• IMPORTANTE: No dia 01/02/2020 ficamos 100% independentes em relação a nossa estrutura de servidores. Para você usuário o mais importante é alterar links de favoritos, removendo o ".UOL" de todas as URLs do site e fórum Adrenaline.

Essas URLs irão parar de funcionar em breve, sendo assim é importante fazer essa alteração para evitar problemas e ajudar no processo de migração.

Equipe Adrenaline

[WORKLOG] Cold Fusion - NZXT Phantom 820

Spawn_ez

An Old School Gamer.

Cerca de uns 4 anos atrás, realizei um projeto de um Casemod do CM 690 II (link aqui). Curti muito o resultado e tive muitas alegrias com essa máquina, mas o tempo passou e chegou a hora de um novo PC. Pra ser sincero, minha máquina atual ainda dá conta do recado muito bem, porém um fator me motivou ao upgrade: minha placa-mãe deu algum problema onde ela não reconhece SLI e só consegue ler dois pentes de memória por vez.

Fiz o possível e o impossível para tentar recuperá-la, na verdade faz quase um ano que identifiquei o problema. Como não conseguia mais achar uma mobo pelo menos equivalente a que eu tinha, resolvi juntar uma grana e partir pro upgrade. Alguns dos hardwares atuais permanecerão, porém o core da máquina vai mudar bastante.

Começando pelo que muda:

Intel Core i7 6700K
Asus ROG Maximus VIII Formula
G.Skill Ripjaws V 16GB DDR4 2400
Corsair H115i
NZXT Phantom 820
Samsung 850 EVO 1 TB
SLI 2 x Geforce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming
Fans Thermaltake Luna Blue (200 mm) e Cougar CFD 140 Blue (140 mm)
Microsoft XBOX Elite Controller

Agora o que fica:
Corsair AX850
Corsair Force GT 240 GB
Geforce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming
Seagate Barracuda ST3000DM001 3 TB
Pioneer BDR206-DBK BD/DVD/CD Writter
Sennheiser G4me ZERO

Bom, o objetivo agora é montar uma máquina gamer para os próximos 4 ou 5 anos, ajustando talvez só a GPU e memória no futuro (beem futuro msm). Hoje, quero ver o desempenho dessa máquina rodando jogos em Ultra Wide no talo. Vamos ver o que eu consigo. Nesse primeiro momento, não devo fazer nenhum mod agressivo no 820, mas já andei vendo alguma coisas bem legais que a galera faz com ele na net...

Por enquanto é isso, pretendo iniciar a montagem amanhã e volto com updates!

Valeu!

brenopapito

Member

Spawn_ez

An Old School Gamer.

O dia hoje foi cheio rs... Virei o escritório de perna pro ar montando a máquina (minha mulher ficou doida). Seguem as imagens:

Galera, não deixem a foto iludir vocês: esse gabinete é gigante! Essa é a versão Gunmetal do Phantom 820. Preferi essa cor pois onde a máquina vai ficar há um fundo em MDF num tom parecido. Como ele é muito grande, se usasse outra cor ia se destacar mais ainda na bancada... A pesar do tamanho, gosto dessa linha mais sóbria dele, nunca fui muito fã desses gabinetes que parecem um Transformer rs...

Aqui tá o bicho devidamente depenado, pronto pra ir pra cirurgia. Vai começar a brincadeira!

Essa é a minha primeira ROG, reparem como ela fica pequena dentro do 820... As cores se confundem dá a impressão que ela é parte do gabinete. Quando ligar, os leds vão dar o efeito de destaque nela.

Processador, memórias e coolers instalados. Calculei mal a quantidade de fans, achei que ia poder colocar 2 fans de 140mm no topo. Até cabe, mas dado o tamanho, fica um baita espaço vazio no meio, exatamente onde o radiador do H115i fica. Achei melhor deixar com 2 de 200mm pra ocupar todo o espaço e fazer a exaustão adequada. Quando colocar a tampa superior, esse fan branco não vai aparecer, vai ficar embaixo de um acabamento plástico. Depois vejo se troco por outro TT Blue.

Mais uma foto do interior. Gostei muito dessa possibilidade de colocar um fan interno direcionado às VGAs. Como vai ter um SLI ali, ventilação nunca é menos. As mangueiras do H115i são bem robustas, nem se comparam à do meu H80 antigo.

Tudo conectado, chegou a hora da verdade: ligar pela primeira vez a montagem preliminar!

Já perdi a conta de quantas máquinas já montei na vida, mas ligar um PC recém montado pela primeira vez e ele não apitar nada e já jogar a imagem no monitor não tem preço rs...

Em outro ângulo. Como eu disse, a cor do gabinete é bem parecida com a minha bancada e o fundo da parede, a idéia é que os leds azuis dêem destaque, suavizando o tamanho da torre.

Bom, depois disso, parti pra instalação do Windows 10 e para minha tristeza, tive que repetir o processo 4 vezes! O que aconteceu foi o seguinte: depois de trocar a placa mãe, o windows entendeu que eu estava instalando o SO num máquina nova e não me deixou ativar. Entrei no chat com o suporte da MS e expliquei, que minha chave era de 8.1 e que eu havia atualizado gratuitamente pro 10. O cara me disse que nesse caso, eu teria que instalar o 8.1 novamente e depois fazer o upgrade pro 10. Como não queria deixar a instalação suja, fiz esse processo e depois formatei a máquina novamente pra fazer uma instalação limpa do 10... Que saco!

Com sorte, amanhã termino a montagem... Tenho que ligar a segunda 970 e os outros discos, além de fazer o cable management, que já vi que vou levar bastante tempo: tem é cabo nesse setup!

É isso galera, depois volto com novas fotos... Valeu!

ramses-frs

New Member

masterleaf

Arquiteto

Eu já cogitei pegar esse Phanton mas n resisti e peguei um Corsair 600T que esta guardado ainda.

.

Spawn_ez

An Old School Gamer.

Passando rapidamente para deixar um update aqui: máquina montada! Passei boa parte do domingo finalizando ela, configurando e testando algumas funcionalidades. Seguem fotos:

Aqui, já com o SLI montado.

PC ligado, já testando as configurações de RGB dos Leds da Mobo.

Aqui, antes de começar o cable management. Esse gabinete tem cabo demais, foi meio complicado organizar. Cada fan tem o seu próprio cabo pra controladora embutida no 820.

Cabos organizados. Tá, eu sei que não ficou um primor, mas como eu disse acima, a quantidade de cabos que eu tive que encaminhar foi bem grande. Pelo menos, esse gabinete oferece bastante opção para a fixação dos cabos do lado de trás e consegui prendê-los de forma a não pressionar a tampa traseira do gabinete.

Tá aí a criança! Só pra vocês terem uma base de comparação, essa action figure do lado mede 40 cm de altura. O Phantom 820 tem pouco mais de 65, enorme! Mas como eu disse, a cor dele é parecida com a do móvel, então não agride tanto.

Tenho que ir trabalhar... Depois volto pra colocar mais fotos com detalhes da máquina. Pra finalizar, valeu pelos comentários galera!

Abs,

masterleaf

Arquiteto
Muito TOP. Grande demais mesmo.... e olha essa Action Figure baseada no meu Avatar :coolface:

Sou fascinado por Full Tower, pena q n tenho espaço para colocar um Cosmos II na minha mesa. :haha:

brenopapito

Member
Show de bola amigo! Só uma dica, EU faço o cable management cabo por cabo assim que os instalo. Fica muito mais fácil de organizar e o resultado final é ótimo!

ramses-frs

New Member

Spawn_ez

An Old School Gamer.
Show de bola amigo! Só uma dica, EU faço o cable management cabo por cabo assim que os instalo. Fica muito mais fácil de organizar e o resultado final é ótimo!
Putz cara, excelente idéia, não sei como não pensei nisso quando tava montando. Deve ter sido a ansiedade de ver a máquina pronta rs... De qualquer forma, ainda devo mexer em algumas coisas na máquina, então é capaz de refazer esse cabeamento.
Aproveitando, hoje chegaram algumas fitas de led RGB que comprei no ML, depois vou dar uma olhada de como vou colocá-las. Tô providenciando mais dois fans TT Led Luna Blue de 200mm. Quero aproveitar pra recomendar a vocês tanto o Cougar de 140mm quanto o Thermaltake de 200mm nos modelos do meu primeiro post. Além de muito bonitos, são extremamente bem construídos, excelente fluxo de ar e bem silenciosos. Depois vou gravar um vídeo ligando a máquina para vocês verem o nível de ruído.

Valeu!

Salve galera!

Passando rapidamente só pra deixar um vídeo de teste que eu fiz no Doom 2016 com a máquina nova. Mais tarde, novas imagens!

Valeu!

Última edição:

Braster

New Member
Tá lindo demais! E mano, que MOBO linda, Meu Deus Do Céu!!!!!!
Projeto fooooooda!

Spawn_ez

An Old School Gamer.

Passando pra deixar mais algumas imagens:

Visão lateral com a tampa fechada.

Visão superior. Essa frente esconde o meu drive gravador de Blu Ray que eu ainda insisto em usar rs...

Visão lateral com a tampa aberta. Decidi trocar os fans originais da Corsair pelos modelos da Cougar. Eles são extremamente mais silenciosos, mais bonitos e apesar de terem uma rotação menor, oferecem um bom fluxo de ar. Engraçado que com o Corsair link, eu não consigo ajustar a velocidade de rotação deles, acho que vou ter que ligá-los direto na MOBO. Fim de semana faço isso.

Outro ângulo.

Mais perto agora.

Mais perto ainda rs...

Fans inferiores. Decidi remover a baia inferior pra HD e usar dois fans. Só com a baia principal, já dá pra instalar 4 HDs o que é mais do que eu preciso. Ainda sobre os fans, aqui dá pra ver que eles têm um emborrachado na borda, onde faz a fixação. Isso ajuda muito a evitar ruído por vibração.

Agora com a luz do escritório apagada que é geralmente como eu uso a noite. Fica um visual lindo ao vivo.

Visão frontal com luz apagada.

Visão da tampa com luz apagada. Mesmo não tendo uma janela muito grande na lateral, dá pra ter uma boa visão do interior da máquina.

Bom, pro final de semana estou prevendo alguns ajustes menores, substituir os dois fans de 200 mm originais pelos TT Luna e colocar a fita de led que comprei. De repente, vou até brincar com um overclock no 6700K pra ver se dei a sorte de pegar um golden chip hehehe...

Mais uma vez, obrigado a todos pelos comentários e aceito sugestões de melhorias!

Valeu!

Spawn_ez

An Old School Gamer.
Pô cara, vou postar sim mas ele ainda não tá pronto... Mas já adianto que tá o verdadeiro "Recanto do Guerreiro Nerd" kkkk

Então povo, sabadão foi dia de mexer na máquina! Segue alguns updates:

Modzinho sutil que fiz na tampa: retirei o fan e coloquei uma fita de Led RGB. Com uma semana de uso, já percebi um acúmulo de poeira na grade da tampa, daí achei melhor remover. Fan na tampa nunca influencia muito na refrigeração, sem falar que ficou esteticamente mais bonito.

Aqui o resultado, achei bem melhor. Sem falar que, de que adianta ter um Sli e não poder ficar olhando pra ele né? Kkkkk

Agora sim!

O fan que estava na tampa lateral, foi transferido pra frente do 820. O original não tinha led, deslocava menos ar que o TT Luna e ainda era mais barulhento. Melhora em todos os sentidos.

Falando no Luna, lembram que faltava um na parte superior? Comprei o último que achei essa semana. Não imaginei que mudaria tanto o aspecto da parte superior. Agora, todos os fans originais foram substituídos por modelos superiores.

Pra finalizar, uma foto frontal onde pode-se ver o detalhe dos leds na parte inferior.

Falando em refrigeração, tô subindo uns videos no meu canal, com umas dicas de refrigeração de gabinete, além do teste de ruído e temperatura da máquina. Sei que a galera do Adrena é High Level e sabe bem mais do que eu, mas pode ser que seja válido pros iniciantes... O que vocês acham de eu postar por aqui?

Valeu!

Última edição:

ramses-frs

New Member
Ficou muito show sem o fan lateral, mais clean e melhorou o visual das vgas. o/

Sate2008

Sate200
belissimo combo!!! iluminacao ficou top!!!

LuiZz``

New Member
Essa montanha de fan não causa muito ruído não? tenho o Phatom 820 e está só com os fan que vieram nele. Depois do meu último gabinete que tinha uns fan que pareciam turbina de avião, acho ele bem silencioso mas já emite um ruído. Com esse tanto de fan ai deve fazer um bom barulho, não?

Spawn_ez

An Old School Gamer.
Essa montanha de fan não causa muito ruído não? tenho o Phatom 820 e está só com os fan que vieram nele. Depois do meu último gabinete que tinha uns fan que pareciam turbina de avião, acho ele bem silencioso mas já emite um ruído. Com esse tanto de fan ai deve fazer um bom barulho, não?
Até que não cara, esses fans da Cougar são bem silenciosos... Bem verdade que dá pra perceber quando você liga e desliga o PC, mas o ruído de forma alguma chega a incomodar.

Tô devendo uns updates aqui, andei meio na correria por causa do trabalho. Vou deixar um video que fiz da mais nova aquisição:

LuiZz``

New Member
Parabéns pela aquisição! Teve coragem de pagar o preço desse bicho ai !!! Tens bala na agulha heim!

Spawn_ez

An Old School Gamer.

Parabéns pela aquisição! Teve coragem de pagar o preço desse bicho ai !!! Tens bala na agulha heim!
Que nada cara, é tudo na base da ralação mesmo! E sempre procuro negociar meu hardware antigo, pra ter uma graninha de retorno de volta né?

Voltando depois de algum tempo com novos updates. O sli de 970 não tava dando muita conta de rodar no talo em Ultrawide. Daí, fiz um rolo com ele e consegui pegar uma Geforce GTX 1080 Xtreme Gaming da Gigabyte! Segue o unboxing:

Depois posto umas imagens, valeu!

thiago17s

Active Member
Muito linda essa 1080 alem de cavala tbm.

psydudu

New Member
Apaixonado pelo phanton, amanha vou buscar o meu 630 e vou aproveitar e dar uma rodada no centro do rio
MInha duvida é se eles seguram uma 1070 de boa ou preciso remover o suporte pra ssd!

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)