Como fazer downloade de jogos com segurança

_Noturno_

N.A.S.A
Fazer download de arquivos da Internet é uma tarefa corriqueira na parte de jogos, mas requer alguns cuidados para não se inserir na máquina arquivos indesejados ou maléficos. E quanto mais arquivos você baixar e instalar, maior será a chance de que, no meio deles, haja algum perigoso. Para reduzir os riscos ao mínimo, você encontra, abaixo, um roteiro com os principais cuidados ao se fazer donwloads:

Nunca instale arquivos executáveis (.exe) oferecidos como anexos ou em links em mensagens de e-mail, a não ser que você tenha certeza absoluta do que está fazendo. Arquivos com extensões do tipo .scr, .pif, ou .zip também podem figurar na lista de altamente suspeitos. Não se esqueça ainda de que é muito fácil esconder arquivos e sites maliciosos em links presentes em mensagens no formato HTML. Assim, o endereço aparente www.banco.com.br, por exemplo, pode facilmente estar camuflando o endereço www.cavalo-de-troia.com. Para saber a que página aponta determinado link, geralmente basta repousar o mouse sobre o endereço e observar a barra de status do aplicativo usado, mas mesmo este método pode ser falho se o programa não estiver atualizado.

Existem vários sites de donwloads, que reúnem informações sobre diversos programas e oferecem os arquivos executáveis para instalá-los. Alguns desses sites, tanto nacionais quanto estrangeiros, são tradicionais e podem ser considerados confiáveis, mas, em geral, prefira baixar arquivos de programas diretamente do site do próprio desenvolvedor. Se você não conhece o site de donwloads, nunca baixe os arquivos hospedados nele. No Brasil, já circularam até mesmo mensagens fraudulentas como se fossem oriundas de conhecidos sites de donwloads nacionais, mas que levavam a programas para roubar senhas bancárias do computador.

Arquivos baixados de redes P2P (peer-to-peer) também devem ser encarados com cautela. Em muitas dessas redes, usadas para troca de músicas, filmes, programas e outros arquivos, circulam vírus e cavalos-de-tróia criados especialmente para parecerem arquivos legítimos. Assim, em vez de apreciar seu artista ou jogo favorito, o internauta pode estar colocando sua segurança em risco.

Sites com conteúdo adulto são uma grande fonte de programas indesejados ou maléficos. Muitos desses sites instalam spywares ou dialers (discadores) nos computadores de quem os visita. Os spywares monitoram a navegação, mudam a página inicial do navegador, exibem propagandas em janelas pop-ups e podem ter várias outras ações inconvenientes. Geralmente são instalados junto de outros programas ou por causa de brechas de segurança do navegador. Já os dialers muitas vezes vêm disfarçados de programas para dar acesso a áreas restritas de sites pornográficos, mas acabam instalando um discador no computador do internauta, que fará ligações internacionais para se conectar a determinados endereços. Por causa disso, a conta telefônica do usuário pode vir com valores exorbitantes no final do mês.

Programas aparentemente úteis ou charmosos, como protetores de tela, relógios incrementados e outros, também podem conter spywares e devem ser evitados. A regra é: nunca instale em sua máquina algo que você não tem certeza do que se trata.

Quem tem o hábito de usar cracks (arquivos para burlar a proteção de uso de determinados programas) também pode estar colocando seu sistema em risco. Muitos repositórios de cracks instalam, junto destes, outros programas perigosos, como cavalos-de-tróia.

A rigor, qualquer download é potencialmente perigoso, pois você está colocando algo na sua máquina que não faz parte da configuração inicial do sistema. Se o site do qual você está baixando um arquivo oferece um certificado digital ou uma assinatura digital (hash) para garantir a autenticidade do conteúdo, use estes métodos de verificação.

É possível restringir o download e outras ações comuns na navegação manipulando as configurações de segurança da maioria dos navegadores. Quem usa o Internet Explorer pode classificar os sites visitados em confiáveis e não confiáveis, e aumentar ou diminuir estas restrições. A Microsoft fornece instruções em português para modificar as configurações de segurança do Internet Explorer. Quem já possui o Windows XP SP2 também perceberá que o download de arquivos da Internet agora vem associado a avisos de segurança.
Espero que tenha ajudado.
Abraços
 

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)

Topo