De 2Gb ram P/ 4Gb, compensa?

4gotten

Metal is Forever
Adreneiros, estarei com uma grana na proxima semana, e gostaria de saber se vale a pena eu investir R$250 e pegar mais 2Gb ram da Super Talent.

Aqui tenho 4 slots com 2 ocupados já. Para os jogos atuais estou super satisfeito, mas por exemplo fico um pouco receioso em colocar o vista, pois o mesmo consome mta memoria (pelo que vejo).

Será que vai ser um investimento bacana? Ou melhor deixar de lado?

Obrigado.

Lckhd

Hidratado
Coloca 4GB e vai pro vista tranquilo e já fica tranquilo pros próximos lançamentos tbm

doze off

Overclocker!
se tiver grana pra pegar mais 2Gb eu pegaria sim.

davidsantana

Enthusiastic
Já testei minha máquina com 4GB e posso dizer que compensa sim, principalmente em aplicações que fazem o uso de grande quantidade de memória, quanto ao Vista para um bom aproveitamento dos 4GB é bom pensar em uma versão 64bits. :yes:

Uatarrell

New Member

Os 3.25Gb naum seriam melhor tbem q apenas 2GB?

Sem levar em conta os 750 mega sem uso. Grato!

BlackBurN

Gamer

mas eu queria saber era no XP 32 bits mesmo... se faria diferenca...

vista ainda ta chato d+ de aturar as frescuras visuais dele hehehe.

memoria ta taoooooooooo barato..... botar +2gb kingston 667 no pc sai uns 150 reais só

Lckhd

Hidratado

memoria ta taoooooooooo barato..... botar +2gb kingston 667 no pc sai uns 150 reais só
No XP 32 não iria reconhecer os 4GB, só 3.2 se não me engano

4gotten

Metal is Forever
Já testei minha máquina com 4GB e posso dizer que compensa sim, principalmente em aplicações que fazem o uso de grande quantidade de memória, quanto ao Vista para um bom aproveitamento dos 4GB é bom pensar em uma versão 64bits. :yes:
A versão de 32bits do Vista não consegue gerenciar 4Gb? E a versão de 64bits já bem compativel com os outros aplicativos e com os jogos??

tbm tenho essa duvida...

Sim inicialmente também gostaria de saber do XP pois pode ser que eu me "arrependa" do vista... Mas já falaram que o XP so suporta 3.25, dai ferrou.

eu não colocaria, só se fosse para rodar coisas bem pessadas, como por exemplo o Crysis no Vista. Eu tinha 3GB aquí e resolví testar, deixei só 2GB e não ví diferença, por isso vendi 1GB e fiquei com 2GB no PC.
Bem seria para rodar Crysis, God of War, COD4, Photoshop CS3, Eclipse (desenvolvimento java)...

Eu pegaria sim, vai se garantir por um bom tempo ;)
Esse seria a ideia mesmo.

palma

Old member
na verdade sistemas 32 bits reconhecem até 4gb de memória total. ou seja, descontando todas as memórias de chipset, vga, cpu, etc etc etc, o que sobrar será reconhecido normal.
e vc pode usar o xp 64, não precisa ser o vista 64

davidsantana

Enthusiastic
A versão de 32bits do Vista não consegue gerenciar 4Gb? E a versão de 64bits já bem compativel com os outros aplicativos e com os jogos??
...
Sim inicialmente também gostaria de saber do XP pois pode ser que eu me "arrependa" do vista... Mas já falaram que o XP so suporta 3.25, dai ferrou.
Em teoria sistemas x86 ou 32bits suportam no máximo 4GB de memória RAM, na prática "dizem" que o XP suporta apenas 3,25GB em sua versão 32bits, mas nada impede que você instale o XP 64bits e usufrua de toda a memória instalada. O mesmo vale para o Windows Vista.

Quanto a suporte e compatibilidade, usei o Vista Home Premium e o Ultimate x64 em minha máquina e não tive problema nenhum com drivers e aplicativos, os drivers encontrei todos em versão 64bits e os aplicativos os que não funcionavam a versão 32bits já possuíam versão 64bits disponível para download. :yes:

4gotten

Metal is Forever
Em teoria sistemas x86 ou 32bits suportam no máximo 4GB de memória RAM, na prática "dizem" que o XP suporta apenas 3,25GB em sua versão 32bits, mas nada impede que você instale o XP 64bits e usufrua de toda a memória instalada. O mesmo vale para o Windows Vista.

Quanto a suporte e compatibilidade, usei o Vista Home Premium e o Ultimate x64 em minha máquina e não tive problema nenhum com drivers e aplicativos, os drivers encontrei todos em versão 64bits e os aplicativos os que não funcionavam a versão 32bits já possuíam versão 64bits disponível para download. :yes:
Humm valeu pela informação esta começando a esclarecer as coisas :p

4gotten

Metal is Forever

thx

KASKETA

Banido
Banido
eu acho perda de grana, coloquei 4gb pra testa o vista, nao vi melhora em nada, só no battlefield 2 que foi primordial, mais porque o jogo é tosco mesmu. o resto como lost planet, call of juarez, nada de diferença de 2gb pra 4gb. invista em cpu pra melhorar seu gargalo na vga. pega um 6320, mete um over pra 3ghz e seja feliz.

Stronks

Primeira Fase - Sucesso
Eu vejo vez ou outra um desempenho de jogos menor nos sistemas de 64 bits... Não sei se melhorou, mas eu não vejo vantagem ainda.Mesmo porque não há nenhuma aplicação domestica que você vá usar isso.
Compra um unico pente de 2 Gb depois compra outro de 2 Gb que mais pra frente vai estar muito mais barato e com varios aplicativos funcionando perfeitamente em 64 bits.O Crysis mesmo nem chega a usar tanta memoria.O povo ja ta exagerando.:boring:

G.E.C.

New Member
. Eu tinha 3GB aquí e resolví testar, deixei só 2GB e não ví diferença, por isso vendi 1GB e fiquei com 2GB no PC.
eu tambem estava com 3 gigas e acabei vendendo um por nao ter vantagem nenhuma encima de 2 gigas..:thumbs_up

achei um teste 2GB vs. 4GB RAM encima do Windows Vista 32-bit

teste sobre seguinte configuraçao e sistema
Intel Core2Duo E6420 @ 3200 MHz

- Gigabyte GA-P35T-DQ6

- 4x1 GB DDR-3 Ram 1333 MHz

- BFG 8800 GTS 320 OC 600/1800 MHz

- WD Raptor 74 GB Raid 0

Software:

- Windows Vista Home Premium 32-bit

- Windows Updates vom 26.10.2007

- Forceware 163.71 Beta

- inf. Update 8.3.0.1013

du__f

Active Member
eu passei de 2gb pra 4gb,instalei o vista x64 e fka MTO bom...pra ter 4gb tem q ter sistema 64bt, na minha opniao usar 4gb em sistema 32bit é disperdicio de dinheiro, eu mesmo ja testei o XP32 com 4gb de ram...reconhecia 3,25gb e nao vi melhora NENHUMA em NADA!

FelipeV

ex-[FA]VooDoo
Retirado do site bit-tech, texto de Brett Thomas.

http://www.bit-tech.net/bits/2007/10/16/64-bit_more_than_just_the_ram/1

Ah, the memories
Now that we've touched on CPU registers, we can move on to what everyone thinks of when "64-bit" is spoken aloud: memory. See, one of the most important CPU register types is the memory address - it is a single word (note that, it cannot be bridged) that gives the last chunk of data a place to go outside of the CPU.

Sound confusing? It's really not - think of it like going over to someone's house via the train, tube, subway, whatever public transport you fancy. You travel to the station via roads to board the train. But the train you're on rarely gets you exactly where you want to go - sometimes you have to switch. How do you know which station? Or what time? Where do you go while at the station?

These things are what a memory address solves - it tells your data where to be held outside of the CPU until it's time to use it again. Data travels through the bus to the CPU where it gets manipulated, transformed, etc. But one trip through the CPU is rarely all that is necessary - so the data has to get moved to the RAM for future use.

Obviously, this is an over-simplification, but it points to where memory addresses come in. A register is passed along behind the data that tells the CPU where to shove it for a while until it's needed again. The bigger the word, the more possible combinations, or addresses, there can be.

It is this limitation that people are thinking of when wondering why not all four gigs of RAM are showing up. A 32-bit operating system can only properly address exactly four gigs, which must be shared between kernel and processes as well as holding further virtual memory addressing. Because of that, Windows XP users can never see the full 4GB of memory - it will always be approximately 3.2GB with Service Pack 2.
Resumindo, VC usa os 4GB, so nao ve eles.

4gotten

Metal is Forever
po tá bem dividido... a metade fala que compensa outra metade fala que não...

Uma coisa é certa, com sistema 32bits nao rola... o_O to começando achar que não compesa, pelo menos agora.

davidsantana

Enthusiastic
achei um teste 2GB vs. 4GB RAM encima do Windows Vista 32-bit
Aí está o problema, foi testado em um sistema de 32bits, onde como já dito aqui, não irá utilizar os 4GB.

Basicamente mais memória ajuda o seguinte:

- Evitar SWAP de disco o que trás perda de performance devido ao acesso ao HD ser muito mais lento que o acesso ao memória RAM.

- Melhorar o desempenho em grande resoluções e no uso de filtros, pois quanto mais pixels na tela mais memória será requerida para trata-los.

Basicamente o aumento da memória só será sentido em aplicações onde será utilizada toda a memória, não adianta vc colocar 4GB e jogar ou rodar programas que vão utilizar no máximo 1GB, nestes casos não haverá diferença já que vc não está utilizando mais do que já tinha anteriormente, já em casos onde por exemplo um jogo necessita 2GB para rodar na resolução utilizada com filtros e tudo carregado vc já passará a sentir uma diferença pois vc terá 2GB exclusivos para o jogo e mais memória sobrando para o sistema operacional, com isso vc evita os acessos ao disco para SWAP do sistema.

Memória nunca é demais, fato é que em sistemas como o Vista que faz uso do prefetch com mais de 2GB de RAM e em versão 64bits, o sistema fluirá melhor e vc ainda terá memória sobrando para os jogos e aplicativos que for usar.

Só para finalizar, sempre é esse mesmo papo quando se muda o padrão de memória mínima para os sistemas, foi assim dos 4MB para os 8MB e assim por diante. Mas no final o que manda é o seu bolso, se você pode comprar mais memória, dinheiro jogado fora não será. :yes:

Espero ter ajudado. Abraços. :wave:

FelipeV

ex-[FA]VooDoo
Nao tem divisao, tem expeculacao e fato, leia o artigo completo ou so a parte ai que esta relacionado a sua pergunta e a resposta esta ai preto no branco.

Memoria nunca eh demais, a nao ser que vc tente usar 8gb, dai o XP nao vai mesmo, limite dele eh 4GB, so algumas versoes de 2000 e 2003 suportam mais que 4GB.

Qnto a performance, nem sempre vai ter ganhos de FPS, mas memoria livre eh sempre bem vinda, meu XP carregado consome pouco mais de 200MB apos o boot, no Vista Ultimate passa dos 700MB e nem uso o aero, uso o visual classico, aquele user noob com varios programas no iniciar passa facil de 1gb logo apos iniciar o sistema, dai 2GB seria pouco, entao se pode botar 4GB, bote, melhor sobrando do que faltando.

G.E.C.

New Member
concordo que é melhor sobrar do que faltar,,mas melhor ainda é saber o que precisa e comprar o que usará,,,quem precisa de 4 gigas blz,,vai enfrente,,,afinal o preço das memorias esta la embaixo...
no meu caso nao ha vantagens ter 4 gigas e prefiro ficar com 2 por enquanto

abs
g.e.c.
giuseppe eduardo calderaro

4gotten

Metal is Forever

O pessoal do Fudzilla até que tentou rodar o demo do Crysis numa plataforma em DirectX 10 com o Windows Vista de 64 bits, mas o jogo ficou com performance bem precária, ao ponto de ser inviável.

E não fora qualquer computador não. A máquina testada era um Athlon FX 74 (dual core) a 3GHz com 4GB de memória e GeForce 8800Ultra overclockada a 655Mhz! Para se ter idéia da situação, em configurações setadas como “very high” ou “ high” a 1280x1024 e 1024x768, obteve-se de média um patamar de míseros 16,5FPS! Mesmo desabilitando os filtros de FSAA e Aniso o ganho fora pouco.
E com uma noticia dessa? Vc compraria 4gb instalaria um SO64bits e "bum" o treco nao roda...

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)