Erro nos Testes de Memória...

elvio.tche

Usuário Registrado
Eu tenho 2 módulos de memória Kingston DDR400 de 512MB (total 1GB) em Dual Channel.
Deu tela azul no Windows XP e resolvi fazer alguns testes com os programas Windows Memory Diagnostic e MemTest86+ 1.70.
O Windows Mem. Diag., apresentou erros LRAND.
O MemTest86+ chegou aos 98% do teste #5 e iniciou a série de endereços com falha.

Tentei testar um pente de cada vez; remover e fazer limpeza dos contatos e solts; testar em slots diferentes;
sempre com os mesmos sintomas nos dois módulos.

Isso confirmaria problema em ambos os módulos?

Sendo que um deles eu tenho a cerca de um ano e outro em torno de 2 meses.

É a máquina #2 da assinatura.

Attachments

jackmamma

New Member

palma

Old member
nem sempre. minhas memos também davam isso, mas pq eu mexia nas configs do memtest antes de rodar. se esses erros acontecem sem vc mexer em nada nele é problemas nas memos sim, mas se vc mudou alguma coisa antes de rodar tenta passar ele de novo mas sem mudar nada dessa vez.

elvio.tche

Usuário Registrado
nem sempre. minhas memos também davam isso, mas pq eu mexia nas configs do memtest antes de rodar. se esses erros acontecem sem vc mexer em nada nele é problemas nas memos sim, mas se vc mudou alguma coisa antes de rodar tenta passar ele de novo mas sem mudar nada dessa vez.
No MemTest eu faço os testes padrão do programa.
Já no Win Men Diag eu solicito teste "full" (11 testes).

pedrocicoleme

Id0ntkn0w
Aqui dava um monte de erro a partir do 5, e do 6 em diante a coisa piorava. Tava ficando maluco já, porque tava tudo novinho e não tava afim de esperar pra usar o pc.

Depois de fuçar em tudo quanto é coisa, eis que surge a resposta: a placa-mãe setou automaticamente 1.85v nas memos, e foi só baixar 0.05v que todos os erros desapareceram. Ou seja, pode ser esse o erro das suas memos também.

Tente fazer todo tipo de mudança pra depois pensar em trocar de memorias. Comece desconfiando dos mesmos erros nos dois módulos, já que assim é bem mais provavel que seja erro de configuração que dos pentes.

elvio.tche

Usuário Registrado
Aqui dava um monte de erro a partir do 5, e do 6 em diante a coisa piorava. Tava ficando maluco já, porque tava tudo novinho e não tava afim de esperar pra usar o pc.

Depois de fuçar em tudo quanto é coisa, eis que surge a resposta: a placa-mãe setou automaticamente 1.85v nas memos, e foi só baixar 0.05v que todos os erros desapareceram. Ou seja, pode ser esse o erro das suas memos também.

Tente fazer todo tipo de mudança pra depois pensar em trocar de memorias. Comece desconfiando dos mesmos erros nos dois módulos, já que assim é bem mais provavel que seja erro de configuração que dos pentes.
Muito boa dica!
vou testar e depois retorno com os resultados.
valeu!

elvio.tche

Usuário Registrado

Peguei os dois módulos Kingston e levei até o meu trabalho (esquecei que tenho uma máquina que aceita DDR) e fiz os testes individualmente.
Os módulos não apresentaram qualquer problema, ou seja, as memórias estão boas.
Peguei as memórias da máquina da empresa, dois módulos genéricos DDR400 de 256MB cada módulo, levei pra casa; instalei e comecei os testes; apresentaram problemas no mesmo ponto do MemTest86+ (teste #5) e Win. Mem. Diag. também.
Verifiquei que a bateria da BIOS está com 2.9V, um pouco abaixo do normal, o normal seria 3V ou 3.3V (Lithium CR 2032).
Vou comprar uma bateria nova, resetar a BIOS e refazer os testes; no fim de semana vou pegar uma mem. Samsung DDR400 de 512MB e fazer outro teste.
Dependendo dos resultados, tentarei contato com o suporte do fabricante (www.[b]EPOX[/b].com.tw).

palma

Old member
se não é problema nas memos pode ser o slot da mobo, mas ainda pode ter alguma outra coisa causando a tela azul, tipo o processador lascado ou alguma placa pci.

elvio.tche

Usuário Registrado
se não é problema nas memos pode ser o slot da mobo, mas ainda pode ter alguma outra coisa causando a tela azul, tipo o processador lascado ou alguma placa pci.
Finalmente consegui descobrir o que estava errado... era FONTE !

Nessa máquina estava uma fonte Leadership de 550W. Lembri que eu tenho uma genérica de 450W. Fiz a troca dessa de 550W pela genérica de 450W e os problemas acabaram! Fiz todos os teste com Windows Memory Diagnostics e MemTest86, várias passadas e, por fim, todos os testes efetuados com sucesso.
Provavelmenete a fonte da Leadership está com problema em algum dos componentes. Aiás, já li muitas críticas sobre essa fonte, mas isso é outro assunto.

elvio.tche

Usuário Registrado

O problema era a FONTE, uma Leadership de 550W.
Fiz a substituição por uma genérica de 450W (Sattelite) e todos os testes passaram com sucesso.

Edir

New Member

Ola, curiosamente estava lendo as respostas no FOrum e a solução com a troca da fonte. POrém devo dizer que quando um equipamento apresenta erro no memtest86 no teste 5 em 98% é um erro do chip de controle da memória. Quando acontece isso a placa mãe não consegue controlar memorias 400, assim a placa mae deve ser substituida. Porém tem algumas coisas que podem ser feitas para evitar o erro, para não ter que trocar a placa mãe:
1º) VC pode configurar a placa mae para trabalhar com frequência 133 a 333;
2º) Pode instalar memórias 333 ao inves de 400
3º ) tem alguns modelos de placas mãe que permitem atualizar a bios para resolver este bug.
Dezenas de placas mae da MSI 478 tem este problema, e também as placas da ECS P4M800PRO-M, P4M800-M e tambem algumas da Gigabyte como 8VM800-M e tambem a 8VM833-M entre dezemas. Assim devo alertar que este erro é da placa mae, caso se depare com este este, troca a placa ou faz algo citado acima, qualquer duvida estou a disposição, sou novo por aqui.

Ate logo!

elvio.tche

Usuário Registrado
Ola, curiosamente estava lendo as respostas no FOrum e a solução com a troca da fonte. POrém devo dizer que quando um equipamento apresenta erro no memtest86 no teste 5 em 98% é um erro do chip de controle da memória. Quando acontece isso a placa mãe não consegue controlar memorias 400, assim a placa mae deve ser substituida. Porém tem algumas coisas que podem ser feitas para evitar o erro, para não ter que trocar a placa mãe:
1º) VC pode configurar a placa mae para trabalhar com frequência 133 a 333;
2º) Pode instalar memórias 333 ao inves de 400
3º ) tem alguns modelos de placas mãe que permitem atualizar a bios para resolver este bug.
Dezenas de placas mae da MSI 478 tem este problema, e também as placas da ECS P4M800PRO-M, P4M800-M e tambem algumas da Gigabyte como 8VM800-M e tambem a 8VM833-M entre dezemas. Assim devo alertar que este erro é da placa mae, caso se depare com este este, troca a placa ou faz algo citado acima, qualquer duvida estou a disposição, sou novo por aqui.

Ate logo!
Muito bem explicado!
Pois achei mto estranho mesmo substituir a fonte e funcionar.
Grato pela respostas e dicas.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)