• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Gigabyte A520 + Ryzen 5 3400G = tela preta em vários jogos 3D

socorsan

New Member
Registrado
Boa tarde, pessoal.
Socorro!

Resumão:

Meus PCs novos e potentes dão tela preta após alguns minutos rodando alguns jogos 3D (mas não todos); funcionam muito bem fora isso.

Detalhes:
Recentemente montei dois PCs com componentes da Pichau, de configurações bem parecidas:
MB: Gigabyte A520M DS3H
APU: Ryzen 5 3400G (com RX Vega 11)
Memória: T-Force Vulcan Pichau 8GB DDR4 3000Mhz x2


Um dos PCs usa uma fonte nova (AZZA 650W 80 PLUS Bronze PFC ATIVO), e outro herdou a fonte do meu PC anterior (THERMALTAKE 600W TR2 80 PLUS Bronze PFC ATIVO).
Não usei placas de vídeo nessas configurações.
Montei as máquinas, e a MB reconheceu processador e memórias devidamente (cheguei a ativar o perfil de 3000MHz delas).

Ambas funcionaram normalmente com a saída de vídeo da APU via HDMI, e funcionam por várias horas ou mesmo dias sem problemas rodando Office, vídeos, navegando na internet, etc.
Usei o cooler original, e verifiquei que as temperaturas ficavam ótimas, sequer chegando aos 50ºC em uso intenso.

Naturalmente, quis testar com alguns jogos (Steam, Epic) pra ver o desempenho - um PC usa uma TV 32" HD e outro usa um monitor 24" FHD.
Vários rodaram normalmente (Into the Breach, 20XX, ABZU, Fortnite).

Alguns jogos, porém – Rocket League, GTA5, Trail Makers – fazem o PC "apagar" após alguns minutos rodando.
O cooler continua ativo, mas dá tela preta, sem som, as luzes do teclado apagam; não é possível desligar nem reiniciar normalmente - é necessário desligar a fonte, aguardar uns segundos, e religar tudo.
Não há mensagens de erro, seja antes ou depois.

Sei que as placas A520 não dão suporte [oficialmente] aos Ryzen 3200G e 3400G, mas tinha visto que alguns usuários testaram com sucesso essa combinação, e tentei aqui também.
É frustrante ver essas máquinas funcionando tão bem para várias coisas, inclusive alguns jogos, mas apresentando esse problema em jogos que minha família gosta de jogar.

Tentei usar as memórias a apenas 2400MHz, tentei forçar na configuração o perfil de energia "Typical" para o processador, tentei rodar os jogos com gráficos baixíssimos, mas nada deu certo. :(
Resolvi usar uma placa de vídeo GTX 1060 6Gb emprestada em um dos PCs, e agora rodo todos os jogos no máximo sem dificuldades nele...

Será possível que há alguma configuração que eu possa fazer para poder rodar jogos nos PCs sem ter que comprar já as placas de vídeo?
Queria deixar isso pro ano que vem (tenho a 1660 Super ou RX570/RX580 em vista, mas sem grana nenhuma por um tempo).

Desde já, agradeço a ajuda de todos!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo