Clamper Individual + Filtro de linha Clone

GilbertoJunior

Active Member

Não entendo nada de energia, preciso da ajuda de vcs...

1) Estive olhando o Clamper multi energia para proteger meu PC abaixo, então, pelo que entendi da descrição, esse multi energia não serve se o computador usar internet cabeada. No meu caso uso um cabo ethernet normal vindo do modem da GVT (este modem fica na sala e é ligado a um estabilizador, sei que é inapropriado, mas acho que é melhor que deixar direto na tomada). Então, nesse caso ainda me serviria usar o multi energia, que não filtra esse cabo de rede ou é só firula do site pra vender aquele multi-proteção que é mais caro???

2) Como uma solução alternativa BR HUE de baixo custo, se eu comprasse esse clamper individual e ligasse meu atual filtro de linha Clone genérico (não é o F8 Plus) nele, a energia do PC estaria protegida? Além do PC eu ligo o monitor e uma caixinha de som Logitech de 10W nesse filtro, e poderia comprar 2 desses e também conectar o modem GVT a um deles... Essa "solução" é viável e vai me dar algum benefício?

3) Vale a pena pegar um desse pra ligar numa geladeira Panasonic nova que tem la em casa? Usei a geladeira antiga por 3 anos direto na tomada e nunca chegou a queimar...

Última edição:

marcooc

Active Member
No seu caso, o clamper multi energia é mais adequado, visto que não tem cable modem ou tv a cabo, a não ser que seu modem da GVT receba o sinal da internet por cabo de telefone, ai o indicado seria o multi proteção que tem porta rj11, do contrário o multi energia é a opção. Saiba que há possibilidade de virem surtos de tensão através do cabo da sua operadora de internet, que podem atingir a sua placa mãe via porta rj45 (porta de rede).

No Brasil infelizmente não se fabrica protetor contra surtos com portas rj45 acopladas, só os importados como o APC SurgeArrest Surge Protector 120V P11VT3MP6, mas difícil de encontrar e quando encontra os preços não são nada atrativos:

http://www.waz.com.br/protetor-cont...rrest-surge-protector-120v-p11vt3mp6-box.html

GilbertoJunior

Active Member
No seu caso, o clamper multi energia é mais adequado, visto que não tem cable modem ou tv a cabo, a não ser que seu modem da GVT receba o sinal da internet por cabo de telefone, ai o indicado seria o multi proteção que tem porta rj11, do contrário o multi energia é a opção. Saiba que há possibilidade de virem surtos de tensão através do cabo da sua operadora de internet, que podem atingir a sua placa mãe via porta rj45 (porta de rede).

No Brasil infelizmente não se fabrica protetor contra surtos com portas rj45 acopladas, só os importados como o APC SurgeArrest Surge Protector 120V P11VT3MP6, mas difícil de encontrar e quando encontra os preços não são nada atrativos:

http://www.waz.com.br/protetor-cont...rrest-surge-protector-120v-p11vt3mp6-box.html

Pelo que sei o sinal da GVT vem da rede telefônica, a tecnologia é a VDSL2+, no caso de precisar proteger esta entrada de surtos eu conectaria o cabo telefonico no clamper multi proteção antes dele chegar ao modem, e outro cabo telefonico saindo do clamper para o modem é isso? O problema é que aí provavelmente eu teria que comprar 2 clampers, pois o modem fica em outro cômodo, a nao ser que eu faça uma extensão do cabo telefonico para o modem vir para meu quarto... mas não ia ficar legal por causa do wifi... Vou procurar ver se há algum clamper mais barato que tenha apenas a proteção para a rede telefonica, aí compro ele para o modem e o multi-energia para o PC do meu quarto.

Resumindo, ou protege a entrada da internet ou não adianta comprar o clamper multi energia só pra entrada da fonte né..

marcooc

Active Member

Resumindo, ou protege a entrada da internet ou não adianta comprar o clamper multi energia só pra entrada da fonte né..
Não foi isso que eu disse, se não proteger a entrada de cabo da internet (cabo telefônico no seu caso), pode ocorrer um surto e adentrar sua placa mãe pela porta rj45. O que não significa que a proteção do clamper multi energia seja inutil nesta situação, pois este etará lá a fazer o seu papel em casos de disturbios elétricos em modo diferencial ou comum.

Se quer uma proteção separada para o modem, para atuar em conjunto com o multi proteção ou energia, pode ser esta:

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-tel.html?gclid=CNqO8pXu5MUCFZUXHwod_zoA7w

GilbertoJunior

Active Member
Hum... Tava olhando esse produto exatamente agora... Vai sair caro o multi-energia para o PC + esse para o modem, então a porta RJ45 estará protegida de surtos mesmo né... Já queimaram aqui duas placas de video, uma durou um ano e outra 6 meses, o resto do sistema continua guerreiro. A energia aqui em casa está longe das mais "limpas", por isso essa preocupação toda, se realmente as placas de video tiverem queimado por esse motivo de surtos (não vejo outro motivo alem desse, se nao for defeito das proprias placas, pois a temperatura aqui é controlada), então será um investimento justo.

Alguem sabe porque mais poderia ser que essas placas queimaram? Ambas deixaram de dar video, aparentemente pelo mesmo motivo. A 7950 da Gigabyte queimou um mosfet eu levei na eletronica o cara soldou e trocou alguma coisa la na placa e voltou a funcionar normal (100 reais o serviço)... A Zotac 750ti eu mandei pra RMA. Ambas as placas funcionavam até os coolers mas não davam video no monitor. Será que pode ser algum problema na mobo? Estou com medo de acontecer o mesmo com a 970 que peguei agora, tem garantia mas o transtorno é grande né, queria evitar. Sempre usei fonte boa e um filtro de linha genérico da Clone (F8, mas não é aquele "plus"), nada mais.:hmm:

josé Amilton

Member
Você pode comprar este tipo de BLI ( Bloco Protetor contra sobretensões) e colocar na entrada da linha telefônica em sua casa. Usa o de coloração preta que usa varistor e vez de centelhador a gás.

acima: o centelhador a gás instalado no bloco.
Observe que o centelhador fica entre a linha de entrada e saída. Se ele se danificar ou
for removido, a linha ficará interrompida. Sempre tenha um de reserva.:challenge:
O Custo deve ser inferior a R$ 40,00.

http://www.compuland.com.br/helio/centelhador/

Última edição:

GilbertoJunior

Active Member
Você pode comprar este tipo de BLI ( Bloco Protetor contra sobretensões) e colocar na entrada da linha telefônica em sua casa. Usa o de coloração preta que usa varistor e vez de centelhador a gás.
http://www.compuland.com.br/helio/centelhador/foto8.jpg
acima: o centelhador a gás instalado no bloco.
Observe que o centelhador fica entre a linha de entrada e saída. Se ele se danificar ou
for removido, a linha ficará interrompida. Sempre tenha um de reserva.:challenge:
O Custo deve ser inferior a R$ 40,00.

http://www.compuland.com.br/helio/centelhador/

Obrigado pela sugestão! Parece que precisa de aterramento e la em casa não tem. Pre essa diferença de custo acho que a conveniencia do clamper seria mais adequado pra mim, pois não gosto de me aventurar nem entendo nada de eletricidade...

josé Amilton

Member
Obrigado pela sugestão! Parece que precisa de aterramento e la em casa não tem. Pre essa diferença de custo acho que a conveniencia do clamper seria mais adequado pra mim, pois não gosto de me aventurar nem entendo nada de eletricidade...
Como é que você que que atue uma proteção ?:conte:
Toda proteção especifica necessita do pontencial de terra para uma efetiva atuação.
Veja esta para antena de rádio por exemplo.

Esta outra para rede lan.

Este outro para telefonia

Embora elas tenham proteção entre os condutores para complementação precisam da proteção contra a massa ( carcaça) dos equipamentos e essa é o potencial de terra que completa a proteção contra a sobretensão, também indicado nas normas elétricas.
Por tanto meu amigo, meia boca não, ou faz direito ou não faz.:challenge:

Última edição:

GilbertoJunior

Active Member
O que acontece é que eu nao posso fazer esse tal aterramento aqui, é complicado e vou ter que gastar dinheiro num lugar que não pretendo morar por muito tempo... Prefiro ficar guardado pela garantia de 2 anos da placa de video se for o caso.

marcooc

Active Member
O que acontece é que eu nao posso fazer esse tal aterramento aqui, é complicado e vou ter que gastar dinheiro num lugar que não pretendo morar por muito tempo... Prefiro ficar guardado pela garantia de 2 anos da placa de video se for o caso.
Amigo no seu caso não tem o que pensar, é associar o clamper multi energia, mais o DPS Clamper Tel, que segundo a clamper possuem o SISTEMA SLFP PATENTEADO, que protege os equipamentos em casos de disturbios inclusive aqueles emmodo comum (raios), mesmo ante à ausência de aterramento, além dos disturbios em modo diferencial, que a propósito, são os disturbios de maior ocorrência na rede elétrica.

O ideal realmente é ter o aterramento, mas na impossibilidade de tê-lo a solução indicada acima, certamente é melhor do que não adotar proteção alguma.

robsonz

New Member
Eu havia pensado na mesma forma do amigo que criou o post.
Por ter um filtro de linha genérico, se colocasse o filtro individual clamper protegeria o sistema.
Pode se fazer isso ou não, pq acabaram não respondendo essa questão.
Estou curioso pra saber isso tb.rsrsrs

marcooc

Active Member
Eu havia pensado na mesma forma do amigo que criou o post.
Por ter um filtro de linha genérico, se colocasse o filtro individual clamper protegeria o sistema.
Pode se fazer isso ou não, pq acabaram não respondendo essa questão.
Estou curioso pra saber isso tb.rsrsrs
O DPS iClamper Pocket 2P, também protegerá contra surtos, entretanto, a proteção dele é inferior ao Clamper multi energia e obviamente tem capacidade inferior de conexões de aparelhos.

1) DPS iClamper Pocket 2P tem capacidade de absorção de surtos inferior ao multi energia.
2) DPS iClamper Pocket 2P não faz a filtragem EMI/RFI.
3) DPS iClamper Pocket 2P não conta com o sistema SLFP que promete proteção mesmo na ausência de aterramento, nos distúrbios elétricos em modo comum.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)