[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

bTgn42

New Member

Moro em uma casa com 2 andares, e tenho no 2º andar o modem da operadora (é um modem da vivo de fibra óptica). Como esse modem fica no 2ºandar em cima da laje, o sinal não chega no térreo e nem nas áreas externas da casa. Para solucionar isso, o técnico na época me recomendou acompra de um Acces Point da Interbrás AP360, e esse AP foi instalado no 1º andar, dessa maneira distribuindo internet para toda a casa.
O que acontece é que nos últimos dias esse AP não está mais funcionando, já reiniciei, fiz reset físico, e tudo mais que estava ao alcance, mas me parece que é um problema do próprio aparelho, estou querendo substituí-lo, mas esse AP possui um valor elevado, e não sei se é a melhor opção para um uso residencial. Existe algum modem num valor próximo aos R$ 300,00 que atenderia esse uso? Gostaria de utilizar as redes 2.4ghz e a 5ghz, tenho uma internet de 100mb. E qual seria a melhor maneira de fazer essa conexão? Devo utilizar o cabo de rede que vem do modem da vivo até o ap e conectá-lo no modem?

ewfcds

New Member
Se tiver essa opção do Huawei, você pode tentar deixar o IP do AX em DMZ, rodando o AX em modo Router normalmente..
Ficaria em DuploNAT mas parar conexões externas (o calcanhar de aquiles do DuploNAT) seria transparente..
Olhei nas configurações aqui do Huawei e não tem nada. Melhor forma até agora é deixar com o DHCP desligado e usar AP mesmo

tecpix

Always Newbie

Moro em uma casa com 2 andares, e tenho no 2º andar o modem da operadora (é um modem da vivo de fibra óptica). Como esse modem fica no 2ºandar em cima da laje, o sinal não chega no térreo e nem nas áreas externas da casa. Para solucionar isso, o técnico na época me recomendou acompra de um Acces Point da Interbrás AP360, e esse AP foi instalado no 1º andar, dessa maneira distribuindo internet para toda a casa.
O que acontece é que nos últimos dias esse AP não está mais funcionando, já reiniciei, fiz reset físico, e tudo mais que estava ao alcance, mas me parece que é um problema do próprio aparelho, estou querendo substituí-lo, mas esse AP possui um valor elevado, e não sei se é a melhor opção para um uso residencial. Existe algum modem num valor próximo aos R$ 300,00 que atenderia esse uso? Gostaria de utilizar as redes 2.4ghz e a 5ghz, tenho uma internet de 100mb. E qual seria a melhor maneira de fazer essa conexão? Devo utilizar o cabo de rede que vem do modem da vivo até o ap e conectá-lo no modem?
A solução proposta foi boa.. Um AP no andar debaixo realmente é uma boa solução.. Só que seu AP é Fast, e não gigabit.. Para 100mbps até que vai.. mas velocidades maiores seriam limitadas.

E realmente APs comerciais realmente costumam ser caros, pois são focados em estabilidade e número de conexões.. Se for procurar um Gigabit (EAP225, 245, UAP-AC-Lite) então vai passar dos mil reais..

O que você poderia fazer é testar um roteador qualquer ajustado como Access Point por Cabo (ligado à porta LAN, com DHCP desligado) e ver como sua conexão no andar debaixo se comporta.

Olhei nas configurações aqui do Huawei e não tem nada. Melhor forma até agora é deixar com o DHCP desligado e usar AP mesmo
Exato.. Se o roteamento do Huawei não apresenta problemas na sua instalação, pode manter o AX como AP.

lincolnthalles

New Member

Tente trocar a fonte do AP. Tire ele do local e teste com outro cabo também.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Sim,sim.

Isso evitaria o conflito entre os dispositivos.
Eu queria mesmo é tentar o bridge mas não achei nada sobre como fazer isso nesse modem da Huawei
As páginas de configuração desses HG da Huawei são exatamente as mesmas. Se você usar outra operadora, as únicas diferenças podem ser a senha de acesso (tente telecomadmin/admintelecom) e a VLAN.
De resto, siga as orientações que funciona.

bTgn42

New Member
Tente trocar a fonte do AP. Tire ele do local e teste com outro cabo também.

Mas no caso ele não tem fonte, a energia é no mesmo cabo da internet, o cabo de rede.

Uma dúvida, pesquisei sobre o modem TP-Link Archer C6, mas vi que ele tem uma fonte separada, então eu não conseguiria colocar ele no local do AP, porque o AP tem a energia pelo próprio cabo de rede, correto?

tecpix

Always Newbie
Mas no caso ele não tem fonte, a energia é no mesmo cabo da internet, o cabo de rede.

Uma dúvida, pesquisei sobre o modem TP-Link Archer C6, mas vi que ele tem uma fonte separada, então eu não conseguiria colocar ele no local do AP, porque o AP tem a energia pelo próprio cabo de rede, correto?
Sim.. Roteadores normais não são PoE..

Mas como o colega acima disse, verifique se o POE está funcionando corretamente.. A fonte não liga no AP, mas deve ligar no Injector.

Bolano

Member
Então, no seu caso você tem apenas dois pontos (o AX3600 como principal e o AX1800 conectado a ele via wifi).
O AX1800 (e acredito que o AX3600 também) diferente de outros roteadores mesh, quando conectados em mesh via wifi conecta todos os roteadores da rede mesh ao roteador principal.
Com o Deco M5 por exemplo já é diferente, os roteadores da rede mesh se conectam entre pontos secundários e não apenas ao principal (eles se conectam onde o sinal estiver melhor).

No caso do AX1800 se os roteadores secundários estiverem perto do principal e conseguirem pegar um sinal forte dele, não existe problema.
No meu caso eu tenho 3 roteadores na rede mesh, um principal, um secundário ligado ao principal via cabo e um terceiro que eu preciso que se conecte ao secundário via wifi. Com os decos eu consigo essa configuração, com o AX1800 não.

Mas isso não significa que o AX1800 seja ruim, pelo contrário, é um excelente roteador.
Legal essa informação.
Deixa eu ver se entendi, já que no futuro posso precisar usar rede mesh, já tenho o AX1800.

Na rede mersh "normal, tem o ponto principal e se colocar outros pontos, eles se conectam ao que está mais perto, assim não fica sem sinal.
No mesh ax1800 os pontos só se conectam com o ponto principal, é isso? Se eu colocar um ponto no meio da casa e outro por exemplo no final da casa. Esse ponto do final não se conecta no do meio, e sim no principal que estaria no começa da casa? É mais ou menos isso? Se não chegar o sinal do ponto principal onde colocar o ultimo ponto ele não funciona?

lincolnthalles

New Member

Tem fonte sim, assim como todo eletrônico. Ou é um injetor PoE (Power over Ethernet), uma caixinha que vai 2 segmentos de cabo de rede + plug da fonte de energia ou é uma fonte injetora, que vai direto na tomada e tem as conexões pra 2 segmentos de cabo de rede da mesma forma. Um desses segmentos vai pro seu modem e outro pro AP, levando dados + energia, então cuidado pra não inverter esses cabos e queimar o seu modem. A maioria dessas fontes PoE são de baixa qualidade e morrem com o tempo, por isso é bem provável que seja seu problema.
Em casos mais sérios a instabilidade da fonte pode ter corrompido o firmware também. É possível regravar, mas é bem chato.
Se houve algum tipo de surto elétrico, também pode ter queimado o chip de rede do AP, aí dificilmente compensa o reparo, isso se achar quem faça.
Pra substituição da fonte, só olhar a tensão especificada nela (pode ser 12v/24v/48v) e a corrente (geralmente cerca de 500 mAh) e comprar uma fonte injetora ou injetor + fonte de especificação similar.

AnubisX

New Member
Agora entendi, eu devo demorar um tempo para ampliar minha rede mesh com nós adicionais, a configuração atual atende minha necessidade com sobra. Mas fiquei com uma duvida sobre essa sua disposição, se a intenção da rede mesh é justamente eliminar a necessidade de cabos, porque seu M5 secundário está cabeado?
Então, é que a intenção da rede mesh não é bem essa e sim você ter uma rede wifi única em todos os pontos necessários. Não necessariamente a rede vai estar com todos os roteadores conectados via wifi, pelo contrário, dependendo do espaço que vc quer cobrir, é bastante indicado os roteadores estarem conectados entre si via cabo.
No meu caso teve de ser assim pois o segundo ponto está um pouco distante do primeiro, então ele não consegue pegar 100% da velocidade do primeiro via wifi, problema que com o cabo é resolvido.
Já o terceiro ponto consegue se conectarao segundo apenas wifi e transmitir em 100% do tempo, 94% da velocidade total (de 150mbps, em 100% do tempo tenho no terceiro ponto 140mbps).

Legal essa informação.
Deixa eu ver se entendi, já que no futuro posso precisar usar rede mesh, já tenho o AX1800.

Na rede mersh "normal, tem o ponto principal e se colocar outros pontos, eles se conectam ao que está mais perto, assim não fica sem sinal.
No mesh ax1800 os pontos só se conectam com o ponto principal, é isso? Se eu colocar um ponto no meio da casa e outro por exemplo no final da casa. Esse ponto do final não se conecta no do meio, e sim no principal que estaria no começa da casa? É mais ou menos isso? Se não chegar o sinal do ponto principal onde colocar o ultimo ponto ele não funciona?
Na rede normal eles não se conectam necessariamente ao que está mais perto, mas ao que está com um sinal melhor (nem sempre isso ocorre, mas no caso do deco ele tenta fazer isso).
E sim, é exatamente isso que você descreveu. Pelo menos nesse firmware que o meu está.
Ah, apenas lembrando que essa situação ocorre ligando eles na rede mesh via wifi. Via cabo teoricamente é possível ligar o terceiro no segundo, mas não cheguei a fazer esse teste.

dCypher

New Member
Então, é que a intenção da rede mesh não é bem essa e sim você ter uma rede wifi única em todos os pontos necessários. Não necessariamente a rede vai estar com todos os roteadores conectados via wifi, pelo contrário, dependendo do espaço que vc quer cobrir, é bastante indicado os roteadores estarem conectados entre si via cabo.
No meu caso teve de ser assim pois o segundo ponto está um pouco distante do primeiro, então ele não consegue pegar 100% da velocidade do primeiro via wifi, problema que com o cabo é resolvido.
Já o terceiro ponto consegue se conectarao segundo apenas wifi e transmitir em 100% do tempo, 94% da velocidade total (de 150mbps, em 100% do tempo tenho no terceiro ponto 140mbps).

Na rede normal eles não se conectam necessariamente ao que está mais perto, mas ao que está com um sinal melhor (nem sempre isso ocorre, mas no caso do deco ele tenta fazer isso).
E sim, é exatamente isso que você descreveu. Pelo menos nesse firmware que o meu está.
Ah, apenas lembrando que essa situação ocorre ligando eles na rede mesh via wifi. Via cabo teoricamente é possível ligar o terceiro no segundo, mas não cheguei a fazer esse teste.
Então, o protocolo 802.11s que normaliza as redes mesh de verdade (não as implementações proprietárias) só regula a respeito de WLAN, então provavelmente essa questão da rede cabeada é exclusiva da TP Link, ou de alguma aliança da qual ela faça parte, o que você esta falando da rede única é o termo que foi "emprestado" da rede de telefonia celular, o "roaming"

R1uu

New Member
Acabei lendo ao menos 10 paginas do forum, estou pra adquirir um roteador e estou em duvida entre o Xiaomi readmi AX5 e o Xiaomi AX1800, até onde entendi, eles são muito parecidos e a diferença é que o AX1800 tem 2 antenas a menos mas as antenas tem recepção dupla, fora isso o diferencial é o preço pois o AX5 é mais barato, será que teria algo mais ai que não entendi? Por hora estou mais inclinado ao AX5 mas ainda avaliando, desde já agradeço.

s1Qu31R4

Ethical
Galera, qual roteador vcs recomendam ?? tenho vivo fibra 200mega (utilizo aquele modem deles com wifi, mas o sinal q chega na sala é horrivel, visto q fica no meu quarto o aparelho).

tecpix

Always Newbie
Galera, qual roteador vcs recomendam ?? tenho vivo fibra 200mega (utilizo aquele modem deles com wifi, mas o sinal q chega na sala é horrivel, visto q fica no meu quarto o aparelho).
Se quiser manter o roteador no canto da casa, acho que nenhum roteador vai te atender.. A solução seria partir pra uma solução Mesh como o Deco M4..

Se quiser só ter internet no outro extremo da casa, dois pontos podem resolver. Se quiser os 200mbps no outro canto da casa, talve tenha que usar 3 ou mais satelites

Ou você tenta centralizar na sua casa o equipamento da Vivo..

bTgn42

New Member
Tem fonte sim, assim como todo eletrônico. Ou é um injetor PoE (Power over Ethernet), uma caixinha que vai 2 segmentos de cabo de rede + plug da fonte de energia ou é uma fonte injetora, que vai direto na tomada e tem as conexões pra 2 segmentos de cabo de rede da mesma forma. Um desses segmentos vai pro seu modem e outro pro AP, levando dados + energia, então cuidado pra não inverter esses cabos e queimar o seu modem. A maioria dessas fontes PoE são de baixa qualidade e morrem com o tempo, por isso é bem provável que seja seu problema.
Em casos mais sérios a instabilidade da fonte pode ter corrompido o firmware também. É possível regravar, mas é bem chato.
Se houve algum tipo de surto elétrico, também pode ter queimado o chip de rede do AP, aí dificilmente compensa o reparo, isso se achar quem faça.
Pra substituição da fonte, só olhar a tensão especificada nela (pode ser 12v/24v/48v) e a corrente (geralmente cerca de 500 mAh) e comprar uma fonte injetora ou injetor + fonte de especificação similar.

E no caso desse AP estiver queimado, qual roteador eu poderia utilizar pra atender a casa de dois andares? Um C6 Archer é suficiente?

tecpix

Always Newbie
E no caso desse AP estiver queimado, qual roteador eu poderia utilizar pra atender a casa de dois andares? Um C6 Archer é suficiente?
Depende... Se for usar apenas o C6 para tentar atender os dois andares, dependendo da laje, paredes, tipo de tubulação, pode ser que tenha dificuldades em ter internet nos extremos da casa..

Mas se apenas substituir seu AP pelo C6 no andar debaixo ligado por cabo, pode ser que funcione com os dois radios, um em cada andar.

anderson_act

מזל אהבת בריאות ריפוי
Pessoal tenho um Roteador Asus RT-A68U e estou usando ele em DUAL WAN Load Balance, mas simplesmente não funciona legal, em FAILover estabiliza, mas em loadbalance não.
Alguma dica para esse router em especifico, ou algum solução que poderiam indicar para o cenário dual wan

lincolnthalles

New Member
Pessoal tenho um Roteador Asus RT-A68U e estou usando ele em DUAL WAN Load Balance, mas simplesmente não funciona legal, em FAILover estabiliza, mas em loadbalance não.
Alguma dica para esse router em especifico, ou algum solução que poderiam indicar para o cenário dual wan
Sabe que load balance só funciona bem com provedores diferentes, né? E pra ter melhor experiência, utilize ao menos um Edgerouter Lite ou MikroTik RB750gr3. Além disso tudo, os dois modems devem estar em bridge pra poder reconhecer o gateway de cada provedor diretamente.

L.Fernando

New Member
Alguém comprou o ax1800 no dia 04 e teve envio no dia 5 e foi encaminhado no dia 8 para br? se sim, ainda está como encaminhado para o br? aqui tah foda até o momento nenhuma mudança nem sinal do roteador.

VBFonte

New Member
Comentários sobre o AX1800 e o TG1692A da Net.
1. Via Mi WiFi, configurei uma Desconexão programada para um tablet. Diariamente das 22 às 08h. O curioso foi que, certo dia útil, o tablet perdeu o acesso às 13h. Tentei desconectar o tablet e conectar de novo, acessar Youtube na sequência (por exemplo), tanto na 2GHz quanto na 5GHz. Nada. Tirei a Desconexão programada, voltou a funcionar. Reativei a Desconexão, parou de funcionar, etc. Excluí a configuração, e criei uma nova, com a mesma janela, que está em teste.
2. O TG1692A da Net continuava emitindo sinal do wi-fi de 2GHz. Conectei cabo direto nele, vi que estava desativada a rede, mas estava divulgando o nome (esqueci o nome certo da opção). OK, desativei a divulgação, e verifiquei tanto nas configurações gerais quanto na de cada LAN que o wi-fi estava desativado. E o led azul dos dois wi-fi ficou apagado. Mas ontem, do nada, o de 2GHz reacendeu. Vou rever isso no fim-de-semana. (Esqueci de comentar: já fiz o processo de tirar da eletricidade, e recolocar após algum tempo.)

Última edição:

anderson_act

מזל אהבת בריאות ריפוי
Sabe que load balance só funciona bem com provedores diferentes, né? E pra ter melhor experiência, utilize ao menos um Edgerouter Lite ou MikroTik RB750gr3. Além disso tudo, os dois modems devem estar em bridge pra poder reconhecer o gateway de cada provedor diretamente.
Sim é exatamente isso o ambiente exceto pelos Edgerouter Lite ou MikroTik RB750gr3
Criando regras de roteamento estabilizou, deixei um range de IP nas até 10 equipamentos na rede WAN principal e as outras sem regra.
Testando aqui, estou usando um firmware original mesmo.

L.Fernando

New Member
O problema acredito que não é esse exatamente, pois o mesmo nem deu entrada aqui no br. E aqui no grupo esses dias teve um que comprou com o mesmo vendedor depois de mim, que foi encaminhado para cá no dia 14, e recentemente ele postou que deu entrada aqui no br e mais, passou sem taxa e nem nada e isso é o que mais me preocupa. Meu colega comprou memória ram lá no dia 30 do mês passado (tudo bem o dele veio de hk) mas ja deu entrada aqui no br, e já está aqui na nossa cidade. Ele vai pegar a ram hoje.

O meu também é LB...SG e chegou, foi encaminhado para o Brasil no dia 14/08 e deu entrada hoje.
Aí nesse comentário... e o do outro que ele estavam comentando veio depois, do mesmo lugar e estilo de código de rastreio e ja chegou, inclusive eles comentaram aqui que já passou sem taxas os pacote.

Pessoal como está o mercado do ax1800 aqui no br? tah fácil de vender? e quem ai comprou o ax5 ou ax3 pro, tem chegado rápido? será que eles são bem melhores que o ax1800? alguém tem links desses últimos mencionados que tem chegado rápido e que estejam em bons valores? Desde já agradeço.

Última edição:

jakers

New Member
existe alguma solução mesh abaixo de 500 reais? roteador de casa nao ta dando conta na cozinha nem pega o sinal, e pelo repetidor fica bosta

tecpix

Always Newbie
existe alguma solução mesh abaixo de 500 reais? roteador de casa nao ta dando conta na cozinha nem pega o sinal, e pelo repetidor fica bosta
É o que eu costumo falar: Se os equipamentos não tiverem bem posicionados, não tem mágica. Se o repetidor estiver pegando um sinal ruim, ele vai amplificar o sinal ruim..
Como não temos ideia de onde fica o roteador e nem de onde fica tua cozinha, não temos como tentar mitigar seu problema..

Para rede Mesh abaixo de R$500, no submarino tem o Cosmo AC1200 com 2 unidades, mas que não é Gigabit. Ele é o Rebrand do Tenda Nova MW3.
Não conheço esse Cosmo, mas falando da marca, tenho um Tenda AC10 há 2 anos e nunca me deixou na mão..

Mas novamente: Se não posicionar direito os satelites do Mesh, não vai diantar muita coisa..

jakers

New Member
É o que eu costumo falar: Se os equipamentos não tiverem bem posicionados, não tem mágica. Se o repetidor estiver pegando um sinal ruim, ele vai amplificar o sinal ruim..
Como não temos ideia de onde fica o roteador e nem de onde fica tua cozinha, não temos como tentar mitigar seu problema..

Para rede Mesh abaixo de R$500, no submarino tem o Cosmo AC1200 com 2 unidades, mas que não é Gigabit. Ele é o Rebrand do Tenda Nova MW3.
Não conheço esse Cosmo, mas falando da marca, tenho um Tenda AC10 há 2 anos e nunca me deixou na mão..

Mas novamente: Se não posicionar direito os satelites do Mesh, não vai diantar muita coisa..
O posicionamento do roteador é horrível fica em um quarto no canto da casa, e pra jogar isso pra outro cômodo mais centralizado daria um puta trabalho. Pensei em pôr um mesh neste cômodo e o outro na sala, que já fica bem centralizado. (e não é longe do quarto)

Esse aí realmente N ia servir, preciso de algo gigsbit pelo jeito vou te q aumentar o orçamento.

Da pra importar Tb se for o caso... Aqueles xiaomi novo que geral usa sem antena visível... É mesh certo? Será q 2 daqueles dariam conta.

Última edição:

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 1, Guests: 6)