Fan Speed Automático no RivaTuner!!

Mancha Negra

Active Member
Regular Fan Speed Automático no RivaTuner!!

Pessoal, andei vasculhando na net e achei um tutorial muitíssimo interessante sobre como deixar automático a velocidade do fan da VGA de acordo com a temperatura REAL da GPU.

O tutorial me parece bem sério. Eu mesmo testei e funcionou de forma excelente e PERFEITA comigo. Conforme as temps mudavam de acordo com que parametrizei a velocidade do fan aumentava/diminuia.

Excelente mesmo!!!! Principalmente para aqueles que não querem deixar seus fans a 100% e sim funcionando de acordo com as temps da GPU. :yes:

Estou postando pois não vi nada igual no fórum. Se já tiver algo parecido, por favor me desculpem e deletem o tópico.

segue o Tutorial e o link de onde foi extraido (forum guru3d) :yes: :

. Primeiro, vá em Power user/Riva Tuner/Fan e altere o valor da propriedade "Autofanspeedcontrol" para 3. (isto é feito para poder mexer nos valores padrões de regulagem de velocidade do fan que são por default travados).
. Reinicialize o Rtuner.
. Vá em Main/Customize/Low-level System Settings e marque a opção Enable Low-level fan control. Deixe marcado como AUTO.
. Reinicialize o Rtuner.

Daí para frente é só acompanhar o tutorial a seguir:

"...If anyone is interested, here are the instructions for setting up the auto control fan variables in order to have the fan duty-cycle varying linearly between a minimum temperature (at which the duty-cycle is the minimum duty-cycle) and a maximum temperature (at which the duty cycle is the maximum duty-cycle).
1) We have to set the minimum and the maximum duty-cycle. The variables to change are "Duty cycle min" and "Duty cycle max".
In this example we set "Duty cycle min" = 60% and "Duty cycle max"=100% (the default values in my case), i.e. the duty-cycle is never lower than 60% and the fan speed is maximum when the GPU reaches the maximum temperature.
2) We have to set the minimum temperature, i.e. the temperature at which the speed fan is increased. This parameter is controlled through the variable Tmin. Note that this variable refers to the temperature processed by the fan controller, that, as far i know, is taken from the fan integrated sensor, not from the Gpu integrated thermal diode, i.e. the temperature you see by default in RivaTuner. For this reason the two temperatures are different. On my system, the temperature reported by the fan controller is 6-7 C lower than the default temperature. In order to see the temperature reported by the fan controller, right click on the core temperature graph in the hardware monitor window and select setup. Then under the "Data provider" menu, select ADT7473. In this way you can monitor drectly the temperature processed by the fan controller. So, if we want Tmin linked to the GPU temperature as reported by RivaTuner from the Gpu thermal diode, we have to take into account this temperature offset, Toffset.
Let's suppose we want set Tmin to 65 C. By taking into account Toffset, the value to enter in the controller rules is:
Tmin=65-6=59
where i entered my offset of 6 C
3) We have to set the maximum temperature Tmax, i.e. the temperature at which the duty-cycle is set to 100%.
This is done through the variable "T-Range". TR ( T Range) can be found through this relation:
TR=2/3*(Tmax-Tmin)/(Dmax-Dmin)
where Dmax and Dmin are the minimum and maximum duty-cycles in p.u., i.e. 60% -> 0.6, 100% -> 1.
Let's suppose we want Tmax at 75 C. We have:
TR=2/3*(75-65)/(1-0.6)=16.7
So we should enter 16.7 for T-Range in Riva, but not all values are possible. RivaTuner will choose the closest value accepted by the controller to the one we enter. In this case the closest value is 16.
4) We have to disable the dynamic Tmin control of the controller.
It is enough to set:
T operating = 110
T low limit = 0
T high limit = 110

This is the result after a run of 3mark05:.."

Link original:

http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=238574&highlight=tmax

Obs: Minhas configurações como ficaram:

Duty cycle min = 60
Duty cycle max = 100
Tmin = 55 (lembrando que, de acordo com o tutorial, vc deve ver a real temperatura medida pelo sensor do fan "vide item 2"... no modo normal, minha VGA mede 61ºC em Idle e no modo "ADT7473" mede 55ºC - diferença de 6ºC)
Trange = 26 (calculado de acordo com a fórmula) -> ao estar em 81ºC, o fan trabalhará a 100%

T operating, T low limit e T high limit são padrões (110, 0 e 110 respectivamente).

