Dúvida objetivas macro [Distância focal x Distância mínima de foco]

Krato$

New Member

Eu andei pesquisando sobre objetivas ultimamente e hoje comecei a comparar algumas objetivas macro. O que fiquei em dúvida foi sobre a relação Distância focal vs Distância mínima de foco.

O que acontece é o seguinte: Quando uma câmera tem uma distância focal grande, significa que poderemos ter um ângulo de visão menor, ou seja, o objeto que estamos visualizando apareceria maior na imagem. E quanto mais aproximamos, maior fica.

Porém, de que adianta isso se a distância focal mínima é grande? Você pode ter uma distância focal de 200mm e uma distância mínima de foco de quase 1 metro e meio! Daí não adianta, a imagem do objeto ficaria pequena.

Parece ser simples analisar isso, porém como comparamos uma objetiva de maior distância focal e maior distância mínima de foco com uma outra objetiva de menor distância focal com uma menor distância mínima de foco??

Exite alguma equação pra isso?

Para deixar mais claro, eu estava observando estas objetivas:
http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=2070070388+1389127331&name=Macro+Lenses
(Obs: Não tenho a intenção de comprar)

Obrigado

Smile=P

<- Te amo Pamela ->
O problema é tu entender que fotografai não é só o que tu conhece, tenta fotografar o passarinho mais raro do mundo à menos de dois metros, impossível, se queres detalhe vais precisar de uma tele, se queres fotografar as joaninhas da grama do teu quintal, uma 60mm F2.8 serve perfeitamente. Cada objetiva é feita para um uso específico, e se elas tem distâncias focais e distancias minimas de foco diferentes, é porque são feitas para tipos de fotos diferentes....

Krato$

New Member
Ok, então se eu quero tirar foto de uma joaninha no meu quintal eu precisaria de uma objetiva com distância de foco mínima pequena, ok? tá. Mas e se a distância focal dessa lente fosse pequena demais? Será que ia compensar?? O que estou perguntando é se existe alguma proporção distância de foco mínima/distância focal máxima. Nada adianta uma objetiva com distância mínima de foco de 1 metro se a distância focal máxima é de 30mm??

LeandroR

...

Tu tá complincando uma coisa fácil. Teles, distâncias mínimas focais maiores, usa-se para fotos de longe e nao para macro. (No geral)
Nas dslr, geralmente as macro variam de 60~100mm (+-) e distância minima d foco pequena, pq é o que se precisa para o seu devido fim.

"Mas e se a distância focal dessa lente fosse pequena demais?" (preguiça de bota quote)

pequena como!?? só se tu quer uma UGA com macro ... uehsuhaeushau

Ps: há excessões como no caso da minha finada compacta Minolta A1 onde o modo macro dela era em tele apenas (200mm), com distância de foco mínima de 25cm (DOF q ela entregava era o cão chupando manga :D).

Smile=P

<- Te amo Pamela ->
Exatamente, as tele precisam de mais distância focal em modo macro para poder compactar o fundo e dar a impressão de um dof maior. Kratos tu dificilmente vai achar uam 30mm Macro, e se achar, ela foca a menos de 30cm com certeza. Objetivas macro normais normalmente focam de perto, caso da 60mm F2.8 da nikon por exemplo, maiores que 150mm já precisam de distância maior, mas o nível de aproximação se equivale, pois tu estás mais longe só que com uma objetiva maior.

Krato$

New Member

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)