• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Fonte Gamemax GP400A Boa Opção?

Menko

know-it-all Member
Registrado
Fiquei curioso sobre essa fonte.
Ela tem um preço razoável, R$ 143,00 na loja Cavuca. E pode servir para sistemas simples, tipo office, nada de placa de vídeo gastona.
O fabricante conseguiu a certificação 80Plus, mas nos testes da Cybenetics foi apontado elevado ripple.
Como não tenho noção do que isso representa peço ajuda para aclarar essa dúvida.
Sei que uma Corsair é melhor, mas muitas pessoas devem ter essa dúvida sobre essa fonte.
Bomba parece que não é. Ou é?
E nessa faixa de preço pode ser uma opção segura?


https://www.cybenetics.com/index.php?option=database&manfID=99&volts=1

https://www.cybenetics.com/d/cybenetics_4Pt.pdf
https://www.cybenetics.com/d/cybenetics_7rS.pdf


fonte_alimentacao_atx_gamemax_400w_gp400a_80_plus_bronze_pfc_ativo_16347_1_20190604140143.jpg
 
Última edição:
Para sistemas simples eu usaria sim, PFC Ativo e 80 Plus Bronze pelo menos dão um primeiro passo pra longe de ser considerada bomba.
 
O problema é o ripple de 80.2 mV.
Será que isso é perigoso para os componentes?

Abaixo os níveis em duas amostras desta fonte

899782504_Screenshot_2019-07-27CybeneticsEvaluationReport-GamemaxGP-400Arev2(Sample2)-cybenetics_7rSpdf.png.e2460c8d9b06208380a4d85d601cdab0.png

887322574_Screenshot_2019-07-27CybeneticsEvaluationReport-GamemaxGP-400Arev2-cybenetics_4Ptpdf.png.1c644a1574b2c5d197f0d87da7ca5954.png
 
Última edição:
O problema é o ripple de 80.2 mV.
Será que isso é perigoso para os componentes?
Até 70% de carga ela consegue manter o Ripple dentro dos níveis adequados. Então só deve se preocupar se for utilizar alguma configuração que puxe acima de 280W.

70% Load 34.0 mV 22.9 mV 12.4 mV 46.9 mV Pass
 
A Cybenetics testou duas fontes, uma foi bem ruim o ripple a partir de 40%.
Esse fabricante já fez umas bombas, mas parece que nesse modelo ele melhorou muito o produto. E foi até atrás de certificações mais exigentes como a Cybenetics.
Ele está procurando melhorar o produto.
Acho que vou comprar uma.
 
Vi agora o teste da Cybenetics. Qualquer fonte que estoure o limite ATX de ripple (10%) em qualquer nível de carga É BOMBA. Não se engane.

Eu não compraria. Fonte é a parte mais importante do PC - uma fonte problemática pode colocar todo o equipamento em risco.
 
Última edição:
Vi agora o teste da Cybenetics. Qualquer fonte que estoure o limite ATX de ripple (10%) em qualquer nível de carga É BOMBA. Não se engane.

Eu não compraria. Fonte é a parte mais importante do PC - uma fonte problemática pode colocar todo o equipamento em risco.

Qual seria o limite do ripple?
Vi um video da Teclab que diz que o ideal é menos de 60, mas que a Intel fala em 110.
Fico imaginando como devem ser essas fontes baratinhas que tem por aí, tipo multilaser e etc.
 
O padrão ATX prevê 10% do total da linha (com exceção do 3.3V, que é de 50mV). E isso é um requisito básico e não opcional. Se não atingir o mesmo essa fonte não está apta a ser utilizada.

Como referência, um teste com uma Corsair SF600 (fonte de excelente qualidade) postado no Jonnyguru. Detalhe que os valores informados são os coletados no "pior" cenário:

3.3V: 8mV
5V: 11mV
12V: 16mV

http://www.jonnyguru.com/blog/2018/11/06/corsair-sf600-platinum-power-supply/4/
 
O padrão ATX prevê 10% do total da linha (com exceção do 3.3V, que é de 50mV). E isso é um requisito básico e não opcional. Se não atingir o mesmo essa fonte não está apta a ser utilizada.

Como referência, um teste com uma Corsair SF600 (fonte de excelente qualidade) postado no Jonnyguru. Detalhe que os valores informados são os coletados no "pior" cenário:

3.3V: 8mV
5V: 11mV
12V: 16mV

http://www.jonnyguru.com/blog/2018/11/06/corsair-sf600-platinum-power-supply/4/

A coisa é mais é mais grave do que pensava, valeu o link. Obrigado.
Vou procurar outra opção, preciso de uma fonte barata para montar um pc para um amigo. Ele estava comprando uma Multilaser 350...
Acabei convencendo a pagar 150 nesta Gamemax, mas agora complicou.
Uma AeroCool KCAS 400 ou talvez a Gigabyte 400 seja melhor, mas vai custar 200.
Qual seria a menos ruim?
Falta no mercado uma opção mais econômica para máquinas tipo office, sem vga.
 
Não recomendo modelos que desconheço. A opção mais barata que recomendo é a Corsair CX450.

Como orientação geral, sugiro verificar se a fonte entrega a potência rotulada em pelo menos 40ºC (moramos em um país tropical) e buscar reviews em sites da internet.
 
