• IMPORTANTE: No dia 01/02/2020 ficamos 100% independentes em relação a nossa estrutura de servidores. Para você usuário o mais importante é alterar links de favoritos, removendo o ".UOL" de todas as URLs do site e fórum Adrenaline.

Essas URLs irão parar de funcionar em breve, sendo assim é importante fazer essa alteração para evitar problemas e ajudar no processo de migração.

Equipe Adrenaline

Faculdade de Desenvolvimento de Sistemas [AJUDA]

cristhian p

Member
Na minha opinião, se tu quiser ficar só em dev, o tecnólogo está ótimo, mas se quiser algo mais amplo, aí parte para bacharelado.

leojportes

Pare e pense!
Na minha opinião, se tu quiser ficar só em dev, o tecnólogo está ótimo, mas se quiser algo mais amplo, aí parte para bacharelado.
então, meu foco é entrar no mercado de trabalho como dev. Futuramente quem sabe, conhecendo outras áreas, pode ser que eu mude.. mas o foco é entrar como desenvolvedor..

cristhian p

Member

leojportes

Pare e pense!
Bom dia.

Pois então, acredito fortemente que sim, sei que para programar não precisa de curso algum. Mas quase todas as empresas de tecnologia pedem pelo menos um curso concluído ou pelo menos estar cursando.

Zxf95

Faço programa e também desenvolvo
Eu não vejo absolutamente NENHUM motivo pra fazer engenharia da computação a não ser que você pretenda trabalhar com algo mais científico.

Se for pra trabalhar em empresa normal, ADS tá mais do que bom. Além disso, tecnólogo é uma graduação como qualquer outra, então você pode fazer um mestrado, doutorado ou especialização depois, o que eu acho mais válido que perder mais um ou dois anos da vida só pra ter o título de bacharel, para o qual a enorme maioria das empresas vai cagar.

No mais, acho válido começar uma graduação agora porque, por mais que as empresas contratem gente sem faculdade, ter curso superior é sempre um plus. E, além disso, uma boa faculdade pode ter conexões com empresas, o que pode facilitar conseguir um estágio. E eu dou graças a deus de não ter inventado de fazer ciência ou engenharia da computação, então você já consegue imaginar qual desses dois aí eu acho melhor.

----

Sobre tecnologias pra estudar, veja os dois lados. Pegue um pouco de frontend e um pouco de backend e veja se tem um dos dois que você não suporta. Eu tenho horror a trabalhar com front, por exemplo. Mas se você gosta, React é uma boa pedida. Tá em alta e acho que vai continuar assim por uns anos. Se você quer Backend, sugiro PHP (puro, de início) e Laravel (se quiser focar no mercado brasileiro) ou Symfony (se quiser focar no internacional).

leojportes

Pare e pense!
Eu não vejo absolutamente NENHUM motivo pra fazer engenharia da computação a não ser que você pretenda trabalhar com algo mais científico.

Se for pra trabalhar em empresa normal, ADS tá mais do que bom. Além disso, tecnólogo é uma graduação como qualquer outra, então você pode fazer um mestrado, doutorado ou especialização depois, o que eu acho mais válido que perder mais um ou dois anos da vida só pra ter o título de bacharel, para o qual a enorme maioria das empresas vai cagar.

No mais, acho válido começar uma graduação agora porque, por mais que as empresas contratem gente sem faculdade, ter curso superior é sempre um plus. E, além disso, uma boa faculdade pode ter conexões com empresas, o que pode facilitar conseguir um estágio. E eu dou graças a deus de não ter inventado de fazer ciência ou engenharia da computação, então você já consegue imaginar qual desses dois aí eu acho melhor.

----

Sobre tecnologias pra estudar, veja os dois lados. Pegue um pouco de frontend e um pouco de backend e veja se tem um dos dois que você não suporta. Eu tenho horror a trabalhar com front, por exemplo. Mas se você gosta, React é uma boa pedida. Tá em alta e acho que vai continuar assim por uns anos. Se você quer Backend, sugiro PHP (puro, de início) e Laravel (se quiser focar no mercado brasileiro) ou Symfony (se quiser focar no internacional).

Valeu mesmo pelas dicas, acho que vou começar a me organizar quanto aos meus objetivos. tentar colocar em ordem e ver o que eu me encaixo melhor. Mas ainda assim, pretendo cursar ADS no próximo semestre.

Quero ainda esse ano fazer algum curso, seja online ou presencial de HTML5, CSS, Javascript.

Nano

Since 2006!
Achas que é mais "difícil" arrumar emprego durante o curso de ads? há preconceito quanto ao técnologo?
Vejo que o ads seria mais focado na área de desenvolvimento e iria me preparar mais rápido.
Se teu interesse é entrar pro mercado de trabalho, te digo que: a maioria das empresas não liga pra faculdade. Elas ligam pra conhecimento técnico. Se você sabe muito e aprendeu sozinho, elas não ligam como você aprendeu.

Eu trabalho remoto pra uma empresa gringa há 3 anos. Trabalhei numa empresa BR por 5 antes. Não tenho nenhuma faculdade completa (mas duas incompletas).

Como disseram aí no tópico, se você quiser aprender é curso online. ADS vai te ajudar mais na programação se você preferir aprender com um professor. Bacharel não faz diferença pra mercado de trabalho.

leojportes

Pare e pense!
Se teu interesse é entrar pro mercado de trabalho, te digo que: a maioria das empresas não liga pra faculdade. Elas ligam pra conhecimento técnico. Se você sabe muito e aprendeu sozinho, elas não ligam como você aprendeu.

Eu trabalho remoto pra uma empresa gringa há 3 anos. Trabalhei numa empresa BR por 5 antes. Não tenho nenhuma faculdade completa (mas duas incompletas).

Como disseram aí no tópico, se você quiser aprender é curso online. ADS vai te ajudar mais na programação se você preferir aprender com um professor. Bacharel não faz diferença pra mercado de trabalho.
Excelente, obrigado pelas dicas!!

Inicialmente o objetivo é só entrar em um empresa. óbvio que vou querer estudar mais para poder ter mais conhecimento e assim uma maior remuneração.
Meus planos são: Primeiro semestre de 2020 iniciar ADS, e até lá pretendo aprender HTML, CSS, e JavaScript.

Última edição:

Nano

Since 2006!

Inicialmente o objetivo é só entrar em um empresa. óbvio que vou querer estudar mais para poder ter mais conhecimento e assim uma maior remuneração.
Meus planos são: Primeiro semestre de 2020 iniciar ADS, e até lá pretendo aprender HTML, CSS, e JavaScript.
Disponha!

HTML é bem tranquilo, não mudou muito desde que lançou em relação às outras linguagens.
CSS o que a maioria aprende é o básico. Serve bem, mas dependendo da área que você seguir dentro do desenvolvimento, acaba virando um plus ser excepcional ou até um requisito.
Javascript é, dos três, o mais complexo. A base é tranquila, mas se especializar abre mais um monte de porta pra aprender novas bibliotecas e virar expert nelas. Biblioteca de js nova aparece a cada respirada que você dá, então às vezes vale até a pena você estudar uma e apostar nela.

Bons estudos!

leojportes

Pare e pense!

HTML é bem tranquilo, não mudou muito desde que lançou em relação às outras linguagens.
CSS o que a maioria aprende é o básico. Serve bem, mas dependendo da área que você seguir dentro do desenvolvimento, acaba virando um plus ser excepcional ou até um requisito.
Javascript é, dos três, o mais complexo. A base é tranquila, mas se especializar abre mais um monte de porta pra aprender novas bibliotecas e virar expert nelas. Biblioteca de js nova aparece a cada respirada que você dá, então às vezes vale até a pena você estudar uma e apostar nela.

Bons estudos!

Obrigado novamente pela atenção!!

Agradeço suas dicas que me ajudaram muito e de todos que de alguma forma me ajudaram aqui!!

Agora é estudar e estudar.

Saudações!!!

Ranathum

Member
Também estou começando a estudar nessa mesma linha, html + css + javascript.
Uma dúvida, vocês costumam pegar a base da linguagem, algo mais teórico ou partem direto pra linguagem na prática, tipo exemplos básicos de programas já prontos?
Acredito que seja mais entusiasmante e motivador por a mão na massa e aprender a linguagem já programando. O que vocês acham?

JEDI

Active Member
Também estou começando a estudar nessa mesma linha, html + css + javascript.
Uma dúvida, vocês costumam pegar a base da linguagem, algo mais teórico ou partem direto pra linguagem na prática, tipo exemplos básicos de programas já prontos?
Acredito que seja mais entusiasmante e motivador por a mão na massa e aprender a linguagem já programando. O que vocês acham?
HTML e CSS não são linguagens de programação, é de marcação, portanto só precisas decorar o que cada marcação faz e como usar elas. Css tbm basta saber o que faz e como usar.

Tu vai aprendendo e praticando. Bem simples, fácil e rápido.

Javascript já precisa de mais empenho, mas o ideal é sempre saber o que esta fazendo e como as coisas funcionam. Mas claro que sempre programando pra ir testando.

skull10001

Member
Estou com a msm dúvida, vc decidiu por qual? estou pensando em fazer EAD msm.
Postando pra agradecer aos comentários tb, li tds e já me deram outra perspectiva do que fazer

Última edição:

leojportes

Pare e pense!
Estou com a msm dúvida, vc decidiu por qual? estou pensando em fazer EAD msm.
Postando pra agradecer aos comentários tb, li tds e já me deram outra perspectiva do que fazer
Decidi fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas presencial, começo dia 15 de fevereiro. Minha relação com EAD não é muito boa, e acredito muito no Networking que a presencial proporciona.

Estou estudando via Udemy, um curso de JavaScript. Pelo o que pesquisei, é o melhor da plataforma.

skull10001

Member
Estou estudando via Udemy, um curso de JavaScript. Pelo o que pesquisei, é o melhor da plataforma.
entendi.. qual é o curso , por gentileza. acho q farei uns cursos no udemy sobre HTML, CSS e java como o pessoal citou pra ver se curto a área antes de tentar ADS tb.
obrigado pela resposta

Alberth-OC

New Member
Sempre gosto de indicar pro pessoal que pensa em programar começar do C, pois foi uma das linguagens que serviu como referência para as outras. Se vc souber somente o essencial de C conseguirá perfeitamente entender as outras linguagens, pois associará uma linha de comando com a de C e tornará sua vida mais fácil. Pega o livro do Deitel e come ele literalmente, se vc terminar ele todo certamente já será melhor que mto cara que "manja" de programação. Ai dps vc escolhe em qual área quer focar: Design (não recomendo), programação Web, Mobile, Automação (indico)...

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)