Espero poder ter ajudado :yes:

SpeedRacer

Take the red pill

Maurivillas

Fed up!
Administrador
Realmente show, o tópico.

A minha VGA tem um controle na BIOS do fan. O legal é que a tamperatura sobe e o fan acompanha, mas nunca vi chegar a 100%.

Monsenhor

New Member
as opções do meu rituner não aparecem como dito no tutorial...

Viniciusmpm

ComeAgua
Fiz aqui, mas não entendi direito o calculo...

brai

New Member
eu deixo em 100 mesmo e n me atrapalha =)

doze off

Overclocker!
Muito interessante o tutorial kra, amanha vo ver se consigo fazer aqui .

Monsenhor

New Member
alguma alma caridosa podia traduzir isso ae pra facilitar...

Mancha Negra

Active Member
eu deixo em 100 mesmo e n me atrapalha =)
Problema é que deixar em 100º vc diminui a vida útil do fan.... Dessa maneira ele vai trabalhar somente de acordo com o necessário :yes:

alguma alma caridosa podia traduzir isso ae pra facilitar...
Ôxe... eu acho que tá tão facinho de entender :eek:

Fiz aqui, mas não entendi direito o calculo...
O cálculo é para identificar o valor a ser colocado como "range". O importante é identificar a temperatura "real" do core da VGA (como explicado no tuto).

Lembrando que eu testei somente em VGA Nvidia... Ná minha funciona perfeitinho. O fan fica entre 60% e 90%.. não chegou a ficar em 100% nunca... Temp máxima da minha VGA nunca passou 79º

Qualquer dúvida só perguntar :yes:

Monsenhor

New Member
"Ôxe... eu acho que tá tão facinho de entender"

¬¬
e pra quem não sabe inglês?!?!?!

Monsenhor

New Member
=(

Fulcrum

New Member

poxa... ninguém mesmo...
=(

Que loucura isso !! ... parece até física quântica !! :wacko::wacko:

Amigo , vai aqui neste link do Guru3d q ele fizeram um tuto facinho de entender , c/ gravuras e um passo a passo !

http://www.guru3d.com/article/article/449/1/

Eu fiz aqui e é bem fácil , basta criar 3 modos de velocidades diferentes e depois configura-las com as temperaturas q vc quiser !

Se vc não entender o texto se guie pelas gravuras , elas são bem explicativas ....

;)

burr

New Member
Segui o tutorial indicado pelo amigo Mancha, funcionou q é uma beleza :lol: com a minha 8800GT... :yes:

No meu caso, usei o Riva Tuner 1.06 e o forceware 169.21

http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=238574&highlight=tmax

Em todo caso resolvi colocar aqui passo-à-passo o q eu fiz, na esperança de ajudar quem não pegou direito ...

Na tela inicial do Riva Tuner , vá para a aba Power User.

Riva Tuner Fan 1.GIF

Dentro da aba Power User, Use a Barra de rolagem para chegar até a opção Riva tuner \ Fan, click no botão com o simbolo de + no lado esquedo da opção.
Selecione a opção AutoFanSpeedControl, click com o direito na coluna Name e selecione o simbolo da lampada acesa, ainda dentro de AutoFanSpeedControl vá para a coluna Value e digite o numero 3.

Voce então terá algo como a figura abaixo:

RivaTuner Fan 2.GIF

Aperte OK.

Agora começa a aventura !! :D

Volte para a aba inicial do Riva tuner, e click com o botão esquerdo do mouse no local indicado pela seta vermelha na figura abaixo (opção customize).

Fan 3.GIF

Selecione a primeira opção (Low-Level system customize)

fan4.GIF

Voce então caira numa aba única chamada Fan ...

Dentro dessa aba, selecione Enable low-level fan control e depois Auto.
click em aplicar e reinicie o Riva Tuner .

(tudo isto esta na ultima figura abaixo)

Após reiniciar o Riva, Volte novamente à aba Fan.

