Motorola Moto E [Tópico Oficial]

nessinhaw

New Member

[video=youtube;v5Asedlj2cw]http://www.youtube.com/watch?v=v5Asedlj2cw[/video]

Android 4.4 Kitkat

Tela 4.3" 540 x 960 qHD, 256ppi

Qualcomm Snapdragon 200 com CPU de 1.2GHz dual-core A7
Adreno 302 com GPU de 400MHz single-core

1GB de memória RAM

Memória interna 4GB + expansível por microSD até 32GB

Câmera 5MP (sem led flash), grava até FWVGA @ 30fps e reproduz até 720p

Bluetooth 4.0, GPS, GLONASS, Wi-Fi b/g/n

Bateria 1980mAh

DUAL-CHIP E DTV - 599 reais
SINGLE-CHIP - 499 reais

Reviews

http://tecnoblog.net/156933/moto-e-review/
http://www.phonearena.com/reviews/Motorola-Moto-E-Review_id3704
http://www.engadget.com/products/motorola/moto/e/
http://www.cnet.com/products/motorola-moto-e/

Vídeos

[video=youtube;0trylt1C5q0]http://www.youtube.com/watch?v=0trylt1C5q0[/video]

[video=youtube;OglIV2UF7LU]http://www.youtube.com/watch?v=OglIV2UF7LU[/video]

[video=youtube;_2aHz-nywdE]http://www.youtube.com/watch?v=_2aHz-nywdE[/video]

[video=youtube;FYEfx_qql_4]http://www.youtube.com/watch?v=FYEfx_qql_4[/video]

[video=youtube;labqKkQkzcg]http://www.youtube.com/watch?v=labqKkQkzcg[/video]

Modelos

XT1021 é single SIM sem TV
XT1022 é dual SIM sem TV
XT1025 é dual SIM com TV

oi galera! não tenho um Moto E MAAS percebi que o coitado não tem um tópico dedicado e até agora, não vi nem ouvi nada sobre o povo q comprou o smart .-.

então resolvi criar o tópico pra ele, onde a galera pode encontrar informações sobre o smartphone, perguntar dúvidas, trocar experiencias...enfim! à medida que forem surgindo dúvidas frequentes, eu atualizo o primeiro post aqui com um FAQ!

e pra terminar, vos apresento o tópico oficial do Motorola Moto E \o/

Última edição:

nessinhaw

New Member
no aguardo tb dos donos do Moto E :poker:

nessinhaw

New Member
Só gostaria de avisar a galera que tem dois modelos do Moto E que não possuem TV (esses que estão entrando em promo direto por R$400 e pouco).
XT1021 é single SIM sem TV
XT1022 é dual SIM sem TV
XT1025 é dual SIM com TV
boa, acrescentei no post :joia:

umadbro

Member
Motorola mandando ver, conseguiu um bom mercado com o moto g e moto x, agora tem o moto E pra galera mais soft ( embora eu ache q não vá vender como o moto g, espero estar enganado ):joia:
O bom é que vai receber a 4.4.3 e talvez possa receber a próxima ainda:notbad:

A proposito, como andam as vendes do moto E? alguém sabe?

nessinhaw

New Member
Motorola mandando ver, conseguiu um bom mercado com o moto g e moto x, agora tem o moto E pra galera mais soft ( embora eu ache q não vá vender como o moto g, espero estar enganado ):joia:
O bom é que vai receber a 4.4.3 e talvez possa receber a próxima ainda:notbad:

A proposito, como andam as vendes do moto E? alguém sabe?
nao vi dados das vendas ainda mas já faz 1 mês q foi lançado e ainda nao apareceu ngm aqui no tópico q seja dono de um Moto E...nem vi ngm comentando nos tópicos do G ou X .-.

então acho que não tão indo muito bem se pah...mas claro, isso é uma tremenda de uma suposição XD

Pai Mei

The Boney King of Nowhere
Pois é... meu irmão quase foi a primeira pessoa que eu conheço a pegar um Moto E. Ele começou a ver as especificações, se animou com a TV Digital pra assistir a Copa, gostou da possibilidade de colocar cartões de memória e tava quase colocando no carrinho até perceber que não tinha flash :poker:

Tirar o flash foi aquilo que chamam de economia burra, até o D1 tem flash... Parece uma coisa simples mas pode acabar sendo o diferencial pra muita gente, já que com mais R$ 100 vc compra um Moto G que além do flash tem uma tela maior, corpo mais fino e outras vantagens.

nessinhaw

New Member
Pois é... meu irmão quase foi a primeira pessoa que eu conheço a pegar um Moto E. Ele começou a ver as especificações, se animou com a TV Digital pra assistir a Copa, gostou da possibilidade de colocar cartões de memória e tava quase colocando no carrinho até perceber que não tinha flash :poker:

Tirar o flash foi aquilo que chamam de economia burra, até o D1 tem flash... Parece uma coisa simples mas pode acabar sendo o diferencial pra muita gente, já que com mais R$ 100 vc compra um Moto G que além do flash tem uma tela maior, corpo mais fino e outras vantagens.
não acho que o flash seja o maior problema...o Lumia 520 nao tem flash mas mesmo assim vendeu horrores!

acho que é o preço mesmo! como eu disse, se fosse 499, mais na linha de preço do 520, com certeza venderia bem mais!

bruce_dickinson

Active Member

Francamente o flash da camera do moto G de 5 mpx não passa de uma perfumaria na minha opnião, pois não acho valido usar a camera a noite ou em condições de baixa luminosidade pois as fotos ficam muito ruins (nesse caso só um Lumia mesmo).

serve pra usar como lanterna :haha:

Última edição:

billy john

Active Member
ah, eu uso, led ajuda sim...principalmente em barzinhos, festinhas...eu tenho o G e embora eu saiba que a câmera é medíocre, aliás sempre bato nessa tecla, ela é aceitável

se esse Moto E chegar aos R$400 até vale...mas nesse preço, praticamente o preço do G...não

killmax

Usuário maneiro
no meu caso é 100%.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Enfim, na minha opinião, eu nunca senti falta do led no lumia 520 (usei durante 13 meses). Vi alguns reviews... a tela foi nerfada (evidente), mas o que mais me preocupa é esse GPU, queria que alguém desse uma opinião no quesito games, pois eu ainda estou no "achismo".

RaphaelRS

Active Member
Meu pai tava precisando de um celular novo e como ele não entende nada sobre o assunto, veio pedir a minha ajuda, que nem tenho celular. :haha:

Mas depois de dar umas pesquisadas rapidas e até mesmo criar um tópico aqui no adrena, seguindo a recomendação da galera eu disse para ele comprar o Moto E.

Custou R$ 519,00 à vista ( com frete ), é o modelo Dual com TV. Espero que tenha sido uma boa compra. :fovhappy:

nessinhaw

New Member
Meu pai tava precisando de um celular novo e como ele não entende nada sobre o assunto, veio pedir a minha ajuda, que nem tenho celular. :haha:

Mas depois de dar umas pesquisadas rapidas e até mesmo criar um tópico aqui no adrena, seguindo a recomendação da galera eu disse para ele comprar o Moto E.

Custou R$ 519,00 à vista ( com frete ), é o modelo Dual com TV. Espero que tenha sido uma boa compra. :fovhappy:
opaaaa :fovhappy: creio q foi sim! quando seu pai estiver com o Moto E, dê uma futricada nele e poste suas impressões aqui :joia:
e pq vc nao tem celular? ou já teve antes? nunca teve Android? o-o

pergunto pq daí sua opinião será bem relevante, já q o Moto E é um aparelho de entrada e parte do público-alvo são pessoas q estão adquirindo o primeiro smatphone e querem algo barato XD

RaphaelRS

Active Member
opaaaa :fovhappy: creio q foi sim! quando seu pai estiver com o Moto E, dê uma futricada nele e poste suas impressões aqui :joia:
e pq vc nao tem celular? ou já teve antes? nunca teve Android? o-o

pergunto pq daí sua opinião será bem relevante, já q o Moto E é um aparelho de entrada e parte do público-alvo são pessoas q estão adquirindo o primeiro smatphone e querem algo barato XD
O celular ja chegou, chegou ontem. Comprei pela internet mas de uma loja que tem filial aqui, levou somente 1 dia para chegar ( com frete free ).

Nunca fui muito chegado em celular, o ultimo que tive ( MX800 ) usava só como despertador. :haha:

De momento nem tenho como dar um feedback no celular, alem de nem se quer saber o que devo analisar nele, eu não fazia ideia da migração dos chips ( Sim, Micro-Sim, Nano-Sim, etc... ) então assim que meu pai estiver realmente usando-o, conforme ele for experimentando eu vou dando um feedback aqui no topico.

O pouco contato que eu tive com smartphones sempre foi uma briga, não fazia ideia de como navegar pela interface, e até o momento o Moto E tem uma interface muito simples e dificil de se perder, é tudo muito claro durante a navegação, isso facilita muito para o meu pai que não entende absolutamente nada de tecnologia.

RaphaelRS

Active Member
Como é "minha primeira experiencia", estou aceitando sugestões para "lidar" com um smart, dicas de apps, economizar bateria, segurança, etc... Mesmo o celular não sendo meu, quero deixa-lo o melhor otimizado possível para a satisfação total do meu pai.

Última edição:

nessinhaw

New Member
Como é "minha primeira experiencia", estou aceitando sugestões para "lidar" com um smart, dicas de apps, economizar bateria, segurança, etc... Mesmo o celular não sendo meu, quero deixa-lo o melhor otimizado possível para a satisfação total do meu pai.
seu pai vai usar o smartphone mais para o q? ligações e sms?

RaphaelRS

Active Member
seu pai vai usar o smartphone mais para o q? ligações e sms?
Ligações, SMS e entretenimento quando estiver nas famosas filas do brasil ( hospitais, banco, etc ), para assistir TV quando estiver viajando, navegação na internet simples ( até pq ele não sabe navegar ), tipo ver o email. Mas isso eu mesmo ja consegui deixar um atalho na "area de trabalho" direto para o gmail.

E ele ja demonstrou que tem um interesse em jogar no cel, para passar o tempo, nada de jogo muito elaborado. Ja dei uma olhada na Play Store, mas não sei quais são os cuidados, restrições e observações que se deve ter na hora de instalar um "joguinho".

De resto é só deixar o celular de uma maneira otimizada de modo a aproveitar ao maximo a bateria do cel, a principal utilização será ligações mesmo.

nessinhaw

New Member
Ligações, SMS e entretenimento quando estiver nas famosas filas do brasil ( hospitais, banco, etc ), para assistir TV quando estiver viajando, navegação na internet simples ( até pq ele não sabe navegar ), tipo ver o email. Mas isso eu mesmo ja consegui deixar um atalho na "area de trabalho" direto para o gmail.

E ele ja demonstrou que tem um interesse em jogar no cel, para passar o tempo, nada de jogo muito elaborado. Ja dei uma olhada na Play Store, mas não sei quais são os cuidados, restrições e observações que se deve ter na hora de instalar um "joguinho".

De resto é só deixar o celular de uma maneira otimizada de modo a aproveitar ao maximo a bateria do cel, a principal utilização será ligações mesmo.
já q ele nao vai usar gps, seria bom desativar a localização! pode colocar o brilho da tela no médio ou auto que já tá bom também!

quanto ao navegador, coloca um atalho pro Chrome na home screen! creio ser suficiente pra ele, é bem simples de mexer e bem rápido!

nao precisa se preocupar muito com o q baixar na Play Store mas já q vc quer saber mais a fundo, procure artigos sobre permissões dos apps! a única recomendação q dou é desconfiar qdo o app pede permissões q nao condizem com seu propósito ou parecem intrusivas demais...vou recomendar alguns jogos casuais também: Candy Crush, Temple Run 2, Subway Surfers, Angry Birds, Cut the Rope...sim, são os mais mainstream mas geralmente pq a galera gosta bastante (tendo casos de vício tb uahauahu)

quanto a otimização, acho q nao precisa usar apps específicos pra isso...apenas mantenha o smart o mais clean possível, procurando instalar apps q seu pai REALMENTE vai usar! launcher acho q nao precisa também, ele não deve se ligar mto em customização pelo jeito xD

ah, e oriente ele a nao ficar baixando qqr coisa da Play Store tb! assim como tem muitos apps excelentes, tem muita porcaria tb...as vezes um app bugado pode comprometer a performance do smartphone por exemplo!

mas com o tempo, vcs saberão filtrar o q é bom das porcarias! tudo isso vem com tempo e experiência xD eu por exemplo aprendi muito lendo artigos sobre permissões dos apps e vendo recomendações e top apps feitos por tech sites!

aqui no fórum mesmo tem um tópico sobre aplicativos também, vale a pena dar uma conferida lá!

edit: SEMPRE leia os comentários dos apps na Play Store tb! e não leia somente os 3 primeiros q aparecem ali, leia no mínimo uns 10-15, que já dá pra ter uma idéia se o app é realmente bom ou não!

RaphaelRS

Active Member
já q ele nao vai usar gps, seria bom desativar a localização! pode colocar o brilho da tela no médio ou auto que já tá bom também!

quanto ao navegador, coloca um atalho pro Chrome na home screen! creio ser suficiente pra ele, é bem simples de mexer e bem rápido!

nao precisa se preocupar muito com o q baixar na Play Store mas já q vc quer saber mais a fundo, procure artigos sobre permissões dos apps! a única recomendação q dou é desconfiar qdo o app pede permissões q nao condizem com seu propósito ou parecem intrusivas demais...vou recomendar alguns jogos casuais também: Candy Crush, Temple Run 2, Subway Surfers, Angry Birds, Cut the Rope...sim, são os mais mainstream mas geralmente pq a galera gosta bastante (tendo casos de vício tb uahauahu)

quanto a otimização, acho q nao precisa usar apps específicos pra isso...apenas mantenha o smart o mais clean possível, procurando instalar apps q seu pai REALMENTE vai usar! launcher acho q nao precisa também, ele não deve se ligar mto em customização pelo jeito xD

ah, e oriente ele a nao ficar baixando qqr coisa da Play Store tb! assim como tem muitos apps excelentes, tem muita porcaria tb...as vezes um app bugado pode comprometer a performance do smartphone por exemplo!

mas com o tempo, vcs saberão filtrar o q é bom das porcarias! tudo isso vem com tempo e experiência xD eu por exemplo aprendi muito lendo artigos sobre permissões dos apps e vendo recomendações e top apps feitos por tech sites!

aqui no fórum mesmo tem um tópico sobre aplicativos também, vale a pena dar uma conferida lá!
O celular tem GPS? :haha:

Mas é um "GPS mesmo" ou é o google maps? :hmm:

nessinhaw

New Member

Mas é um "GPS mesmo" ou é o google maps? :hmm:
tem GPS sim! e é o próprio Google Maps mesmo q oferece o navegador GPS!
tem outras opções na Play Store tb pra quem nao gosta do Maps!

RaphaelRS

Active Member
tem GPS sim! e é o próprio Google Maps mesmo q oferece o navegador GPS!
tem outras opções na Play Store tb pra quem nao gosta do Maps!
:hmm2:

Depois vou dar uma conferida, no momento meu pai foi fazer a portabilidade do chip. Antes de se render ao destino de que teria que pagar para migrar o chip, ele tentou "recortar" o chip velho. :haha:

nessinhaw

New Member

Depois vou dar uma conferida, no momento meu pai foi fazer a portabilidade do chip. Antes de se render ao destino de que teria que pagar para migrar o chip, ele tentou "recortar" o chip velho. :haha:
não sei te explicar muito sobre o GPS do Maps pq eu nao uso auhauahauh mas creio q vc deve achar bastante explicações e tutorais pela net :joia:

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)