• IMPORTANTE: No dia 01/02/2020 ficamos 100% independentes em relação a nossa estrutura de servidores. Para você usuário o mais importante é alterar links de favoritos, removendo o ".UOL" de todas as URLs do site e fórum Adrenaline.

Essas URLs irão parar de funcionar em breve, sendo assim é importante fazer essa alteração para evitar problemas e ajudar no processo de migração.

Equipe Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

alanvictorjp

New Member

Qual o melhor caminho do loop?

1 - reservatório - bomba - radiador - bloco - reservatório
2 - reservatório - bomba - bloco - radiador - reservatório

Sou novo nos wc custom, como vocês usam?

Ferras

New Member
Galera, a famosa "água de bateria" (desmineralizada) seria água destilada neh?

Encontrei perto de casa uma loja de baterias que vende esse tipo de água e queria usar no meu loop.

Ela não tem nenhum outro aditivo, eh apenas água mesmo.

Voces acham que posso usar ?

Seria essa aqui de baixo.

Não, não seria, se fosse o nome seria "água destilada" xD

Água desmineralizada foram retirados apenas os minerais, não foram tirados os compostos orgânicos e a água teria mais tendência a criar micro algas.
Além do mais, pode ser que a desmineralizada não seja completamente livre de ions, somente o processo de destilação garante uma água realmente pura.

NeoConker

Unregistered User

Qual o melhor caminho do loop?

1 - reservatório - bomba - radiador - bloco - reservatório
2 - reservatório - bomba - bloco - radiador - reservatório

Sou novo nos wc custom, como vocês usam?
A opção opção 2 com certeza, sempre do bloco pro radiador, a bomba e reservatório ficar recebendo fluido quente é ruim pro loop.

Aizen

Active Member
A opção opção 2 com certeza, sempre do bloco pro radiador, a bomba e reservatório ficar recebendo fluido quente é ruim pro loop.
Posso estar errado e gostaria de iniciar uma discussão aqui. Mas pelo que li, a temperatura do fluido ao longo do loop se mantém muito próxima. Sendo que a diferença de temperatura do ponto mais frio para o mais quente geralmente não passa de 3 graus. Portanto, eu não enxergaria diferença neste ponto.

NeoConker

Unregistered User
Posso estar errado e gostaria de iniciar uma discussão aqui. Mas pelo que li, a temperatura do fluido ao longo do loop se mantém muito próxima. Sendo que a diferença de temperatura do ponto mais frio para o mais quente geralmente não passa de 3 graus. Portanto, eu não enxergaria diferença neste ponto.
Vamos falar sobre o assunto pq é sempre bom discutir sobre e calor é um coisa muito complicada...

Em IDLE a diferença de temperatura é muito baixa, a ponto da bomba fazer diferença na temperatura, uma DDC é mais quente, do que o uma D5.

Em carga (load) quanto mais calor houver, mais difícil (menos eficiente) e mais recursos (área, ventilação) são necessários para transferir o calor pra fora (dissipar).

O Jay2Shits tem um video antigo de 2017, que ilustra bem, em idle as mangueiras estão azuis (25.4C), depois de algum tempo de carga ele avança o vídeo em 10X as mangueiras estão verdes em 2:27 (próximo dos 30C), depois no final passa para amarelo vivo em 2:58 (+30C).

Se não bem dimensionado, o water cooler fica saturado e não consegue dissipar calor suficiente em um tempo menor.

https://www.youtube.com/watch?v=vc1UBZM4egc

Aizen

Active Member
Vamos falar sobre o assunto pq é sempre bom discutir sobre e calor é um coisa muito complicada...

Em IDLE a diferença de temperatura é muito baixa, a ponto da bomba fazer diferença na temperatura, uma DDC é mais quente, do que o uma D5.

Em carga (load) quanto mais calor houver, mais difícil (menos eficiente) e mais recursos (área, ventilação) são necessários para transferir o calor pra fora (dissipar).

O Jay2Shits tem um video antigo de 2017, que ilustra bem, em idle as mangueiras estão azuis (25.4C), depois de algum tempo de carga ele avança o vídeo em 10X as mangueiras estão verdes em 2:27 (próximo dos 30C), depois no final passa para amarelo vivo em 2:58 (+30C).

Se não bem dimensionado, o water cooler fica saturado e não consegue dissipar calor suficiente em um tempo menor.

https://www.youtube.com/watch?v=vc1UBZM4egc
Eu não discordo de você, neste ponto. Mas com a velocidade que a água passa pelo loop e obedecendo as regras da bomba abaixo do reservatório e in/out dos blocks, eu não li em nenhum lugar que a diferença de temperatura entre o ponto mais quente do loop (leia-se após o out dos blocks) e a parte mais fria (leia-se out do radiador) possuir uma diferença maior que 3 graus. A tendência é que o fluido mantenha praticamente a mesma temperatura em todo o fluxo.

alanvictorjp

New Member
Estou usando reservatório - bomba - radiador - bloco, depois vou testar da outra forma.
Galera fiz uma "loucura" aqui, meu gabinete é pequeno, corsair 230T, logo não cabe por radiador na parte frontal dele, só se eu fizer uma gambiarra, que estou pensando muito em fazer...

O radiador está em cima, e eu usava da forma tradicional "certo", os cooles tirando ar do gabinete e passando pelo radiador, dai deu a louca e testei ao contrario, os coolers jogando ar para o radiador por cima, as temps despencaram! e até a rotação dos coolers diminuíram muito, logicamente.

Mas onde eu ganhei em cpu, perdi em gpu, pc virou uma estufa! huehue, vou ver se consigo colocar esse radiador na frente do gabinete.

unBond

Usuário em Recuperação
a diferença é pequena pq o líquido corre muito rápido na minha humilde opinião. Uma bomba de 1200litros horas, tocando 750ml? Só jogar uma gota de tinta de impressora vcs vão ter noção.

doidera17

Active Member
O cfm realmente importa nos fans do radiador? Um de 40-50 ja esta bom?

metroidao

Active Member
O cfm realmente importa nos fans do radiador? Um de 40-50 ja esta bom?
é pressão do ar na realidade, só que fan assim faz muito barulho, aqui uso os mr12 da aigo, bem silenciosos e segura meu processador com over diario em 65~75º jogando e 80~85º em programa de stresse tipo aida64, realbenck ou cinebenck, isso em dias quentes ainda tipo hoje de fez 36º aqui, em dias frios ou a noite fica uns 10º a menos e temperatura do processador tambem baixa 10º em todos os jogos e teste.

Aizen

Active Member
Continuando com a saga, chegaram os radiadores e um reservatório da bykski (reserva, caso o da Thermaltake não caiba). Gostei muito da qualidade do material do reservatório e os radiadores vieram perfeitos, sem amassados.
Nesta semana devem chegar mais itens e, estimo que em 15 dias, chegue tudo.

unBond

Usuário em Recuperação
Esses radiadores são praticamente lendários já. são muito bons. 1 triplo desses segurando meu loop de boa.

ALETHEPOWER

New Member
Boa tarde!!! Me aventurei na montagem de um water cooler, porém sou completamente leigo no assunto e segui vários tutoriais mas acho que não rolou, as mangueiras ficam super quentes o radiador também, vou postar foto do que fiz e se alguém puder me ajudar ou descobrir o que fiz de errado... Minha montagem foi reservatório-bomba / bomba-placa de vídeo / placa de vídeo-processador / processador-radiador / radiador-reservatório, tudo está funcionando perfeitamente não sei onde errei e porque não refrigera... Desde já muito obrigado.

Última edição:

Aizen

Active Member
Boa tarde!!! Me aventurei na montagem de um water cooler, porém sou completamente leigo no assunto e segui vários tutoriais mas acho que não rolou, as mangueiras ficam super quentes o radiador também, vou postar foto do que fiz e se alguém puder me ajudar ou descobrir o que fiz de errado... Minha montagem foi reservatório-bomba / bomba-placa de vídeo / placa de vídeo-processador / processador-radiador / radiador-reservatório, tudo está funcionando perfeitamente não sei onde errei e porque não refrigera... Desde já muito obrigado.

Não consigo ver as fotos aqui. Mas a sua bomba está funcionando corretamente mesmo?

ALETHEPOWER

New Member
Não consigo ver as fotos aqui. Mas a sua bomba está funcionando corretamente mesmo?
Sim, está perfeita eu vejo todo o liquido percorrendo perfeitamente inclusive mostra a velocidade pena vc não poder ver a foto

1 Pergunta, os coolers sobre o radiador são instalador como se estivessem retirando o ar e não jogando o ar para dentro dele né?

metroidao

Active Member

realmente sua fotos não abrem pra ninguem, teria que ver todo seu looping pra ajudar, pode se que o radiador não esteja dando conta

ALETHEPOWER

New Member
realmente sua fotos não abrem pra ninguem, teria que ver todo seu looping pra ajudar, pode se que o radiador não esteja dando conta
Eu postei novamente, será que consegue visualizar agora? então o radiador é de 480mm, porém os coolers são aqueles da china com RGB, não sei se estão instalados de forma errada mas a carcaça do radiado fica quente as mangueiras tb

Ferras

New Member
Eu postei novamente, será que consegue visualizar agora? então o radiador é de 480mm, porém os coolers são aqueles da china com RGB, não sei se estão instalados de forma errada mas a carcaça do radiado fica quente as mangueiras tb
Sabe qual é o modelo exato da bomba?
Aparentemente está tudo ok sim

ALETHEPOWER

New Member
Ferras

New Member
seria essa Barrowch FBSP18A-V2, 18 W PWM Bombas, LRC 2.0 Com Tampa Do Radiador De Alumínio, Estrutura Totalmente Cercado
link - https://pt.aliexpress.com/item/32915887415.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90aeYb45b

Isso que é triste fiz tudo certinho... mas! A bomba ela está bem rápida o fluxo de água não da nem para ver aparentemente perfeita
Seu leitor de fluxo é só estético? Qual rpm dele?
Minha aposta é que o seu fluxo está laminar.

Qual espessura interna das mangueiras?
O bloco da CPU é um monobloco?

thomas

New Member
Qual é a temperatura do hardware?

ALETHEPOWER

New Member
Seu leitor de fluxo é só estético? Qual rpm dele?
Minha aposta é que o seu fluxo está laminar.

Qual espessura interna das mangueiras?
O bloco da CPU é um monobloco?
Putz amigo como eu disse sou leigo rs, o que seria fluxo laminar? as mangueiras tem 10x14mm, o bloco é esse aqui;
https://pt.aliexpress.com/item/32869212936.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90aeKvPe5, estou pensando em trocar todos os coolers do radiador, a pasta é a arctic silver

Qual é a temperatura do hardware?
Então a placa de vídeo fica ótimo na faixa de 40º mas o processador sem atividade nenhuma fica na faixa de 45º quando jogo ou faço alguma coisa que precise mais processamento ele vai a 70º

unBond

Usuário em Recuperação
pelas fotos me parece que foi montado invertido os blocos, isso pode aumentar um pouco a temperatura.
No bloco costuma ter o IN e o OUT, assim como a placa de vídeo. Tem que respeitar isso. No meu ficou,

reservatório > bomba> radiador > cpu in > cpu-out - vga-in > vga-out - reservatório

ALETHEPOWER

New Member
pelas fotos me parece que foi montado invertido os blocos, isso pode aumentar um pouco a temperatura.
No bloco costuma ter o IN e o OUT, assim como a placa de vídeo. Tem que respeitar isso. No meu ficou,

reservatório > bomba> radiador > cpu in > cpu-out - vga-in > vga-out - reservatório
Entendi... No meu caso o fluxo está assim: a bomba puxa do reservatório manda para a entrada VGA / saída VGA para entrada CPU / saída CPU radiador / radiador para reservatório, no seu caso o looping estão 1ª no CPU para depois ir para VGA correto?

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 3)