• AVISO IMPORTANTE: O fórum "Bazar do Usuário" vai ser descontinuado e deixará de funcionar.

No dia 19/02/2020 iremos desativar DEFINITIVAMENTE o fórum "Bazar do Usuário". O motivo é que ele gera muitos problemas relacionados as partes envolvidas em negociações, onde o Adrenaline não tem nenhum conhecimento e envolvimento. RECOMENDAMOS NÃO FAZER MAIS ANÚNCIOS PORQUE NÃO SERÁ POSSÍVEL PUBLICAR MENSAGENS A PARTIR DO DIA 19/02/2020.

Equipe Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Angelo Olavo Casonatto

New Member
RX 5700XT MSI Evoke por 2267 com frete incluso ou RX 5700XT Gigabyte Gaming OC por 2331 com frete incluso
Eu pegaria a Gaming OC. Me arrependo de não ter boletado ela.

A MSI Evoke tem aquele problema clássico do thermal pad nas memórias, pelo visto. Fora que, apesar de achar o acabamento da Gaming OC meio meh, a Evoke é um desrespeito de feia kkkkkk na minha opinião, é claro.

Spiked

Over 9k dog
...eu só não entendi o seu caso pq o hotspot é nada mais que a temperatura da junção do semi condutor (trasistores npn ou pnp), resumindo, se você consegue diminuir a temperatura periférica do gpu em teoria o core (t_junction/hotspot) teria que diminuir tbm.
É então na epoca tinha muita confusão sobre o que seria o hotspot, cada lugar falava uma coisa, aí eu achei que talvez o problema seria o waterblock chinão que eu tinha comprado (nunca tive problema com os chinão em nvidias) então resolvi remontar o ar usando kryonaut e thermal pads da artic e o hotspot continou uma merda, aí simplesmente taquei o foda-se e tá assim desde então hahahhaha.

Poha BF como esperado tá bem broxante, quase nada de GPU, acho que vou pagar esse boleto da Asus amanhã cedo.

Mugiwara Luffy

New Member
Eu pegaria a Gaming OC. Me arrependo de não ter boletado ela.

A MSI Evoke tem aquele problema clássico do thermal pad nas memórias, pelo visto. Fora que, apesar de achar o acabamento da Gaming OC meio meh, a Evoke é um desrespeito de feia kkkkkk na minha opinião, é claro.
Então a minha duvida é justamente pela estética pois meu gabinete tem a frente e lateral de vidro e destaca muito a placa de video e eu acho esse modelo da Gigabyte horrível kkkkkkkkk, já a Evoke eu não acho bonita mas tb não é tão feia como a Gigabyte

Eu tb boletei a Asus Blower por 2066 com frete incluso e já comprei um water block pra ela q deve chegar daqui uns 10 dias só q ainda não comprei os fittings e tubos pra montar todo o WC, vou fazer isso amanhã então só deve chegar no natal ou na primeira semana de Janeiro ou seja se eu ficar com essa Blower vou ter q sofrer com ela mais um mês e como meu quarto é de telha e em região alta certeza q vou ter dor de cabeça

Bom msm seria a Sapphire Pulse pois venderia o water block q eu comprei e pegava o water block da Pulse q é o mais barato amanhã msm ela vai tá saindo 290 reais com frete incluso e daria pra usar a Pulse tranquilo até chegar da China

4ouro

New Member
Então a minha duvida é justamente pela estética pois meu gabinete tem a frente e lateral de vidro e destaca muito a placa de video e eu acho esse modelo da Gigabyte horrível kkkkkkkkk, já a Evoke eu não acho bonita mas tb não é tão feia como a Gigabyte

Eu tb boletei a Asus Blower por 2066 com frete incluso e já comprei um water block pra ela q deve chegar daqui uns 10 dias só q ainda não comprei os fittings e tubos pra montar todo o WC, vou fazer isso amanhã então só deve chegar no natal ou na primeira semana de Janeiro ou seja se eu ficar com essa Blower vou ter q sofrer com ela mais um mês e como meu quarto é de telha e em região alta certeza q vou ter dor de cabeça

Bom msm seria a Sapphire Pulse pois venderia o water block q eu comprei e pegava o water block da Pulse q é o mais barato amanhã msm ela vai tá saindo 290 reais com frete incluso e daria pra usar a Pulse tranquilo até chegar da China
Nos modelos referencia da pra você escolher barulho + sem calor ou calor + sem barulho . Os dois não dá.
Aqui, no caso, as temps tão 'de boa'. hotspot < 88 graus.

HalJordanGL2814

"You have the ability to overcome great fear."
Alegria pq a sua é uma "SUPER" e corrigiram a maioria dos problemas principalmente em relação ao PCB e falta de fases em alguns modelos q eram inferiores aos founders, as não supers msm as Gaming OC estavam com problemas principalmente as 2080ti
Faz sentido!

Cuidado com o ban, proibido fazer propaganda da nvidia em território vermelho. hhauhauha

Quer comprar minha 5700xt to vendendo, volto cemzão nessa verdinha. LOL
Jamais! De 2016 pra cá, já passei por RX 480, GTX 1070, Vega 64, GTX 1070 Ti e RTX 2070 Super, e minha experiência com as nvidia sempre foi mais satisfatória. Tô sempre na torcida pela AMD, mas, minha preferência pessoal até segunda ordem ainda são as verdinhas.

Barney

no taxes
Jamais! De 2016 pra cá, já passei por RX 480, GTX 1070, Vega 64, GTX 1070 Ti e RTX 2070 Super, e minha experiência com as nvidia sempre foi mais satisfatória. Tô sempre na torcida pela AMD, mas, minha preferência pessoal até segunda ordem ainda são as verdinhas.
Fazia tempo que não comprava AMD/ATI e não mudou nada, de longe uma das piores experiências que já tive com hardware, estava até cogitando em comprar um combo ryzen e agora não quero nem de graça, bios de placa mãe travando gpu é primeira vez que leio esses relatos.

É muito bug bizarro, só não vou devolver essa porcaria de placa, pra não gerar prejuizo pro lojista e evitar que outra pessoa fique fustrada.

Pelo jeito você conhece bem a realidade da AMD, mas vou ser bem sincero não gasto mais dinheiro com hardware, como não tem concorrência a nvidia está chutando o balde nos preços.

Mercado cabreiro aonde só existem três empresas manipulando tudo, intel, nvidia e amd, não vão ver a cor do meu dinheiro tão cedo.

Foi mau pela brincadeira, só pra descontrair um pouco.

GamesBrs

Member
@Barney, @ninokonan e @diogomoreirag (Marcando vocês já que trocaram bastante ideia sobre o assunto).

Fazendo a minha promessa do feed, eu consegui resolver o problema da fan, mas não bem da forma que imaginamos ou esperávamos.

Eu tenho vários armazenamento nos meu sistema e estava jogando jogos apenas em um em específico, mas até então, não me preocupei com isso... resolvi testar em outro apenas por encargo de consciência e:
Antes: Resolvi tirar o BFV do SSD e colocar em outro HD que tenho e por incrível que pareça, resolveu o problema da Fan. :chan:
Posso fazer a Curva de Fan, posso fazer qualquer coisa que agora irá funcionar normal, e com isso todos os meus problemas (Era esse) ficam resolvidos desde que eu não use esse SSD.
Joguei outros jogos que não estão nesse SSD e também não apresentou o problema, mas se jogo nesse SSD, sou obrigado a manter a fan no controle automático para não ter stuttering e ter funcionamento normal. :apelo:

Cheguei a conclusão que o problema é meu SSD... ou não. :prassa: Mas resolvi passar ele por HD Tune e por um CrystalDiskMark e além de apresentar a performance normal que se espera, ele também não tem nenhum setor defeituoso.

Esse SSD não possui o Windows instalado, apenas jogos...

Agora te pergunto: Meu SSD tem problema, ou o Driver da AMD tem algum Bug sem sentido? Não sei.
Aparentemente deixar a Fan automática resolve a situação dos jogos instalados nesse SSD. Depois vou ver se troco o cabo sata desse SSD ou até mesmo a porta sata, mas não consegui pensar em correlação nenhuma para uma coisa afetar a outra.
Com isso, não tenho mais nenhum problema em relação a RX 5700XT, mas fica esse mistério.

