Big Data - Design - BI e Data Science Qual carreira seguir?

Kim Brites

noob & Feeder!

Então, queria bater um papo a respeito de carreiras e salários das respectivas áreas.

Meu conflito, estava fazendo faculdade de Produção multimidia (um misturadão de design gráfico, web, video, fotografia, direção de arte) e arrumei um emprego no google, com Google Ads (adwords) em algo que meio que não tem nada a ver com o que eu estudo.

Preto consultoria para googleAds e Analytics.
Enfim, tive que trancar a faculdade por motivos de força maior e agora estou pensando se volto para o meu curso, ou se migro pra área de Big Data, Data sciencie, BI, etc...
Tenho alguns amigos que estão ganhando um bom dinheiro nessa área, e comercialmente, onde estou empregada agora, teria mais chances de crescimento seguindo por esse lado.

Falar que, eu não gosto mto dessa área, gosto mesmo de Design, web e criação de conteúdo.

O que vcs fariam?
Profissionais, deêm dicas pra noixx. Vlw

tavoandrade

Member

Então, queria bater um papo a respeito de carreiras e salários das respectivas áreas.

Meu conflito, estava fazendo faculdade de Produção multimidia (um misturadão de design gráfico, web, video, fotografia, direção de arte) e arrumei um emprego no google, com Google Ads (adwords) em algo que meio que não tem nada a ver com o que eu estudo.

Preto consultoria para googleAds e Analytics.
Enfim, tive que trancar a faculdade por motivos de força maior e agora estou pensando se volto para o meu curso, ou se migro pra área de Big Data, Data sciencie, BI, etc...
Tenho alguns amigos que estão ganhando um bom dinheiro nessa área, e comercialmente, onde estou empregada agora, teria mais chances de crescimento seguindo por esse lado.

Falar que, eu não gosto mto dessa área, gosto mesmo de Design, web e criação de conteúdo.

O que vcs fariam?
Profissionais, deêm dicas pra noixx. Vlw
Recomendo investir no que gosta, pelo bem da sua saúde mental

Radiske

New Member
Trabalho há 9 anos com BI e posso dizer que de 2014 pra cá o negócio está bombando e não posso reclamar do salário. Eu particularmente trabalho como PJ então não posso falar sobre salário na carteira e PJ vai do seu rendimento e o quanto está disponivel pra trabalhar e fazer suas horas valerem uma grana boa.

Assim como qualquer outra area na TI, ta em constante mudança, novas ferramentas, novas mentalidades... Tem que ta sempre correndo atrás.

Uma coisa que o amigo disse aí acima é cliche mas é verdade. Tem que gostar do que está fazendo... BI pode ser muito frustrante pra quem gosta pois na maioria das empresas que você trabalhar a parte do business não está totalmente pronta pra implementar o conceito, normalmente é uma salada e você tem que engolir uns sapos. Agora imagina pra quem não gosta.

Se você está numa situação confortável, financeiramente falando, eu sugiro focar no que realmente você gosta de fazer.

Caso esteja gostando do seu trampo atual o que eu posso te dizer é que BI e Data Science, sendo Pleno ou Senior, o retorno financeiro é forte. Investir nessa carreira com certeza não será um tiro no pé.

Kim Brites

noob & Feeder!
Trabalho há 9 anos com BI e posso dizer que de 2014 pra cá o negócio está bombando e não posso reclamar do salário. Eu particularmente trabalho como PJ então não posso falar sobre salário na carteira e PJ vai do seu rendimento e o quanto está disponivel pra trabalhar e fazer suas horas valerem uma grana boa.

Assim como qualquer outra area na TI, ta em constante mudança, novas ferramentas, novas mentalidades... Tem que ta sempre correndo atrás.

Uma coisa que o amigo disse aí acima é cliche mas é verdade. Tem que gostar do que está fazendo... BI pode ser muito frustrante pra quem gosta pois na maioria das empresas que você trabalhar a parte do business não está totalmente pronta pra implementar o conceito, normalmente é uma salada e você tem que engolir uns sapos. Agora imagina pra quem não gosta.

Se você está numa situação confortável, financeiramente falando, eu sugiro focar no que realmente você gosta de fazer.

Caso esteja gostando do seu trampo atual o que eu posso te dizer é que BI e Data Science, sendo Pleno ou Senior, o retorno financeiro é forte. Investir nessa carreira com certeza não será um tiro no pé.
ÉÉÉ Então, eu to meio na pegada de ganhar um pouco mais de grana! hausdhausdhaush
Infelizmente área de design é mto carne de pescoço, mto concorrida e pouco valorizada, infelizmente.

Tava pensando em fazer Marketing e Data Science.

Tem as moral de dar uma olhada e me falar se é uma boa grade?

<3

Nano

Since 2006!
ÉÉÉ Então, eu to meio na pegada de ganhar um pouco mais de grana! hausdhausdhaush
Infelizmente área de design é mto carne de pescoço, mto concorrida e pouco valorizada, infelizmente.
Dá pra migrar pra UI/UX sendo designer, fica até mais fácil. Tem muita empresa fora com vaga de UI/UX ou Product Designer (que é a mesma cosia, só que pra projetos diferentes).
Mas tem que se destacar em alguma coisa.

hugohaa

Ain't no mountain high enough
Tava pensando em fazer Marketing e Data Science.
Eu lembro que na última empresa que trabalhei (SP) e estávamos buscando cientista de dados, fomos buscar na paraíba porque em SP não tinha ninguém.
Amigo meu de outra empresa foi buscar em Manaus e Natal.

Só não sei te informar sobre senioridades x demanda, se tem ainda espaço para estágio/jr da mesma forma que existe para devs.

isayaw

New Member
Para entrar nessa área, é preciso algum tipo de curso de ensino superior?

hugohaa

Ain't no mountain high enough
Não existe curso de ciência de dados.

O perfil ideal é de pessoas com alguma base em programação e muita matemática/estatística na veia (reduzido esse perfil de forma bem rasteira).

igormp

New Member
Até existem algumas particulares que oferecem esses cursos, mas acho que ninguém leva a sério.

Tá tão difícil de arrumar gente nessa área que até as empresas tradicionais tão começando a relevar esse papo de ensino superior pra esses cargos. Como o hugohaa falou, você tem de ser muito bom em estatística (principalmente) e matemática. Saber programar (R ou Python, em geral), além de entender algumas coisas de engenharia de dados é um belo atrativo também.

Conheço muitas pessoas que possuem graduação em estatística trabalhando nessa área, mas também alguns com graduações nada a ver (biomedicina, por exemplo) e outros sem, então fica aquele velho clichê de que oq vale é você mostrar oq sabe.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)