Over em Q6600 G0 com Akasa EvoBlue

Mr.GoodLuck

Casual Player

Essa semana completei meu upgrade pegando o Q6600 e as DDR2 800(q acabei pegando as da corsair mesmo). De cooler ia pegar o famoso Zalman 9700NT mas acabei por optar pelo EvoBlue da Akasa devido ao orçamento e não me arrependi!! :D

Fiz um over no Q6600 primeiro deixando ele a 3.0Ghz com VCore de 1.312v elevando as memos altomaticamente pra 833mhz porém nao mechi na voltagem delas e com latencias stock tb.

Em idle ele fica a 34°c e em full foi pra 45°c com a temperatura ambiente em BH de 36°-37°(um forninho....¬¬)

Eu to achando muito bom essas temps ai...o q me faz pensar em tentar elevar ele a 3.6Ghz. Porém queria saber de vocês overclockers mais experientes o seguinte:

Pra conseguir esse aumento seria aconselhavel a aumentar a voltagem tanto da FSB quanto da NB?

Se sim...em quanto? Pq tipo ja vi topicos até aqui no adrenaline recomendando setar no maximo possivel essas voltagens no caso de over em C2D, isso se aplica tb aos C2Q?

Vlw ai gente! :)

japa

Ecologicamente correto
Membro Honorário
Vc precisa testar usando o Prime95 que suporta multi-core, o Orthos só testa 2 núcleos. A temperatura fatalmente irá subir ao usar os 4 núcleos, os Q6600 dissipam bastante...

didikof

Banido
Banido
aki o prime 95 esquenta menos q esse tal de orthos ai ,alias orthos esquenta mais q qualquer aplicativo sem noçao

japa

Ecologicamente correto
Membro Honorário
aki o prime 95 esquenta menos q esse tal de orthos ai ,alias orthos esquenta mais q qualquer aplicativo sem noçao
Depende do teste que vc escolher. O Orthos é adaptado pra overclockers e é baseado no código do Prime95.

Mr.GoodLuck

Casual Player
Tipo só mais duvida...ja rodei o prime95 e ficou com a mesmo resultado do Orthos...então deve estar errado, olhando as configuraçõs do Prime95 seria o caso de roda-lo 4 vezes, cada instance do prime em uma cpu correto?

Mas...e como abro 4 instances dele!! o_O

E vc tem que prestar atencao na temperatura dos cores. nao do processador em si..

elas já estao bem altas pelo oq da pra ver.
Hum....interessante, sempre olhei a temperatura da cup em si, vou ficar de olho nisso então.:)

Mr.GoodLuck

Casual Player
Estranho....a temperatura da cpu em si fica a no maximo 50°, porem os cores em especial o 1 chega a 72 graus em full...

Isso rodando 4 instances do prime95(uma em cada core) como o japamd me recomendou.

Se eu for analizar realmente a temperatura dos cores está bastante alta....idle elas ficam em 55° enquanto o o processador fica a 35°.

Ja mechi nas Vcore maximo q eu pude...em 1.300v uma das instances do prime sempre da erro e para o teste, ja com a 1.3125v vai de boa, se eu aumentar mais q isso ele ja começa a esquentar ainda mais, ou seja é o minimo q posso chegar de Vcore.

Estou deixando as votagens da FSB e da NB em auto..olhando pela bios elas estão a 1.410v e 1.390v respectivamente....será q estão muito altas?

Tipo, faz 3 dias q eu coloquei o proc aqui, usando Artic Silver 5, ela tem aquela demora de 2 semanas pra se otimizar, será que é o caso?

LuiZz``

New Member
cara... usei esse prime V25, fez fritar aqui.... essa porcaria de placa mae com Vdrop, nem com 1.48 de Vcore (no windows 1.37~1.38) aguentou meu over @3200 Mhz ... tive q baixar pra @3000 e 1.45v Vcore(BIOS) ¬¬ tranqueira de placa ... no windows esse 1.45 fica 1.32v !! ¬¬ se nao fosse o Vdrop eu poderia usar o Vcore padrao q ficava estavel @3000 ! eita placa nojenta

e valeu pela dica desse prime ai ... agora realmente sei quais sao as temps aqui (pq aumentaram legal em relaçao a quando usava o orthos e sei q meu over estava instavel ;)

Mr.GoodLuck

Casual Player
Bom segue ai um teste...eu realmente havia pensado que com o Vcore de 1.312v estava legal, mas com 20min de teste um dos cores deu erro no prime....resolvi então aumentar o Vcore um pouco pra 1.325v, e realmente ficou 'de boa'...bom pelo menos com 2h40 min de teste rodou sem erros...depois deixo ele mais tempo.

Mas o q interessa é que apesar da temp da CPU em si, ficar a 49° em full...os cores estão fritando...o q poderia ajudar a baixar as temperaturas dos cores?

As configs atuais estão em Vcore: 1.325v Memos a 833Mhz o resto das voltagens estão todas em auto!!

cara... usei esse prime V25, fez fritar aqui.... essa porcaria de placa mae com Vdrop, nem com 1.48 de Vcore (no windows 1.37~1.38) aguentou meu over @3200 Mhz ... tive q baixar pra @3000 e 1.45v Vcore(BIOS) ¬¬ tranqueira de placa ... no windows esse 1.45 fica 1.32v !! ¬¬ se nao fosse o Vdrop eu poderia usar o Vcore padrao q ficava estavel @3000 ! eita placa nojenta
Quais as temps ai q vc alcançou?

mdobem

Member
Olha ai....deve ter alguma coisa errda.. so pode..

alexandre.ce

Active Member
Olha ai....deve ter alguma coisa errda.. so pode..
As temperaturas dos cores não estão muito altas; só um pouco acima do normal. Aqui bate 73°C nos cores @3,2 e 1,38125v pela Bios, à tarde, num calor de lascar.. Em idle, o processador fica a 30°C e os cores a menos de 50°C.

LuiZz``

New Member
Bom segue ai um teste...eu realmente havia pensado que com o Vcore de 1.312v estava legal, mas com 20min de teste um dos cores deu erro no prime....resolvi então aumentar o Vcore um pouco pra 1.325v, e realmente ficou 'de boa'...bom pelo menos com 2h40 min de teste rodou sem erros...depois deixo ele mais tempo.

Mas o q interessa é que apesar da temp da CPU em si, ficar a 49° em full...os cores estão fritando...o q poderia ajudar a baixar as temperaturas dos cores?

As configs atuais estão em Vcore: 1.325v Memos a 833Mhz o resto das voltagens estão todas em auto!!

Quais as temps ai q vc alcançou?

aqui o processador foi a 50°C e os cores a 65°C

só fiquei agoniado pq descobri q meu over de @3200 nao estava estavel nem com Vcore 1.48 na BIOS... maldita placa mae e seu Vdrop hehe... as temps estao legais aqui

vamcavalo

apenas mais um
não era pros cores estarem tão altos assim, sendo G0 e com cooler não-box e ainda com o vcore baixo

aqui to pegando [email protected] com 1.43v e meus cores chegam a 69 max com 12h prime.

Pescador

Lucro Brasil, diga não!
É, mas o meu G0, para se atingir 3600MHZ, somente com 1.50v (mesmo com o Pencilmod), mas aí as temperaturas ficam fora de questão para air cooler.

Eu acabei de descobrir que a última versão do OCCT é ótima para se testar o overclock em Quad-Cores, em menos de 20 minutos o programa faz os cores aquecerem mais que o Prime95 em 40 minutos.

Fora que têm tradução para português (brasileiro) e possui outras opções de alarmes e monitoramento.

Baixe ele em:

http://www.ocbase.com/perestroika_en/index.php?Download

Como estou com o Vista 64, uso o Everest (v4.20.1170 Final) que detecta fielmente as temperaturas assim como o Core Temp e o Everest CPUID funciona tão bem quanto o CPU-Z, recomendadíssimo.

alexandre.ce

Active Member
não era pros cores estarem tão altos assim, sendo G0 e com cooler não-box e ainda com o vcore baixo

aqui to pegando [email protected] com 1.43v e meus cores chegam a 69 max com 12h prime.
Vamcavalo, acho que há de se atentar para a questão da temperatura ambiente, espaço e ventilação do gabinete, dentre outras coisas.

Como eu falei, as temperaturas do colega parecem estar dentro da normalidade, embora um pouquinho de nada acima do que deveria para os parâmetros setados.

Por exemplo: eu uso um Thermalright SI-128 e mesmo assim os cores quase chegam a 75°C no período da tarde rodando o Prime (temp. ambiente na casa de 30°; temp. da sala em torno de 35°C). Isso não é nada de assustar já que o TJunction do G0 é 100°C.

É, mas o meu G0, para se atingir 3600MHZ, somente com 1.50v (mesmo com o Pencilmod), mas aí as temperaturas ficam fora de questão para air cooler.

Eu acabei de descobrir que a última versão do OCCT é ótima para se testar o overclock em Quad-Cores, em menos de 20 minutos o programa faz os cores aquecerem mais que o Prime95 em 40 minutos.

Fora que têm tradução para português (brasileiro) e possui outras opções de alarmes e monitoramento.

Baixe ele em:

http://www.ocbase.com/perestroika_en/index.php?Download

Como estou com o Vista 64, uso o Everest (v4.20.1170 Final) que detecta fielmente as temperaturas assim como o Core Temp e o Everest CPUID funciona tão bem quanto o CPU-Z, recomendadíssimo.
Quanto ao OCCT, meu over por ele, @3,2GHz, foi considerado estável, pelo menos no teste básico de 30 minutos. Entretanto, no Prime o pc estava travando depois de 4h de teste mesmo com quase 1,39v setados pela Bios.

Solução: diminuí o vcore para 1,38v na Bios e o over para 3,0GHz. Já há mais de 5 horas o Prime roda aqui e parece estar tudo ok. Se ficar estável, assim ficará. Não vou brigar por 200MHz numa mobo de R$ 350,00.

Mr.GoodLuck

Casual Player
Vamcavalo, acho que há de se atentar para a questão da temperatura ambiente, espaço e ventilação do gabinete, dentre outras coisas.

Como eu falei, as temperaturas do colega parecem estar dentro da normalidade, embora um pouquinho de nada acima do que deveria para os parâmetros setados.

Por exemplo: eu uso um Thermalright SI-128 e mesmo assim os cores quase chegam a 75°C no período da tarde rodando o Prime (temp. ambiente na casa de 30°; temp. da sala em torno de 35°C). Isso não é nada de assustar já que o TJunction do G0 é 100°C.

Quanto ao OCCT, meu over por ele, @3,2GHz, foi considerado estável, pelo menos no teste básico de 30 minutos. Entretanto, no Prime o pc estava travando depois de 4h de teste mesmo com quase 1,39v setados pela Bios.

Solução: diminuí o vcore para 1,38v na Bios e o over para 3,0GHz. Já há mais de 5 horas o Prime roda aqui e parece estar tudo ok. Se ficar estável, assim ficará. Não vou brigar por 200MHz numa mobo de R$ 350,00.
Então chega essas temps ai é? Huum....o fato do TJunction dele ser 100° até me animou um pouco, mas diga-se de passagem q realmente não estou satisfeito com essas temps, mas fazer o que se for assim mesmo devido ao forninho que está BH ¬¬ .

Apliquei novamente a Artic Silver 5 hoje, pra não correr o risco de ter sido aplicação errada...vamos ver, vou deixar ele rodando o prime95 hoje mais tarde...amanha eu posto resultados se houver diferença.

Mas de qualquer forma eu vou trocar esse Cooler da lateral do Gabinete, ainda estou usando o que veio com ele....o da traseira que tira o ar quente estou usando um Mtek, apesar de ser uma marca da qual tenho restrições esse cooler deles é muito bom, 2.200RPM com 89.59cfm, o unico defeito dele é que ele é barulhento segundo relatos pela net...mas eu realmente não importo com isso.

Bom, vlw ai gente...vamos ver no q dá! :)

Mr.GoodLuck

Casual Player
Yep....temperatura ambiente a 27°( finalmente o calor deu uma folga) e após 7h de prime95 temperatura a 68° com Vcore de 1.325v(BIOS), e 2.1v nas memos pois acabei subindo elas pra 1Ghz ao invés de 833Mhz.

Agora é arranjar um cooller bom pra por aqui na lateral do Gabinete(NZXT Apollo) pra ver se no calor brabo mesmo as temps dão uma segurada.

Vlw ai gente!!

P.S:Tem algum programa especifico pra testar as memos? Ou prime95 mesmo serve como teste?

PatolinoRJ

Active Member
Realmente, está bem altinha!!!
Está usando que pasta?

abraço

Pescador

Lucro Brasil, diga não!
Aplicação da AS5 : somente um filetinho horizontal quase de ponta a ponta, da espessura de um grafite 0.9 aproximadamente (é a quantidade que sai do tubo).

Em relação a temperatura, já foi muito discutido internacionalmente e aqui. Se em full ele não passar de 80ºC (quad-core) já está numa temperatura, digamos, razoável. Como o Tjunction de um G0 é 100ºC, há uma bela margem de 20ºC para segurança.

A temperatura de "meltdown" que causa dano irreparável é de 120ºC.

Lembrando que, normalmente, as motherboards ativam o throttle do processador (diminuição dos ciclos do processador) a partir dos 85ºC, já outras a partir dos 90ºC e o shutdown ocorre com 95-100ºC...

Já o uso do OCCT para se testar a estabilidade deve ser de, no mínimo, 4 horas.

Informei que em menos de 20 minutos ele faz o processador atingir a temperatura máxima, então é recomendado o teste de 30 minutos somente para se saber qual a temperatura máxima que o processador atinge sem ter que esperar e /ou ficar monitorando por horas.

Mas ainda acho o OCCT o melhor teste de estabilidade do momento, ainda mais pelo seu suporte a 4 cores e sistemas 64bits, fora integração com os softwares de monitoramento mais usados, como Core Temp, Everest, SpeedFan e Motherboard Monitor (RIP).

Mr.GoodLuck

Casual Player
Artic Silver 5

Aplicação da AS5 : somente um filetinho horizontal quase de ponta a ponta, da espessura de um grafite 0.9 aproximadamente (é a quantidade que sai do tubo).

Em relação a temperatura, já foi muito discutido internacionalmente e aqui. Se em full ele não passar de 80ºC (quad-core) já está numa temperatura, digamos, razoável. Como o Tjunction de um G0 é 100ºC, há uma bela margem de 20ºC para segurança.

A temperatura de "meltdown" que causa dano irreparável é de 120ºC.

Lembrando que, normalmente, as motherboards ativam o throttle do processador (diminuição dos ciclos do processador) a partir dos 85ºC, já outras a partir dos 90ºC e o shutdown ocorre com 95-100ºC...

Já o uso do OCCT para se testar a estabilidade deve ser de, no mínimo, 4 horas.

Informei que em menos de 20 minutos ele faz o processador atingir a temperatura máxima, então é recomendado o teste de 30 minutos somente para se saber qual a temperatura máxima que o processador atinge sem ter que esperar e /ou ficar monitorando por horas.

Mas ainda acho o OCCT o melhor teste de estabilidade do momento, ainda mais pelo seu suporte a 4 cores e sistemas 64bits, fora integração com os softwares de monitoramento mais usados, como Core Temp, Everest, SpeedFan e Motherboard Monitor (RIP).
Então, sobre a aplicação da AS5 eu ja conhecia, comprei ela quando adquiri o E2160 eu baixei o manual de aplicação dela.;)

Sobre o as temperaturas, fico até mais aliviado com sua explicação Pescador.

Ainda vou realmente trocar meu cooler lateral(o que joga o ar frio dentro do gabinete) ai eu aproveito e testo com OCCT.

A versão que é compativel com sistemas 64bits seria a 1.11?

Vlw gente

didikof

Banido
Banido
Fiz aki 1 overzinho com 1 zalmanzinho 7000b led,usei 1 memoria kingston 667 no over.

Lckhd

Hidratado

não deve nem passar no pi1mb :p

um orthos deve chegar aos 100ºC e se não chegar...cuidado! tira o AC da tua lan de cima que daqui a pouco condensa tudo :yes:

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)