Última edição:

thebrazilian

New Member
Pessoal, considerando a minha situação (atualmente tenho uma RTX 2070), vocês recomendariam trocar para uma 5700 XT? Se sim, consegui boletar a MSI Evoke e a Sapphire Pulse. Qual das duas seria a melhor opção, considerando placa em si e a garantia no Brasil

AgleoEoleO

New Member
Pessoal, considerando a minha situação (atualmente tenho uma RTX 2070), vocês recomendariam trocar para uma 5700 XT? Se sim, consegui boletar a MSI Evoke e a Sapphire Pulse. Qual das duas seria a melhor opção, considerando placa em si e a garantia no Brasil
Tá com problemas de aquecimento, barulhenta, congelamento ou algo do tipo? Msi afterburner funciona bem nas Geforce.

Última edição:

rickd

New Member
Pessoal, seguinte... minha RX 5700 XT tá instalada aqui. Aparentemente todos os drivers estão atualizados e mesmo assim a imagem parece não estar muito boa. Vou postar aqui um print de Black Desert Online rodando no ultra, e alguém por gentileza me diga se os gráficos são feios assim mesmo, o que eu duvido.. Ainda não testei outros jogos, mas notei na tela de criação de personagem de BD umas listras horizontais na tela, parecendo (ou sendo) tearing. Já coloquei meu monitor pra 144hz e baixei o app da AMD. Sem falar que algumas fotos normais que vejo no monitor, por exemplo os avatares de vcs aqui no fórum ou fotos menores em facebook etc, ficam com um efeito esquisito, meio "granulado" se posso dizer dessa forma.

Voltei pro PC depois de quase dez anos usando notebook básico, então me sinto um neandertal agora. Meu monitor é o que está em minha assinatura. Comprei zerado na Pichau.

Seguem os prints

Observem bem no começo do traje azul uma das linhas horizontais que eu mencionei. No print fica menos perceptível, mas auqi na tela fica muito demarcada.

Outro detalhe: no print abaixo, com tudo no ultra, vejam como fica esquisito... Não sei o que posso fazer. Se for um problema DO JOGO BD, mais tarde posto aqui os testes em outros. Vou baixar mais alguns e ver se esse "problema" tbm ocorre.

rgpc

Active Member
Estou com dois boletos aqui e não sei com qual eu fico e tenho q decidir até amanhã

RX 5700XT MSI Evoke por 2267 com frete incluso ou RX 5700XT Gigabyte Gaming OC por 2331 com frete incluso
Eu não compraria nenhuma dessas aqui: MSI Evoke, XFX THICC, Asrock Challenger D, Asus TUF Gaming X3
Se eu fosse você pegaria a Gygabyte Gaming OC, mas ainda estou achando essa placa cara demais. Se realmente estiver precisando, vai na fé.
Pesquisando em foruns gringos, cheguei a seguinte conclusão:

Melhores Projetos placas AMD
Power Color Red Devil e Sapphire Nitro+

Bons projetos
Gigabyte Gaming OC, MSI Gaming X, Power Color Red Dragon, Sapphire Pulse, Asus Strix, Asrock Taichi OC+

Piores projetos
MSI Evoke, XFX THICC, Asrock Challenger D, Asus TUF Gaming X3

Barney

no taxes
@Barney, @ninokonan e @diogomoreirag (Marcando vocês já que trocaram bastante ideia sobre o assunto).

Fazendo a minha promessa do feed, eu consegui resolver o problema da fan, mas não bem da forma que imaginamos ou esperávamos.

Eu tenho vários armazenamento nos meu sistema e estava jogando jogos apenas em um em específico, mas até então, não me preocupei com isso... resolvi testar em outro apenas por encargo de consciência e:
Antes: Resolvi tirar o BFV do SSD e colocar em outro HD que tenho e por incrível que pareça, resolveu o problema da Fan. :chan:
Posso fazer a Curva de Fan, posso fazer qualquer coisa que agora irá funcionar normal, e com isso todos os meus problemas (Era esse) ficam resolvidos desde que eu não use esse SSD.
Joguei outros jogos que não estão nesse SSD e também não apresentou o problema, mas se jogo nesse SSD, sou obrigado a manter a fan no controle automático para não ter stuttering e ter funcionamento normal. :apelo:

Cheguei a conclusão que o problema é meu SSD... ou não. :prassa: Mas resolvi passar ele por HD Tune e por um CrystalDiskMark e além de apresentar a performance normal que se espera, ele também não tem nenhum setor defeituoso.

Esse SSD não possui o Windows instalado, apenas jogos...

Agora te pergunto: Meu SSD tem problema, ou o Driver da AMD tem algum Bug sem sentido? Não sei.
Aparentemente deixar a Fan automática resolve a situação dos jogos instalados nesse SSD. Depois vou ver se troco o cabo sata desse SSD ou até mesmo a porta sata, mas não consegui pensar em correlação nenhuma para uma coisa afetar a outra.
Com isso, não tenho mais nenhum problema em relação a RX 5700XT, mas fica esse mistério.
Essa placa é muito bugada, ontem a minha perdeu o controle custom do fan e só voltou resinstalando o driver. Mas hardware é isso e se deve testar tudo sem exceção, até achar o problema.

Acredito que aqui deva ser por esse caminho, mas não gasto mais um centavo com esse setup.

AgleoEoleO

New Member
Não tenho nada a reclamar dela. Jogando Outer Worlds, ela fica bem longe de estar quente. O negócio era mais o upgrade consumista black friday mesmo
Cara, acho que não vale a pena não, hein... ganho muito baixo de performance em um ou outro jogo

Black Friday em hardware aconteceu no For Sale nestes ultimos 6 meses, mesmo. Ontem e hoje foi só hype rs. Talvez nos AME e cashback tenha valido a pena

Neo_terry

New Member
Eu pegaria a Pulse! Semana passada comprei a Red Dragon porque não tinha a Pulse.

Nessa BF os melhores custo beneficios foram GigaByte, Sapphire e Red Dragon.

Minha primeira opção era a Red Devil mas não houve promoção dela.

A pulse chegou esta semana, então a melhor opção segundo os reviews eram Red Dragon.

Muito satisfeito, unico jogo que deu problema foi Watch Dogs 2 que não entra, quando começa ele fecha antes dos menus.

thebrazilian

New Member
Cara, acho que não vale a pena não, hein... ganho muito baixo de performance em um ou outro jogo

Black Friday em hardware aconteceu no For Sale nestes ultimos 6 meses, mesmo. Ontem e hoje foi só hype rs. Talvez nos AME e cashback tenha valido a pena
Vou fazer uns testezinhos mais estressantes nela para ver se ela faz muito barulho ou fica quente demais. Obrigado. De fato, teria que fazer o rolo de vender.

user101

New Member
Na minha modesta opinião não vale a pena.
Além disso (de acordo com alguns) o driver da AMD é lixo. Então não comprem :)

Placa de Vídeo Asus Radeon Navi RX 5700 XT, por R$ 2050,00 já com frete incluso foi um bom negócio?
Melhor pegar Nvidia pelo motivo citado acima.

Para quem quiser se aventurar segue algumas sugestões:

Primeiro
O Hallock da AMD recomenda instalação limpa do Windows 10 para se livrar de bugs.
Ryzen 3000 e Navi precisam de um gabinete com bom fluxo de ar para atingir o maior clock possível sustentado.
Infelizmente os fabricantes estão priorizando a beleza (lateral de vidro e afins) do que a refrigeração. Então precisa escolher com cuidado o gabinete.

Segundo
De acordo com o extremetech a AMD utiliza AVFS (Adaptive Voltage and Frequency Scaling) no Ryzen 3000 e Navi.
No Ryzen 3000 podem ocorrer até 1000 MUDANÇAS de clock/tensão A CADA SEGUNDO.
No método tradicional (utilizado pela Intel/Nvidia) cada chip NÃO é calibrado individualmente. Existe um coeficiente de segurança baseado em um modelo estatístico de frequência/tensão.

Tjunction da Navi é o hotspot X, Y ou Z em dado momento. Tjunction é a maior temperatura X em um dos N sensores espalhados pelo die em dado milissegundo.
Se o o Tjunction ficar na faixa de 85-105C não existe problema. Caso o limite seja atingido o clock/tensão vai reduzir de estado e no caso da Navi existem CENTENAS de estados.

"Up until the AMD RadeonTM RX Vega and the RX 500 series GPUs, the clock speed (and associated voltage) of the GPUs was dictated by a SMALL NUMBER of FIXED, discrete DPM STATES. Depending on the workload, and available thermal and electrical headroom, the GPU would alternate between one of these fixed DPM states."
"Starting with the AMD RadeonTM VII, and further optimized and refined with the RadeonTM RX 5700 series GPUs, AMD has implemented a much MORE GRANULAR ‘FINE GRAIN DPM’ mechanism vs. the fixed, discrete DPM states on previous RadeonTM RX GPUs. Instead of the small number of fixed DPM states, the RadeonTM RX 5700 series GPU have HUNDREDS OF Vf ‘STATES’ between the bookends of the idle clock and the theoretical ‘Fmax’ frequency defined for EACH GPU SKU."

Terceiro
Pelo próprio mecanismo de clock o undervolting é complicado. No Ryzen 3000 (por exemplo) undervolting pode reduzir desempenho.
Grosso modo, o monitoramento detecta o undervolting como falta de "voltage". O desempenho diminue e a redução de clock NÃO É DETECTADA por programa de monitoramento.
O ganho/perda no undervolting vai depender de cada chip porque a calibração da fábrica é individual. Ryzen 3000 e Navi usam o mesmo AVFS.
O Stilt explica isso em detalhes nesta mensagem:

"When it sees the supply voltage below the desired level, it starts increasing the VID request from the VRM controller.
When the VID request increases above the MAXIMUM VOLTAGE allowed by FIT, the CLOCK STRETCHERS will kick in. Your performance will DECREASE, despite the change is NOT VISIBLE
in the frequencies diplayed by the usual monitoring software."
Se isso afeta (ou não) Navi precisa de análise de alguém que conheça muito o assunto (nível Stilt). De qualquer forma se acontecer erro aleatório melhor retirar o undervolting.
No caso do Ryzen 3000 e Navi testar em separado.

Quarto
RX 5700 (XT) precisa que o processador o alimente de forma constante. FPS >60 pode causar stuttering se o engine do jogo limitar.
Processadores recentes da AMD/Intel não tem problema em empurrar uma RX 5700 (XT), porém modelos antigos podem sim causar queda de FPS em certos trechos.

Última edição:

Sapporo

Old member
Essa da MSI não alguns problemas de aquecimento nas DDR6. Veja o review do gamer nexus.
Entre as duas a sapphire pulse é melhor.
MASSSS, só tem 1 ano de garantia.
Veja o post anterior com as melhores navis e vai nelas, te aconselho a tentar pegar msi, gigabyte ou asus pelos 3 anos de garantia.

Spiked

Over 9k dog
Bom paguei o boleto da Asus Blower aqui, semana que vem deve chegar e faço todos os testes possíveis e posto aqui.

Vamos ver como ela vai se comportar em um cenário quase perfeito, aqui é um 9900k 5.0ghz com airflow de sobra (4x ML140 pro) e ainda posso tirar o painel lateral.

Foto atual:

Comprei o water block para ela também, daqui alguns meses vou ter os resultados em um cenário ainda melhor, com 2 radiadores de 280mm + kryonaut e thermalpads Artic. Vamos ver!

Mugiwara Luffy

New Member
Bom paguei o boleto da Asus Blower aqui, semana que vem deve chegar e faço todos os testes possíveis e posto aqui.

Vamos ver como ela vai se comportar em um cenário quase perfeito, aqui é um 9900k 5.0ghz com airflow de sobra (4x ML140 pro) e ainda posso tirar o painel lateral.

Foto atual:

Comprei o water block para ela também, daqui alguns meses vou ter os resultados em um cenário ainda melhor, com 2 radiadores de 280mm + kryonaut e thermalpads Artic. Vamos ver!
Comprou o block da Bykski e Barrow ?

Barney

no taxes
Na minha modesta opinião não vale a pena.
Além disso (de acordo com alguns) o driver da AMD é lixo. Então não comprem :)

Melhor pegar Nvidia pelo motivo citado acima.
Bom, vou responder aqui por que antes de ontem você estava todo nervosinho reclamando sobre ironia, mas o único que fica com ironia é você e quando for querer falar de alguém, tome coragem e cite os nomes, quem são esses alguns ? Eu no caso, estou apenas preocupado com o meu hardware e nunca em nenhum dos meus posts, ironizei ninguém e o que a gente faz é só tentar ajudar a todo mundo utilizar o hardware ao máximo, sem problemas.

Sem ser fan boy de marca X ou Y, essas merdas levam meu dinheiro e o hardware tem que funcionar 100%, estou pouco me fudendo para amd, intel e nvidia.

É cada uma !

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 4, Guests: 5)