada a melhor, vai que o jogo inverte... não que eu queira isso ou não quero, para mim tanto faz, porque as duas sempre serão boas, eu gosto das duas igualmente, embora eu prefira Intel.

Eu não acho que a série FX foi ruim, nunca usei, mas eu usaria, agora claro, tudo depende de preço, se o Ryzen estiver próximo do FX que você quer em preço, ai vale mais Ryzen, é algo bem relativo.
 
Sempre achei o Phenom II sensacional. Nunca entendi as críticas a ele. Eu trabalhei com um Phenom II X6 1055 e o computador respondia muito bem nas aplicações e simulações que usava. Foi justamente nesta época que estava para trocar de computador e havia tido uma experiência horrível com um i3 de primeira geração, o que faz quase eu ir para AMD, apenas de raiva.

Aliás, os Phenom II grande vantagem: até hoje, se tua placa mãe queimar, você consegue achar placas mãe novas, já que o Phenom II consegue rodar em AM3+. Recentemente minha mobo para i5 de 3 gen queimou e foi um parto achar uma mobo nova para o meu sistema.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo