• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Perdi viagem no correio :( Tava dizendo q tinha ido pra CEE de manhã, pensei q a CEE fosse no mesmo prédio da ag, mas num é. Agora só segunda...

Inqt isso encontrei um video muito bom demonstrando a instalação e configuração do mwan3 no OpenWRT:

Por volta de 3:20 ele mostra exatamente oq eu preciso aqui e o RV340 num faz de jeito nenhum: indicar pra certos destinos usar sempre a mesma WAN! Isso me atrapalha muito em sites q atrelam o IP à autenticação. Impressionante como no OpenWRT/mwan3 isso é fácil e intuitivo de fazer, e no RV340 a gente fica quebrando a cabeça e o suporte da Cisco peidando pra gente pedindo ajuda no forum!

Parece q com um pouco mais de customização pode até dar pra configurar failover, de jeito q se a WAN preferencial cair ele já manda os sites direto pra WAN reserva!

Agora fiquei muito empolgado pra colocar esse OpenWRT aqui!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O custo de NAS é alto mesmo, mas a WAZ vende com preços justos considerando o imposto, e vez ou outra tem vendedor no ML. Claro q se vc puder trazer de fora vai gastar menos.

Pra um Asustor vc tá usando bem o seu hein! hahaha O Busybox do meu é bem fraquinho, os softwares são pouco variados, e a Asustor dá suporte péssimo. Num pretendo mais comprar dela.

A QNAP é bem melhor, tem mais softwares disponíveis, eles efetivamente funcionam, e ainda tem appstores alternstivas. É uma pena logo o Transmission num funcionar :( Qd comprei o meu já peguei mais 4GB RAM e expandi ele. Cheguei a usar um ubuntu no Docker, mas acabei desistindo. Ele é muito limitado pra configs, tem certas coisas q só podem ser configuradas na criação dele e depois se quiser mudar tem q apagar e criar novo.

Meu Server atual foi montado visando baixo consumo, ele tem i3 e PSU de qualidade. Depois de experimentar o lix no Docker eu resolvi comprar um PC baratex, o resultado tá excelente! Compensa muito ter um PC dedicado pra server com lix rodando! Melhor q uma VM no NAS, muito melhor q sair instalando coisas no router!!

Início do ano tô planejando finalmente fazer upgrade do Main e torço pra encontrar um 9900KS a preço justo, aí boto 64GB nele, e as poucas coisas q hoje ainda faço no Server pretendo passar a fazer uma VM, onde tb tenho alguns games problemáticos.

Aí vou migrar o Urubu do PCzin atual pro Server, e o PCzin deixar pra fazer testes eventuais.
 
Última edição:
Venho lendo o tópico, que é bastante interessante. Resolvi comprar o Mikrotik rb750 g3, não faço a menor ideia de como configurá-lo. Minha internet é net virtua 35MB e o Modem que a net forneceu foi um TC 7300B, andei olhando a interface gui dele e não tem a opção de colocá-lo em modo bridge. Acho que vou apanhar pra configurar esse router mikrotik, parece bem complicado e eu entendo muito pouco de rede.

Uso como roteador um NetGear WNDR4000, conectado pela porta wan do tc 7300B e na porta Wan do NetGear. Também estava pensando em pegar um Ubiquiti UAP-AC-LR para compor com o Mikrotik, mas estou na dúvida, pois li varias coisas dele pela net e alguns falam maravilhas dele e outros reclamam da baixa potência dele. Este setup seria usado numa casa com 2 andares mais um terraço, área construída de aproximadamente 250m². Será que um Asus RT-68U ou um RT-86U não faria uma dupla melhor com o Mikrotik, do que o UAP-AC-LR?

Agradeço aos colegas que puderem ajudar, com estas questões, inclusive de como configurar o Mikrotik, já vi uns vídeos, mais fiquei boiando.
 
Venho lendo o tópico, que é bastante interessante. Resolvi comprar o Mikrotik rb750 g3, não faço a menor ideia de como configurá-lo. Minha internet é net virtua 35MB e o Modem que a net forneceu foi um TC 7300B, andei olhando a interface gui dele e não tem a opção de colocá-lo em modo bridge. Acho que vou apanhar pra configurar esse router mikrotik, parece bem complicado e eu entendo muito pouco de rede.

Uso como roteador um NetGear WNDR4000, conectado pela porta wan do tc 7300B e na porta Wan do NetGear. Também estava pensando em pegar um Ubiquiti UAP-AC-LR para compor com o Mikrotik, mas estou na dúvida, pois li varias coisas dele pela net e alguns falam maravilhas dele e outros reclamam da baixa potência dele. Este setup seria usado numa casa com 2 andares mais um terraço, área construída de aproximadamente 250m². Será que um Asus RT-68U ou um RT-86U não faria uma dupla melhor com o Mikrotik, do que o UAP-AC-LR?

Agradeço aos colegas que puderem ajudar, com estas questões, inclusive de como configurar o Mikrotik, já vi uns vídeos, mais fiquei boiando.

pra 35 megas o UAP-AC_LR é muita area pro caminhãozinho , só se você preza pelo download full pelo wifi, sendo perto dele é claro. porque acredito que aqueles modelos da Intelbras já atenderia perfeitamente, e sairia mais barato.


717px-Quickset639.png


pelo wizard na primeira configuração dá pra deixar rolando a internet pelo menos. kk
 
Pra um Asustor vc tá usando bem o seu hein! hahaha O Busybox do meu é bem fraquinho, os softwares são pouco variados, e a Asustor dá suporte péssimo. Num pretendo mais comprar dela.
Nunca tive problema e nas vezes que precisei de alguma informação encontrei tudo no fórum da Asustor.

A QNAP é bem melhor, tem mais softwares disponíveis, eles efetivamente funcionam, e ainda tem appstores alternstivas. É uma pena logo o Transmission num funcionar :(
A opinião que você tem dos Asustor eu tenho do QNAP (já usei alguns). Meu plano b certamente seria um Synology ou um hardware rodando Unraid se for algo mais parrudo. Já tenho alguns em clientes e os resultados são ótimos.

Cheguei a usar um ubuntu no Docker, mas acabei desistindo. Ele é muito limitado pra configs, tem certas coisas q só podem ser configuradas na criação dele e depois se quiser mudar tem q apagar e criar novo.
Basta configurar um armazenamento persistente para o que vc quer ter salvo, o deploy de uma imagem nova leva segundos, é muito prático.
 
pra 35 megas o UAP-AC_LR é muita area pro caminhãozinho , só se você preza pelo download full pelo wifi, sendo perto dele é claro. porque acredito que aqueles modelos da Intelbras já atenderia perfeitamente, e sairia mais barato.


717px-Quickset639.png


pelo wizard na primeira configuração dá pra deixar rolando a internet pelo menos. kk
Valeu! Eu quero algo com mais qualidade, que distribua o sinal Wireless em todos os cômodos da casa, dual band, com força e qualidade, e ainda estar preparado para um up na internet, talvez, 100/150MB. Também quero algo de qualidade e durabilidade, que não me dê dor de cabeça por quero algo acima de um Intelbras da vida. Você configurou com facilidade o mikrotik?
 
Valeu! Eu quero algo com mais qualidade, que distribua o sinal Wireless em todos os cômodos da casa, dual band, com força e qualidade, e ainda estar preparado para um up na internet, talvez, 100/150MB. Também quero algo de qualidade e durabilidade, que não me dê dor de cabeça por quero algo acima de um Intelbras da vida. Você configurou com facilidade o mikrotik?

sim, por conta de já ter experiência, já trabalhei em provedor, e to sempre me atualizando na área. :joia:

se já pensa em um upgrade futuro, pode ir sem medo no UAP-AC-LR ...
 
sim, por conta de já ter experiência, já trabalhei em provedor, e to sempre me atualizando na área. :joia:

se já pensa em um upgrade futuro, pode ir sem medo no UAP-AC-LR ...
Show. Não entendi muito bem a alimentação Poe. O mikrotik rb750 g3 tem uma porta Poe, daí eu coloco uma ponta do cabo de rede nesta porta Poe do router e levo a entrada Poe do UAP que será alimentada assim certo? Mas a porta Poe do router mikrotik também não é a porta Wan? Como vou conectar o modem da operadora ao router?
 
Show. Não entendi muito bem a alimentação Poe. O mikrotik rb750 g3 tem uma porta Poe, daí eu coloco uma ponta do cabo de rede nesta porta Poe do router e levo a entrada Poe do UAP que será alimentada assim certo?

não essa porta é PoE in ... ou seja, é pra servir de alimentação pro Mikrotik , ligar ele por essa entrada igual nos UAPs , se for essa a intenção e economizar em ligações elétricas, compra alguma versão com portas PoE out
mikrotik-routerboard-rb-750upr2-hex-poe-lite-650mhz-64mb-l-D_NQ_NP_806076-MLB31691538066_082019-O.jpg


Mas a porta Poe do router mikrotik também não é a porta Wan? Como vou conectar o modem da operadora ao router?

a porta WAN pode ser qualquer porta do Mikrotik, só basta configurar qual porta será
 
não essa porta é PoE in ... ou seja, é pra servir de alimentação pro Mikrotik , ligar ele por essa entrada igual nos UAPs , se for essa a intenção e economizar em ligações elétricas, compra alguma versão com portas PoE out
mikrotik-routerboard-rb-750upr2-hex-poe-lite-650mhz-64mb-l-D_NQ_NP_806076-MLB31691538066_082019-O.jpg




a porta WAN pode ser qualquer porta do Mikrotik, só basta configurar qual porta será
Beleza entendi. O UAP vem com injetor PoE, onde eu ligo esse injetor?
 
fonte-poe-injetor-para-unifi-uap-ac-pro-uap-ac-shd-48v-giga-D_NQ_NP_953764-MLB28749721747_112018-F.jpg


PoE é o cabo que vai para o UAP... LAN direto pro Mikrotik.
Há correto... Então este injetor/ fonte vai ligado a tomada de energia elétrica, o cabo de rede ligada a porta PoE dele, vai pro PoE in do UAP e a outra porta do injetor e do cabo Lan que vai pra porta Lan do Router isso?
 
Há correto... Então este injetor/ fonte vai ligado a tomada de energia elétrica, o cabo de rede ligada a porta PoE dele, vai pro PoE in do UAP e a outra porta do injetor e do cabo Lan que vai pra porta Lan do Router isso?

exato. :joia:
 

Também estava pensando em pegar um Ubiquiti UAP-AC-LR para compor com o Mikrotik, mas estou na dúvida, pois li varias coisas dele pela net e alguns falam maravilhas dele e outros reclamam da baixa potência dele.

Como é enfatizado pelo Samuel da Ubiquiti Brasil, é um erro do ponto de vista técnico trabalhar com alta potência de transmissão nos AP's se considerarmos que os dispositivos clientes (celulares, notebooks etc..) costumam ter de 1/4 a 1/2 da potência de transmissão de um ponto de acesso, e isso na prática se traduz em uma excelente recepção de sinal por parte do dispositivo cliente, mas em uma péssima recepção dos dados recebidos pelo AP, gerando retransmissão dos pacotes e, consequentemente, uma piora na qualidade da rede como um todo.

Seguindo as boas práticas o melhor seria utilizar AP's com antenas de maior ganho, pois assim eles conseguem "escutar" melhor e mais longe os dispositivos clientes. Antenas melhores beneficiam tanto o AP quanto o dispositivo cliente, ao contrário do que dizem por aí, que potência é a solução para todos os problemas.

unifi-ap-ac-lr-features-super-antenna-2x.jpg


Não bastasse o fato dos dispositivos clientes não terem antenas com boa sensibilidade e potência de transmissão, temos que levar lembrar dos obstáculos (paredes, espelhos, etc) e interferência de redes concorrentes, logo, é difícil encontrar um cenário onde apenas um equipamento dará conta de prover cobertura wireless 100% em todo imóvel.

Esse assunto bem mais complexo do que imaginei que fosse, afinal são muitas variáveis que estarão contra você na implementação de uma rede sem fio.


Este setup seria usado numa casa com 2 andares mais um terraço, área construída de aproximadamente 250m². Será que um Asus RT-68U ou um RT-86U não faria uma dupla melhor com o Mikrotik, do que o UAP-AC-LR?

Pra responder esse tipo de pergunta o ideal seria conhecer o imóvel, fazer um site survey e elaborar um projeto para determinar o tipo e quantidade de equipamentos necessários. A chance de você se frustrar com a cobertura e experiência de uso do wifi sem ter um conhecimento básico de como a tecnologia funciona aumenta muito, independentemente do equipamento que você compre.

Agradeço aos colegas que puderem ajudar, com estas questões, inclusive de como configurar o Mikrotik, já vi uns vídeos, mais fiquei boiando.

Cara eu também não sou nenhum expert em redes como alguns aqui do tópico, mas garanto que com um pouco de pesquisa e tirando dúvidas com a galera você consegue deixar o mikrotik rodando sem muita dificuldade, partindo do pressuposto de que você não queira fazer nada de outro mundo logo de início. Sugiro começar pelos vídeos do Wissam Quemel no youtube, pois além do cara manjar do assunto tem uma excelente didática.
 
Última edição:
Esse APC seria uma boa pedida, mas estou procurando um que seja senoidal, pois não sei se a regra de evitar nobreak com onda semi-senoidal para computadores também se aplica a fonte de outros dispositivos, como é o caso de modem, ponto de acesso etc....

Online de dupla conversão seria um sonho, mas pra essa finalidade é um exagero. :haha:

A experiência q eu tenho com nobreak, é q se sua AC for 110V, é melhor pegar um offline.

Nunca vi 1 único caso de equipamento ser prejudicado por nobreak num ser senoidal.
Nunca vi 1 única pessoa reclamar do nobreak offline num ter segurado queda de energia.
E tb nunca vi um fabricante de nobreak colocar na spec a eficiência dele!!

Há mais de década eu sempre uso nobreak e o consumo de energia é altíssimo, estimo q os nobreak tem menos de 60% de eficiência, talvez até menos de 50%!

Só num coloco nobreak offline aki pq tenho algumas coisas importantes q quero manter em nobreak e são 110V, e acabo usando ele de transformador. Se tivesse espaço pra colocar 2, com certeza teria um mais fraco online e penduraria tudo no outro offline!
 
Não rola comprar essas coisas no Brasil, além da baixa disponibilidade/variedade de modelos os vendedores acham que só empresas usam isso e por consequência enfiam a faca.

Já estou no meu 4º NAS e sempre comprei fora, os 3 primeiros eram Buffalo de modelos variados e vieram todos do Ebay via correio, nenhum foi taxado.

Atualmente tenho um Asustor e foi o primeiro que comprei novo, veio da loja oficial na Amazon (USA) e um amigo trouxe pra mim na mala, não excedeu a cota e paguei menos da metade do que pagaria em um modelo inferior aqui.

Além dos arquivos nele está o Plex, meu DNS interno, VM Linux para testar coisas do trabalho, DVR, instâncias diversas via Docker e mais uma pancada de coisas rodando ao mesmo tempo no rack da minha sala e sem ninguém perceber.

Foi-se meu tempo de deixar um computador (ou algo parecido com isso) ligado 24/7 em casa, fazendo barulho e gastando energia à toa.
Infelizmente não tenho nenhum conhecido que possa trazer na mala pra mim
 
Qual justificativa eles dão pra isso? Seria pq CDNs ficam "quebrados"?

Eu analisei isso há uns anos, comparando IP respondido pelo DNS da GVT e do OpenDNS. Pra CDNs menores isso acaba dando problema mesmo. Mas descobri na época q, pros maiores, de alguma forma o OpenDNS consegue identificar onde eu tô e me passar o IP mais próximo!

Medo/paranóias com DNS Leak e coisas do tipo.
 
falando em DNS, fui dá uma conferida no meu, tava usando o 1.1.1.1 , rodei o DNSbench, e o da vivo tá sendo melhor pro uso... voltei ao padrão por hora. rs
 
Será que não rola montar um mini pc pra funcionar como NAS?
 
Será que não rola montar um mini pc pra funcionar como NAS?

se for pra pouco armazenamento acho viável ... e dependendo também dá rapidez que vai querer acessar, até porque pela USB vai ser mais lento do que via SATA
 
Como é enfatizado pelo Samuel da Ubiquiti Brasil, é um erro do ponto de vista técnico trabalhar com alta potência de transmissão nos AP's se considerarmos que os dispositivos clientes (celulares, notebooks etc..) costumam ter de 1/4 a 1/2 da potência de transmissão de um ponto de acesso, e isso na prática se traduz em uma excelente recepção de sinal por parte do dispositivo cliente, mas em uma péssima recepção dos dados recebidos pelo AP, gerando retransmissão dos pacotes e, consequentemente, uma piora na qualidade da rede como um todo.

Seguindo as boas práticas o melhor seria utilizar AP's com antenas de maior ganho, pois assim eles conseguem "escutar" melhor e mais longe os dispositivos clientes. Antenas melhores beneficiam tanto o AP quanto o dispositivo cliente, ao contrário do que dizem por aí, que potência é a solução para todos os problemas.

unifi-ap-ac-lr-features-super-antenna-2x.jpg


Não bastasse o fato dos dispositivos clientes não terem antenas com boa sensibilidade e potência de transmissão, temos que levar lembrar dos obstáculos (paredes, espelhos, etc) e interferência de redes concorrentes, logo, é difícil encontrar um cenário onde apenas um equipamento dará conta de prover cobertura wireless 100% em todo imóvel.

Esse assunto bem mais complexo do que imaginei que fosse, afinal são muitas variáveis que estarão contra você na implementação de uma rede sem fio.




Pra responder esse tipo de pergunta o ideal seria conhecer o imóvel, fazer um site survey e elaborar um projeto para determinar o tipo e quantidade de equipamentos necessários. A chance de você se frustrar com a cobertura e experiência de uso do wifi sem ter um conhecimento básico de como a tecnologia funciona aumenta muito, independentemente do equipamento que você compre.



Cara eu também não sou nenhum expert em redes como alguns aqui do tópico, mas garanto que com um pouco de pesquisa e tirando dúvidas com a galera você consegue deixar o mikrotik rodando sem muita dificuldade, partindo do pressuposto de que você não queira fazer nada de outro mundo logo de início. Sugiro começar pelos vídeos do Wissam Quemel no youtube, pois além do cara manjar do assunto tem uma excelente didática.
Valeu! Já vi algumas explicações a esse respeito, e fazem todo sentido. Entretanto, creio também que haja a estratégia da empresa em posicionar seus produtos em determinadas faixas de preço. Onde obviamente, em tese, um produto mais caro tenha um desempenho em sentido amplo, maior do que outro produto mais barato.
Como exemplo, olhando a ficha do UAP- AC- LR, a potência do sinal em 2.4ghz é de 24 dBm e em 5ghz é de 22 dBm.
Já o UAP-AC NanoHD, que é mais caro, tem 23dBm em 2.4ghz, um pouco menor que o LR, já a potência em 5ghz é de 26dBm, maior que a do LR. Então a potência de transmissão não é irrelevante, do contrário a Ubiquiti não faria APs com potencias diferentes, uns com menos e outros com mais.
 
Aeeeeeeeeeeeeeeee é OpenWRT! é OpenWRT!!!! \o/

Com direito a cú na mão e mão no cú! hahahahaha https://forum.openwrt.org/t/i-think-i-bricked-my-ubiquiti-edgerouter-x-sfp-please-help/43901/2

Pra variar tive q instalar o luci na mão, pq esse firmware german num tinha ele, e o sysupgrade nada tb. Mas é tranquilasso de instalar. Tô com 247MB free RAM e 208MB free no /overlay, vai dar pra brincar muito!!

Passei o modem MERD pra ele, pq esse modem tá bridge e entregando IPv6 global prefix. É nessas horas q 2 redes na mobo ajuda, graças a isso deixo o PC ligado normalmente no RV340 e na LAN, inqt fico conectado no EdgeRouter em subnet separada.

Já de cara no luci/admin/network/network vi "IPv6 ULA-Prefix", raiva da Cisco num ter colocado algo tão simples!!!

Vou brincar um tempo com ele, aprender o básico, deixar IPv6 redondo, aí passo pro mwan3 e pras settings sérias! :)

Ainda tô pensando se reinstalo o Pihole nele ou deixo de fora. Hoje ele tá consumindo 20MB RAM, vamos ver.

Será que não rola montar um mini pc pra funcionar como NAS?

Depende. Eu tô com 2 HD externos ligados no NAS QNAP e mais 2 no Asustor antigo. Qts HDs vc pretende colocar nesse mini-pc? O meu, onde tá o Urubu, tem 1 única baia pra HD!

Eu pelo menos aposentei os BD. Antes guardava minhas coisas em mídia ótica. Depois de ter 7TB pra espalhar os arquivos, num aguento mais colocar e tirar BD sempre q preciso de algo. Óbvio q 7TB num aguentou e tive q fazer upgrade pra 30TB.

Então a potência de transmissão não é irrelevante, do contrário a Ubiquiti não faria APs com potencias diferentes, uns com menos e outros com mais.

Me desculpa intrometer em algo q num entendo, mas já viu falar em PMPO e 96KHz de som? Num acho prudente avaliar qualidade de APs por 10% a mais ou a menos de dB de transmissão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Upate rápido: sem mexer em absolutamente *nada* meu PC já tá com IPv6 global 2804:14c:, ULA fdfa:fe7d: e link-local fe80::822a:!

Eu num fiz *NADA* e o OpenWRT já fez sozinho oq o RV340 me deixou penando por *dias* sem conseguir fazer funcionar!!

Fora q sempre tive ajuda da comunidade do OpenWRT, inclusive consultoria via IRC!

#CiscoNeverAgain!
 
Última edição:
Aeeeeeeeeeeeeeeee é OpenWRT! é OpenWRT!!!! \o/

Com direito a cú na mão e mão no cú! hahahahaha https://forum.openwrt.org/t/i-think-i-bricked-my-ubiquiti-edgerouter-x-sfp-please-help/43901/2

Pra variar tive q instalar o luci na mão, pq esse firmware german num tinha ele, e o sysupgrade nada tb. Mas é tranquilasso de instalar. Tô com 247MB free RAM e 208MB free no /overlay, vai dar pra brincar muito!!

Passei o modem MERD pra ele, pq esse modem tá bridge e entregando IPv6 global prefix. É nessas horas q 2 redes na mobo ajuda, graças a isso deixo o PC ligado normalmente no RV340 e na LAN, inqt fico conectado no EdgeRouter em subnet separada.

Já de cara no luci/admin/network/network vi "IPv6 ULA-Prefix", raiva da Cisco num ter colocado algo tão simples!!!

Vou brincar um tempo com ele, aprender o básico, deixar IPv6 redondo, aí passo pro mwan3 e pras settings sérias! :)

Ainda tô pensando se reinstalo o Pihole nele ou deixo de fora. Hoje ele tá consumindo 20MB RAM, vamos ver.



Depende. Eu tô com 2 HD externos ligados no NAS QNAP e mais 2 no Asustor antigo. Qts HDs vc pretende colocar nesse mini-pc? O meu, onde tá o Urubu, tem 1 única baia pra HD!

Eu pelo menos aposentei os BD. Antes guardava minhas coisas em mídia ótica. Depois de ter 7TB pra espalhar os arquivos, num aguento mais colocar e tirar BD sempre q preciso de algo. Óbvio q 7TB num aguentou e tive q fazer upgrade pra 30TB.



Me desculpa intrometer em algo q num entendo, mas já viu falar em PMPO e 96KHz de som? Num acho prudente avaliar qualidade de APs por 10% a mais ou a menos de dB de transmissão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Upate rápido: sem mexer em absolutamente *nada* meu PC já tá com IPv6 global 2804:14c:, ULA fdfa:fe7d: e link-local fe80::822a:!

Eu num fiz *NADA* e o OpenWRT já fez sozinho oq o RV340 me deixou penando por *dias* sem conseguir fazer funcionar!!

Fora q sempre tive ajuda da comunidade do OpenWRT, inclusive consultoria via IRC!

#CiscoNeverAgain!

top , aqui já rodei pra fazer o MK pegar o ipv6 , só que não tem como repassar... nos tutoriais que vi é claro! porque uns diz que consegue, só que ninguém ensina :badass:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo