O terraplanismo e a evidência de como aceitamos muitos fatos sem questionar

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Cruscotto

New Member
ESSE TÓPICO NÃO É PRA DEBATER SOBRE TERRA PLANA OU REDONDA :mas:

Eu não acredito que a terra é plana, pra mim é óbvio que não é.
Mas fui pensar "por que é tão óbvio pra mim?", e fui perceber que eu nunca tinha parado pra pensar sobre isso, era óbvio porque sim, porque todos dizem que é, é irrefutável.

Aí que parei e ajeitei minhas ideias, sobre todas as evidências que existem, quais os argumentos que deixam claro que ela é redonda e por aí vai.
Será que isso acontece em muitas outras áreas? Eu aceito muitos fatos que nem parei pra pensar sobre eles?
Bizarro eu ter tanta certeza de algo sem motivos sólidos, mesmo que seja algo muito óbvio.

Talvez o terraplanismo tenha um lado bom, aposto que muitos que vão contra a ideia foram dar uma pesquisada do porque ser certeza que a terra é redonda, talvez influencie pra outras áreas, sei lá.
Boa parte do preconceito do mundo é causado por isso, de aceitar que é porque todos acreditam, sem racionalizar.

Eu tenho prestado mais atenção no meu cotidiano, nas coisas que já tenho certeza que são verdade e refletindo um pouco.
Acabo ficando surpreso com bobagens, tipo "como os pelos do corpo sabem até onde podem crescer?", os da sobrancelha tem um tamanho, do braço outro, da barba outro, cabeça.

Enfim.. :safadao:

Última edição:

Gtx1050ti

😷
Chamo @Mmline para trazer conhecimento ao tópico

c/c @jr.pardal
c/c Card.mauro ervilhas
c/c Card.Neo666

Parabenizo o OP pela coragem e desejo um bom descanso no período do Ban

EDIT
210 (duzentas e dez) páginas de conhecimento e alienações sobre a Terra Convexa

SAUROTRUCCI

In the lion we trust...
Será que isso acontece em muitas outras áreas? Eu aceito muitos fatos que nem parei pra pensar sobre eles?
Bizarro eu ter tanta certeza de algo sem motivos sólidos, mesmo que seja algo muito óbvio.
Sim, acontece. Mesmo com todas as provas irrefutáveis tem gente que acredita que Marxismo dá certo e que o modelo de educação Paulo Freire é o melhor.

No mais, terraplanismo só ganhou envergadura porque todo mundo fica dando ibope pra essa turma carente de atenção.

Pense bem: pra ser intelectualmente famoso você só precisa se destacar positivamente (extremamente difícil) ou negativamente (sendo convictamente imbecil)

Cruscotto

New Member
Chamo @Mmline para trazer conhecimento ao tópico

c/c @jr.pardal
c/c Card.mauro ervilhas
c/c Card.Neo666

Parabenizo o OP pela coragem e desejo um bom descanso no período do Ban

EDIT
210 (duzentas e dez) páginas de conhecimento e alienações sobre a Terra Convexa
Mas a discussão não é sobre a terra ser plana ou não, é sobre as consequências dela, o tópico não é sobre isso.. o foco é totalmente outro..
Enfim, já sei que vão jogar la por que sim, ja que se mencionei terra plana só pode ser nesse tópico..

kibeloko

Member
ESSE TÓPICO NÃO É PRA DEBATER SOBRE TERRA PLANA OU REDONDA :mas:

Eu não acredito que a terra é plana, pra mim é óbvio que não é.
Mas fui pensar "por que é tão óbvio pra mim?", e fui perceber que eu nunca tinha parado pra pensar sobre isso, era óbvio porque sim, porque todos dizem que é, é irrefutável.

Aí que parei e ajeitei minhas ideias, sobre todas as evidências que existem, quais os argumentos que deixam claro que ela é redonda e por aí vai.

Talvez o terraplanismo tenha um lado bom, aposto que muitos que vão contra a ideia foram dar uma pesquisada do porque ser certeza que a terra é redonda, talvez influencie pra outras áreas, sei lá.
Boa parte do preconceito do mundo é causado por isso, de aceitar que é porque todos acreditam, sem racionalizar.

Eu tenho prestado mais atenção no meu cotidiano, nas coisas que já tenho certeza que são verdade e refletindo um pouco.
Acabo ficando surpreso com bobagens, tipo "como os pelos do corpo sabem até onde podem crescer?", os da sobrancelha tem um tamanho, do braço outro, da barba outro, cabeça.

Enfim.. :safadao:
O motivo de a gente aceitar fatos sem "questionar" é por ignorância. Quem somos nós pra questionar um ciêntista PhD que estudou a vida toda pra chegar em certas conclusões? A menos que você esteja no mesmo nível dessas pessoas, questionar é só perca de tempo pra todo mundo. Isso vale pra todas as areas, de engenharia até comida.

BoJack

Horseman, of course
Valeu, @jr.pardal, por me avisar, assim garanto meu post na primeira página antes do tópico ser trancado.

E OP, "aceitamos sem questionar" porque na escola não aprendemos com base em vídeos do youtube e posts do twitter. Sugiro consulta ao Dicionário para a palavra "fato".

E cadê o @Mmline aqui? ALÔ, DÁKILA!

Cruscotto

New Member
O motivo de a gente aceitar fatos sem "questionar" é por ignorância. Quem somos nós pra questionar um ciêntista PhD que estudou a vida toda pra chegar em certas conclusões? A menos que você esteja no mesmo nível dessas pessoas, questionar é só perca de tempo pra todo mundo. Isso vale pra todas as areas, de engenharia até comida.
Eu faço isso, penso "se fulano que é formado acredita, só pode estar certo", mas não acho muito legal.
Mesmo que fulano entenda, acho que o certo é ir entender os motivos óbvios porque fulano esta certo, no final é só curiosidade mesmo.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Valeu, @jr.pardal, por me avisar, assim garanto meu post na primeira página antes do tópico ser trancado.

E OP, "aceitamos sem questionar" porque na escola não aprendemos com base em vídeos do youtube e posts do twitter. Sugiro consulta ao Dicionário para a palavra "fato".

E cadê o @Mmline aqui? ALÔ, DÁKILA!
Sugiro você consultar "interpretação".

Não falei sobre questionar fatos óbvios e incontestáveis como a terra ser redonda, mas sim como isso se expande pra outras áreas, temos certeza de coisas e nem sabemos exatamente o porquê, só quis usar esse papo de terra pra exemplificar. Num vídeo que vi no facebook mostrando porque a terra é redonda tinha várias pessoas falando "só confirmando, eu já sabia que era mas bom saber o porque" e bla bla bla.

Como falei, é fato, todos acreditam, usei a terra redonda como exemplo, nada mais.

Última edição:

kibeloko

Member
Eu faço isso, penso "se fulano que é formado acredita, só pode estar certo", mas não acho muito legal.
Mesmo que fulano entenda, acho que o certo é ir entender os motivos óbvios porque fulano esta certo, no final é só curiosidade mesmo.
Não tem o que entender. Ou você vai e estuda igual a outra pessoa, ou você fica quieto e aceita. O problema de pessoas como os terraplanistas é que todos eles são burros, sem exceção. Ao invés de estudarem os métodos e a ciência por trás, eles simplesmente negam os fatos e gostam de falar que eles "sabem a verdade".

Se você tem curiosidade sobre algo, vá atrás e pesquise sobre o que já sabemos, partindo do princípio que você é ignorante, depois de estudar, se achar algo diferente, crie seus próprios argumentos. É assim que a ciência desenvolve.

Cruscotto

New Member
Não tem o que entender. Ou você vai e estuda igual a outra pessoa, ou você fica quieto e aceita. O problema de pessoas como os terraplanistas é que todos eles são burros, sem exceção. Ao invés de estudarem os métodos e a ciência por trás, eles simplesmente negam os fatos e gostam de falar que eles "sabem a verdade".

Se você tem curiosidade sobre algo, vá atrás e pesquise sobre o que já sabemos, partindo do princípio que você é ignorante, depois de estudar, se achar algo diferente, crie seus próprios argumentos. É assim que a ciência desenvolve.
Mas isso é perigoso, podemos ser vítima do argumento de autoridade. Mesmo fulano sendo PhD em sei lá o que é certo é a gente tentar entender ao menos "por cima".
Não falando especificamente sobre terra redonda, mas sobre outras milhares de coisas.

Imagine, fulaninho tem 50 diplomas mas pra ele é conveniente falar que X é verdade, como fulano tem tanto estudo, melhor acreditar nele.
É isso aí, deu pra entender.

kibeloko

Member
Mas isso é perigoso, podemos ser vítima do argumento de autoridade. Mesmo fulano sendo PhD em sei lá o que é certo é a gente tentar entender ao menos "por cima".
Não falando especificamente sobre terra redonda, mas sobre outras milhares de coisas.

Imagine, fulaninho tem 50 diplomas mas pra ele é conveniente falar que X é verdade, como fulano tem tanto estudo, melhor acreditar nele.
Sim eu entendi seu argumento, mas na ciência, assim como outras areas, não existe "verdade". Todos eles estão abertos pra novas idéias e fatos, desde que você siga os passos corretos. A "verdade" é simplesmente o que sabemos em cada momento, podendo mudar ou não. Existem poucas "verdades absolutas" na terra.

BoJack

Horseman, of course

Aí depende do seu senso crítico e da sua vontade de aprender.

Se ele é PhD e o assunto que está comentando é o que ele estudou, então realmente não há, por senso comum, motivos para desacreditar nas palavras dele. Você pode fazer seu proprio estudo, o que acredito ser necessário pra todo ser humano ter conhecimento sobre as coisas, e com o tempo você desenvolve seu senso crítico para ter uma noção mínima se o que a pessoa tá falando é besteira ou tem algum fundamento.

Cruscotto

New Member
Leonardo da Vinci cometeu um erro sobre como funcionaria a corrente sanguínea humana, nem lembro exato qual foi mas tava errado, ta na biografia.
Todo mundo tomou como verdade na época, além de que ser meio difícil contestar por falta de estudo, o cara era a porra do Leonardo da Vinci. Isso cai no que eu to falando.

Reputação é algo muito subestimado, aplaudem mentiras ou atacam verdades dependendo de quem as soltou.

Enfim, era só isso mesmo, já deram umas respostas legais, podem trancar.

jr.pardal

[GAME] Geraldo Adrena - Em breve
VSS

Em todos esses anos...
São fatos, pra que pensar no que eles são?

Fatos não são teorias, eles acontecem e pronto.
"como os pelos do corpo sabem até onde podem crescer?"
Na escola aprendemos com base em estudos, e estudos trazem resultados e resultados trazem conhecimento. O conhecimento é passado dos professores para os alunos e pronto.

O que você aprende não é o que a maioria fala, porque simplesmente é o que a maioria fala, você aprende o resultado de todo esse processo que mencionei.

Se for continuar nesse tema, daqui a pouco você vai estar se perguntando "quem garante que 2+2 é igual a 4?".

Última edição:

Gonira

Virologista com DOUTORADO
Questionar por questionar é coisa de mala.

O que se aprende geralmente é o resultado de séculos de investigação humana. Então aceite. Se alguém te ensinar o contrário disso, confronte as ideias. Se o que te ensinarem for suspeito pra vc, investigue. Easy game.

DunhaMaster

¯\_(ツ)_/¯
"Os planetas, luas e estrelas são redondos, mas a Terra é plana! Campo gravitacional é meu ovo!" :genio:

Mmline

New Member
Deamon

What is real?
Terra redonda é fácil, pois já foi provado e por isso muitos (pra não dizer 99,999%) acreditam nisso.

Agora fala de Deus que as pessoas crêem sem evidência de nada e aí a coisa muda e o seu tópico faz sentido...

Última edição:

plinkin002

Member
Terra redonda é fácil, pois já foi provado e por isso muitos (pra não dizer 99,999%) acreditam nisso.

Agora prova ai que Deus existe...
Para alguns é Deus, pra outros é Buda ou até extra terrestres, e por ai vai, cada um acredita no que quiser, mas uma coisa ninguém pode negar, o planeta e nos seres humanos como carne, somos um organismo quase que perfeito, tudo funciona como se fosse uma maquina programada milimetricamente, e eu não consigo acreditar que viemos de uma evolução básica de milhares de anos, eu acho que existe algum ser ou seres superiores e nos...

Mmline

New Member
Aproveitando o ensejo para tirar dúvidas e mitos sobre o formato da Terra. Muitos aqui dizem que a Terra é redonda, mas nenhum Terraplanista tem dúvida disso. O conceito de redondo não se limita a uma esfera (bola). Um prato é redondo, um CD também, o velho disco de vinil também mas não são esféricos, nesse caso a Terra é plana e circular como um CD ou um prato por ex, portanto redonda. Qualquer experiência feita para comprovar o formato da Terra feito na natureza dará o resultado de que a Terra é redonda, circular, independente de qualquer circunstância. Então a pergunta certa a se fazer é “A Terra é Plana ou Esférica?” Obrigado, espero ter contribuído!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)