Ei, Oldman......ESSA VAI PRA VC!!!!!!

Solum

Solum, Filho do Papai.
uia... agora penso seriamente numa ATI :)

[Grandmaster Killer]

† The Murderer †
Creio que seja porque ela tenha comprado uma parte do opengl!
Ae agora a ATI vai ser uma concorrente mais forte do qeu ja eh!!!!!!!

:D

Morpheus

comunakafer

agora sim a ATI vai concorrer direito com a NVIDIA, antes o opengl das ATI num era mt bom, o da NVIDIA era bem superior

mas agora isso vai mudar.......

OldMan

Congelado
Na verdade a ATI já fazia parte como membro honorário por concessão da NVIDIA e para preeencher o lugar da 3dFX. Agora só ficou oficial, significa que ela não sai mais a não ser que seja expulsa pela NVIDIA+ SGI + 3DLABS. Não esqueça que a NVIDIA é a presidente e juntamente com a SGI e 3dLabs detem os direitos de veto na ARB do OpenGL.

E essa notícia tá meio velhinha.. a ATI é que demorou pra colocar na página dela.

Mas participar da ARB não ajuda muito, a M$ participa desde o início e até hoje só construiu OpenGL 1.1 para o windows.

OldMan

Congelado
Participar da ARB significa que as extensões deles podem ser outorgadas como parte integrante do openGL e podem opinar sobre futuras releases. Mas atualmente é a 3dLAbs que faz tudo ir pra frente.

DekerBSB

Registered User
ontem eu fiquei lendo um topico muito bom num forum sinistro onde só tem os carinha cobra em programaçao.....
o nome do tópico era OpenGL vs D3D.....
......
um fato interessante:
todo esse mito sobre o JC detestar o D3D:
- na época do Q2 ele deu uma entrevista e meteu o cacete no D3D...explicando pq o OGL era melhor, como era mais facil de usar....etc e etc.....
mas na época que isso foi escrito a microsoft tava no DX3...que foi o pior DirectX da série.....chegando muitas vezes a estragar o CPU depois de instalado......(eu tive esse problema....e lembro que o DX só passou a ser algo "bom" depois do 5)......
.........
.........
a pergunta é: E hoje???.....oq falaria JC sobre o D3D???
se alguem souber bota aqui.....mas de preferencia com um link...
......
......
outro assunto tbm discutido muito interessante:
pq eles não fazem apenas uma API???
ia ser muito melhor......pois ficaria mais facil para os desenvolvedores explorarem no maximo essa API, e ficaria mais facil para as NVIDIA/ATI da vida desenvolverem as placas.....
se isso acontece a briga no mercado ficaria em cima do melhor preço/velocidade da placa..............uam maravilha............pena que isso é sonho...........já que NUNCA vão querer fazer isso.....
.......
.......
outro comentário muito bom, segundo JC:
-não devia chamar DX 8 e DX 8.1, e sim DX GeForce e DX R200 :p

DioLa

Admin
Administrador
quanto a apenas uma API, isso é muito difícil né Deker, não é apenas na questão de qualidade, isso é jogo de marketing... se fizessem apenas uma placa e trabalhassem o melhor que pudessem em cima dela e de tudo que envolve ela como os drivers tb seria melhor, mas sabemos que isso não existe... o mercado precisa de concorrência de todos os tipos para haver melhora...

DekerBSB

Registered User
isso que é foda........falta boa vontade mesmo........
.......
mas um dia isso pode acontecer naturalmente........
basta lembrar que tempos atras existiam varias API's......como o GLide, S3 Metal, o Power VR......
.........
.........
na link da news da ATI encontramos a seguinte frase:

Currently, ATI is working with the OpenGL industry leaders to adopt a common interface for the programmable shading architectures of today and the future.

tudo bem que pode ser apenas uma dessas frases bonitas usadas nos press-release......
mas vai saber né.......

OldMan

Congelado
A idéia do OpenGL é ser uma única API.. se alguém pode ser isso é o OPenGL.. pq outras API são dependentes de plataforma.

Bom eu ja vi um post do J Carmack em um fórum... faz mais de uma ano, e ele mesmo disse que se nega a programar em DX, pois com uma hora programando em OpenGL ele faz o que ele levaria um dia inteiro em DirectX. Além do mais o JC é fã da idéia de multi-plataforma. No final daquele post eu me lembro que ele colocou que nunca mais comentaria uma palavra se quer sobre DX vs OpenGL.

