Notícias ruins para a ATI

OldMan

Congelado
Junto com a venda de algumas patentes para a M$ a SGI anunciou que todos os seus empregados ligados a sistemas gráficos serão transferidos para a NVIDIA.

Isso são más notícias para empresas rivais, visto que agora existe um monopólio intelectual dentro da quase big blue da CG.

Dentre esse staff.. incluem-se todos os criadores do OpenGL (que já não trabalhavam na NVIDIA).

SKY

CUSTOMIZADO
Junto com a venda de algumas patentes para a M$ a SGI anunciou que todos os seus empregados ligados a sistemas gráficos serão transferidos para a NVIDIA.

Isso são más notícias para empresas rivais, visto que agora existe um monopólio intelectual dentro da quase big blue da CG.

Dentre esse staff.. incluem-se todos os criadores do OpenGL (que já não trabalhavam na NVIDIA).
De mes em mes noto q a Nvidia estah parecendu a "INTEL" das placas de video...

Dou meu total apoio a ATi, e minha proxima placa de video vai ser uma!

Cyrix Rulez!! Samuel Corp. (bixu doidu neh??)

coiote

New Member
# a ÚNICA vantagem nisso pelo q vejo é o opengl continuar forte e não deixar o D3D da m$ dominar os novos games e depois os appz
# fala sério, max payne que elegeram um dos melhores de 2001, tira o efeito slow-motion (matrix) dele , o que sobra ? o jogo pesadíssimo por graficos razoáveis, feito totalmente em D3D né!

DekerBSB

Registered User
putz...sorte que a Nvidia tem como dar continuidade ao openGL......
pq a microsoft nao deve ter o menor interesse......ja que a api dela é o direct3D.....
mas vendo por um outro lado...............todos sabem que a microsoft é mais amiguinha da ati do que da Nvidia........então talvez seja a chance da ATI melhorar bastante o opengl de suas placas.....

coiote

New Member
...
# não entendi seu ponto de vista...
se a MS trabalha com D3D, MS e ATI são "parceiras" , pq q iam trabalhar em cima do OPENGL?
# acho q vendo pelo lado comercial, a ATI não mais interessa pra MS, já que a ATI quase não mais produz hardware pra APPLE, talvez a MS vá levando de molho, mas queridinha não ...
# sei lá ... bando de tubarão ! aqui no 3º mundo a gente vai q nem akeles peixinhos "parasitas" q nadam atras de tubarão pra ver se pega alguma sobra deles... (uma MX400, ATI O&M, xp craqueado...)
# fico mal em pensar lá uma superplaca é barato e aqui com monte de atravessador ela sai caro, e se a loja resolver pagar todos impostos de importação , ela vai à falência por causa do preço final :( ,mas é assim mesmo Alice no pais do FHC, se vive bem com menos de us$70,00 por mês ...

... CRESÇA E APAREÇA // cresci apareci e não ví nada // aprendi o que era certo com a pessoa errada ...

OldMan

Congelado
Não sei pq vcs torcem tanto pra ATI... eu torço pra NVIDIA (mas não conta isso pra ATI ou eu sou despejado :) ).

Ainda pode ser que a compra não se refira ao OpenGL e sim a patentes necessária a fabricação do X-BOX.

E olha a placa nova que vai desbancar a 8500

Attachments

DekerBSB

Registered User
eu torço tanto pra ATI pra nao virar monopolio da Nvidia...
pq se isso acontecer eu vou ter que vender drogas ou roubar bancos quando quiser trocar de placa de video

OldMan

Congelado
Algu´´em já adivinhou que placa é essa ai em cima?

Morpheus

comunakafer
to com a grana pra pegar uma r8500 mas com esse negocio da nvidia ai fiquei em duvida se vale a pena pegar a r8500 ou pegar uma gf3.........

vale a pena???

vlws!!!

OldMan

Congelado
Espera mais um mês que quando sair a GF4 as GF3 vaum despencar de preço.

ultra7-ecq

Arqs & Urbs

Originally posted by OldMan
Algu´´em já adivinhou que placa é essa ai em cima?
seria a "OlM 9300" da "OldMan Corporation" ???
:)

ahh... o nome do cara da computação é rafael cancian. Ele fez aquele sistema ou "sei-la-o-que" OFERBUS... tu deve conhecer sim
[]'s.

Morpheus

comunakafer
Espera mais um mês que quando sair a GF4 as GF3 vaum despencar de preço.
vale mais a pena uma GF3 do q uma r8500???

caldas

Kenai

deve ser a placa que o Old fez no 3Dstudio Max :)

OldMan

Congelado
Como é que alguém sabia que eu tava fazendo umaplaca no 3dMAx.. se eu não contei pra ninguém? Espiões..espiões em todo lugar..... preciso esconder a Kriptonita.

Entre a 8500 e a GF3 é questã de gosto... muita gente prefere a 8500 e preferiria a GF3. Mas é bem difícil decidir. Daqui a um mês a GF3 deve custar o mesmo que a 8500.

DekerBSB

Registered User
andei lendo uns comentario por aí e nem vou esquentar a cabeça com esse negocio.......
oq pode acontecer????
1-Sumir o openGL???.....nunca......é codigo aberto certo??
2-O D3D vai ganhar mais força..............otimo......nao vejo nade de ruim nisso....
3-placas da NVIDIA vao ter suporte pra openGL melhor ainda??.....tomara..........nunca é ruim isso.........até pq minha proxima placa pode ser tanto uma R300 quanto uma GF4/5
4-Como a maioria esmagadora de jogos roda em D3D tbm nao tenho com oq preocupar......ainda mais que o forte das placas da ATI é o D3D................tudo bem que a maioria dos jogos FPS são em OPENGL.........mas ja apareceram otimos jogos em D3D....unreal, IGI, GIANTS e outros..............então não é só opengl que faz jogo FPS bom......
..........
que saber...........dane-se o mundo.......e viva aos M&M's!!!!!!!

OldMan

Congelado
O OpenGL não é código aberto.. é especificação aberta. E mesmo código aberto tem patentes. Se a M$ comprou ela pode mesmo fechar o nome OpenGL.

O DX não vai ser beneficiado em nada porque a arquitetura de ambos é tão diferente como bananas e laranjas (é a primeira vez na vida que uso esta expressão).

O que poderia acontecer no pior caso é a MS fecha o OpenGL.. ai a 3dLAbs.. pega o que tá fazendo no OpenGL 2.0 coloca outro nome e bota no mercado..sendo compatível com um a certa API que a M$ gastou uma nota pra eliminar. E por cima a NVIDIA relança o Glide com um nome bem estranho.

Na verdade a maioria dos FPS usa OGL pq a maioria dos programadores deste tipo de jogo é fã do J Carmack.. que é a única pessoa no mundo que odeia DirectX mais do que eu.

Eu acho que se a MS não comprou o OpenGL.. o DX tá correndo risco devido a uma tecnologia chamada SDL.. que permite rodar DirectX sobre OpenGL.. em Linux e outros *nix. è isso que a Loki vem fazendo.

A M$ tentou matar o OpenGL antes... pra vcs terem uma idéia.. o win 2000 e o win XP não suportam OpenGL. O suporte é incluído pelos drivers da NVIDIA e ATI a contragosto da Microsoft.

A própria M$ já anunciou que o DX vai morre logo e ser substituído pelo Fahreheit, que é baseado no OpenGL e nas partes não gráficas do DirectX. MAs ao contrário do OpenGL será incompatível com outros OS.

DekerBSB

Registered User
putz.....acho dificil o DX sumar do mapa..........pelo menos tão cedo........
se antes os jogos puxavam a sardinha pro lado do D3D agora tem mais chance ainda...........por isso vejo mais chances dele fica rmelhor ainda............
............
não dou preferencia pro D3D....prefiro o openGL........mas depois de ver jogos como o Giants que foram feitos em D3D não tem pq se preocupar achando que o D3D é inferior.....

OldMan

Congelado
Mas é a Própria MS quem vai acabar com o Direct3D... a API tá muito remendada e virando uma bola de neve crescente. Duvido que passe da versão 10.0

DekerBSB

Registered User
vc ta falando que o D3D vai sumir então?????

OldMan

Congelado
A própria MS já anunciiu isso a muito tempo e re afirmou recentemente... o DX é um quebra galho enquanto o Farheiheith (sei lá como se escreve) não fica pronto.

DekerBSB

Registered User
vc tem algum link desse tal de farofento????

qual api ele vai usar??????
OpenGL???

OldMan

Congelado
A M$ não divulga nenhum dado. sobre o projeto.. antigamente era um projeto conjunto SGI + M$..

vai ser uma API nova pra substituir o D3D no DIrectX. Só que ele é mais parecido com o IrisGL (o pai do OpenGL). As espectativas são de mais dois anos até ele vir para o mercado. As notícias de que o projeto continua vivo vieram juntas com a da venda das patentes (que foi confirmada não incluir o OpenGL..ufa!)

L

Leandro

Guest
Opengl vs direct3d quem vai ganhar????

Meu voto vai pro opengl. :)

E vcs o que vcs acham???

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)