Se fosse pra um sistema simples, sem visão de futuros upgrades de melhorias, não veria problemas quaisquer fonte que fosse, linha VS, KCS, Gamemax, evga (selo white) e afins...

Mas se você se interessa por esse modelo para seu sistema conforme assinatura, já nem pensaria nessa fonte.


-------------------//-----------------
A galera tem a mania de vir com toda a configuração montada, chega no último componente(deveria ser o primeiro) a escolher é a bendita fonte, e o que sobra dos trocados é pra comprar aquilo que irá alimentar e proteger todo e seu querido sistema ou então montam uma fonte fraca que depois não irá suprir os upgrades futuros.

Depois acham exagero quem tem uma fonte Gold ou superior de 1000w no setup. Se hoje me caisse 2x 2080Ti do ceu, montaria elas tranquilo no meu sistema e as curtiria serenamente :haha:
 
Se fosse pra um sistema simples, sem visão de futuros upgrades de melhorias, não veria problemas quaisquer fonte que fosse, linha VS, KCS, Gamemax, evga (selo white) e afins...

Mas se você se interessa por esse modelo para seu sistema conforme assinatura, já nem pensaria nessa fonte.


-------------------//-----------------
A galera tem a mania de vir com toda a configuração montada, chega no último componente(deveria ser o primeiro) a escolher é a bendita fonte, e o que sobra dos trocados é pra comprar aquilo que irá alimentar e proteger todo e seu querido sistema ou então montam uma fonte fraca que depois não irá suprir os upgrades futuros.
Depois acham exagero quem tem uma fonte Gold ou superior de 1000w no setup. Se hoje me caisse 2x 2080Ti do ceu, montaria elas tranquilo no meu sistema e as curtiria serenamente :haha:


Quando monto um sistema para mim a fonte geralmente é Seasonic, tenho ainda uma 360G com 6 anos de uso, é uma beleza de fonte (30A em 12V). Quando der vou comprar outra 360G. Tenho de estoque uma Corsair TX550 que comprei em promoção. Apenas testei e achei uma beleza de fonte.

Mas quando é para montar uma maquina para amigos é uma dificuldade explicar sobre as diferenças de uma fonte boa e as multilasers da vida.
A Cooler Master 350 era uma boa opção, mas deixou de ser fabricada e o novo modelo é caro pelo que oferece. É uma fonte de de baixa eficiência, mas tirando isso ela é boa para pc office, sem VGA.
Dependendo do preço, a Gibabyte 400 pode ser uma opção, instalei uma e está funcionando muito bem. Andei lendo que é semelhante a Corsair VS400 (mesmo fabricante)
Essa Gamemax poderia ser uma opção interessante, mas o ripple dela desanima.
A AeroCool KCAS 400 também poderia ser uma opção, mas não tenho informação sobre ela.
É duro escolher o menos ruim.
 
Última edição:
Olha, vou deixar minhas considerações, moro perto do Paraguai e sempre montei máquinas com fontes boas, Corsair, EVGA e afins, realmente nunca tive problemas com elas.
Porém a última máquina que montei, não consegui comprar a fonte no Paraguai e como eu estava montando um setup barato (R3 1200 + Gtx 960 2gb) resolvi optar pela Gamemax GP400A de 400W.
Posso dizer que no primeiro momento está tudo tranquilo, fiz até um overzinho no processador. A longo prazo não posso dizer mas o que tenho pra falar é : a fonte nem esquenta, nem apresenta ruído, nem sinal de falta de energia.
As voltagens se apresentam estáveis. Paguei 150 reais nela.
 
Mas quando é para montar uma maquina para amigos é uma dificuldade explicar sobre as diferenças de uma fonte boa e as multilasers da vida.

Mostre esses vídeos pra eles:




 
Olha, vou deixar minhas considerações, moro perto do Paraguai e sempre montei máquinas com fontes boas, Corsair, EVGA e afins, realmente nunca tive problemas com elas.
Porém a última máquina que montei, não consegui comprar a fonte no Paraguai e como eu estava montando um setup barato (R3 1200 + Gtx 960 2gb) resolvi optar pela Gamemax GP400A de 400W.
Posso dizer que no primeiro momento está tudo tranquilo, fiz até um overzinho no processador. A longo prazo não posso dizer mas o que tenho pra falar é : a fonte nem esquenta, nem apresenta ruído, nem sinal de falta de energia.
As voltagens se apresentam estáveis. Paguei 150 reais nela.

Diferentemente de uma fonte extremamente sem-vergonha que joga voltagens fora do padrão, causando BSODs, congelamentos e etc. aleatórios, os modelos com ripple alto vão afetando os componentes do PC lentamente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ripple
 
Diferentemente de uma fonte extremamente sem-vergonha que joga voltagens fora do padrão, causando BSODs, congelamentos e etc. aleatórios, os modelos com ripple alto vão afetando os componentes do PC lentamente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ripple

Já tinha lido sobre o problema do ripple alto, mas não sabia que pode afetar a vida dos componentes.
Bom, depois dessa vou evitar essa fonte.
 
Comprei essa fonte para meu kit i3 2120, gtx 550ti, 6gb de ram e apenas um ssd 240GB, foi uma boa?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo