Impressões de uso Sound Blaster Play 3! + Arc SHP80 + Mic BM800

duartessilva

Since 11/11/2008
Bom, galera, depois de muitos reviews, discussões e etc, cheguei a esse kit que promete ser o melhor custo-benefício para quem deseja um som realmente de qualidade para a maioria dos usos, como jogos, filmes, gravação de streamer e etc, fugindo de marcas que são boas em uma coisa mas pecam em outra, como por exemplo, headsets gamers que são bem caros mas o microfone é bem ruim e etc.

Começando pelo fone:

O Arcano SHP80
Já é velho conhecido aqui do fórum, porém o que muita gente desconhece é que espetando diretamente na placa-mãe que não tenha um excelente amplificador, o som vai ficar baixo e apagado, mesmo no volume máximo. Os earpads dele são de veludo, ou algum tecido parecido, o que causa mais conforto nas orelhas que os de courino mais duros, porém pra quem sua muito vai sofrer um pouco. Mesmo sem o dac-amp, foi o primeiro fone que usei que consegui ouvir e identificar em cada lado do fone a distribuição de cada instrumento e, assim, perceber a nuance de músicas que antes escutava como se fosse uma grande massa sonora compacta. Descobri que não experimentei as músicas como deveria a vida toda. É como se todas as músicas que conheço tivessem sido regravadas, com mais esmero e detalhes, porém elas sempre estiveram lá, eu quem desconhecia devido limitação técnica dos meus fones. Como disse sobre música, tb falo sobre jogos. Jogando CoD Warzone, é muito fácil identificar onde os baus estão, porém o mesmo não se aplica a passos, as vezes nem ouço. Talvez seja um erro do patch atual do jogo na data de hoje pois outras pessoas tb reclamaram. Esperava que o Scout Mode resolvesse, vou falar dele logo mais.

Microfone BM800

Assim como o fone, o bm800 precisa de uma alimentação de energia extra, de modo que se você espetar diretamente na placa-mãe, o volume de captação vai ser extremamente baixo e sem brilho. Para resolver isso, o recomendado é comprarem um phantom power, porém que é caro, em torno de 150 reais na data de hoje. Pesquisando em foruns gringos, descobri que placa de som usb 7.1 vagabundas xingling servem como quebra galho, aumentando o volume de captação, sem aumentar junto o ruído. Para isso basta espetar o adaptador no usb, espetar o microfone nele com o cabo XLR-P2 e em configurações ativar a opção AGC. Aqui comprei um Tishric 5hv2 e está funcionando perfeitamente ha 1 mes. Inclusive tive gente reclamando do volume do meu microfone no COD, e eu nem passei do 100%, sendo que poderia dar ganho de 400% no jogo! Também gravei minha voz no audacity e a voz está bem legal, porém se vc deseja fazer algo profissional, realmente é recomendado um phantom pois a interface aumenta o ruído de fundo tb.

Sound Blaster Play 3!

Por fim a placa de som externa. Pensei que ela poderia substituir a placa de som xingling que uso mas até entao nao consegui fazer o microfone funcionar com um volume bom, ficou mais baixo que na onboard. Sobre o fone, agora sim ele deu a cara e em boa parte das músicas tenho que diminuir o volume do 100 se não incomoda. O ganho no aplicativo soundblaster está em 32 - 64 ohm, porém é em 64 - 300 ohm que o fone realmente brilha, dá pra sentir as orelhas vibrando no bass, porém, infelizmente, não posso deixar nessa opçao com risco do fone quebrar pois o shp80 é de 60 ohm infelizmente.
Sobre o aplicativo, o scoutmode, era o recurso que eu mais estava louco pra usar pois os comentários dele no jogo era que parecia mais um hack, vc consegue ouvir a muitos metros de distância os passos e a direção certeira, porém, pro meu azar, no meu aplicativo não tem essa opção. É só pra quem compra a placa de som a partir da G1. Fiquei decepcionado com isso.

Minha avaliação final:

Não é nem de longe um kit barato e também não é tão prático quanto um headset. Se você grava pro youtube ou streama, esteticamente o bm800 no braço articulado dá um ar muito imponente,profissional, mesmo não sendo um microfone profissional.

Os valores que gastei nesse kit foram:

Conjunto BM800 + braço articulado + pop filter + interface de audio xingling = 230
SHP80 = 180
Sound Blaster play 3! = 280 (preço original 189 mas tive que pagar frete e juros de cartao)
total: R$ 690,00

Com esse valor daria pra comprar um bom headset que é tudo em um, e provavelmente com qualidade comparada, ou então juntava um pouco mais e compraria o kit astro A40 que ainda vem com um mixamp, tem promoção dele abaixo de 1000 reais.

Se mais alguém tem experiencias ou dicas de uso desses equipamentos, posta ae.

Última edição:

AgleoEoleO

Tentin Quarantino
interessante esse DAC no estilo Fiio k1, não conhecia nem de review

Vicalvi

Agora papai :)
Legal seu review, me tira uma duvida amigo, tanto a play 3 como a G1 oferecem suporte ao 7.1 correto? No meu caso eu comprei um Arc SPH-300, vou fazer um teste inicial na minha ALC1150, se ficar baixo vou partir para um DAC. Como o fone é estéreo, é melhor deixar essas opcões de 7.1 do DAC desabilitadas correto?

Sobre a G1, não sabia desse recurso de ouvir melhor os passos, bom saber.

rcaliga

Human
Já tive um SHP 80 que usei por três anos...Sem nenhum amplificador ou DAC eu já gostava, imagina agora? Porém ele quebrou e vou mudar comprando um SHP 300, segundo reviews por ter um grave mais acentuado, e pelo cabo ser removível.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Legal seu review, me tira uma duvida amigo, tanto a play 3 como a G1 oferecem suporte ao 7.1 correto? No meu caso eu comprei um Arc SPH-300, vou fazer um teste inicial na minha ALC1150, se ficar baixo vou partir para um DAC. Como o fone é estéreo, é melhor deixar essas opcões de 7.1 do DAC desabilitadas correto?

Tá gostando do seu SHP 300? To pensando em comprar um...

Vicalvi

Agora papai :)
Já tive um SHP 80 que usei por três anos...Sem nenhum amplificador ou DAC eu já gostava, imagina agora? Porém ele quebrou e vou mudar comprando um SHP 300, segundo reviews por ter um grave mais acentuado, e pelo cabo ser removível.

Tá gostando do seu SHP 300? To pensando em comprar um...
Amigo, vai chegar essa semana, como disse vou testar no meu som onboard inicialmente, se ficar baixo parto para um DAC. Cansei de gastar dinheiro em fone gaymer caro, vamos ver se agora eu tenho de fato um som de qualidade.

Abraço

duartessilva

Since 11/11/2008

o play 3 tem no software soundblaster pro a opção de surround. Na prática não vi diferença nos games deixando on ou off.
Segundo o Wetto, o que faz o fone precisar de placa externa não é o codec, mas se ele tem um bom amp na mobo. Geralmente mobos mais caras e com esse codec seu provavelmente já vem com preamp.
Mas se sua preocupação é com localização de inimigos no jogo, vai ser melhor vc desligar o surround sim e deixar o scout mode on.

Última edição:

Andre Leao

New Member
Opa, finalmente alguém falando da Play3. Já procurei um monte e não acha nada.

Faz tempo que estou pensando em pegar uma. Tenho uma Audigy FX, é boa, mas aqui no meu set está dando ruído no microfone e não há meios de resolver (tomada já está aterrada). Meu vizinho tem uma maldita cerca elétrica e fica dando o ruído dos estalos aqui no meu som.
Já usei umas placa de som USB genéricas e não pega o ruído, mas queria uma Creative pelos recursos de software.

IMatheusss

New Member
Comprei um bm800 e um shp300, o que você me recomendaria comprar para amplificar ambos ? O som realmente fica baixo na onboard

duartessilva

Since 11/11/2008
Comprei um bm800 e um shp300, o que você me recomendaria comprar para amplificar ambos ? O som realmente fica baixo na onboard
aqui to usando a Tishric 5hv2 (30 reais no ML) pra amplificar o som do bm e a play pro arcano.

rcaliga

Human

Antes de instalar o programa e o driver, o som ficou melhor sem driver, do que com! Estranho!

Digo no sentido de aumentar o volume. Não achei um aumento tão significativo. Agora os graves ficaram mais encorpados, sons mais definidos...

Isso estou usando em um shp 300.

ninofcn

New Member
o play 3 tem no software soundblaster pro a opção de surround. Na prática não vi diferença nos games deixando on ou off.
Segundo o Wetto, o que faz o fone precisar de placa externa não é o codec, mas se ele tem um bom amp na mobo. Geralmente mobos mais caras e com esse codec seu provavelmente já vem com preamp.
Mas se sua preocupação é com localização de inimigos no jogo, vai ser melhor vc desligar o surround sim e deixar o scout mode on.
Comprei uma dessa mas não achei esse scout mode, pode me ajudar? não encontrei no software essa opção.

duartessilva

Since 11/11/2008
Comprei uma dessa mas não achei esse scout mode, pode me ajudar? não encontrei no software essa opção.
vc comprou a g1 ou a blaster play 3?

A diferença a mais de preço sobre o Sharkoon DAC Pro S é compensatória?
nao conheco a sharkroom, mas se a diferença não for muito grande, iria na play. o software próprio pode ser uma mão na roda se não quiser ficar futucando um monte de software de terceiros, fora as atualiacoes quando necessárias.

ninofcn

New Member

nao conheco a sharkroom, mas se a diferença não for muito grande, iria na play. o software próprio pode ser uma mão na roda se não quiser ficar futucando um monte de software de terceiros, fora as atualiacoes quando necessárias.
Comprei o play3

duartessilva

Since 11/11/2008
o play 3 nao tem o scout. quem tem é o g1 pra cima.

duartessilva

Since 11/11/2008
Ah eu ia pegar o G1 mas vi que ele não tem saida para mic, alguem tem alguma config boa pra jogos no play 3? eu jogo CSGO e COD MW?
isso é mto pessoal, tem que ficar fuçando até encontrar o que vc curte na parte do SBX pro studio na equalizacao de surround, crystalizer e graves.
na parte de alto falantes, o primeiro eu deixei como fones de ouvido e no de baixo eu gostei do som do creative flex. em ganho escolhi ganho alto, apesar do meu fone falar que tem que ser o normal.

duartessilva

Since 11/11/2008
Por que a maioria desses DACs só tem saída para fone e raramente entrada pra mic?
pq estao levando em conta os plugues p3, que carregam em si os sinais de stereo e de mic. Infelizmente ainda temos vários periféricos com os sinais separados, então somos obrigados a comprar um split. Comprei o play3 no lugar do sharkroom por causa das saídas, porem nao adiantou, terei que comprar split pois a distancia das entradas é curta.

duartessilva

Since 11/11/2008
Não consegui entender essa questão do play3...as entradas não funcionaram?
funcionam sim, porem como os plugues sao grossos, a distancia entre as entradas do play3 sao mto curtas, dificultando conseguir encaixar 2 plugues ao mesmo tempo, entao ao menos 1 vai ter que usar um extensor.

duartessilva

Since 11/11/2008

Última edição:

rcaliga

Human
Como tem se saído com seu combo. Estou com o Sound Blaster a mais ou menos uns 1 mes e meio e tenho algumas ressalvas:

Estou usando um microfone de lapela da Sharkoon SM1 espetado na placa sem a necessidade de um extensor, junto com um ARCANO SHP 300.

Porém percebi que o som no meu fone fica melhor usando o driver de audio generico do windows. Quando instalo o driver da creative, o som fica um pouco mais baixo e estranho. Mesma coisa quando instalo o programa que acompanha junto.

bigroman

New Member
Olá galera, estou com uma play 3 há dois dias e como um amigo ai do tópico, preferi ela sem o driver do que com, o problema é que sem o driver meu fone apresentou um chiado bem chato que só foi resolvido após a instalação do mesmo.
Portanto, como terei que usar com o driver, alguém saberia me dizer uma configuração boa para fps, principalmente CS:GO?
E vale a pena a troca da play 3 para g1? Alguém tem e utiliza esse scout mode?

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)