• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dúvida - SSD Adata XPG Spectrix S40G VS Adata XPG Gammix S11 Pro NVMe

lucaspinaffi

Active Member
Registrado
Fala galera beleza?

Seguinte estou p/ comprar um SSD e como estamos em novembro, mês da blackfriday/black november, vi que alguns sites estão com descontos legais. Pesquisando sobre SSDs e custos, me deparei com estas duas opções e gostaria da ajuda de vocês em qual seria a melhor opção de escolha. Lembrando que procuro um SSD de 500gb, e com boa leitura (+-3000 mbps) e gravação (+- 2000 a 2500 mbps).

**1) SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2, Leitura 3500MB/s, Gravação 2400MB/s - AS40G-512GT-C - R$489 à vista + frete grátis:

Este é o primeiro que olhei e está com um preço bacana (por volta de R$489 à vista+frete grátis). Li alguns sites de análises, como o Techpowerup, o tweak town e o guru3d, pelos testes o Adata XPG é razoável/bom, não se destaca sobre algumas marcas (grandes e caras) como samsung, corsair mp510, e outros. Mas sempre nas conclusões eles falam que é um bom SSD.

A minha preocupação é que, por ser um SSD RGB, ele possa acabar esquentando muito e com isso ter aqueles problemas de Throttling (ficar travando/freezando). Se alguém puder ajudar neste ponto.

Outra dúvida: na descrição do Spectrix não fala NVMe, logo seria inferior? Sempre fico na dúvida...

Sites que li sobre este SSD RGB:
- https://www.techpowerup.com/review/adata-xpg-spectrix-s40g-1-tb-m-2-nvme-ssd/
- https://www.tweaktown.com/reviews/9...1tb-nvme-pcie-gen3-x4-2-ssd-review/index.html
- https://www.guru3d.com/articles_pages/adata_spectrix_s40g_512gb_nvme_m_2_ssd_review,1.html

**2) SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 512GB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 2300 - R$ 549 à vista + R$18 frete:

O segundo modelo que olhei é este, que está R$549 à vista + 18 de frete (ou seja, mais caro). Achei uma análise que também colocou ele como bom/razoável, mas estava na dúvida quanto a ele pois:

-Não é RGB + possui dissipador de calor integrado (o que acredito que apresentará temperaturas mais baixas que o Spectrix e evita o throttling)
-É NVMe, mas não sei se isso influencia ou não.

Aguardo ajuda da comunidade :)
 
Os dois são NVMe, o limite do protocolo Sata é cerca de 600MB/s.
 
Os dois são NVMe, o limite do protocolo Sata é cerca de 600MB/s.

sabe se os leds/RGB podem aumentar a temperatura e ocasionar o throttle/travada??
 
sabe se os leds/RGB podem aumentar a temperatura e ocasionar o throttle/travada??
Infelizmente não sei dizer, o que posso dizer porque já tive um é que o S11 é muito bom, não tenho o que reclamar dele, especialmente se for usar máquinas virtuais.
 

Neste e em outros lugares há comentários de que a versão sem RGB é sutilmente mais rápida.

Quanto ao calor, logicamente falando o led não esquenta o ambiente, pois não emite calor pelo feixe de luz e sim pela energia que é distribuída em seu circuito, então a placa onde está instalado (o ssd) irá esquentar sim, mas o quanto isso interfere na sua temperatura e desempenho não há como dizer.
Presumo que a interferência não seja significativa, do contrário não colocariam leds nesse ssd...
 

Neste e em outros lugares há comentários de que a versão sem RGB é sutilmente mais rápida.

Quanto ao calor, logicamente falando o led não esquenta o ambiente, pois não emite calor pelo feixe de luz e sim pela energia que é distribuída em seu circuito, então a placa onde está instalado (o ssd) irá esquentar sim, mas o quanto isso interfere na sua temperatura e desempenho não há como dizer.
Presumo que a interferência não seja significativa, do contrário não colocariam leds nesse ssd...

lendo a review do guru3d e do techpower, vi que eles comentaram que o SSD esquenta e acaba dando os throttles/engasgadas...n sei se vou escolher ele...
 
lendo a review do guru3d e do techpower, vi que eles comentaram que o SSD esquenta e acaba dando os throttles/engasgadas...n sei se vou escolher ele...
O meu Adata S11 nunca chegou nem nos 55°, só passou algumas vezes dos 50° nos dias em que a temperatura ambiente era 40°, mas meu sistema não tem placa de vídeo.
 
Tenho um S11 desse, e mesmo com meu gabinete que a refrigeração não é das melhores, em temperatura ambiente de 36º nunca passou de 50º.
E não tive problemas com desempenho em momento algum.
 
Tenho um S11 desse, e mesmo com meu gabinete que a refrigeração não é das melhores, em temperatura ambiente de 36º nunca passou de 50º.
E não tive problemas com desempenho em momento algum.

acho que vou optar por este S11 Pro mesmo. Parece ser a melhor opcao custo beneficio.
 
Obrigado pelas informações pessoal. Eu estava com a mesma dúvida e acabei optando pelo S11 Pro também.
 
bom dia, alguém adquiriu o SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, para informar temperaturas e etc ??
 
bom dia, alguém adquiriu o SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, para informar temperaturas e etc ??

De acordo com os testes do Guru 3D, em operações de escritas esse SSD atingiu mais de 80º o que afetou drasticamente a performance de escrita em uma ferramenta de benchmark que testa escrita de forma isolada usando blocos de tamanhos varias de escrita. No entanto nos benchmark baseado no uso de programas reais esse SSD performou dentro do esperado.

 
muito obrigado, teria review desse pny ??

De acordo com os testes do Guru 3D, em operações de escritas esse SSD atingiu mais de 80º o que afetou drasticamente a performance de escrita em uma ferramenta de benchmark que testa escrita de forma isolada usando blocos de tamanhos varias de escrita. No entanto nos benchmark baseado no uso de programas reais esse SSD performou dentro do esperado.

 
Bom dia amigos.

Trocar meu SSD WD Blue da assinatura por um XPG S40GB vai dar diferença de desempenho no sistema ?
 
Bom dia amigos.

Trocar meu SSD WD Blue da assinatura por um XPG S40GB vai dar diferença de desempenho no sistema ?

Muito difícil saber, Rodrigo. Teu SSD tá na mesma classe desses AData. Eu lembro que vi alguns testes com SSD da WD que se saiu mal em testes de leitura aleatória de arquivos menores que 4K, isso influencia na performance do sistema. Porém, nem todos os reviews que vi ele se saiu mal, entao fica muito difícil saber. Na dúvida, eu não trocaria. Juntaria grana pra pegar um que fosse garantido que melhorasse a performance.
 
Eu já tive o S11 e troquei pelo S40G por conta da capacidade e o valor promocional que estava/está. Posso te dizer que o dissipador do S11 é um pouco melhor em relação ao S40G, mas de quanto a performance não senti diferença nenhuma entre eles.

Aqui com o Hardware montado em bancada, meu SSD fica acima da VGA a temperatura dele em Idle é de 44ºC
 
estou em um grande dilema, esse adata s40g ou pny cs 3030, pny vem sem dissipador, minha placa mãe não tem dissipador, então com certeza o da pn y, ficaria mais quente q esse da adata ??

Eu já tive o S11 e troquei pelo S40G por conta da capacidade e o valor promocional que estava/está. Posso te dizer que o dissipador do S11 é um pouco melhor em relação ao S40G, mas de quanto a performance não senti diferença nenhuma entre eles.

Aqui com o Hardware montado em bancada, meu SSD fica acima da VGA a temperatura dele em Idle é de 44ºC
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo