Para o OldMan

Lnp

New Member

O que quer dizer exatamente a tecnologia de 0,18 micron, 0,13......pra que isso serve?!qual a diferença de um pra outro?!

Outra coisa, oq eh exatamente a arquitetura X86?!
qual a diferença c fosse outra?!

Quando vc tiver um tempo, responde ae por favor...

Valew......inté...:D

Lnp

New Member
Poxa, vamos lá Old...eu sei que vc pode...!!!!!!!
: (

caldas

Kenai

Po Lnp vc nao poderia perguntar algo mais simples :p

0,18 , 0,13 e o processo de contrucao dos chips

O 0,13 usa menos materia prima para ser contruido, com isso requer menos energia e mais barato de se contruir mais eficiente( esquenta menos) e pode alcancar maiores frequencias com isso.

o X86 e uma linguagen ( espero nao estar falando merda )
des da epoca dos 286 que ele e usado, e para sair dele so passando para um RISC ou ALPHA. E a linguagen em que todos os processadors da Intel e da AMD usan, ate agora.

Tecno

New Member
Arquitetura eh tipo, o modo como o processador trabalha com os dados.
Cada arquitetura tem suas funções próprias (as vezes as funções são as mesmas, mas de tipos diferentes). O número de registradores (um tipo de memória do CPU), e mais um monte de outras coisas também muda de uma arquitetura para outra.

E então existe um monte de arquiteturas tipo
X86 -> 386, 486, Pentium I, II, III, e 4
RISC -> Computadores fodões pra uso de laboratórios e coisas assim.
MIPS -> outro tipo de arquitetura
Motorola ??? -> Se não me engano essa eh dos Machintosh

E cada arquitetura precisa de um compilador diferente. Quer dizer, os programas de X86 não vão funcionar num RISC.

Ta bastante superficial, mas acho q eh isso (tirei 4 na prova dessa matéria, melhor naum confia muito)
Alias, o Oldman ta em q fase?

OldMan

Congelado
Arquitetura diz respeito ao desenho geral do processador. Um x86 segue compatibilidade com os x86 origianis de 16 bits. Tem 8 registradores (contra 32 de um MIPS por exemplo ou 120 de um IA 64). O conjuto de instruções que o procesasdor executa também faz parte da história.

O conjunto de instruções do x86 inclui centenas de intruções complexas, por isso e chamado de CISC, os processadores modernos são todos RISC, com poucas intruções e todas bem simples. Ao contrário do que vc possa pensar os RISC são muito mais rápidos que os SISC, pois podem executr um nível muito maior de paralelização na execução do código.

Simplificando.. X86 seria a tecnologia de um fusca..enquanto um MIPS seria uma BMW novinha.

Só corrigindo uma coisa: MIPS e a série da Motorola são RISC, bem como o power PC da IBM. o IA 64 é um meio termo entre RISC e CISC.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)