• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

Mais perguntas!!

Solum

Solum, Filho do Papai.
Tipo, uma placa de video q não tenha T&L (ou seria GPU??? ou eh a mesma coisa? heheh). Tipom qnt mais memória ela tem, menos ela sobrecarrega a CPU???

VLW!

Solum

Solum, Filho do Papai.

BlackSilver

Usuário Registrado
Primeiro eu li que você estava falando de uma GPU......
Bom para começar a GPU para ser uma tem que ter T&L ja que este é o principal fator caracterizador dela. De qualquer forma a quantidade de memória de um chipset gráfico comum vai afetar apenas o seu próprio desempenho armazenando vários tipos de informação. É por isso que as placas gráficas aceleradoras tem memória exclusiva so para elas

OldMan

Congelado
Não é necessário ter T&L para ter uma GPU. A GPU pode executar tarefas de transformadas de perspectiva e de texturização( que não são parte do T&L) como é o caso das Voodoo. Em alguns casos como a da Kyro a GPU faz muitas outras coisas como separação e culling por tiles. Na real toda placa de vídeo aceleradora tem GPU.

A quantidade de memória de vídeo implica sim e alterações de carega na CPU (pelo menos asism era até as GF 256). Menos memória significa que mais comumente necessitará reload da mesma a partir do AGP. Para tanto a CPU tem que controlar esssa transferência (para eviter inconsistencias entre cache e RAM). desde as GeForce 1 a placa de vídeo pode fazer esta carga por si própria com um sistema chamado NV_fence. Deste modo a CPU nem entra na jogada.

BlackSilver

Usuário Registrado
Eu achava que todos chipsets ja administravam isso.....
De qualquer forma isso não faz um impacto significativo na performance se você está falando de uma placa com 32mgs ou mais. Nas Voodoo 3 por exemplo elas so precisavam de 16mgs pq so renderizavam em 22bit de cor desse modo economizam + de 1.50gbs\s de vazão de memória poe segundo e consequentemente não necessitam buscar + informação no AGP deste modo sobrecarregando menos a CPU

Solum

Solum, Filho do Papai.
sempre o oldman pra solucionar minhas duvidas
brigado a vc tb blacksilver! :)

BlackSilver

Usuário Registrado
De nada Solum! Sempre que tiver dúvidas ponha aki que o pessoal daqui vai se esforçar para resolver

Solum

Solum, Filho do Papai.
Tipo, continuando com o papo, um amigo hj me jurou q meu num livro de hardware, q diz q qnt mais memória uma placa de video tem, mas rapido o computador fica. Eu acho isso um absurdo. O máximo q pode ocorrer eh qnd a placa não tem GPU, e com mais memória, ela sobrecarrega menos a CPU.
Eu penso assim... O q acham? :)

Solum

Solum, Filho do Papai.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)