(Momento Cultural) O segredo dos violinos Stradivarius

coiote

New Member
Durante mais de dois séculos, os fabricantes de instrumentos musicais tentaram descobrir o segredo dos violinos Stradivarius, conhecidos como os melhores já fabricados. Agora, um pesquisador da Universidade Texas A&M, nos EUA, parece ter matado a charada: os Stradivarius soam bem graças ao inseticida que recebiam para evitar cupins. Quem diz isso é o bioquímico Joseph Nagyvary. "Descobri que os instrumentos eram recobertos de bórax (tetraborato de sódio), um composto químico usado para afugentar insetos naqueles tempos." O bórax cria pontes entre as moléculas e preenche os poros da madeira, o que garante rigidez e um efeito acústico peculiar. Segundo o pesquisador, é provável que nem o próprio Antonio Stradivari, fabricante do renomado instrumento, soubesse disso.
Ele morreu em 1737, sem deixar nenhuma dica.

QUANTOS STRADIVARIUS EXISTEM E QUANTO CUSTAM?
O preço de um original Stradivarius gira em torno de 200 a 400 mil dólares, mas há quem diga que o preço pode chegar a um milhão!
Calcula-se que existam cerca de 572 unidades de Stradivarius espalhadas pelo mundo, dos quais, apenas 94 estão em perfeitas condições de uso.No Brasil,ao que nos consta , existiriam apenas dois, mas este dado não é recente e pode não conferir mais ...

Realt

Banido
Banido
Pow, um tempo atrás convesei com um violinista e o cara falou que Stradvarius aquele fodaSSo mesmo só existem 6 no mundo :eek:

Fabiano

aka MACker
também existem violões-celo Stradvarius... e outros instrumentos tb, eu acho... por exemplo baixo acústico...

lembro que saiu no noticiário uma vez, um violão-celo stradivarius que tinha sido roubado... depois um cara achou ele no lixo, e ia usá-lo pra fazer um porta CD... :slap: sorte que acharam a tempo...

Realt

Banido
Banido
MACker disse:
também existem violões-celo Stradvarius... e outros instrumentos tb, eu acho... por exemplo baixo acústico...

lembro que saiu no noticiário uma vez, um violão-celo stradivarius que tinha sido roubado... depois um cara achou ele no lixo, e ia usá-lo pra fazer um porta CD... :slap: sorte que acharam a tempo...

aehueaihueihiuehuihea *******, eu ia surrar muito o cara, ehauiaehiuehiuea, quem foi o animal que roubou pra jogar no lixo?
pqp

Renan.Spolon

Beligerante - Hard Training, Mission Easy.
Banido
Maneiro :yes:
Pena que existam poucos e não estejam usaveis :(

KodiaK

New Member
Ontem eu usei BORAX em uma experiencia para saber a concentração correta de H+ em solução de HCL

GIGAMAX

New Member
Falavam em cera de abelhas no verniz, pó do vesúvio e agora isso, rs.

Se for assim, todos os violinos terão uma qualidade acústica boa?

Juninho

Muita paz

não, primeiro o violino tem qu ser bom msm sem o borax, depois vc bota a parada e ele fica melhor ainda xD

Hayato

Gosto de ruído de AM

Rapaz além do bórax, os maiores segredos são:
1 - A qualidade dos materiais utilizados.
2 - A forma de fabricação.

Não adianta nada eu fabricar um violino cheio de bórax, mas fabricar de uma maneira ruim, digamos, industrial...

AeroDoom disse:
Vou comprar um e quebrar contra a parede!
Puxa você é rebelde mesmo, hein!? Continue assim que será uma grande pessoa! (Principalmente aquelas que picham os viadutos com a frase "FORA O SISTEMA!!!") :cool:

Chuvisc0

Banido
Banido
e sabado eu volto com a aula de violino ;D

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)