[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

neo666

¯\(ツ)/¯
Super Moderador
Boa noite galera!
Depois de muita dor de cabeça com o roteador da Vivo Fibra resolvi migrar para outro. Parabéns senhores vocês me incentivaram a gastar dinheiro hahahaha. Comprei um RB760iGS e um Ubiquiti UAP-AC-LR. Sempre utilizei Ubiquiti em algumas empresas que trabalhei e sei muito bem o seu potencial, porem MikroTik já tinha visto porém nunca me aprofundei em seus equipamentos mas como muitos aqui já falaram é um caminho sem volta. Comprei também uma O.N.T. para parar de utilizar de vez o roteador da Vivo. Essa semana chega tudo e vou me divertir aqui. Qualquer coisa dou um toque para os experts ai hahaha. Obrigado desde já.
Bacana ter contribuído na sua escolha :joia:
Sobre o bridge li em diversos lugares que alguns modens da Vivo mesmo em modo Bridge não entregam 100% da velocidade entre outros casos
Você tem TV e Telefone em seu contrato? Se sim, prepare-se para uma aventura :vish:

Uso um HGU Mitrastar (GPT-2541GNAC-GV) em bridge há anos e nunca tive qualquer tipo de problema então nunca me preocupei em trocá-lo, mas tenho apenas internet.

Opções/alternativas sempre são bem vindas, quando desenrolar a troca da ONT compartilha suas impressões com a gente!

luju

New Member
Sim, o que me deixou com receio foi que algumas pessoas não conseguiram utilizar a TP-LINK e tiveram que usar uma que já foi fornecida pela Vivo:

1 - Askey RTF7000
2 - EdgeCore GG-11000
3 - Blu Castle BC-ONT1B

Todos que estão usando o Askey não relataram nenhum problema mas conforme for tem a possibilidade de trocar e a té uma venda fácil desse que eu já adquiri que custou metade do TP-LINK.
No meu caso comprei primeiro o Askey RTF7000 e não funcionou pq o número da SLID que estava no Modem da VIVO era 1234567890, nesse caso tem que informar também o serial da GPON e no Askey não achei como informar, aí comprei o TPLink e consegui fazer funcionar informando o SLID e Serial da GPON....

Arris

c:
Uma dúvida. Eu gostaria de ter a vivo fibra, se eu conseguir colocar ela aqui em casa, não conseguirei a velocidade máxima sem trocar de modem? Ou tem algum problema extra?

Snk B

Piloto Fantasma
Uma dúvida. Eu gostaria de ter a vivo fibra, se eu conseguir colocar ela aqui em casa, não conseguirei a velocidade máxima sem trocar de modem? Ou tem algum problema extra?
Como assim? Não entendi sua dúvida...

Arris

c:
Snk B

Piloto Fantasma
Não cara... Não tem nada a ver.
O cara vai trocar o "powerbox" e colocar uma ONT pura. Simples.

neo666

¯\(ツ)/¯
Super Moderador
Gostaria de saber quem foi que inventou essa fábula de que o equipamento do provedor não entrega a "velocidade máxima".

Muita gente troca para ter mais configurações, menos restrições, alguma funcionalidade aqui e ali mas essa coisa de velocidade não tem nada a ver.

luju

New Member
Gostaria de saber quem foi que inventou essa fábula de que o equipamento do provedor não entrega a "velocidade máxima".

Muita gente troca para ter mais configurações, menos restrições, alguma funcionalidade aqui e ali mas essa coisa de velocidade não tem nada a ver.
No meu caso não foi questão de velocidade, mas de instabilidade com a quantidade de aparelhos conectados. Com a troca melhorou 100%.

rodpp

New Member
No meu caso não foi questão de velocidade, mas de instabilidade com a quantidade de aparelhos conectados. Com a troca melhorou 100%.
Mas o equipamento do provedor estava configurado como Bridge?

Aqui estava configurado como Router e eu pedi para mudar para Bridge, eles tiveram que trocar o modem pois aqui chega Internet e telefone pela fibra, e o modem antigo não permitia configurar como bridge.
Agora está com o modem Bridge e o meu roteador faz a conexão PPPoE. Nesta configuração eu não vejo necessidade de trocar o modem do provedor...

kaikwb

Active Member
glazar

Think

Acho que vocês podem me ajudar!

Sou cliente de uma provedora de internet local que disponibiliza Fibra direto na nossa residência, 100MB por R$ 99,00. Eles disponibilizam o aparelho Fiberhome Onu Gpon Wireless An5506-04-f:

O problema é que não consigo configurar este equipamento para operar em modo Bridge e deixar meu TPLINK WDR36000 discar via PPOE. Já tentei configurar o Fiberhome para operar em Bridge, mas o WDR36000 não obtém IP na discagem, será que preciso configurar algum passo a mais? Uma autenticação ONU/LOID talvez?

tecpix

Always Newbie

Acho que vocês podem me ajudar!

Sou cliente de uma provedora de internet local que disponibiliza Fibra direto na nossa residência, 100MB por R$ 99,00. Eles disponibilizam o aparelho Fiberhome Onu Gpon Wireless An5506-04-f:

O problema é que não consigo configurar este equipamento para operar em modo Bridge e deixar meu TPLINK WDR36000 discar via PPOE. Já tentei configurar o Fiberhome para operar em Bridge, mas o WDR36000 não obtém IP na discagem, será que preciso configurar algum passo a mais? Uma autenticação ONU/LOID talvez?
Seu provedor usa Vlan? Caso positivo, O Bridge foi feito na Vlan usada para internet?

glazar

Think
Seu provedor usa Vlan? Caso positivo, O Bridge foi feito na Vlan usada para internet?
Provavelmente usa VLAN sim, pois na interface do Fiberhome tem uma VLAN ID setada

Quando eu tentei configurar o modo Bridge deixei configurada a mesma VLAN ID

Arris

c:
Chegou internet nova na repartição que eu trabalho aqui e por increça que parível eles distribuem a rede agora pra unidade com uma rb 750 hahahaha.
Único ruim é que não tem nenhuma possibilidade de customizar e tal. Ficou do jeito padrão.

werlitong

New Member
Montei essas regrinhas para pegar os ips que ficam tentando acessar a Rede. Acho que vou é bloquear logo qualquer tentativa de certos paises.

Edit: A address list tem q ser "none static" eu agora que vi q criei Dinamica. Ai faltou energia e perdi a lista kkk

Última edição:

Snk B

Piloto Fantasma
Montei essas regrinhas para pegar os ips que ficam tentando acessar a Rede. Acho que vou é bloquear logo qualquer tentativa de certos paises.

Edit: A address list tem q ser "none static" eu agora que vi q criei Dinamica. Ai faltou energia e perdi a lista kkk
Não seria melhor você fazer um firewall mais reforçado? Tanto no ipv4 e ipv6?
Firewall ipv4:

Firewall ipv6:

Snk B

Piloto Fantasma
Não uso IPv6. Quanto ao firewall ja tenho apenas criei tais regras acima no Raw... O Firewall filter ja exite.
Ahhh, entendi... Porém esse tanto de Address na RB com certeza ela deve levar mais tempo pra reiniciar, caso precise né.

Última edição:

werlitong

New Member
Ahhh, entendi... Porém esse tanto de Address na RB com certeza ela deve levar mais tempo pra reiniciar, caso precise né.
Demora mais mesmo. E eu tinha colocado um atualizador dessa address list como startup ai q ficou lento msm. Mas hj falou energia aqui e achei razoavel o "lento". To impressionado com tanto de tentativa de bruteforce com destino a Claro.

Snk B

Piloto Fantasma
Demora mais mesmo. E eu tinha colocado um atualizador dessa address list como startup ai q ficou lento msm. Mas hj falou energia aqui e achei razoavel o "lento". To impressionado com tanto de tentativa de bruteforce com destino a Claro.
Na realidade não é com destino a Claro e sim com destino a qualquer RB.
É normal essas tentativas de bruteforce em qualquer RB sem firewall bem configurado... Por isso que fiz todas aquelas regras que postei acima.
Parece bobagem, mas depois que refinei o firewall da minha RB, nunca mais tive ataques ou tentativas de login via Winbox.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

@neo666 amigo, seu NAS consegue rodar a controladora Unifi sem problemas?

Última edição:

Arris

c:
Na realidade não é com destino a Claro e sim com destino a qualquer RB.
É normal essas tentativas de bruteforce em qualquer RB sem firewall bem configurado... Por isso que fiz todas aquelas regras que postei acima.
Parece bobagem, mas depois que refinei o firewall da minha RB, nunca mais tive ataques ou tentativas de login via Winbox.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Tô em busca de montar um bom NAS aqui em casa, falta so o dinheiro

neo666

¯\(ツ)/¯
Super Moderador
Perfeitamente, o NAS tem VirtualBox e antigamente eu rodava em uma VM Linux, depois migrei para um container (Docker) e ficou até melhor.

Snk B

Piloto Fantasma
Tô em busca de montar um bom NAS aqui em casa, falta so o dinheiro
To tipo assim também...
Perfeitamente, o NAS tem VirtualBox e antigamente eu rodava em uma VM Linux, depois migrei para um container (Docker) e ficou até melhor.
Muito bom saber.
Então pra rodar a controladora o nas precisa ter o docker?
Quero tirar os 5 HDs que tenho no PC, deixar só um e passar tudo para um nas, com um servidor plex talvez...
Aí queria deixar a controladora unifi rodando no nas também, já que não consegui fazer funcionar no Azure kkkk

neo666

¯\(ツ)/¯
Super Moderador
Muito bom saber.
Então pra rodar a controladora o nas precisa ter o docker?
Quero tirar os 5 HDs que tenho no PC, deixar só um e passar tudo para um nas, com um servidor plex talvez...
Aí queria deixar a controladora unifi rodando no nas também, já que não consegui fazer funcionar no Azure kkkk
Pode ser Windows, Linux ou Docker e deve haver outras formas também. A grande questão é que geralmente os modelos de NAS mais baratos não usam processador x86 então essas funcionalidades tipo VirtualBox e Docker nem sempre estão disponíveis, tem que ver caso a caso.

A vantagem do container é que ele só roda os processos que o controlador precisa então fica mais leve e rápido e consome menos hardware, na VM Linux havia aquele monte de dependências (especialmente java) que acabavam deixando-a mais pesada, ainda tenho a VM para coisas de trabalho mas agora o controlador do Unifi fica separado.

Além dele tenho arquivos, servidor Plex, Torrent e mais uma pancada de coisas rodando nele fora outras que nunca testei, pelo consumo de energia e incomodo zero já se pagou há muito tempo.

Hoje temos até os RaspBerry Pi como alternativa mas comecei nessa brincadeira montando meu próprio NAS que era basicamente um PC mais antigo com vários discos dentro, inicialmente rodando Windows server, depois Linux e por aí vai.... Não precisa necessariamente partir para algo 'profissional' logo de cara, a vantagem é que dá pra aprender bastante coisa durante o processo.

Este já deve ser o 3 ou 4º NAS que tenho nos últimos 10 anos+, depois que você vê a serventia deles simplesmente não faz sentido deixar um Desktop ligado 24/7 para determinadas coisas.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 3)