Faculdade de Desenvolvimento de Sistemas [AJUDA]

leojportes

Pare e pense!

Bom, antecipo que é meu primeiro tópico aqui no fórum, se eu estiver cometendo algum erro, por favor, me avisem.

Há muito tempo acompanho o Fórum, mas nunca tive cadastro, enfim...

Vamos lá!

Tenho 24 anos, e ainda não decidi o que fazer da vida. Tenho curso técnico em informática mas nunca pensei em seguir na área, pelo menos até mês passado.
Estou interessado em fazer o Curso de ADS (Análise e desenvolvimento de sistemas) aqui em Florianópolis - SC.
A grade do curso é excelente, porém é Tecnólogo, com 3 anos de duração.
Minha ideia é a seguinte; Fazer o Curso de ADS, e logo em seguida emendar um bacharelado em engenharia da computação por meio de Aproveitamento de matérias, assim eu não iria precisar cursar os 4/5 anos do bacharelado.

Queria saber a opinião de vocês.

Acrescento que estou ciente de que não é a faculdade que define um bom profissional, sei que existe muito esforço à parte do curso.
seja ele tecnólogo ou bacharelado.

JEDI

Active Member
Pq fazer ads e depois engenharia da computação?

Pq não faz direto engenharia?

leojportes

Pare e pense!
Pq fazer ads e depois engenharia da computação?

Pq não faz direto engenharia?
É que pretendo entrar logo no mercado de trabalho na área de desenvolvimento.
O bacharel de engenharia da computação é um plano futuro. Não sei ao certo se faço uma pós após o tecnólogo em ADS ou emendo o bacharelado.

Última edição:

JEDI

Active Member
É que pretendo entrar logo no mercado de trabalho na área de desenvolvimento. Terei indicações de alguns membros da minha família que trabalham em empresas de tecnologia.
O bacharel de engenharia da computação é um plano futuro. Não sei ao certo se faço uma pós após o tecnólogo em ADS ou emendo o bacharelado.
Pra entrar no mercado de trabalho basta saber programar, e pra ser sincero não precisa nem de indicação. O mercado esta tão carente em Floripa que as empresas estão treinando o pessoal de graça pra depois tentar contratar.

Talvez ainda não tenhas conhecimento suficiente pra saber qual area escolher, mas seria bom dar uma olhada na grade curricular dos 2 e tentar ver o que te chama mais atenção. Numa dessas faz direto o bacharelado e já encurta o tempo.

leojportes

Pare e pense!
Pra entrar no mercado de trabalho basta saber programar, e pra ser sincero não precisa nem de indicação. O mercado esta tão carente em Floripa que as empresas estão treinando o pessoal de graça pra depois tentar contratar.

Talvez ainda não tenhas conhecimento suficiente pra saber qual area escolher, mas seria bom dar uma olhada na grade curricular dos 2 e tentar ver o que te chama mais atenção. Numa dessas faz direto o bacharelado e já encurta o tempo.
Não sabia deste fato de carência em Floripa.
Sobre encurtar o tempo, Ao concluir o ADS, eu iria validar pelo menos a metade do curso de Eng. da Computação, ou seja, iria ter o tecnólogo e eng. da computação em 5/6 anos.

JEDI

Active Member
Não sabia deste fato de carência em Floripa.
Sobre encurtar o tempo, Ao concluir o ADS, eu iria validar pelo menos a metade do curso de Eng. da Computação, ou seja, iria ter o tecnólogo e eng. da computação em 5/6 anos.
Eu faria só um deles, e já partiria pro mercado de trabalho. Depois pensaria em certificações, pois acho que elas são mais valorizadas que muitas faculdades.

Mas claro que tudo depende da area que tu pensa em trabalhar.

leojportes

Pare e pense!
Eu faria só um deles, e já partiria pro mercado de trabalho. Depois pensaria em certificações, pois acho que elas são mais valorizadas que muitas faculdades.

Mas claro que tudo depende da area que tu pensa em trabalhar.

Achas que é mais "difícil" arrumar emprego durante o curso de ads? há preconceito quanto ao técnologo?
Vejo que o ads seria mais focado na área de desenvolvimento e iria me preparar mais rápido.

JEDI

Active Member
Achas que é mais "difícil" arrumar emprego durante o curso de ads? há preconceito quanto ao técnologo?
Vejo que o ads seria mais focado na área de desenvolvimento e iria me preparar mais rápido.
Não sei o qual teu nivel de conhecimento de programação. Mas só pra ter uma ideia entra nesse site https://www.codenation.dev/

Eles estão dando curso de java e no final tu faz entrevista de emprego. Só que pra entrar é preciso responder um desafio. Quem paga o curso é a empresa que quer contratar, os alunos fazem tudo de graça.

Pra conseguir um emprego basta saber programar. Não é preciso de faculdade nenhuma.

Mas pq tu não faz direto bacharelado? E enquanto não começa faz um curso de desenvolvimento e já corre atras de um emprego.

Se tu dedicar algumas horas diárias, em poucos meses tu já esta programando.

leojportes

Pare e pense!

Meu nível de conhecimento em programação é desconsiderável. Mas obrigado pelo link, irei olhar agora a proposta, mas acredito que por enquanto meu conhecimento é raso demais.

Tanto ads ou caso resolva fazer direto o bacharelado, eu iniciaria no próximo semestre, inicio de 2020.
Penso que se eu fizer direto o bacharelado, perderei tempo com outras matérias que não são focadas no desenvolvimento de software.

Você mencionou ali em fazer um curso de desenvolvimento, você diz curso rápido? procurei aqui em floripa e não consegui encontrar algo em instituições conhecidas.

Estou estudando por conta própria, vendo video aulas no youtube e pesquisando em sites.
Comecei a aprender em python3. Mas só estou no início do início.

-Kbça-

Engenheiro de Software
Você mencionou ali em fazer um curso de desenvolvimento, você diz curso rápido? procurei aqui em floripa e não consegui encontrar algo em instituições conhecidas.
Faça online, caso no tenha facilidade de aprender online, vai em alguma faculdade e procure por oficinas de programação quase toda facul publica tem.

leojportes

Pare e pense!
Aprendo mais online, em casa. Consigo focar mais no silêncio e no meu tempo. É interessante a ideia de oficinas de programação em universidades públicas, irei pesquisar sobre isso, obrigado!!
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Achei este curso com abertura de turma em outubro. Se puderem dar uma olhada e me dizer se de fato vale a pena.
https://eraconectada.com.br/python/

Última edição:

JEDI

Active Member

Da um olhada na softplan e vê as vagas em aberto, ali tu vai ter uma boa noção de como ta o mercado e quais as areas que tu consegue trabalhar.

Sobre esse curso da eraconectada, pelo menos a grade curricular é boa, só não posso falar sobre a metodologia e nem sobre os professores.

leojportes

Pare e pense!

Da um olhada na softplan e vê as vagas em aberto, ali tu vai ter uma boa noção de como ta o mercado e quais as areas que tu consegue trabalhar.
Então, escolhi iniciar em python por ver que tem um alto crescimento na popularidade da linguagem.
Não sei ainda a demanda do mercado de trabalho, irei seguir a sua dica em pesquisar sobre.

Na sua opinião, você acha que iniciar em python é uma boa ideia?

-Kbça-

Engenheiro de Software
Prefiro meu velho e bom Javascript.
Alias recebo proposta direto ai de floripa...

leojportes

Pare e pense!
Prefiro meu velho e bom Javascript.
Alias recebo proposta direto ai de floripa...
mas para iniciar em javascript, tenho que aprender antes alguma linguagem em especifico?

leojportes

Pare e pense!

-----
Deschamps é mais famosinho.
Pow, Valeu.. estou pesquisando aqui sobre react native.

Logo quando eu chegar em casa, irei assistir os vídeos linkados
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Ignore a parte dos 40 anos...

-----
Deschamps é mais famosinho.

Se puderes, por gentileza, dar um olhada na grade desse curso e me dar uma opinião se é válido:
https://eraconectada.com.br/react/

Última edição:

JEDI

Active Member
react é uma boa pedida, mas tu vai precisar começar no básico.

HTML + CSS + Javascript

O unico que tu vai dar mais trabalho é o javascript, os outros 2 são bem faceis de aprender.

Depois sim tu pode correr atras do react.

leojportes

Pare e pense!
react é uma boa pedida, mas tu vai precisar começar no básico.

HTML + CSS + Javascript

O unico que tu vai dar mais trabalho é o javascript, os outros 2 são bem faceis de aprender.

Depois sim tu pode correr atras do react.
Então, este curso que mencionei antes em react, os pré-requisitos dele é exatamente HTML+ CSS, será que consigo uma base até metade de outubro?

JEDI

Active Member
Então, este curso que mencionei antes em react, os pré-requisitos dele é exatamente HTML+ CSS, será que consigo uma base até metade de outubro?
HTML e CSS tu aprende sozinho pela internet. É bem fácil, não chega a ser uma linguagem de programação.

cristhian p

Member
Cara, também acho que deveria focar só em uma graduação, não vale a pena esse esquema que tu quer fazer. Faz cursos online juntamente com o bacharel.
Dá uma olhada nos cursos da Udemy, são caros, mas tem promoção direto com 80~90% OFF.

leojportes

Pare e pense!
Cara, também acho que deveria focar só em uma graduação, não vale a pena esse esquema que tu quer fazer. Faz cursos online juntamente com o bacharel.
Dá uma olhada nos cursos da Udemy, são caros, mas tem promoção direto com 80~90% OFF.

Você acha que é mais vantajoso eu fazer o bacharel do que o tecnólogo? visando que pretendo ir pra área de desenvolvimento.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)