Dúvida sobre o funcionamento do FreeSync?

GustavoDNT

New Member

- Estava vendo de comprar o monitor LG 24MK430H, li opiniões bem divididas quanto a ele, mas acho que ainda assim vale a pena comprá-lo, enfim, minha dúvida pode ser um tanto quanto boba, mas não achei nada sobre isso, mas gostaria de saber se posso utilizar o FreeSync em qualquer jogo ou apenas nos que aparecem a função de ativar o mesmo dentro do jogo, pois existe a função de ativá-lo direto pelo monitor, mas alguns jogos não tem essa opção, então só de ativar no monitor posso usar em qualquer jogo?

- Se eu limitar o FPS do jogo (caso ele mesmo não tenha essa opção dentro dele) pelo RivaTuner em 60 FPS, visando que o monitor opere a 75hz, terei problema de Tearing ou algum outro?

GabrielTeo

New Member

-Acredito que o freesync pode ser implementado em qualquer jogo, mas para usar o freesync vc deve ativar no monitor e no driver da placa de vídeo, afim de sincronizar a taxa de atualização do monitor a taxa de frames.

Segunda pergunta:

-Não. Porem se a placa de vídeo não conseguir 60 fps estáveis talvez tenha problema tearing ou stuttering.

efraharder

Top DJ Superstar
Só vai ter tearing ou stutter bravo se o framerate estiver fora da faixa de atuação do Freesync, tanto acima, como abaixo. (Não sei sobre seu monitor, mas talvez, por exemplo, 48-75Hz).

Somente se ativa o Freesync no monitor e no painel de controle da gpu. Isso que está vendo no jogo deve ser confusão sua (V-sync não tem a ver com Freesync).

Por último, trava os quadros 1 frame abaixo do máximo do seu monitor (74 fps em 75Hz), para sempre flutuar dentro da faixa de atuação.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)