• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

top , aqui já rodei pra fazer o MK pegar o ipv6 , só que não tem como repassar... nos tutoriais que vi é claro! porque uns diz que consegue, só que ninguém ensina :badass:
Qual a dificuldade? Não sei se entendi seu reclame mas salvo engano usei o vídeo abaixo como referencia para implementar no meu MK:



Funcionou de primeira no meu VIVO Fibra.
 
Qual a dificuldade? Não sei se entendi seu reclame mas salvo engano usei o vídeo abaixo como referencia para implementar no meu MK:



Funcionou de primeira no meu VIVO Fibra.


pra repassar o ipv6 pros dispositivos local... vou analisar o video valeu !
 
top , aqui já rodei pra fazer o MK pegar o ipv6 , só que não tem como repassar... nos tutoriais que vi é claro! porque uns diz que consegue, só que ninguém ensina :badass:

Ele é lix né, mais especificamente Busybox. Negócio é sempre começar pelo forum dele e pedir orientação, se for o caso ir pro forum/mailing list to software pedir ajuda lá.

No Pihole me fizeram isso, disseram pra ir perguntar como configurar o dnsmasq do jeito q eu preciso.

Uma coisa bem interessante, na WebUI do Pihole num tem opção pra setar IPv6 com base no MAC. Só pode ter 1 regisro pra cada MAC e logicamente num vamos deixar de setar IPv4 pra setar IPv6. Já no Luci tem: com base no MAC dá pra setar hostname, IPv4 addr e IPv6 sufix.

Tenho muito o q testar ainda :-D talvez vou conectar o laptop nele e usar pra fazer testes de DHCP inqt faço as configs e pings e trace routes no PC. Mas talvez eu passe a usar o OpenWRT pra setar IPs e domain names e deixe o Pihole só pro DNS... até pq acabei de descobrir q num tem Pihole pra router nenhum :-/ de fato a lista de packages no Luci tá bem limitada, parece q temos q morrer no gcc mesmo. Java tem gente dizendo q usa e outros recomendando compilar direto pra linguagem do chip! :-O

Qual a dificuldade? Não sei se entendi seu reclame mas salvo engano usei o vídeo abaixo como referencia para implementar no meu MK:

Funcionou de primeira no meu VIVO Fibra.

Vc entendeu "repassar" como atribuir global addr pros devices da LAN com base no global prefix recebido. Isso até o RV340 faz :p

Eu entendi como receber o global prefix vindo da WAN e *delegar* ele pra um DHCP server q esteja num server dentro da LAN, pra ele atribuir. IPv6 DHCP-PD remoto é dureza! É oq separa os homens dos meninos no IPv6! hahahaha Tem pouca documentação na web e menos ainda gente tentando fazer.

Vamos deixar ele esclarecer oq disse.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por algum motivo o software package num tava listando direito... agora tem centenas de registros em cada letra, claro q muitos deles são libs do mesmo software. Num tem Java, mas tem PERL e Python. Tô realmente precisando aprender Python... Espero q o OpenWRT tenha suporte completo a Bash, vim-full pelo menos ele tem!

Acabei de fazer um google sobre traffic monitoring, vamos ver oq ele tem de bom...
 
Última edição:
Aeeeeeeeeeeeeeeee é OpenWRT! é OpenWRT!!!! \o/

Com direito a cú na mão e mão no cú! hahahahaha https://forum.openwrt.org/t/i-think-i-bricked-my-ubiquiti-edgerouter-x-sfp-please-help/43901/2

Pra variar tive q instalar o luci na mão, pq esse firmware german num tinha ele, e o sysupgrade nada tb. Mas é tranquilasso de instalar. Tô com 247MB free RAM e 208MB free no /overlay, vai dar pra brincar muito!!

Passei o modem MERD pra ele, pq esse modem tá bridge e entregando IPv6 global prefix. É nessas horas q 2 redes na mobo ajuda, graças a isso deixo o PC ligado normalmente no RV340 e na LAN, inqt fico conectado no EdgeRouter em subnet separada.

Já de cara no luci/admin/network/network vi "IPv6 ULA-Prefix", raiva da Cisco num ter colocado algo tão simples!!!

Vou brincar um tempo com ele, aprender o básico, deixar IPv6 redondo, aí passo pro mwan3 e pras settings sérias! :)

Ainda tô pensando se reinstalo o Pihole nele ou deixo de fora. Hoje ele tá consumindo 20MB RAM, vamos ver.



Depende. Eu tô com 2 HD externos ligados no NAS QNAP e mais 2 no Asustor antigo. Qts HDs vc pretende colocar nesse mini-pc? O meu, onde tá o Urubu, tem 1 única baia pra HD!

Eu pelo menos aposentei os BD. Antes guardava minhas coisas em mídia ótica. Depois de ter 7TB pra espalhar os arquivos, num aguento mais colocar e tirar BD sempre q preciso de algo. Óbvio q 7TB num aguentou e tive q fazer upgrade pra 30TB.



Me desculpa intrometer em algo q num entendo, mas já viu falar em PMPO e 96KHz de som? Num acho prudente avaliar qualidade de APs por 10% a mais ou a menos de dB de tran
Aeeeeeeeeeeeeeeee é OpenWRT! é OpenWRT!!!! \o/

Com direito a cú na mão e mão no cú! hahahahaha https://forum.openwrt.org/t/i-think-i-bricked-my-ubiquiti-edgerouter-x-sfp-please-help/43901/2

Pra variar tive q instalar o luci na mão, pq esse firmware german num tinha ele, e o sysupgrade nada tb. Mas é tranquilasso de instalar. Tô com 247MB free RAM e 208MB free no /overlay, vai dar pra brincar muito!!

Passei o modem MERD pra ele, pq esse modem tá bridge e entregando IPv6 global prefix. É nessas horas q 2 redes na mobo ajuda, graças a isso deixo o PC ligado normalmente no RV340 e na LAN, inqt fico conectado no EdgeRouter em subnet separada.

Já de cara no luci/admin/network/network vi "IPv6 ULA-Prefix", raiva da Cisco num ter colocado algo tão simples!!!

Vou brincar um tempo com ele, aprender o básico, deixar IPv6 redondo, aí passo pro mwan3 e pras settings sérias! :)

Ainda tô pensando se reinstalo o Pihole nele ou deixo de fora. Hoje ele tá consumindo 20MB RAM, vamos ver.



Depende. Eu tô com 2 HD externos ligados no NAS QNAP e mais 2 no Asustor antigo. Qts HDs vc pretende colocar nesse mini-pc? O meu, onde tá o Urubu, tem 1 única baia pra HD!

Eu pelo menos aposentei os BD. Antes guardava minhas coisas em mídia ótica. Depois de ter 7TB pra espalhar os arquivos, num aguento mais colocar e tirar BD sempre q preciso de algo. Óbvio q 7TB num aguentou e tive q fazer upgrade pra 30TB.



Me desculpa intrometer em algo q num entendo, mas já viu falar em PMPO e 96KHz de som? Num acho prudente avaliar qualidade de APs por 10% a mais ou a menos de dB de transmissão.

Tranquilo, fórum é para trocar idéias. Sim, tô ligado a questão do PMPO (Peak Music Power Output), é que não há metodologia, critério um padrão sobre a forma de aferí-la, portanto, cada fabricante efetua o cálculo como lhe convém. Diferente do valor de potência RMS ( Potência contínua, potencia eficaz...), essa tem padrão, forma de aferir, por isso aceita como método de aferição de potência de áudio real.
Mas com relação a questão dos APs, eu quis dizer que os fabricantes criam uma retórica para justificar a existência de determinado produto, que tem características inferiores a outros produtos que ela mesma fábrica. Aps mais caros tem maior potência que outros mais baratos da mesma empresa. Então pra justificar aquele produto menos caro ela argumenta por exemplo que o ideal é que se compre mais aparelhos para distribuição mais adequada e eficiente do sinal. Claro que é melhor ter mais Aps para cobrir toda uma área, mas a potência de transmissão um pouco maior, poderia resolver em alguns casos, áreas com sinal ruim em um determinado ambiente. Aí tem duas opções, ou compra o aparelho mais caro, ou dois do mais barato, o que dá na mesma entendeu?
 
Qual a dificuldade? Não sei se entendi seu reclame mas salvo engano usei o vídeo abaixo como referencia para implementar no meu MK:



Funcionou de primeira no meu VIVO Fibra.


fiz igual... porém aparece algumas mensagens de erro no ip adress

address pool error: Pool pd exhausted - no more adresses left! (14)


obs: depois que criei uma rota no ipv6 conseguir receber normal!

obs2: mesmo recebendo normal o ipv6 ainda permanece as mensagens de erro, enfim está funcionando :badass:

irei realizar mais alguns testes pra ter certeza do funcionamento, ainda estou sem acreditar que aparentemente está funcionando :mr:


Test your IPv6 connectivity.

Your IPv4 address on the public Internet appears to be ***

Your IPv6 address on the public Internet appears to be ***

Your Internet Service Provider (ISP) appears to be Telefonica Data S.A.

Since you have IPv6, we are including a tab that shows how well you can reach other IPv6 sites. [more info]

HTTPS support on this web site is in beta. [more info]

Your DNS server (possibly run by your ISP) appears to have IPv6 Internet access.

Your readiness score
10/10for your IPv6 stability and readiness, when publishers are forced to go IPv6 only
 
Aps mais caros tem maior potência que outros mais baratos da mesma empresa. Então pra justificar aquele produto menos caro ela argumenta por exemplo que o ideal é que se compre mais aparelhos para distribuição mais adequada e eficiente do sinal. Claro que é melhor ter mais Aps para cobrir toda uma área, mas a potência de transmissão um pouco maior, poderia resolver em alguns casos, áreas com sinal ruim em um determinado ambiente. Aí tem duas opções, ou compra o aparelho mais caro, ou dois do mais barato, o que dá na mesma entendeu?

Saquei. Oq eu quis dizer é q talvez a potência da antena do AP num seja relevante, afinal num adianta o celular receber o sinal se ele num conseguir mandar pro AP. Aí eles ficam fazendo marketing sobre potência maior dos aparelhos mais caros, qd a potência menor dos mais baratos já é suficiente. Vc compra o mais caro interessado nessa potência, e continua com package loss.

fiz igual... porém aparece algumas mensagens de erro no ip adress

address pool error: Pool pd exhausted - no more adresses left! (14)


obs: depois que criei uma rota no ipv6 conseguir receber normal!

obs2: mesmo recebendo normal o ipv6 ainda permanece as mensagens de erro, enfim está funcionando :badass:

irei realizar mais alguns testes pra ter certeza do funcionamento, ainda estou sem acreditar que aparentemente está funcionando :mr:

Tá confuso isso. Essas msgs de erro Pool pd exhausted vc tá vendo no router?

Meu chute é q seu router estaria tentando usar uma subnet pra rede cabeada e outra pro wifi, poderia ser isso? Vc tem vlans configuradas? Talvez os devices q recebem addr estão funcionando, talvez o router esteja tentando usar subnet extra e num esteja conseguindo, aí ele continua distribuindo addr da subnet principal e assim os devices funcionam, mas ele continua reportando o erro.

Eu li umas críticas a ISP fornecer global prefix /64, até perguntei aqui em outra thread e ninguém respondeu. Dizem q o recomendado pela autoridade q padroniza o IPv6 era distribuirem /48, ou pelo menos /56. Num consigo entender o motivo, afinal o prefix /64 tem uma quantidade de addr maior q o equivalente à quantidade total de IPv4 addr disponíveis no mundo, multiplicado por esse valor novamente! 4 bilhões * 4 bilhões * mais alguma coisa. Mas, de alguma forma, recebendo um /64 num daria pra criar subnets dentro da LAN.

Seu modem tá em router ou bridge?
 
pior
Saquei. Oq eu quis dizer é q talvez a potência da antena do AP num seja relevante, afinal num adianta o celular receber o sinal se ele num conseguir mandar pro AP. Aí eles ficam fazendo marketing sobre potência maior dos aparelhos mais caros, qd a potência menor dos mais baratos já é suficiente. Vc compra o mais caro interessado nessa potência, e continua com package loss.



Tá confuso isso. Essas msgs de erro Pool pd exhausted vc tá vendo no router?

Meu chute é q seu router estaria tentando usar uma subnet pra rede cabeada e outra pro wifi, poderia ser isso? Vc tem vlans configuradas? Talvez os devices q recebem addr estão funcionando, talvez o router esteja tentando usar subnet extra e num esteja conseguindo, aí ele continua distribuindo addr da subnet principal e assim os devices funcionam, mas ele continua reportando o erro.

Eu li umas críticas a ISP fornecer global prefix /64, até perguntei aqui em outra thread e ninguém respondeu. Dizem q o recomendado pela autoridade q padroniza o IPv6 era distribuirem /48, ou pelo menos /56. Num consigo entender o motivo, afinal o prefix /64 tem uma quantidade de addr maior q o equivalente à quantidade total de IPv4 addr disponíveis no mundo, multiplicado por esse valor novamente! 4 bilhões * 4 bilhões * mais alguma coisa. Mas, de alguma forma, recebendo um /64 num daria pra criar subnets dentro da LAN.

Seu modem tá em router ou bridge?

to usando em bridge ...

a mensagem vejo no mk ...

Screen-Shot-2019-09-03-at-08-57-13.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

como estou sem router 5G , só o vivo, estava tentando usar o 5G do vivo pela bridge ... até consigo, só que não chega nem 100M direito ...

nem sei se dá certo a proeza que quero fazer :isquero:


Screen-Shot-2019-09-03-at-09-05-48.png


Screen-Shot-2019-09-03-at-09-07-47.png
 
Última edição:
fiz igual... porém aparece algumas mensagens de erro no ip adress

address pool error: Pool pd exhausted - no more adresses left! (14)


obs: depois que criei uma rota no ipv6 conseguir receber normal!

obs2: mesmo recebendo normal o ipv6 ainda permanece as mensagens de erro, enfim está funcionando :badass:

irei realizar mais alguns testes pra ter certeza do funcionamento, ainda estou sem acreditar que aparentemente está funcionando :mr:


Test your IPv6 connectivity.

Your IPv4 address on the public Internet appears to be ***

Your IPv6 address on the public Internet appears to be ***

Your Internet Service Provider (ISP) appears to be Telefonica Data S.A.

Since you have IPv6, we are including a tab that shows how well you can reach other IPv6 sites. [more info]

HTTPS support on this web site is in beta. [more info]

Your DNS server (possibly run by your ISP) appears to have IPv6 Internet access.

Your readiness score
10/10for your IPv6 stability and readiness, when publishers are forced to go IPv6 only
pior


to usando em bridge ...

a mensagem vejo no mk ...

Screen-Shot-2019-09-03-at-08-57-13.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

como estou sem router 5G , só o vivo, estava tentando usar o 5G do vivo pela bridge ... até consigo, só que não chega nem 100M direito ...

nem sei se dá certo a proeza que quero fazer :isquero:


Screen-Shot-2019-09-03-at-09-05-48.png


Screen-Shot-2019-09-03-at-09-07-47.png
Note que no post anterior eu disse que usei o vídeo como REFERENCIA, não é pra sair copiando a colando sem saber se/para que serve :haha:

Acho que você fez passos além do necessário, aqui não aparece nenhuma mensagem de erro.
 
Note que no post anterior eu disse que usei o vídeo como REFERENCIA, não é pra sair copiando a colando sem saber se/para que serve :haha:

Acho que você fez passos além do necessário, aqui não aparece nenhuma mensagem de erro.

acho que foi isso mesmo kkkkk , removi os com erros, deixei só o que estava funcional.. e está pegando. rs
 
As coisas vão avançando. Instalei uns programas interessantes. O OpenWRT é extremamente enxuto, mas tem os programas tradicionais disponíveis. Até bash precisa instalar!! Mas tb, a firmware dele tem 5MB!

Isso é especialmente importante pra poder instalar ele, pq a forma mais simples via scp e a segunda melhor via TFTP envolve colocar o firmware no /tmp q é tipo um RAMDRIVE e daí fazer o flash. Isso complica em routers com menos RAM pq fica sem storage pra fazer tudo. Um firmware enxuto com um package manager pra instalar as coisas depois é excelente!

Tem um pacote de apps chamado shadow q permite administrar users e groups, tem sudo, num rola ficar usando root! Tirei fora o dropbear e instalei o sshd, nisso tem q tomar cuidado pq perdi acesso via root, ainda bem q antes tinha criado minha conta e liberado ela pra entrar.

Instalei vim-full e botei meu .vimrc, instalei o bind e com muita dificuldade fiz minhas configs funcionarem.

cifs/samba, curl, cron, nossa! Comecei a ficar preocupado, até meu Asustor tinha mais features básicas q o OpenWRT, e nisso de sair instalando fiquei com medo de detonar o storage! hahahaha de uns 240MB agora tô com 180MB free, muito bom! Quero ver Win10 ou o amado WinPhone rodar em 250MB RAM e 250MB flash! hahahahaha

Vi q ele tem zabbix-agentd, uns packages extras pra ele, e o próprio server ainda. No futuro eu instalo...

Pelo q andei lendo, o OpenWRT perde feio em traffic monitoring pro Tomato e pro Asuswrt. Parece q a solução seria o Yamon, mas o dono dele insiste pra instalar em flash drive... tristeza o EdgeRouter num ter USB :( Vamos ver qd chega a hora se consigo instalar ele via cifs...

Botei meu laptop nele e fiz testes, IPv6 funciona na saída, mas traceroute de volta num encontra, igual no RV340. Será problema/bloqueio?

O DHCP server do OpenWRT é muito bom. Dá pra setar IPv4 addr e IPv6 *sufix* pra cada MAC. Link-local é definido por cada device por conta própria e não pelo DHCP. Com base no sufix, o DHCP atribui global e ULA addresses pra galera! Lembrando q ele deixa setar
ULA-Prefix.

Emoção total ping6ar um domain e ver ele ser resolvido pra IPv6 e responder!!!! Quero é ver onde achar tanto no-ip domains pra cada device se começarem a trocar o global prefix, pq se deixarem ele fixo agora o OpenWRT atribui fixed sufix pra todo mundo tb! Claro, antes vai ter q arrumar a entrada q num tá funcionando...

É gritante a diferença de suporte a IPv6 do OpenWRT pro RV340. Dá pra sentir como o pessoal q desenvolveu ele e o luci fizeram com seriedade, pra coisa funcionar e ser efetivamente usada! Decidi pelo OpenWRT já aceitando ter q configurar tudo em txt, mas fiz tudo pelo luci 100%!!

Estranhei ele num falar sobre DHCP-PD. Só na LAN tem uma config chamada NDP-Proxy, num sei se seria isso...

As configs de interface dele são muito complicadas, no forum vi gente reclamando q quase ninguém consegue entender. Ainda assim segui tuto e consegui tirar 1 port pra fora da LAN e configurar uma WAN2 e ela funcionou de boas no modem da MERD.

Isso é *muito* importante, pq no RV340 a internet fica caindo qd conecto esse modem na WAN1 e qd conecto na WAN2 e deixo a WAN1 desconectada. No modem VDSL e no ONT da Telefuk nunca tive esses problemas e sempre pensei ser culpa da MERD, mas agora no OpenWRT ele funciona redondo...

Vamo ve amanhã como vai ser conectar o modem router da Telefuk :-D
 
É isso, load balancing funcionando! :)

Tomou tempo ler o tuto e deu trabalho entender, mas enfrentada a curva de aprendizado tudo passa a fazer sentido!

Dá pra configurar pra load balancing, fail over, ou 1 wan only. E pode configurar esses 3 tipos de policies pra combinações de source name/IP, source port, destination name/IP e destination port!

E ele ainda permite colocar conexões em session, de modo q uma conexão (as 4 combinações citadas) q caia pra uma WAN continue sempre indo praquela WAN durante um período definido, em vez de ficar alternando a cada envio!

Acabaram meus problemas com sites q vinculam nosso IP à autenticação e fazem relogar sempre q o IP muda! :-D No RV340 eu nem conseguia configurar wan only, agora eu tenho isso em fail over!

Muito muito bom mesmo, tô impressionado com o OS em si e as tools q ele tem e a usabilidade do Luci! Compensa muito mais usar um router com OpenWRT q configurar um gateway com IPFire!

Depois dos testes espetei um switch nele e já coloquei o Server Win10 e fiz testes com o PingPlotter. Amanhã vai ser a trabalheira de passar cada device pra ele, mas aí vou acabar coa bagunça desses dias de cabos pra todo lado e 2 LANs com 2 routers hahahahaha

Aí terminando isso... é recomeçar tudo no WR1043ND e botar ele de AP! ahahahahahaha
 
+1 aperto... mount cifs num funcionava de jeito nenhum na sexta... Eu fazendo do mesmo jeito q fiz no Urubu e nada, fiz igual no tuto oficial e só erro tosco de file not found...

Fiquei tão stressado q ainda no domingo qd fui tentar escrever post pra pedir ajuda já desanimei. Aí segunda de manhã antes de sair vou tentar fazer os testes pra montar o post relatando a situação... e o forum me indica outra thread, vou lá olhar e o cara tenta com outro comando, eu vou tentar e funciona e.e

Agora de tarde num consegui fazer funcionar no fstab, achei thread um cara relatando o mesmo problema, parece q o OpenWRT num suporta mais... o jeito foi criar um script q monta durante o boot, foi o melhor q ele encontrou e eu tb, paciência.

Tô migrando meus monitoramentos pro router pra monitorar os 2 links individualmente. Acho q depois disso vem o infame Yamon!

Encontrei uma série de artigos bem interessantes dum especialista em security criticando as soluções do IPv6, concordei com ele q o melhor seria ter só ULA na LAN e usar NPTv6 no router, mas pelo q leventei o OpenWRT num suporta ainda.

Ele apontou o risco e encontrei uma galera com OpenWRT passando aperto com dynamic global prefix ferrando a LAN e derrubando conexão na Internet, multi-homing parando de funcionar, um inferno. Pelo menos por enquanto tô com global prefixes fixos, vamos ver qt tempo vai durar, mas já vou começar a estudar NPTv6.

Por enquanto continuo com Stateful DHCPv6 com fixed ULA prefix + fixed suffix. Num desativei SLAAC, mas ao q tudo indica ele num tá sendo usado ou foi desativado de alguma forma, pq meu Win10 e meu Urubu estão só com 3 addresses e nenhum deles é de SLAAC.
 
@neo666 só por curiosidade, você deixa o unifi controller instalado em um computador comum ou no NAS?
 
wow o YAmon é MUITO BOM!!

Ele tem infos hourly, daily, monthly e live, de download e upload, pra cada device! Eu faço muito tráfego com o NAS e felizmente ele num conta tráfego na LAN.

Instalei ele em cifs sem dificuldade nenhuma, sacanage o autor fazer tanto terror. Daria pra instalar ele de boas no flash - 554KB - e jogar o data no NAS, agora já foi talvez um dia eu animo a mover e reconfigurar os paths.

Senti falta dele diferenciar cada WAN nos reports e ter reports com mais features. Seria bom tb se desse pra separar torrent de CrashPlan, de games, de web, mas aí acho q seria pedir d+. Ele tem opção de guardar os dados de live, q seriam bem úteis pra botar num DW, mas deixei desativado mesmo.

Tô muito satisfeito, tool fundamental em qqr router! Se mostrasse o tráfego separado e agregado por WAN seria perfeito.
 
wow o YAmon é MUITO BOM!!

Ele tem infos hourly, daily, monthly e live, de download e upload, pra cada device! Eu faço muito tráfego com o NAS e felizmente ele num conta tráfego na LAN.

Instalei ele em cifs sem dificuldade nenhuma, sacanage o autor fazer tanto terror. Daria pra instalar ele de boas no flash - 554KB - e jogar o data no NAS, agora já foi talvez um dia eu animo a mover e reconfigurar os paths.

Senti falta dele diferenciar cada WAN nos reports e ter reports com mais features. Seria bom tb se desse pra separar torrent de CrashPlan, de games, de web, mas aí acho q seria pedir d+. Ele tem opção de guardar os dados de live, q seriam bem úteis pra botar num DW, mas deixei desativado mesmo.

Tô muito satisfeito, tool fundamental em qqr router! Se mostrasse o tráfego separado e agregado por WAN seria perfeito.
Quando teremos um tópico dedicado com prints e afins? pode ser útil pra muita gente! :joia:
 
O tempo tá curto! preciso de tudo pronto antes das ferias! hahahaha

No caso do Yamon é complicado SS, ia mostrar meus devices :-D Alguma coisa específica fica mais fácil tirar e mostrar.

Ontem fiz uma "mágica" e hoje acessei minha LAN do trabalho, sinistro ver todas as minhas coisas de lá remotamente!
 
Aeeeeeeeeeeeeeeee é OpenWRT! é OpenWRT!!!! \o/

Com direito a cú na mão e mão no cú! hahahahaha https://forum.openwrt.org/t/i-think-i-bricked-my-ubiquiti-edgerouter-x-sfp-please-help/43901/2

Pra variar tive q instalar o luci na mão, pq esse firmware german num tinha ele, e o sysupgrade nada tb. Mas é tranquilasso de instalar. Tô com 247MB free RAM e 208MB free no /overlay, vai dar pra brincar muito!!

tem como disponibilizar como fez a instalação do openwrt no edgerouter x (um passo a passo) ?

agradeço antecipadamente.
 
Vc já tem o router ou tá pensando em comprar? Já instalou o OpenWRT alguma vez?

Na página do router https://openwrt.org/toh/ubiquiti/ubiquiti_edgerouter_x_er-x_ka vc tem o tutorial básico.

No download https://downloads.openwrt.org/releases/18.06.4/targets/ramips/mt7621/ vc pega o firmware. Tem os modelos ubnt-erx e ubnt-erx-sfp dependendo se vc comprar o router com porta SFP. Kernel é o firmware pra instalar o OpenWRT sobre o EdgeOS, sysupgrade é pra fazer upgrade de versão depois de já estar com o OpenWRT instalado.

No tutorial eles fizeram na época q a versão release ainda não suportava o router, daí eles precisavam compilar o OpenWRT e gerar o arquivo factory. Agora q o release tem suporte isso num é mais necessário, e no lugar do factory.tar a gente usa o kernel.bin.

Vc desativa o WiFi do laptop e conecta ele na ETH0 do router, e não conecta eles em rede nenhuma. Quando o router bootar, vc conecta nele pelo IP 192.168.1.1 usando o Putty. Username ubnt, password tenho quase certeza q é ubnt.

Usa scp pra copiar o kernel.bin pro /tmp do router. O comando "add system image kernel.bin" faz flash do firmware. Se isso funcionar pra vc, festa. Pra mim a validação barrou dizendo q o firmware num é compatível.

Nesse caso a gente conseguiu usando esse firmware alemão misterioso compilado por alguém https://downloads.opennet-initiativ...-ramips-mt7621-ubnt-erx-initramfs-factory.tar

O procedimento é o mesmo usando "add system image", pra mim consegui arrancar o EdgeOS dessa forma.

Feito o flash, vc faz o upgrade. No meu caso q tive problemas esse upgrade resolveu tudo.

Faz reboot e troca da porta ETH0 pra ETH1 e entra via SSH na 192.168.1.1, agora já no ambiente amigo do OpenWRT. Se o kernel.bin funcionar vc já pode até entrar no Luci via web, se precisar do firmware alemão ele num tem o Luci, e nem consegue instalar, tem q ser via SSH mesmo.

Faz da mesma forma q antes, usa scp pra copiar o sysupgrade.tar pro /tmp e instala com "sysupgrade sysupgrade.tar".

Se der brick, vc segura o botão de reset com o router ligado, funciona mesmo pro OpenWRT. Os LEDs piscam e o router reboota, com todas as configs zeradas. Assim eu consegui tirar o brick e fazer o OpenWRT bootar até o final.

Depois disso é festa e muito trabalho pra configurar e instalar tudo. Até o bash q eu tive q instalar!! Vc pode entrar no Luci via web e direto nele via SSH. Se usou o firmware alemão, instala o Luci com "opkg luci".

Se tiver alguma dúvida ou quiser mais destalhes específicos é só perguntar.
 
Vc já tem o router ou tá pensando em comprar? Já instalou o OpenWRT alguma vez?

Se tiver alguma dúvida ou quiser mais destalhes específicos é só perguntar.

Já tenho o edgerouter x há uns 10 meses e sempre usando o edgeos, mas sempre quis ter o openwrt justamente pelas "features" que são ausentes do edgeos.

amanhã com tempo irei instalar conforme o seu tutorial.

Muitissimo obrigado por compartilhar as informações.
 
Vc já tem o router ou tá pensando em comprar? Já instalou o OpenWRT alguma vez?

Na página do router https://openwrt.org/toh/ubiquiti/ubiquiti_edgerouter_x_er-x_ka vc tem o tutorial básico.

No download https://downloads.openwrt.org/releases/18.06.4/targets/ramips/mt7621/ vc pega o firmware. Tem os modelos ubnt-erx e ubnt-erx-sfp dependendo se vc comprar o router com porta SFP. Kernel é o firmware pra instalar o OpenWRT sobre o EdgeOS, sysupgrade é pra fazer upgrade de versão depois de já estar com o OpenWRT instalado.

No tutorial eles fizeram na época q a versão release ainda não suportava o router, daí eles precisavam compilar o OpenWRT e gerar o arquivo factory. Agora q o release tem suporte isso num é mais necessário, e no lugar do factory.tar a gente usa o kernel.bin.

Vc desativa o WiFi do laptop e conecta ele na ETH0 do router, e não conecta eles em rede nenhuma. Quando o router bootar, vc conecta nele pelo IP 192.168.1.1 usando o Putty. Username ubnt, password tenho quase certeza q é ubnt.

Usa scp pra copiar o kernel.bin pro /tmp do router. O comando "add system image kernel.bin" faz flash do firmware. Se isso funcionar pra vc, festa. Pra mim a validação barrou dizendo q o firmware num é compatível.

Nesse caso a gente conseguiu usando esse firmware alemão misterioso compilado por alguém https://downloads.opennet-initiativ...-ramips-mt7621-ubnt-erx-initramfs-factory.tar

O procedimento é o mesmo usando "add system image", pra mim consegui arrancar o EdgeOS dessa forma.

Feito o flash, vc faz o upgrade. No meu caso q tive problemas esse upgrade resolveu tudo.

Faz reboot e troca da porta ETH0 pra ETH1 e entra via SSH na 192.168.1.1, agora já no ambiente amigo do OpenWRT. Se o kernel.bin funcionar vc já pode até entrar no Luci via web, se precisar do firmware alemão ele num tem o Luci, e nem consegue instalar, tem q ser via SSH mesmo.

Faz da mesma forma q antes, usa scp pra copiar o sysupgrade.tar pro /tmp e instala com "sysupgrade sysupgrade.tar".

Se der brick, vc segura o botão de reset com o router ligado, funciona mesmo pro OpenWRT. Os LEDs piscam e o router reboota, com todas as configs zeradas. Assim eu consegui tirar o brick e fazer o OpenWRT bootar até o final.

Depois disso é festa e muito trabalho pra configurar e instalar tudo. Até o bash q eu tive q instalar!! Vc pode entrar no Luci via web e direto nele via SSH. Se usou o firmware alemão, instala o Luci com "opkg luci".

Se tiver alguma dúvida ou quiser mais destalhes específicos é só perguntar.

Feito conforme orientações acima e 0% de estresse !!

De primeira efetivamente não vai, porque diz que o sistema é incompativel, então parti para o firmware alemão e dai só alegria, instalou tranquilamente com o comando descrito acima, usei o winscp para enviar o arquivo diretamente por FTP para a pasta Temp do edgerouter x, isso faz com que apenas um comando seja executado no putty, que é justamente a mudança de firmware (imagem).
subi via winscp o firmware de upgrade mais recente do openwrt 18.6.04, entrei no putty e dei o comando de sysupgrade e mais uma vez não deu nem tempo de piscar de tão rápido que foi.
feito isso, foi só entrar no 192.168.1.1 e acessar a interface gráfica luci, dai o restante é configurações pessoais....

Nem imaginava que seria tão fácil instalar a OPENWRT no Edgrouter X, mas foi ridiculamente simples e rápido.

Obrigado pelas dicas postadas, e se tiver mais alguma ai na manga por favor compartilhe.

OPENWRT full of WIN on Edgerouter X.
 
Muito bom! Tô estranhando ter sido tão fácil assim pra vc!

Como depois do upgrade vc já conseguiu entrar no Luci?! O firmware alemão num tem ele e nem o sysupgrade, tem q instalar!! :-O

A dica é instalar o YAmon, brutal o bichinho! Pode instalar direto no flash sem medo, o data vc coloca num cifs.

Corrigindo: instala ele todo sim num cifs!! Olhei agora e ele tá ocupando 18MB! O data tá vazião, é o daily-bu e o log q estão consumindo storage!!
 
Muito bom! Tô estranhando ter sido tão fácil assim pra vc!

Como depois do upgrade vc já conseguiu entrar no Luci?! O firmware alemão num tem ele e nem o sysupgrade, tem q instalar!! :-O

Não cheguei a entrar no luci depois de instalar o firmware alemão, eu resetei e já entrei vi putty diretamente no ssh do alemão, pelo winscp subi o arquivo mais atual da OPENWRT na pasta /tmp e depois dei o comando sysuprade no arquivo .tar via putty.
até estranhei, porque foi o prazo de dar o comando e deu uma piscada na tela do putty e já estava instalado, resetei a edgerouter x e pelo endereço 192.168.1.1 e já apareceu a tela de login da luci, dai foi só fazer as configurações pessoais.
feito isso, conectei o cabo da NET na porta 0 da edgerouter x e recebi IPV4 e IPV6, salientando que eu estou fora do CGNAT da NET e tenho um IPV4 válido.
instalei o simple adblock e SQM.

Instalei o UNBOUND nele mas talvez eu não saiba configurar, então vou ter que dar uma boa lida nos tutoriais por ai para efetivamente fazer cache recursivo (é uma curiosidade que tenho sobre essa feature)
 
gente eu to configurando o meu unifi pela primeira vez, estou na etapa dois e nela tem a "Cloud Access " que pede pra me colocar o meu usuário e senha desse serviço.

bem para que serve Cloud Access ? sou obrigado a usar ele? qual a funcionalidade disso?
 
gente eu to configurando o meu unifi pela primeira vez, estou na etapa dois e nela tem a "Cloud Access " que pede pra me colocar o meu usuário e senha desse serviço.

bem para que serve Cloud Access ? sou obrigado a usar ele? qual a funcionalidade disso?
Basta usar o registro no site da UBNT mas isso só serve para organizar controladores em locais físicos distintos, ele não serve para gerenciar a rede interna e nem adotar equipamentos.

Por aqui tenho 3 cenários diferentes:

Minha Casa - Controlador rodando numa container Docker;
Empresa onde trabalho - Controlador instalado em um Servidor Linux;
Casa do Cunhado - Sem controlador, fiz a instalação via APP (celular) em menos de 5 minutos e tá rodando até hoje.

O controlador só serve para guardar logs, no dia a dia o AP não precisa de controlador e funciona da mesma forma com ou sem. Eu raramente acesso os meus, tanto em casa como no trabalho.

Sugiro fazer um teste pelo aplicativo no celular, a configuração é bem intuitiva via QR Code e em poucos minutos tua rede tá pronta e funcionando, recomendo.

Se precisar fazer alguma alteração na rede basta abrir o aplicativo que ele já encontra o AP e pronto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo