[TÓPICO DEDICADO] LG Nexus 4

Mosqueteirors

Equipe Adrenaline
Administrador
Continuação do tópico antigo

Link do tópico antigo: http://adrenaline.uol.com.br/forum/smartphones-tablets-e-outros-dispositivos-moveis/481111-lg-nexus-4-topico-dedicado-2-a.html

[/URL]A LG foi a fabricante escolhida pelo Google para fabricar o aparelho da linha Nexus em 2012.
É vendido somente na versão de 16GB no Brasil.

Os Nexus rodam a versão "pura" do android, sem nenhuma personalização ou skin de fabricante. A vantagem disso é que o sistema é mais leve e recebe atualizações diretamente do Google, não precisa esperar meses e anos.
Mais informações sobre o Nexus 4: http://www.google.com.br/nexus/4/

O Nexus 4 é concorrente do Galaxy S3, iPhone 5, Optimus G e Razr HD.

Ps: conversei com a moderação antes de abrir o tópico, pois estou criando um novo conteúdo para a primeira página.

Tutoriais e Dicas

Tutorial: Atualização KitKat 4.4 sem perder o dados

Testado por mim, todos os dados foram mantidos. Tudo funcionando perfeitamente.

Nota #1
: Se o seu bootloader está bloqueado, seus dados serão apagados por razões de segurança - não há maneira de contornar isso. Você precisa fazer backup do que você quer manualmente.

Note #2: Se o seu bootloader já está desbloqueado, você tem a opção de pular a exclusão de dados (data wipe) durante o processo de flash da imagem de fábrica. Em algumas situações, não dar wipe nos dados do usuário pode impedir o boot do dispositivo, nesse caso você provavelmente precisará fazer o wipe, mas para um simples upgrade do sistema de uma versão stock do Android para outra mais recente, o wipe não deve ser necessário.

Pré-requisitos
Para completar as etapas abaixo, você precisa ter o Android SDK instalado. O SDK contém a última versão do adb e do fastboot, os quais você vai precisar para flashar os arquivos e enviar os comandos. Você também precisará de um cabo MicroUSB para executar o adb sideload, fastboot flash, e outros comandos. Você também precisa desbloquear o bootloader - um processo que vai apagar seus dados.
Ative as Opções do desenvolvedor indo em Configurações -> Sobre e apertando Número da versão até que o sistema destrave o menu oculto Opções do desenvolvedor. Agora vá para Opções do desenvolvedor e certifique-se que a Depuração USB esteja ativada. Por razões de segurança, você pode desativar quando terminar.
Para desbloquear o bootloader, se você ainda não fez isso:
  1. Reinicie no modo bootloader enviando o comando adb reboot bootloader no seu computador
  2. Atencão: Isto vai apagar seus dados. Envie o comando fastboot oem unlock no seu computador. Aceite o desbloqueio selecionando Sim no seu dispositivo (Vol+, e depois Power).
  3. Agora você desbloqueou o bootloader (e a partição dos dados foi formatada). Verifique reiniciando para o bootloader novamente e veja o Lock State.
Instruções
  1. Baixe a imagem de fábrica completa correspondente ao modelo exato (por exemplo, Nexus 4 é o occam), o que inclui full system, bootloader, recovery, kernel (boot.img), e radio. É uma instalação limpa destes componentes - eles vão sobrescrever qualquer coisa que você tem agora.
  2. Descompacte o arquivo tgz (tar/gz) no seu próprio diretório. Eu usei o WinRAR, mas você pode usar qualquer ferramenta que leia gz e tar, como o 7-Zip. Para facilitar, depois de descompactado, coloque os arquivos soltos na pasta do adb.
  3. Prossiga com este passo se você quer manter seus dados intactos. Se você pular essa etapa, os dados serão eliminados. Com seu editor de textos favoritos (pode ser o bloco de notas), edite (tenha cuidado de não executar acidentalmente, ao invés de editar) o arquivo flash-all.bat (se você usa Windows) ou flash-all.sh (Mac, Linux) e remova o "-w" do comando fastboot update. Por exemplo, se na linha tem fastboot -w update image-occam-krt160.zip, esta deverá ficar como fastboot update image-occam-krt160.zip. A opção -w instrui o fastboot a apagar os dados.
  4. Reinicie no modo bootloader e execute (abra) o script flash-all.
É isso, você terminou
Nota: O procedimento acima restaurou o factory recovery, então se você quiser um custom, você pode flashar um agora (veja abaixo).
Para mais segurança, você pode bloquear o bootloader de novo enviando fastboot oem lock enquanto o celular estiver no modo bootloader. Isto, porém, significa que se você quiser fazer algo que exija um bootloader desbloqueado, você vai perder os dados durante o processo de desbloqueio.

Root

Nota: não fiz root ainda, mas segue as instruções
Rootar seu Nexus é muito fácil. Isso requer um bootloader desbloqueado e um custom recovery. Eu recomendo usar o TWRP(sic).
  1. Flash o TWRP daqui (Reinicie no modo bootloader como antes e envie fastboot flash recovery NOMEDOARQUIVO.img).
  2. Reinicie no modo recovery (adb reboot recovery).
  3. Flash o SuperSU. Para fazer isso, baixe o zip, ponha o recovery em modo adb sideload (no TWRP, está em Advanced), e então envie o comando adb sideload NOMEDOARQUIVO.zip.
  4. Seu Nexus deve estar rootado.
  5. Reinicie, vá para a Play Store, e atualize o SuperSU.

Traduzido e adaptado por mim do site Android Police

Fim do tutorial de update

------------
Muitas pessoas tem dúvidas em relação ao desbloqueio de bootloader, root, instalação dos drivers do aparelho, instalação de ROM, Kernel, Mods e etc, e por muitas vezes deixam de fazer isto por medo de fazer alguma besteira no aparelho, ou por questões de garantia. Aqui eu mostrarei como é tão simples realizar esse procedimento no seu aparelho.
Desbloquear o bootloader apagará todos os dados do seu telefone, então faça um backup antes!

Dica do user gusyavoo:

1 - Como desbloquear a bootloader, e dar acesso root + custom recovery no nexus 4:
Basta usar a ferramenta WUGS Toolkit, bem simples:
Link do forum XDA ensinando: http://forum.xda-developers.com/show....php?t=1766475
Link de um video ensinando: http://www.youtube.com/watch?v=DIL1i...ature=youtu.be
Esse não tem erro, é bem fácil de fazer, detalhe que vale ressaltar, a custom recovery instalada nesse processo default é a TWRP "Caso você user o CWM, é só clicar em cancelar na hora que o tookit perguntar se você irá querer instalar o TWRP".

2 - Voltar para a stock ROM após ter instalado uma custom rom + custom kernel
Mais uma vez iremos utilizar a ferramenta WUGS Toolkit, ele irá fazer com que seu Nexus 4 volte igual veio de fabrica:
Link de um video ensinando o procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=1gjCBEWk7CQ

--- FAQ Nexus 4 ---

Vale a pena comprar o Nexus 4?
Sim, bastante. Além dele ter um ótimo custo benefício, ele tem um hardware top, uma tela IPS fantástica e ainda tem Android puro.

Quanto ele custa?
Na faixa de 800~1000 reais aqui no Brasil. Porém, em vários sites você consegue encontrar a versão de 16GB por menos de 900 reais no boleto.

Quais lojas você recomenda?
-FastShop
-eFacil
-Americanas.com
-Submarino

Fique de olho na área "FOR SALE!" daqui do Adrenaline. De vez em quando eles postam boas promoções de Nexus 4 por lá

Eu ouvi dizer que ele dá muito problema, é verdade?
OMFG, NÃO! NÃO É VERDADE!!
Geralmente quem compra o celular e curte não vem aqui no tópico ficar elogiando ele todos os dias. E ao contrário de quem curte, quem compra e tem problemas com o aparelho fica floodando no tópico o dia inteiro.
Além disso, o Nexus 4 é um celular muito vendido no Brasil e no mundo inteiro pelo seu CxB gigante. Logo, quanto mais vendas = maior o número de clientes insatisfeitos, ou de celulares com problemas.

TL;DR: Não.

Qual é melhor? O aparelho X ou o Nexus 4?
Você está no tópico do Nexus 4, é claro que vão te recomendar o Nexus 4.
Se você tiver dúvidas sobre qual aparelho comprar, recomendo criar um novo tópico.

Qual é melhor? O branco ou o preto?
Meu filho, se nem você sabe qual é mais bonito pra você, eu também não sei.
Desculpe, isso é uma decisão pessoal.
Ambos são bem feitos, não fique preocupado com isso.

Fera, a câmera dele é boa?
Pra uma câmera de celular, é boa.
O certo é você comprar uma câmera pra tirar boas fotos, e não tentar isso com o seu celular.

Vivem falando sobre uns pézinhos, o que é isso?
São dois pézinhos adicionados pela LG nas ultimas revisões do aparelho. Foto
Eles são bem pequenos e mal dá pra notar. A função deles é de não deixar o som do alto-falante abafar quando o aparelho estiver na mesa, por exemplo.
Se você vai comprar um Nexus 4 agora, fique frio em relação a isso. Eu tenho certeza absoluta que você vai receber um aparelho atualizado.

Comprei o celular, e agora? Como eu faço pra ver se tá 100%?
-Baixe o aplicativo ScreenTester no Google Play pra ver se a tela tem algum deadpixel ou vazamento de luz.
-Teste a porra do celular. Jogue, navegue na internet usando o 3G e o WiFi, ouça música, ligue pra sua mãe, etc etc

Não veio fone de ouvido!!! Será que roubaram?? D: D: D:
Não, carai. Ele não vem com fone de ouvido.
Quer um fone in-ear e não sabe qual comprar? Pergunte nesse tópico: http://adrenaline.uol.com.br/forum/mp3-mp4-ipod-e-gps/296732-fone-de-ouvido-ear.html
Ele vem com um cabo USB, um carregador de viagens, manuais e basicamente isso

Meu aparelho esquenta muito, isso é normal?
Pode ficar tranquilo, o N4 é bem esquentadinho mesmo. Não é problema de hardware, é porque o vidro presente no aparelho não dissipa bem o calor, por isso ele fica com o calor "localizado" e não dissipa direito.

Meu aparelho está fazendo um barulho de peça solta, o que fazer?
Pode ficar sossegado. Isso não é defeito do aparelho. Esse barulho é causada pela gaveta do microSIM.

A bateria do meu aparelho está durando pouco, o que fazer?
A bateria do aparelho irá durar dependendo do seu uso. Você pode seguir essas dicas:
Desligue a sincronização automática.
Desligue o GPS, e só ative quando necessário.
Desative o Google Now, caso não use.
Mantenha o brilho da tela no mínimo, ou no automático.
Caso você faça muito uso da rede móvel "internet do celular", quando não for navegar na internet, mantenha a conexão em 2G "EDGE", pois isso ajudará a enconomizar energia.
Desative o NFC, e só ative quando necessário
Faça um Underclock no aparelho (Precisa de Root e custom kernel)
Faça um Undervolt no aparelho (Precisa de Root e custom kernel)

Quais apps vocês recomendam instalar?
AirDroid (gerencia arquivos via wi-fi)
Cerberus (aplicativo anti-furto)
Greenify (hiberna apps em segundo plano, melhora o consumo de bateria e o desempenho. Precisa de root)
Titanium Backup (permite fazer backup de todos os seus apps, evitando dor de cabeça ao trocar de ROM ou ao fazer reset de fábrica. Precisa de root)
TuneIn (rádios online, já que o Nexus 4 não tem FM)

Mais apps bacanas aqui e aqui.

O que vocês recomendam fazer?
Se você é um n00b:
Não faça nada. Sério, vai evitar dor de cabeça.

Se você é um usuário mediano/avançado:
-Desbloqueie o bootloader (isso vai apagar todos os dados do telefone, faça backup antes!)
-Faça root
-Instale um Custom Recovery (CWM)
-Instale Busybox
-Instale uma Custom Kernel (Sim, custom kernel dá uma diferença gritante nos jogos e ainda por cima ajuda tua bateria)

Tudo isso você pode fazer por esse toolkit.
Se tiver dúvidas, faça seguindo esse vídeo

Legal. Qual Custom Kernel eu devo usar?
-Franco Kernel
-Matr1x Kernel
-faux123
-Trinity Four

Para facilitar o gerenciamento do kernel você pode usar os seguintes apps:

Eu estou usando a Matr1x 9.5 com over na GPU (@487MHz)
Se você quer uma boa bateria e uma kernel estável, instale a Franco. As Franco Nightly são muito boas, pode ir de olhos fechados. Não tive um único reset até agora, 100% estável

Qual custom ROM vocês recomendam?
-Stock 4.4
-Paranoid Android
-CyanogenMod
-XenomHD

Post elaborado pelos users Shinnok, 1dvs_ e acidusb

Acessórios para compra":conte:"

Películas e capas SPIGEN SGP "As melhores películas de smartphones na minha opinião"

Site da fabricante: http://www.spigen.com
No eBay: http://www.ebay.com/sch/i.html?_sacat=0&_from=R40&_nkw=spigen+SGP+Nexus+4&_nkwusc=Spigem+SGP+Nexus+4&_rdc=1

Capas e película da Rearth
"Muito boas também"

Site da fabricante: http://www.rearthusa.com/

Na Amazon: http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss_1?url=search-alias%3Daps&field-keywords=Rearth+Nexus+4

Skins da dbrand
"Além de protegerem, deixam o aparelho lindo!"

Site da fabricante: http://dbrand.com/purchase/nexus-4/

Bumper "
Protege seu aparelho sem deixar ele feio"

Link no eBay: http://www.ebay.com/itm/370805386338

Capa TPU "Simples e barata, com frete grátis e película de brinde"

Link no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-492420976-capa-premium-tpu-lg-nexus-4-e960-pelicula-frete-gratis-_JM

Post elaborado pelos users Shinnok e acidusb

Tutorial em vídeo feito pelo user 1dvS_

[video=youtube;jhJSrp6X3n8]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jhJSrp6X3n8[/video]

Tutorial instalação Kernel 1dvS_

[video=youtube;NYqJQVM_Zcs]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NYqJQVM_Zcs[/video]​

Muitos usuários perguntam o que danado é os pézinhos que falam tanto, então eis aqui ele:

Tutorial para troca de tela (Avançado)

Quebrou a tela do celular e não quer ficar pobre consertando na autorizada? Você pode comprar a tela na internet e fazer a troca manualmente.
Procedimento arriscado!

Dica do user Artur_cf
http://www.youtube.com/watch?v=MFzbfeY_xTQ

Créditos: acidusb

K4ZZ

Membro pulsante

Meu ta firme e forte desde final de 2012! :fuckyeah:

Calinho

New Member
N4 liderando o numero de postagens no adrena :fuckyeah:

ska4fun

Banido
Banido
-Instale uma Custom Kernel (Sim, custom kernel dá uma diferença gritante nos jogos e ainda por cima ajuda tua bateria)
Depende do kernel e seu nível de estabilidade. O franco kernel, por exemplo, coloca economia de bateria em primeiro lugar, não é um kernel de desempenho como o AK, que por sinal anda muito instável esses dias.

Calinho

New Member
Depende do kernel e seu nível de estabilidade. O franco kernel, por exemplo, coloca economia de bateria em primeiro lugar, não é um kernel de desempenho como o AK, que por sinal anda muito instável esses dias.
Hells Doctor é melhor no quesito bateria/desempenho

ska4fun

Banido
Banido
Vou dar uma olhada no Hells, muito embora a maioria desses ganhos de desempenho se deva a escolha de governors mais otimizados como o wheatley, smartmax, intellidemand...

pulga clandestina

New Member
Rápido assim, que bom, vou ter de levar o meu para a assistência tbm, uma linha vertical de pelo menos 1cm do meu touch parou de funcionar, será que eles trocam todo o display ou apenas fazem o reparo? Você é de São Paulo? Se sim em qual assistência você levou seu N4.
Achei que fosse passar stress. Até pq li alguns comentários sobre assistência LG e o pé atrás ficou maior.

Mas não, dois dias e o bixo tava pronto. Trocaram a tela e o "gabinete" (aquele aro cromado que circunda a tela). E depois pedi pra darem uma olhada no power e trocaram também, sem encrencar nem nada.

Moro no Rio, levei na LG do centro da cidade.

Teu problema é em que parte da tela? O meu parou do nada de funcionar as softkeys lá em baixo, toda a tela funcionava menos os botões virtuais. Isso é um problema conhecido, tem até tópico no fórum de produtos do Google. Envolve o digitizer mas no meu trocaram tudo.

Ah, recomendo você antes de levar na assistência fazer o cadastro do N4 no site da LG e registrar teu aparelho. O email de confirmação da efetuação do reparo que recebi veio direto da LG.

Undying

New Member
Achei que fosse passar stress. Até pq li alguns comentários sobre assistência LG e o pé atrás ficou maior.

Mas não, dois dias e o bixo tava pronto. Trocaram a tela e o "gabinete" (aquele aro cromado que circunda a tela). E depois pedi pra darem uma olhada no power e trocaram também, sem encrencar nem nada.

Moro no Rio, levei na LG do centro da cidade.

Teu problema é em que parte da tela? O meu parou do nada de funcionar as softkeys lá em baixo, toda a tela funcionava menos os botões virtuais. Isso é um problema conhecido, tem até tópico no fórum de produtos do Google. Envolve o digitizer mas no meu trocaram tudo.

Ah, recomendo você antes de levar na assistência fazer o cadastro do N4 no site da LG e registrar teu aparelho. O email de confirmação da efetuação do reparo que recebi veio direto da LG.
Legal saber que a garantia da LG tem compromisso com o consumidor, vou fazer meu cadastro hoje antes de levar o N4 para a assistência. Meu problema ocorre numa faixa de 2cm acima das softkeys, é bem estranho pois ele reconhece toques em todos os sentidos e ângulos, mas na vertical ele não reconhece. Obrigado pela info amigo

exqluket

New Member
Caiu....feio....de bico, parte superior esquerda....o vidro tá esfarelando....o touch não funciona.....meu olho tá cheio de lágrimas....
Tava vendo o vídeo indicado no OP, acho que não tenho capacidade pra trocar isso sozinho. Aí, pra quem pagou pros outros fazerem, o que acham que vale mais a pena: comprar a tela no mercado livre (indicações plz =p) e levar na lojinha da esquina que mexe com celular, ou levar na assistência autorizada da LG e pagar os tubos?
(Só pra reforçar que tô quase chorando....)

PedroCosta

New Member
Estou pensando em tirar Cyanogen pq eles já anunciaram que vai demorar para atualizarem pro Android L, o problema é que não faço ideia de como começar, instalei Cyanogen exatamente pela facilidade de instalar (só baixar o programa deles e pronto) e queria saber se é muito complicado de voltar para a ROM stock, alguém dá uma luz aew.

exqluket

New Member
Estou pensando em tirar Cyanogen pq eles já anunciaram que vai demorar para atualizarem pro Android L, o problema é que não faço ideia de como começar, instalei Cyanogen exatamente pela facilidade de instalar (só baixar o programa deles e pronto) e queria saber se é muito complicado de voltar para a ROM stock, alguém dá uma luz aew.
WugFresh Toolkit é a resposta

Insomniac

Praise the sun!
Ele voltou a r$899 no ponto frio. Estava quase pegando o 5, mas é meio pesadinho. É uma boa opção até hoje?

guga1987

Member
Ele voltou a r$899 no ponto frio. Estava quase pegando o 5, mas é meio pesadinho. É uma boa opção até hoje?
Manolo, no "www.C i s s a magazine" estava de 999,00 e no submarino esteve de 989,00 ambos os sites ofereciam na cor vermelha (esse semana, recebi por email a promoção). Depois do Android L (que ainda ñ é confirmado :feelbad:) dificilmente o N4 vai receber atualização, melhor pular pro N5, junta mais uma graninha em 30 dias. :haha: kkk Mas ainda assim o N4 é top, tudo roda lisinho, só a bateria e câmera que não são lá essas coisas.

Última edição:

exqluket

New Member
Pelo mesmo preço (ou quase isso....diferença de 100 reais é relativamente pouco) eu iria de N5 fááááácil: ele é tudo que o N4 é, só que melhor (nem que seja só um pouquinho melhor...hahahaha). Sem contar o 4G, que não demora (espero eu) começa a ficar bem mais acessível.

Insomniac

Praise the sun!
Pelo mesmo preço (ou quase isso....diferença de 100 reais é relativamente pouco) eu iria de N5 fááááácil: ele é tudo que o N4 é, só que melhor (nem que seja só um pouquinho melhor...hahahaha). Sem contar o 4G, que não demora (espero eu) começa a ficar bem mais acessível.
Sim... o problema grande é que o N5 não é só r$100,00 mais caro... é r$400 a r$500; vou tentar conseguir uma promo que dê pra fazer nessa faixa de r$1100 parcelado. :haha:

Martans

Member
Sim... o problema grande é que o N5 não é só r$100,00 mais caro... é r$400 a r$500; vou tentar conseguir uma promo que dê pra fazer nessa faixa de r$1100 parcelado. :haha:
Roubaram o meu N4 no sábado passado e só por isso resolvi pegar o N5. Fiquei fã da linha Nexus. No For Sale apareceram várias promoções do N5 nesta semana. Peguei o branco nas Casas Bahia por R$ 1.050,00 em 10x no cartão. Não aproveitei a promoção do Submarino porque não tenho o cartão deles. Dá uma olhada lá depois!

tcharle

New Member
Obrigado pela resposta, porem ficou muito vago.....

Eu tenho meu aparelho a quase 1 ano e até agora esta perfeito, e tudo stock. To afim de por a Paranoid mas gostaria de tirar umas duvidas que nao tem no topico:

1 - tenho que fazer backup. ok mas como? só plugar o cabo e salvar tudo? ou tem algo diferente
2 - os aplicativos que uso(games poe exemplo) como fica? vou baixar de novo e os "saves'' estarão la ainda?

Porque ali no topico só fala pra usar a ferramenta WUG toolkit e pronto, mas é tenso pra quem quer fazer e nao sabe muita coisa.

ska4fun

Banido
Banido
Com esse toolkit que te foi indicado vc vai desbloquear o bootloader, pra instalar roms custom. Vc tem que fazer backup de fotos e documentos, vc vai haver um full wipe no seu aparelho. Seria bom vc tbm copiar o data do jogo pra tentar retomar.

exqluket

New Member
Obrigado pela resposta, porem ficou muito vago.....

Eu tenho meu aparelho a quase 1 ano e até agora esta perfeito, e tudo stock. To afim de por a Paranoid mas gostaria de tirar umas duvidas que nao tem no topico:

1 - tenho que fazer backup. ok mas como? só plugar o cabo e salvar tudo? ou tem algo diferente
2 - os aplicativos que uso(games poe exemplo) como fica? vou baixar de novo e os "saves'' estarão la ainda?

Porque ali no topico só fala pra usar a ferramenta WUG toolkit e pronto, mas é tenso pra quem quer fazer e nao sabe muita coisa.
Entra aqui (http://forum.xda-developers.com/nexus-4/general/how-to-root-unlock-bootloader-wiping-t2784553) pra não perder os arquivos.

Baixe esse app (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.quintstoffers.DataSync.beta) pra salvar os savegames.

Depois pra instalar a PA (que é a que eu uso e tô achando massa) é só entrar na recovery, dar factory reset, instalar o ZIP da PA e ser feliz.

Outra dica é instalar o MultiROM (http://forum.xda-developers.com/nexus-4/orig-development/mod-multirom-v24-t2472295).

tcharle

New Member
Entra aqui (http://forum.xda-developers.com/nexus-4/general/how-to-root-unlock-bootloader-wiping-t2784553) pra não perder os arquivos.

Baixe esse app (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.quintstoffers.DataSync.beta) pra salvar os savegames.

Depois pra instalar a PA (que é a que eu uso e tô achando massa) é só entrar na recovery, dar factory reset, instalar o ZIP da PA e ser feliz.

Outra dica é instalar o MultiROM (http://forum.xda-developers.com/nexus-4/orig-development/mod-multirom-v24-t2472295).
Com esse toolkit que te foi indicado vc vai desbloquear o bootloader, pra instalar roms custom. Vc tem que fazer backup de fotos e documentos, vc vai haver um full wipe no seu aparelho. Seria bom vc tbm copiar o data do jogo pra tentar retomar.
Obrigado pela ajuda. Depois posto no que deu

flipdru

Member
Estou preparando para instalar a nova PA no meu N4.:hihi:

shbmira

New Member

Estou querendo comprar um carregador extra para meu Nexus 4.
Alguém que já comprou um bom poderia indicar a compra?

Já olhei no Mercado Livre, mas como são muitos modelos, achei melhor pegar uns depoimentos.
Se alguém tiver comprado o original, seria melhor.

Obrigado, abs!

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)