Dentro dessa aba vc notara uma lista
de variáveis e números, sendo:

Duty cycle min => Rotação minima de trabalho do cooler (em porcentagem)

Duty cicle max => Rotação máxima de trabalho do cooler (em porcentagem)

T min => Temperatura minima estimada (temp em idle)

T range => intervalo de temperatura; dado pela formula abaixo:

T range= [2/3*(Tmax-Tmin)]/(Dmax-Dmin)

Para facilitar a utilização da formula, vamos calcula-la por etapas:

Tomando por exemplo o MEU caso:

IMPORTANTE: Na formula de T range, Dmax e Dmin são dados em valores absolutos, para obte-los basta dividir o valor em porcentagem por 100.
assim, 30% =>30/100 =>0,3 e por ai vai para qqer valor desejado

Dmax = 100% (pessoalmente aconselho a deixar em 100% ) = 100/100 = 1

Dmin = 50% (para alguns o cooler a 50% faz muito barulho ... o valor aqui varia de preferencia e necessidade)= 50/100= 0,5

logo, (Dmax-Dmin)=(1-0,5)= 0.5

Tmin = 50 ;temperatura minima desejada para sua placa em 2D ou idle (nessa temp/ seu cooler estará em rotação minima, no meu caso 50%).

Tmax = 75 ;temperatura máxima desejada p/ sua placa em full (nessa temp/ seu cooler estara em rotação máxima, no meu caso 100%)

logo, (Tmax-Tmin) = (75-50)=25

e sabemos q 2/3 = 0,667 ...

Voltando com esses valores p/ a formula original, temos:

T range = [0.667x(Tmax-Tmin)]/(Dmax-Dmin)= [0,667x(25)]/(0,5) = 33.35 ------> pegamos o valor inteiro mais proximo ou seja 33!

Note q o riva tuner aceita apenas valores inteiros específicos de T range , no meu caso ele mudou de 33 p/ 32 depois de salvo... isso ja é esperado ... portanto não c assuste c isso acontecer.:eek:

Sobraram agora as tres ultimas variaveis T operating, T low limit, T high limit, responsaveis pelo tempo de resposta na variação do cooler, infelizmente não consegui achar informaçòes sobre o funcionamento delas... no tutorial original ele simplesmente, desativou essa função adicionando os valores :

T operating = 110
T low limit = 0
T high limit = 110

Eu preferi deixar os valores de fabrica nesse caso, imagino eu, q essas variaveis sirvam p/ o cooler não sofrer variações bruscas de velocidade, que possam comprometer a vida util do mesmo ...

Depois de tudo isso é só apertar o botão save e checar a caixa de diálogo com o simbolo do windows, Aplicar ... e vc tera algo parecido com a figura abaixo:
RivaTuner Fan 5.GIF

Para quem possui uma placa similar e quiser tentar meus valores, aqui vão eles:

Duty Cycle min = 50
Duty cicle max = 100
T min = 50
T range = 32
T operating = 75
T low limit = 45
T high limit = 90

ps: quem ja fez da uma olhada ai ... e me diz c eu esqueci de algo..

Monsenhor

New Member
super show a iniciativa do colega Burr... e fico muito agradecido por ele ter feito questão de me avisar por MP q tinha feito a tradução... coisa rara de se ver... cabra dos bons... mas pena q meu rivatuner não tá aparecendo as opções como no tutorial e eu tô meio perdido...

burr

New Member
super show a iniciativa do colega Burr... e fico muito agradecido por ele ter feito questão de me avisar por MP q tinha feito a tradução... coisa rara de se ver... cabra dos bons... mas pena q meu rivatuner não tá aparecendo as opções como no tutorial e eu tô meio perdido...
fico feliz q vc tenha gostado amigo ... mas diz ai, qual versão é o seu riva tuner, eu usei o 1.06 ... e qual sua placa de video ... pq parece q essa função não é implementavel em todas placas ...

panda49

Banido
Banido
Aqui não aparece essa maldita opção do "Enable Low Fan Level". Tenho uma 8600GT e a versão do Riva é a 2.2. Será que alguém poderia me ajudar?

burr

New Member
Foi mal pessoal (e desculpem a demora :eek: !) ... Essa função do river só funciona para placas com Fan controler ADT7473 , que no caso é o Fan utilizado pelas 8800GT.

De qqer forma tenham em mente que esse tutorial foi feito para as 8800GT ... para as demais placas, só testando mesmo. :wave:

miptzi

Serious bussines
realmente, a9800gtx tb não tem aa ABA low-level........

ainda bem q tem como regular embaixo, na Aba Hardware do Driver mesmo.........

Pryds

It's the hat.

Eu ja tinha visto do mancha e pelo que disseram funcionou...

Valeu mesmo assim cara, um tutorial a mais n mata ngm :D

Pryds

It's the hat.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)