GPU com uso oscilando

TheAlek

New Member
Oi, recentemente montei um setup com as seguintes configurações reaproveitando algumas peças que já tinha:

i5 2400
RX 570 4GB
8GB RAM DDR3
HD 1TB

Joguei os seguintes jogos:
League of Legends
VALORANT
CS GO
Minecraft

Esses jogos são alguns que rodariam tranquilamente na minha máquina, tanto que fiz algumas pesquisas de pessoas jogando com as mesmas configurações, porém no meu computador, em todos esses jogos, notei que o fps ficava oscilando muito, podendo ir a 200 e voltando a 45, atrapalhando a jogatina. Baixei o MSI Afterburner pra tentar constatar um possível gargalo, nele eu noto que a minha placa de vídeo fica variando MUITO, pode ir de 0 a 80% e em intervalos de tempo quase que mínimos, coisas de segundos.
Seria um gargalo MESMO? E se não for, o que devo fazer?

E caso seja, eu pensei em trocar o processador e estou em dúvida entre um i3 9100F, Ryzen 3 3200G ou Ryzen 5 1600. Qual deveria usar com minha placa? Se tiverem outra opção mais em conta, estou aceitando indicações.

marcelocruz

R52600+RX470OC
Oi, recentemente montei um setup com as seguintes configurações reaproveitando algumas peças que já tinha:

i5 2400
RX 570 4GB
8GB RAM DDR3
HD 1TB

Joguei os seguintes jogos:
League of Legends
VALORANT
CS GO
Minecraft

Esses jogos são alguns que rodariam tranquilamente na minha máquina, tanto que fiz algumas pesquisas de pessoas jogando com as mesmas configurações, porém no meu computador, em todos esses jogos, notei que o fps ficava oscilando muito, podendo ir a 200 e voltando a 45, atrapalhando a jogatina. Baixei o MSI Afterburner pra tentar constatar um possível gargalo, nele eu noto que a minha placa de vídeo fica variando MUITO, pode ir de 0 a 80% e em intervalos de tempo quase que mínimos, coisas de segundos.
Seria um gargalo MESMO? E se não for, o que devo fazer?

E caso seja, eu pensei em trocar o processador e estou em dúvida entre um i3 9100F, Ryzen 3 3200G ou Ryzen 5 1600. Qual deveria usar com minha placa? Se tiverem outra opção mais em conta, estou aceitando indicações.
Essa oscilação exagerada é causada por não ligar o Monitoramento Unificado lá no MSI AB.

Ligue isso, está entre as últimas configurações da primeira página de configuração, e monitore novamente para observar como fica.

Dual Channel ou Single Channel aí? Qual resolução?

Eu acho que você vai enfrentar gargalos sim em Valorant, pois ele é um jogo que tem uma demanda computacional maior no uso de CPU que de GPU. Os outros não sei, mas LoL e CS GO são similares nesse sentido.

Pra evitar picos de baixa de frames, limite os frames ali na casa dos 90, 100 ou 120 nesses jogos e observe se melhora também. Single Channel costuma causar essas quedas absurdamente exageradas para 40FPS ou 50FPS quando faz média de 100, 150.

TheAlek

New Member
da é causada por não ligar o Monitoramento Unificado lá
E aí!

Eu fiz o que você recomendou dentro do MSI AB. Senti o LoL mais leve, rodando melhor. O CS ficou na faixa dos 120/160 FPS e se manteve estável por um tempo, mas após alguns minutos o jogo para os 50.
Notei um detalhe muito importante, as placas oscilavam muito no uso como eu disse, variando entre 0 e 99 ambas. Porém após eu marcar a opção, no CS e LoL minha placa de vídeo chegou foi mais usada cerca de 40% no LoL (sendo 40% do processador também, já que ele é um jogo que não exige tanto da placa de vídeo), no CS pude notar que a placa de vídeo chegava a 60/70/80% enquanto o processador empenhava cerca de 30/40/50% de sua capacidade total (não lembro os números exatos).
Fiz um teste de benchmark da UNIGINE (Superposition Benchmark), nele, minha placa era usada a 99% nos gráficos máximos, e o processador ficava entre 50 e 60% rodando os testes na média de 45/60 FPS. Isso se caracteriza como gargalo?

marcelocruz

R52600+RX470OC

Eu fiz o que você recomendou dentro do MSI AB. Senti o LoL mais leve, rodando melhor. O CS ficou na faixa dos 120/160 FPS e se manteve estável por um tempo, mas após alguns minutos o jogo para os 50.
Notei um detalhe muito importante, as placas oscilavam muito no uso como eu disse, variando entre 0 e 99 ambas. Porém após eu marcar a opção, no CS e LoL minha placa de vídeo chegou foi mais usada cerca de 40% no LoL (sendo 40% do processador também, já que ele é um jogo que não exige tanto da placa de vídeo), no CS pude notar que a placa de vídeo chegava a 60/70/80% enquanto o processador empenhava cerca de 30/40/50% de sua capacidade total (não lembro os números exatos).
Fiz um teste de benchmark da UNIGINE (Superposition Benchmark), nele, minha placa era usada a 99% nos gráficos máximos, e o processador ficava entre 50 e 60% rodando os testes na média de 45/60 FPS. Isso se caracteriza como gargalo?
O que mencionei do MSI AB só altera a forma de monitoramento, certamente não teve nenhuma relevância com relação ao desempenho.

Você não chegou a responder se possui Single Channel ou Dual Channel. 1 módulo ou 2 módulos de memória, resumindo, caso não entenda o que SC e DC significam.

Essas quedas de performance causadas por eventual baixo uso de GPU tem muito cara de Single Channel, causando massivo gargalo na comunicação entre CPU e memória principal do sistema. E esses jogos todos citados por você precisam disso. Não nos benchmark, mas durante o jogo mesmo.

TheAlek

New Member
O que mencionei do MSI AB só altera a forma de monitoramento, certamente não teve nenhuma relevância com relação ao desempenho.

Você não chegou a responder se possui Single Channel ou Dual Channel. 1 módulo ou 2 módulos de memória, resumindo, caso não entenda o que SC e DC significam.

Essas quedas de performance causadas por eventual baixo uso de GPU tem muito cara de Single Channel, causando massivo gargalo na comunicação entre CPU e memória principal do sistema. E esses jogos todos citados por você precisam disso. Não nos benchmark, mas durante o jogo mesmo.
Acabei esquecendo de responder isso...

Eu uso DC, são dois pentes de 4GB sendo ambos DDR3

marcelocruz

R52600+RX470OC

Eu uso DC, são dois pentes de 4GB sendo ambos DDR3
Saquei. Cara, pelo que você tá falando, talvez esteja tudo normal aí e falta só memória RAM mesmo, não sei. Mas minha experiência com 8GB até o ano passado foi super de boa. Mas minhas memórias estavam a 2133Mhz, o que certamente pelos testes que fiz á época, fez enorme diferença. Talvez seja realmente só gargalo mesmo, infelizmente é mais do que conhecido que os i5 de 4 núcleos, especialmente os primeiros, gargalam a 570.

Mas eu não imaginava que esses jogos seriam gargalados por ela. Valorant com certeza, mas as quedas em outros jogos mencionados a mim são estranhas. Estou perdido, confesso. Teria que fazer testes com mais memórias, por exemplo, e de diferentes velocidades.

TheAlek

New Member
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Saquei. Cara, pelo que você tá falando, talvez esteja tudo normal aí e falta só memória RAM mesmo, não sei. Mas minha experiência com 8GB até o ano passado foi super de boa. Mas minhas memórias estavam a 2133Mhz, o que certamente pelos testes que fiz á época, fez enorme diferença. Talvez seja realmente só gargalo mesmo, infelizmente é mais do que conhecido que os i5 de 4 núcleos, especialmente os primeiros, gargalam a 570.

Mas eu não imaginava que esses jogos seriam gargalados por ela. Valorant com certeza, mas as quedas em outros jogos mencionados a mim são estranhas. Estou perdido, confesso. Teria que fazer testes com mais memórias, por exemplo, e de diferentes velocidades.
Eu pensei em fazer a troca do processador mesmo, tudo bem que vou ter que investir um dinheiro a mais comprando processador, placa mãe e memórias compatíveis.

Pensei em um i3 9100F e no Ryzen 3 3200G, usando 8GB qual desses você indicaria?

marcelocruz

R52600+RX470OC
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Eu pensei em fazer a troca do processador mesmo, tudo bem que vou ter que investir um dinheiro a mais comprando processador, placa mãe e memórias compatíveis.

Pensei em um i3 9100F e no Ryzen 3 3200G, usando 8GB qual desses você indicaria?
9100F é um upgrade legal e ele praticamente não limita a RX570 em 1080p hoje. Mas falo melhor sobre ele já. 2200G nem pensar, vai melhorar um bocado e tal, mas ainda passa fome com a RX570.

Se puder esticar um cadinho, o 1600AF (que estão chamando só de 1600 agora) é o sweet spot para a RX570. Tem muitos núcelos, performance single thread é suficiente pra demanda dessa placa de vídeo e vai te deixar tranquilo por uns bons anos.

Se não der, o 9100F certamente vai deixar você fez e até te entregar mais frames que a 1600AF em vários jogos. Mas infelizmente a falta de núcleos (4 threads contra 12 threads) pode e vai te atrapalhar em breve. É um upgrade legal, mas não dá pra dizer que é o mais indicado, porque é certo que em coisa de pouco mais de um ano você vai abrir um tópico a reclamar que algum jogo novo está a apresentar menos frames que o esperado.

O Ryzen 3100 é algo pra você ficar de olho. Indico ele ao invés do 9100F, mas ainda não está a venda. Visando eventual upgrade, ele acaba sendo uma enorme vantagem, pois a oferta de processadores AMD é enorme e você facilmente poderá fazer um upgrade, comprando usado mesmo até.

Aliás, é o que pretendo fazer. Hoje tenho um Ryzen 2600 e uma RX470. Está perfeito. Mas quando mudar a placa de vídeo, sei que vou precisar de um CPU melhor. Então vou correr atrás dos Ryzen 3700, que possui 16 threads e é suficiente para encarar o que vem pela frente aí.

Intel eu já teria vários problemas. Teria que ir atrás de caríssimos i9 9900, pois nem os 9700 vão aguentar o que vem por aí (somente 8 threads).

Agora você quer saber mesmo o que eu indico pra você hoje?

Esse CPU vai entregar mais performance que o 2200G e ficar perto do 9100F. Ou seja, suficiente para te atender super bem. Só preciso saber qual sua placa mãe, pra saber se ela tem atualização pra receber esse modelo de Xeon (Core i7 3770).

Caso não dê pra atualizar por ser uma placa custom, tem esse aqui, que é como se fosse o Core i7 2600.

Vai ser um investimento pequeno e se adequar perfeitamente ao seu momento. Ai, lá na frente, você troca tudo de uma vez se julgar necessário, saca? Todo mundo que me procura com caso parecido com seu, tenho indicado essa saída e quem a escolheu está muito satisfeito com o resultado. Maioria saindo de Core i3 ou Core i5 2500/3470.

Última edição:

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)