Athlon 100 ou 133??

Tecno

New Member
Qual a diferença de um Athlon 1.2 PC100 e um Athlon 1.2 PC133?
O Multiplicador do processador muda?? Se muda, pra que fazer um mesmo processador com multiplicadores diferentes?

GARTZ

Nothing To do
Levando em conta que o processador Athlon é DDR.. ele vai ser ou PC200 ou PC266 isso é o dobro da frequencia dita... Mas a verdade mesmo é que PC 133 suporta normalmente overclocks mais altos... Pois o desempenho é o mesmo (se não tiver overclocado é claro)...

No meu caso eu uso um 1.333 pc266 com um downclock pra 1.333 pc200 pq minha placa mãe não suporta pc266...
A multiplicação é a mesma mas vc usa menos multiplos pra pc 133 é óbivio... ao invez de 12x100 vc usaria 8x133 o que torna mais rápido, estavél e com mais desempenho no total das contas...

Mas é tudo muito relativo... Tendo uma placa mãe boa... que suporte 133 vale a pena um pc 133 com certeza...

Tecno

New Member
Processador DDR??? Tem certeza que existe isso
Pensei que soh a memoria trabalhava a 266...
Quer dizer q pra usar mem. DDR eu tenho q ter um processador DDR?
Você tem certeza disso?

GARTZ

Nothing To do
Processador DDR??? Tem certeza que existe isso
Pensei que soh a memoria trabalhava a 266...
Quer dizer q pra usar mem. DDR eu tenho q ter um processador DDR?
Você tem certeza disso?
A mesma certeza q tenho que o Pentium 4 é QDR... DDR = 2x e QDR = 4x
Por isso o desempenho tão "inovador" do Lentium 4...

bom... tenho certeza sim... Por isso a maioria dos novos Chipsets vem com nomes como KT266 ou qualquer coisa 266... Pois athlon TB pelo que eu saiba é DDR... Já o SLOT eu não sei... Mas o TB eu tenho certeza... Já o XP, to tentando descobrir se é QDR ou DDR... Se alguém souber me avisa que eu fico agradecido...

DekerBSB

Registered User
mas dizem que 'so pra mandar dados peo FSB....pq pra receber ele funciona a 100/133

GARTZ

Nothing To do
os Athlons são DDR mesmo......
mas dizem que 'so pra mandar dados peo FSB....pq pra receber ele funciona a 100/133
teoria intereçante... Pois eles funcionam Assimétricamente pelo q eu saiba... Mas a tal ponto de ser DDR pra enviar e SDR pra receber... Uhh... talvez sim... Talvez seja a diferença que torna o XP muuuito mais eficiente q o TB em termos de velocidade... Além da capacidade ampliada...

DekerBSB

Registered User
fonte quente.....
:p :p :p

ultra7-ecq

Arqs & Urbs

Originally posted by GFlymaNBR
Levando em conta que o processador Athlon é DDR.. ele vai ser ou PC200 ou PC266 isso é o dobro da frequencia dita... Mas a verdade mesmo é que PC 133 suporta normalmente overclocks mais altos... Pois o desempenho é o mesmo (se não tiver overclocado é claro)...

hhmmmm... na verdade nao é q ele trabalhe no dobro da frequencia, a frequencia é a mesma mas ele consegue mandar ou receber dados duas vezes por ciclo, daí o nome: doble data rate.

e essa historia de overclock mais facil com pc133 nao é fato. Por exemplo: As MB com kt133a ou kt266, vc pode colocar o processador com fsb 100(200ddr) ou 133(266ddr) e a memoria a 100 ou 133 (sdr) independente ; Isso é específico do processador. Eu, por exemplo, tenho um duron800 com fsb 100 e usava memoria a 133 CAS3, depois baixei pra 100 CAS2... o desempenho ficou o mesmo mas sem fazer over ou downclock no processador. Se tivesse memoria de "excelente" qualidade, usaria FSB100, e memoria a 133CAS2.
Se vc nao destravar o processador, a unica maneira de fazer overclock, é aumentar o fsb. Se for 100, pode rodar a 120, se for 133 poe a 150; mas o multiplicador continua o mesmo. Entao todo o resto do sistema trabalha em overclock. Se destravar, só o multiplicador interno do processador fica em over, deixando o resto do sistema em paz, independente de ser 100 ou 133.

a vantagem de ter memoria 133, é q normalmente sao memorias de qualidade melhor.

GARTZ

Nothing To do

Originally posted by u7-ecq

hhmmmm... na verdade nao é q ele trabalhe no dobro da frequencia, a frequencia é a mesma mas ele consegue mandar ou receber dados duas vezes por ciclo, daí o nome: doble data rate.

e essa historia de overclock mais facil com pc133 nao é fato. Por exemplo: As MB com kt133a ou kt266, vc pode colocar o processador com fsb 100(200ddr) ou 133(266ddr) e a memoria a 100 ou 133 (sdr) independente ; Isso é específico do processador. Eu, por exemplo, tenho um duron800 com fsb 100 e usava memoria a 133 CAS3, depois baixei pra 100 CAS2... o desempenho ficou o mesmo mas sem fazer over ou downclock no processador. Se tivesse memoria de "excelente" qualidade, usaria FSB100, e memoria a 133CAS2.
Se vc nao destravar o processador, a unica maneira de fazer overclock, é aumentar o fsb. Se for 100, pode rodar a 120, se for 133 poe a 150; mas o multiplicador continua o mesmo. Entao todo o resto do sistema trabalha em overclock. Se destravar, só o multiplicador interno do processador fica em over, deixando o resto do sistema em paz, independente de ser 100 ou 133.

a vantagem de ter memoria 133, é q normalmente sao memorias de qualidade melhor.
É verdade, não me especifiquei muito bem... vc tem razão... Mas tenta colocar o FSB como 120 ou 150... até vai... Mas vai ficar altamente instavél, sem contar que a KT133a é uma porcaria e não roda 133 nem em sonhos, infelizmente...

Tem gente q diz q fez rodar em 135, mas nunca tive a oportunidades de conseguir fazer o pc ligar a tal configuração...

Agora se vc qér qualidade em MB-Ram... compra PC 166 q vc vai poder overclocar sem ter medo de ter problema com a Ram... Qualidade potencia e durabilidade são seus pontos fortes...

ultra7-ecq

Arqs & Urbs

kt133a nao é o da asus a7v133 ou syo k7vta-pro?

nessas placas eu ja instalei t-bird 1.2/266 sem problemas, se é isso q vc ta falando....

esse chip é interessante pq o fsb pode ficar em 100 e a memoria em 133 o q dificilente se acha em outras placas.

- PC 166 é só DDR, neh?

essa coisa de overclock é só por curiosidade mesmo, pois por ganho de desempenho nao é tao viável assim.

por ex.: poe o sistema pra trabalhar 20% mais rapido, pra ter um ganho real de 5% ou 10%, sendo que essa diferença vc so vai perceber lá no limite da maquina, coisa que acontece em 10% do tempo de uso dela. Ou seja, na maioria dos casos, é desgaste e risco desnecessário do equipamento.

GARTZ

Nothing To do
Pc 166 é SDRAM tambem... É uma memória pra overclocks... afinal se vc colocar seu proc pra trabalhar em 120 vc não vai conseguir colocar a memória em 133 mas sim ou em 112 ou 140, para isso uma memória que suporta acima de 133... Mas o maximo que eu encontrei hoje é em memórias de 128MB... O q é meio desvantajoso... Apesar de serem um tanto rápidas...

As vezes quando Overclocamos um makina ela fica instavél... uma grande desvantagem, mas também corremos vários outros riscos ainda piores, como queimar a placa mãe ou o processador... ou o que seja... O que acontece as vezes...

Mas dependendo do Overclock pode se conseguir uma eficiencia real muito acima do esperado, como pode se conseguir tão poca diferença q nem notamos a mudança...

Grande parte dos casos são constituidos de overclocks que não modificam em muita coisa e deixam o HW ainda instavél... O que pode ainda prejudicar a longo praço...

Já como vc disse as KT133a, rodam muito bem com pc100 agora com pc 133 só memória mesmo pois processador, ele nem liga se a bios tiver configurada, á casos de gente que conseguiu, mas eu não conheço nenhum pessoalmente, para chegar a 133 é precisso de uma KT266 no minimo... Isso se vc quiser um bom resultado é claro...

ultra7-ecq

Arqs & Urbs

cara, vc nao ta confuncdindo com o kt133? o primeiro q veio?

eu uso e conheço muita gente q usa pc133, com fsb 200 ou 266 e sem problemas...

ou eu to viajando no q tu ta falando.

GARTZ

Nothing To do

cara, vc nao ta confuncdindo com o kt133? o primeiro q veio?

eu uso e conheço muita gente q usa pc133, com fsb 200 ou 266 e sem problemas...

ou eu to viajando no q tu ta falando.
KT133 não é a da A7V ou A7V PRO... a KT133a é da A7V 133 a mesma q eu uso...
É um erro reconhecido, pois um dos grandes aspéctos da KT266 é a aceitação de FSB 266 isso é, porque sua versão anterior (KT133a) provavélmente estava tendo problemas em tal compatibilidade... por isso anunciaram a primeira A7A266 como placa para overclocks... Fazia o que sua versão anteriora não fazia... q é justamente trabalhar em FSB 133 (266) ou até acima...
Na verdade, com a KT133a o maximo que consegui chegar foi 123, acima disso ela começou a se desligar e eu tinha que resetar a bios pra placa voltar a ligar... sabe como é...

Mas sempre á exeções... Mas como eu já havia dito e repetido... Eu não conheço ninguém q o tenha feito...

ultra7-ecq

Arqs & Urbs

como ja tinha te falado....

e como tem tanta gente com athlon 1.2/266 montado em soyo k7vta-pro e asus a7v133 ????

eu mesmo montei quatro com essa característica e nenhum deles deu qquer problema

GARTZ

Nothing To do

como ja tinha te falado....

e como tem tanta gente com athlon 1.2/266 montado em soyo k7vta-pro e asus a7v133 ????

eu mesmo montei quatro com essa característica e nenhum deles deu qquer problema
Entereçante... Pois o meu é um 1.333/266 soh que só roda como 1.333/200

Se for assim não tem problema algum, os que vc montou rodaram em 266???

ultra7-ecq

Arqs & Urbs

a soyo tem um jumper q vc escolhe 200 ou 266.
Se o proc for 200 e estiver jumpeado pra 266, ele nem liga, pois o multiplicador travado voga o clock lá em cima e trava mesmo. Se for 266, e estiver jumpeado pra 200, ele liga na boa , so q o processador funciona abaixo do especificado.

ex. T-bird 1.2 fsb200 (multiplicador 12)

12x100 = 1200 MHz(fsb 200)
12x133 = 1596 MHz (fsb 266) = puta overclock.

T-bird 1.2 fsb266(multiplicador 9)

9x100 = 900 MHz(fsb 200) - dinheiro jogado fora.
9x133 = 1200 MHz (fsb 266)

Se destravar o multiplicador la no processador, esses valores podem ser alterados à vontade.

Ps: teu icq ta funcionando? autoriza lá...

Tecno

New Member

Ta... Então os T-Bird funcionam a 200/266.
Mas isso soh depende da placa mãe neh? Todo o T-Bird funciona a 200/266 se a a MoBo suportar? Eu não preciso pedir um "T-Bird DDR" neh?

GFlyma, pq teu T-Bird funciona soh a 200?? Esquenta?? Não liga??

coiote

New Member
# AMD THUNDER BIRD CLASSE C pode trabalhar com o barramento de dados em 133mhz ou 100mhz DDR , não é 266mhz ! nem nas placas com via kt266 o clock do processador sobe acima de 133mhz !
# existe 2 classes de AMD,
classe B com fsb unico de 100mhz,
classe C com fsb de 100mhz ou 133mhz ...
# tipo , viram q não adianta vc ter um suoper processador acelerado trabalhando em 1.3GHZ e ele só conversa com as RAM e demais em apenas 100MHZ, por isso fizeram barramento 133.
# os athlon PALOMINO , ou XP (mesma merda) tem pinagem e velocidade de FSB no mesmo esquema dos thunder bird, tudo em 133mhz ou 100mhz ... a vantagem deles é consumo menor , e 2 instruções em assembler que só a intel usava nos p4...
# ahhhhh as memorias DDR pra trabalhar em com kt266, só trabalham em 133mhz , 133x2(DDR) = 266 na cara de pau :)

# claro q tudo isso , sem falar de overclock ...

Tecno

New Member
# existe 2 classes de AMD,
classe B com fsb unico de 100mhz,
classe C com fsb de 100mhz ou 133mhz ...
Mas os 2 são DDR?

# ahhhhh as memorias DDR pra trabalhar em com kt266, só trabalham em 133mhz , 133x2(DDR) = 266 na cara de pau :)
Ta ta... agente sabe que DDR eh 133x2. Mas ta todo mundo acostumado a fala 266.

OldMan

Congelado
A cache do Atlhon também é DDR. Isso também aumenta um bocado o desempenho. FSB 133 significa que em geral todo o seu barramento é mais rapido que FSB 100. Muitos componentes tiram um pouco de vatagem aqui e outro ppoquinho ali, no final existe um ganho de desempenho sim, mas a maior parte vem da memória mesmo, Entretanto usar um Atlhon FSB 200 em uma placa FSB 133 é jogar capacidade da placa fora.

Lnp

New Member
Bom, nem sei quem falow aki que os Chips KT133A naum funcionam direito a 133Mhz, mas tem algumas raras excessões...
Devo lhe dizer entaum que eu sou uma exceção...Tenho uma Asus A7V133, e um ThunderBird de 1Ghz/100Mhz DDR FSB...
Descobri que o multiplicador do processador eh travado, e como naum to afim de destravar, simplesmente mudei o FSB pra 133Mhz (eu sei que eu sou louco, mas eu quis testar)...e meu processador de 1Ghz agora roda a 1,33Ghz (10x133) PERFEITAMENTE e a temperatura fica na mesma de antes 58-62 graus, sendo que a Asus dá uma temperatura acima do normal...
Ah, eu uso um cooler de 25 reais, vagabundo, com 2 ventiladores, e mais um ventilador de CPU virado pra ele...

coiote

New Member
# Lnp , vc tem certeza que o processador está em 133???
# eu tive um thunder B 9x10 , que com os via a memoria ficava em 133mhz , mas o processador era 100.
# KT133A é pra 133 mesmo, na cpu e nas ram , KT133 é 133 nas ram e 100 na cpu.
# existiu KT133A (nem chegou no brasil) com problemas em FSB 133, os que tem por aqui já são a 3ª geração de KT133A
# sabe descrever exatamente o que está escrito em cima de seu processador ? eu geralmente anoto num papel antes de montar o cooler.
# se tiver duvidas, pega esse programa em anexo e veja a velocidade real que está sua cpu

Attachments

Lnp

New Member
Sim, o meu processador eh de 100Mhz de FSB mas COM CERTEZA está em 133, como eu disse, ele naum eh destravado, entaum soh mexi no FSB... : )
Meu KT133A deve ser esse de tercera geração entaum, pq funcionou...
Meu processador eh do tipo AXIA c eh isso que vc quer q eu leia encima dele... : )
Tá ROX...Melhorou bastanti aki...
Ganhei exatamente 10-12FPS no quake3 em 1280x1024 no timedemo que eu rodava... : )
Antes eu fazia uns 95-96FPS, agora foi pra 107 brincando...

Lnp

New Member
Tá aí, soh naum entendo pq detectou como 1333, c o processador está em 1330....... : )

Attachments

coiote

New Member
# mostra 1333, pq as MOBO asus trapaceiam no clock delas, são acima do q mostram , por isso q hj em dia tem muita desclasificação de ASUS nos benckmarks ...

# mano, a ultima letra da primeira linha , é B ou C ???
# axia travado ? pode existir, mas pelo que eu sei todos AXIA são destravados.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)