E estes posts de DX vs OpenGL existem em todos fóruns de programação 3d.. o pessoal sério nem visita eles mais, só postam lá os mais newbies ou mais esquentadinhos/fanáticos.

Isso que tá nas news da ATI é o OpenGL 2.0..

DekerBSB

Registered User
Além do mais o JC é fã da idéia de multi-plataforma.
tudo bem que a idéia de multi-plataforma é muito boa e prática.....
mas vendo pelo lado econômico não existe muita razão.....
qual o interesse das desenvolvedoras de jogos em fazer jogos pra linux ou outros sistemas?????
nenhum eu acredito.......ja que a maioria esmagadora dos jogos são feitos para Windows.......

vc é que é o maior fanático por OpenGL Old......por isso que fica de bronca com o DX........
mas ambos são excelentes........eu duvido que se alguem fizer um jogo violento tem como saber qual API foi usada só olhando os gráficos.......

OldMan

Congelado
Se vc entendesse um pouco da programação de ambos também ia ficar assim. Cara.. eu já fui em palestras sobre o DirectX, pra fazer propaganda sobre o DirectX e os aperesentadores metarem o pau dizendo que é uma droga. Nunca vi uma pessoa que conhece ambos e que não trabalhasse pra M$ dizer que DX é melhor de se programar. Tem um povo que diz isso em fóruns, mas esses não conhecem OpenGL direito. Só pra ter uma idéia.. são mais de 60 linhas de código pra vc fazer um triângulo em DX... e apenas 5 em OpenGL.

Agora..se vc quer ser escravo da M$ a vida toda.. então nem adianta fazer torcida pra ATI alcançar a NVIDIA, pq vc já vai ser escravo de outra empresa de qquer modo. Eu tenho um grupo de desenvolvedores de jogos... nunca desenvolveremos nada para windows. Existe só jopgo pra windows pq os desenvolvedores tem esse mesmo pensamento restrito que vc tem. Se vc fizer um jogo bom pra Linux é lógico que tem apelo de mercado.. especialmente pq não tem concorrência.

DekerBSB

Registered User
eu curto tanto o openGL quanto o D3D........tanto que comprei uma TNT numa época que nenhum usuario normal de PC sabia oq era OpenGL e o Glide era a febre dos jogos.......
......
pra mim os dois são ótimos..........quanto essa dificuldade de programar, apesar de eu nao entender nada disso, sei que é verdade........pois todos falam a mesma coisa......
.......
mas nem por isso deixo de apreciar os jogos em D3D........os gráficos são ótimos........ja estão iguais ao openGL, IMO. :p
......
......
eu não quero ser escravo de ninguem......e foi por isso que eu troquei Nvidia por ATI............pq com os preços cobrados numa GF já já ela ta dominando o mercado se o povo não acreditar nas nvoas soluções..... (vulgo ATI)......
......
o dia que o linux tiver jogos assim como o Windows tem eu migro pra ele com a maior felicidade.........
.....
essa de fanatismo é furada.........a gente tem que escolher aquilo que melhor nos satisfaça......
"o consumidor sempre busca maximizar sua satisfação equilibrando o preço/utilidade marginal"
ps-putz.......não é que as aulas de economia adiantam???
:p

OldMan

Congelado
Na relação preço/utilidade... o que é que venceria o LINUX+OpenGL.. sendo que o numerador da fração é zero? O que levaria a uma relação perfeita. hehe aulas de matemática também serviram pra algo.

Não sei se vc sabe mas a M$ paga pras empresas usarem DX nos jogos.. isso criou uma base muito grande de programadores DX.

É óbvio que por usuário final não faz diferença entre OpenGL e D3D.. hoje a diferença está no fato de vc não ser escravo da M$. Eu não gosto da M$ não por causa de produtos ruins, mas por causa da atitude da empresa.. típica americana .. o fraco que se exploda.

Ela se esquece que se a SGI não tivesse liberado o código do OpenGL.. só ele teria tecnologia de APIs 3D.. e M$ nunca teria desenvolvido o D3D. A SGI foi justa e camarada, o que a M$ faz em troca? tenta estrangulá-la?

DekerBSB

Registered User

PAU NO CU DOS COMUNISTAS!!!!!!!!!

VIVA A CICCIOLINA!!!!!!!!!
:p :p :p

DioLa

Admin
Administrador
pdoe até ser que open_gl seja mais 'facil' de programar do que directX, mas a tempos DirectX ta detonando, para mim isso é tão obvio que só não ve quem não quer ver, não adianta fica falando essa coisa de que microsoft quer monopolizar e etc, quando todo mundo falava de voodoo tinham que mete o pau nas tnt, comprei uma por que vi que era melhor que voodoo3, depois peguei uma gts, e nem por isso peguei uma gf3, peguei a r8500, pelo simples fato de que achei que era melhor para mim, da mesma forma que falo que directx detona em games, quer vc's queiram ou não, banal ficar discutindo isso, uma coisa é a facilidade em programar, de que eu não entendo, outra coisa é se fazer de cego, ou melhor, fanático afim de não ver o que todo mundo ve... max payne foi a maior prova, eleito o melhor game do ano em gráficos por vários sites? inclusive sites de renome internacional como voodooextreme, que tem programadores como redatores... seriam eles ingênuos a esse ponto, por favor né... acho que ninguem tem que faze média com nenhuma API... apenas não fica metendo o pau em coisas que não tem sentido...

HolySin

High Priest of Darkness
Max payne pra mim é só um monte de texturas bonitas. Primeira vez que joguei, olhei pra baixo e achei animal o max ali, parado, com duas armas na mão. Agora quando olho só vejo um modelo que poderia ter mais poligonos... :/
Se comparar os gráficos de Max Payne com Wolfenstein, prefiro o wolf!

DioLa

Admin
Administrador
meu deus, como pode, independente disso, estou falando da API, que ela é capaz.. mas não precisa citar o max payne, o que me dizem do AquaNox? nem da para comparar ele com o max payne, ele é muito superior em gráficos... e é em directx... e mais uma coisa, foid esenvolvido em 1 ano... sendo que é um dos primeiros a usar vertex shaders... quem viu ele babou nso gráficos...

HolySin

High Priest of Darkness
Ai sim, mas você tem que ver que essas APIs não estão evoluindo juntas e ao mesmo tempo.
Ou open gl não está sendo tão bem usado, sei lá.
Mas quando Quake 3 saiu... meu deus... :)

Alias, quem aqui joga CS por open gl e quem joga por D3D?
Eu uso, e sempre vou, open gl no CS.

DekerBSB

Registered User
caso vc tenha uma GF.......pega o rivatuner a ajusta o MIPMAP pra -3.0 pra vc ver como o CS fica bunitinho até em D3D......sem texturas embaçadas.......
......

Morpheus

comunakafer
com a voodoo 5 se eu colocar em D3D fica a mesma coisa q em Opengl em CS

mas realmente o D3D evoluiu mt!!!!! a algum tempo atraz ele era mt ruim....

e max payne foi uma revolução em graficos.........
mt bem feito!!!!!!

OldMan

Congelado
Ambas API podem fazer tudo uma o que a outra faz. Se vc usa aquanox como exemplo.. eu uso Doom3, Maya, 3dStudio como contra exemplo de OpenGL. Hoje a diferença de qualidade de imagem é definida mais pela placa que pela API., se vc tem uma ATI.. é idiotice rodar em OpenGL.. se vc tem uma NVIDIA é idiotice rodar em D3D.. isso os jogos que suportam ambos é óbvio.

Eu não sou fanático... eu programava D3D... só que me dei conta de quão idiota eu era, pois levava horas brigando com uma API remendada (não tem um padrão interno de implementação bem definido) pra descobrir que eu posso fazer tudo o que ele fazia com muito mais facilidade, com independência de multi-plataforma no OpenGL. Se o D3D passase por uma limpeza de código (como vai acontecer no 9) e se tornasse aberto.. eu o consideraria um igual ao OpenGL.

Quero que alguém me indique uma única vantagem do D3D sobre o OpenGL... não me dizer que tem mais jogos, isso não é vantagem da API, é questão de mercado.

Taturana

New Member
Não é verdade que uma vez a microsoft tentou juntar o directx com a opengl? Acho que a API era pra se chamar farenheit, não era? Só que aí a microsoft começou a redigir o contrato e o acordo foi pro espaço. É isso mesmo não é? E aliás, eu consigo perceber a diferença de um jogo em opengl para direct3d sim. O opengl possuí uma saturação e diversidade de cores maior, pelo menos quando jogo eles, isso em 16 bits. O direct3d sempre parece claro demais, com falta de cor, só quando se muda pra 32 bits parece ter mais cor, mas mesmo assim, parece sem cor.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)