• AVISO IMPORTANTE: O fórum "Bazar do Usuário" vai ser descontinuado e deixará de funcionar.

No dia 19/02/2020 iremos desativar DEFINITIVAMENTE o fórum "Bazar do Usuário". O motivo é que ele gera muitos problemas relacionados as partes envolvidas em negociações, onde o Adrenaline não tem nenhum conhecimento e envolvimento. RECOMENDAMOS NÃO FAZER MAIS ANÚNCIOS PORQUE NÃO SERÁ POSSÍVEL PUBLICAR MENSAGENS A PARTIR DO DIA 19/02/2020.

Equipe Adrenaline

Fluido wc custom ficando leitoso "perdendo transparência"?

alanvictorjp

New Member
O fluido do meu wc custom está deixando de ficar 100% transparente, está ficando um pouco leitoso!
Estou usando um tal de pó de diamante, segundo o vendedor é fabricado pelo cara da GBA wc.

Alguém saber me dizer se isso é normal? ou porque está acontecendo isso?

Ferras

New Member
Tu deixou de usar a consagrada água destilada + biocida pra usar uma parada chamada pó de diamante? Sério mesmo?

Drena, limpa tudo (provável que tu vai ter um trampo do caramba pra limpar tudo "de verdade") e usa água destilada.

Pesquisei aqui pra ver que porras que estão vendendo como "pó de diamante" e encontrei uns fluidos coloridos, o seu vc ta falando que é transparente, fiquei sem entender.
Se o que vc chama de transparente é fluido colorido translúcido... não se usa fluidos coloridos fora do ambiente de exibição, vc precisa comprar uns gringos bem caros pra conseguir ficar rodando ele por mais tempo e, mesmo assim, precisa trocar sempre, afinal corante é corante, independente de como é chamado (pó de diamante kkk) e com o sistema off ele vai sedimentar, vai engrossar, etc...

alanvictorjp

New Member
Tu deixou de usar a consagrada água destilada + biocida pra usar uma parada chamada pó de diamante? Sério mesmo?

Drena, limpa tudo (provável que tu vai ter um trampo do caramba pra limpar tudo "de verdade") e usa água destilada.

Pesquisei aqui pra ver que porras que estão vendendo como "pó de diamante" e encontrei uns fluidos coloridos, o seu vc ta falando que é transparente, fiquei sem entender.
Se o que vc chama de transparente é fluido colorido translúcido... não se usa fluidos coloridos fora do ambiente de exibição, vc precisa comprar uns gringos bem caros pra conseguir ficar rodando ele por mais tempo e, mesmo assim, precisa trocar sempre, afinal corante é corante, independente de como é chamado (pó de diamante kkk) e com o sistema off ele vai sedimentar, vai engrossar, etc...
kkkkkk, não foi eu que inventei esse nome não! foi o vendedor do fluido! Que na verdade, eu acho que é agua destilada mais alguma coisa, é totalmente transparente, feito agua mesmo!

PC-pilot

Old Member
Alguém saber me dizer se isso é normal? ou porque está acontecendo isso?
Olá Alan,

Esse fluído é criação de um apaixonado por watercooler chamado Tiago Martins, que por sinal é engenheiro químico, e criou uma marca chamada GBA Watercooler que vende produtos importados e também esses "fluídos" que ele inventou.

Infelizmente, mesmo ele sendo Eng. Químico, os fluídos que ele desenvolveu não tem boas características para uso em watercooler. Não existe "mágica" em se tratando de fluídos de refrigeração, ou é funcional e eficiente ou é carregado de componentes desnecessários para ficar "bonitinho".

A adição de componentes químicos visando criar efeitos brilhantes como esse "pó de diamante" e outros efeitos que ele também criou, além de ser contra-producente, prejudica a sua eficiência e com o tempo pode ocorrer sedimentação no fluído, mangueiras e fins por alteração das características químicas. Não sei dizer se ele fez alguns teste de interação de materiais nesse fluído.

Minha afirmação acima é baseada em estudos teóricos e práticos de muitos anos nesse assunto, alguns feitos por mim e muitos outros feitos por pesquisadores ao redor do mundo, inclusive sendo tema de estudos acadêmicos de universidades internacionais.

Outra coisa que também prejudica muito o fluído são as mangueiras utilizadas. Se forem mangueiras comuns de PVC com o tempo elas soltam um componente químico que também pode deixar o fluído com aspecto leitoso. O correto é utilizar tubulação rígida de cobre ou acrílico ou então mangueiras 100% de silicone.

Como o amigo acima sugeriu: faça uma boa limpeza em todo o seu sistema e utilize somente água destilada.

.

Última edição:

unBond

Usuário em Recuperação
é o tipo da coisa que é só bonito em vídeo. Mesmo os melhores gringos, vira e mexe dão pau. Infelizmente melhor água destilada mesmo mais biocida/anti-corrosivo mesmo.

metroidao

Active Member
o meu uso somente agua destilada pura mais nada, nem biocida nem nada mesmo, desde fevereiro, e não tem nenhuma impureza nem lodo nada, semana passada desmontei pra ve se precisava limpa, e pra minha surpresa só tive o trabalho de monta novamente, pois estava zero.

Lockheed

BR Hue Member
afinal corante é corante, independente de como é chamado (pó de diamante kkk) e com o sistema off ele vai sedimentar, vai engrossar, etc...
E no caso de mangueira colorida com água destilada, há o risco de soltar resíduos da mangueira por causa da coloração?

metroidao

Active Member
E no caso de mangueira colorida com água destilada, há o risco de soltar resíduos da mangueira por causa da coloração?
tive pessimas experiencia com mangueiras nesses 6 anos mexendo com wc, todos em que usei mangueira + agua destilada, deionizada, ficaram sujas por dentro com pouco tempo tipo 20 dias, não sei por qual motivo, com tubos isso não acontece.

olha a foto abaixo, apenas 20 dias de uso com mangueira, e é a mesma agua destilada que uso hoje nos tubos a quase 7 meses sem limpa

PC-pilot

Old Member
o meu uso somente agua destilada pura mais nada, nem biocida nem nada mesmo, desde fevereiro, e não tem nenhuma impureza nem lodo nada, semana passada desmontei pra ve se precisava limpa, e pra minha surpresa só tive o trabalho de monta novamente, pois estava zero.
Água destilada pura, sem mais nada, nem algicidas. É a melhor solução que existe para watercooler. Você comprovou isso.

Não é a coloração da mangueira que solta resíduos, é o plástico com que a mangueira é feita. Veja a minha explicação mais abaixo.

tive pessimas experiencia com mangueiras nesses 6 anos mexendo com wc, todos em que usei mangueira + agua destilada, deionizada, ficaram sujas por dentro com pouco tempo tipo 20 dias, não sei por qual motivo, com tubos isso não acontece.
Vou lhe explicar o por quê disso. Com certeza você utilizou a popular "mangueira cristal" facilmente encontrada em cada esquina.

As mangueiras de plástico (PVC) possuem um componente em sua formulação chamado DEHP (Bis(2-ethylhexyl) phthalate) que é o responsável pelo plástico ficar maleável, do contrário elas não dobrariam. Acima de 38ºC o DEHP "derrete" e se transforma num pó branco que com o tempo vai manchando as mangueiras e se aloja nas ranhuras dos blocks e nos tubos dos radiadores, criando assim uma película entre o fluído e o cobre que prejudica a troca térmica.

O correto mesmo seria utilizar toda a tubulação em cobre, mas como os fittings usados para isso são muito caros e o processo é trabalhoso (exige ferramentas específicas para dobrar) a melhor opção disponível é utilizar mangueiras 100% em silicone. Apesar delas serem muito moles o problema do "aperto" se resolve com fittings do tipo "Barb" e com abraçadeiras de parafuso (dessas utilizadas em mangueiras de gás doméstico), de preferência em aço inox que não oxida. Na última foto coloquei um exemplo.

Alguns exemplos do que o DEHP (plasticizer) pode fazer:

alanvictorjp

New Member

Esse fluído é criação de um apaixonado por watercooler chamado Tiago Martins, que por sinal é engenheiro químico, e criou uma marca chamada GBA Watercooler que vende produtos importados e também esses "fluídos" que ele inventou.

Infelizmente, mesmo ele sendo Eng. Químico, os fluídos que ele desenvolveu não tem boas características para uso em watercooler. Não existe "mágica" em se tratando de fluídos de refrigeração, ou é funcional e eficiente ou é carregado de componentes desnecessários para ficar "bonitinho".

A adição de componentes químicos visando criar efeitos brilhantes como esse "pó de diamante" e outros efeitos que ele também criou, além de ser contra-producente, prejudica a sua eficiência e com o tempo pode ocorrer sedimentação no fluído, mangueiras e fins por alteração das características químicas. Não sei dizer se ele fez alguns teste de interação de materiais nesse fluído.

Minha afirmação acima é baseada em estudos teóricos e práticos de muitos anos nesse assunto, alguns feitos por mim e muitos outros feitos por pesquisadores ao redor do mundo, inclusive sendo tema de estudos acadêmicos de universidades internacionais.

Outra coisa que também prejudica muito o fluído são as mangueiras utilizadas. Se forem mangueiras comuns de PVC com o tempo elas soltam um componente químico que também pode deixar o fluído com aspecto leitoso. O correto é utilizar tubulação rígida de cobre ou acrílico ou então mangueiras 100% de silicone.

Como o amigo acima sugeriu: faça uma boa limpeza em todo o seu sistema e utilize somente água destilada.

.
Obrigado pelas explicações. O engraçado é que o vendedor que me vendeu esse fluido fala que é esse tal de pó diamente, mas na verdade ele tem o aspecto de agua normal, nada contra... mas sem efeitos rgbt heheh

As mangueiras que estou usando são um pouco rígidas, comprei mangueira de silicone e são muito mais macias e flexíveis, talvez o meu problema seja isso, como você explicou.

fredaoxd

noob

Rapaz, tá aí um user que realmente ajuda no fórum... Parabéns pelas explicações e pela paciência.
Sempre tive vontade de montar um WC Custom, mas depois de ler suas explicações não quero mexer mais com isso kkkkk

A propósito, gostei bastante da sua quote rs

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)